O PROJETO
O projeto visa levar autores renomados do Brasil para dentro das escolas públicas do Rio de Janeiro presentes em comunidades e dentro de favelas. A ideia é promover uma troca entre esses escritores e alunos, realizar concursos de redação, atividades educativas e lúdicas que desenvolvam sua criatividade e capacidade analítica, para que eles descubram, dentro de si, o desejo por aprender, estudar e aumentar seus repertórios.
Nessa primeira fase do projeto, que iniciou em julho de 2019 - poucos meses antes do evento acontecer - 5 escolas foram contempladas e receberam as visitas das autoras: Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Miriam Leitão, Nathália Arcuri e Letícia Braga.
Mais de 500 alunos, de 5 a 17 anos, tiveram a oportunidade de ficar frente a frente com esse time que, além de inspirá-los, compartilhou de forma generosa suas experiências.
Reportagem:
https://globoplay.globo.com/v/7840087/
METODOLOGIA
O Bienal nas Escolas foi realizado em parceria com e Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Em reuniões recorrentes, foram pesquisadas as escolas que mais possuíam sinergia com a proposta, bem como as que mais precisavam receber estímulos e iniciativas para aumentarem o interesse de seus alunos pela leitura e estudos e, consequentemente, evoluir na qualidade de seus próprios aprendizados.
Após um intenso trabalho de mapeamento e pesquisa, houve um aprofundamento dentro das necessidades dessas escolas para que se pudesse possuir um melhor entendimento de quais seriam as atividades mais propícias para essas unidades e como elas poderiam fazer dessas experiências algo inesquecível. Ter esse suporte da Secretaria foi fundamental para o sucesso do projeto, pois as escolhas das escolas foram completamente assertivas.
SOBRE AS VISITAS
A primeira visita realizada foi na Escola de Desenvolvimento Infantil Eu Sou, na Praça Seca, zona Oeste do Rio, com a presença da Jornalista Miriam Leitão. Diferente de quem imagina, Miriam não dialoga só com os adultos, mas possui também uma série de livros infantis. Na ocasião, ela contou a história de sua obra “A perigosa vida dos passarinhos pequenos”, na qual aborda questões sobre a importância do Meio Ambiente. Os mais de 120 alunos presentes, com idade média de 5 anos, ainda participaram de um concurso de desenhos que trouxe muita emoção.
“Essa ideia é uma semente que não pode morrer. Quanto mais o autor estiver perto do leitor, melhor. Sendo crianças, então, fica mais bonito ainda”. Miriam Leitão.
Matéria:
http://www.prefeitura.rio/educacao/escola-municipal-da-praca-seca-recebe-a-jornalista-miriam-leitao-em-evento-previo-da-bienal-internacional-do-livro/Na sequência, a segunda autora que realizou a visita foi
Thalita Rebouças na Escola Municipal Bernardo de Vasconcellos, na Vila Cruzeiro, na região do Complexo do Alemão. A escritora consagrada entre os adolescentes levou cerca de 150 alunos do colégio a uma explosão de alegria e ainda promoveu um concurso de redação, sobre temas que envolvessem bullying e preconceito. A aluna
Ludmylla Sodré, de 13 anos, foi a ganhadora com um texto tocante que falava sobre a história e desafios de uma garota lésbica dentro da periferia. “Não acreditei quando ouvi o título da minha redação ser chamado. Já sigo ela há muito tempo, desde quando eu era bem pequena. É muito emocionante ela ter escolhido a minha história. Depois de hoje, tenho mais certeza que quero escrever, que eu gosto disso”.Thalita também se emocionou bastante com a proposta do projeto:
“É fenomenal participar de uma ação tão linda quanto a Bienal nas Escolas. Poder entrar em contato com um colégio que reuniu seus alunos para estarem comigo e promoveu um concurso de redação no qual eu tive de ser a julgadora me faz sair daqui com o coração cheio de alegria. “Matéria:
https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2019/07/5662472-projeto-leva-autores-consagrados-da-bienal-para-escolas-municipais.htmlA terceira visita foi focada em Educação Financeira. A jornalista e autora do Livro “Me Poupe”,
Nathalia Arcuri, conversou com 120 alunos da Escola Municipal Epitácio Pessoa, no Andaraí, e promoveu uma verdadeira aula sobre como administrar finanças para alcançar seus objetivos.
“Foi uma experiência muito enriquecedora. Encontrei alunos muito interessados, instruídos, com ídolos reais e com uma enorme admiração pelos professores. Eles têm muita vontade de aprender e só precisam de oportunidade e acesso ao conhecimento. O meu objetivo foi inspirá-los e despertá-los para algumas curiosidades “ A visita promoveu bastante reflexões aos alunos, como o caso do Ítalo Ryan Lima, de 14 anos
“A Nathalia entende de finanças como ninguém e explica facilmente sobre investimento. Aprendi que dinheiro não pode ficar parado. Então se temos algo que não estamos mais usando, temos que fazer algo, colocar para frente ou vender. O bate - papo de hoje abriu muitas portas para conhecimentos sobre hábitos financeiros"Matéria:
https://www.bandnewsfmrio.com.br/editorias-detalhes/escola-no-andarai-recebe-bienal-nas-escolasQuem recebeu o projeto também foi a
Escola Municipal Isaías Alves, em Guadalupe. Cerca de 90 alunos do colégio na zona norte do Rio receberam a autora mirim,
Letícia Braga. Também conhecida por dar vida à Sol, em Detetives do Prédio Azul, Letícia é autora do Livro “O que eu vou ser quando crescer”, e bateu um papo sobre o futuro e sonhos dessas crianças.
Um dos depoimentos mais marcantes dos alunos foi o da pequena Camila Silva, de 9 anos:
“Tenho vontade de ser escritora para contar uma história onde todos são iguais. Sem diferença de rico ou pobre, feliz ou alegre. Todo mundo vai ser igual”.Matéria:
https://recordtv.r7.com/balanco-geral-rj/videos/bienal-do-livro-chega-ao-rio-no-final-do-mes-e-faz-campanha-para-estimular-leitura-18022020E para fechar essa primeira fase do projeto o Bienal nas Escolas encerrou com a visita da renomada autora Ana Maria Machado que, por sua vez, também comemorava 50 anos de carreira. O encontro foi na Escola Municipal Domingos Bebiano, em Inhaúma, Zona Norte do Rio, onde ela reuniu cerca de 80 alunos e leu uma das suas obras mais clássicas, “Jabuti Sabido e Macaco Metido”, de 1986.
“Isso é uma coisa muito comovente. Me deixa emocionada. A gente não sabe muito bem o que dizer diante disso. A sensação é de que é um presente da vida.”Matéria:
https://www.youtube.com/watch?v=IdvGOtA6AKUDESAFIOUm dos desafios enfrentados para tornar o projeto um sucesso foi o de pensar sempre numa atividade personalizada para cada escola, já que elas possuem perfis e metodologias de ensinos diferentes. E essas ações, para serem assertivas, precisam acontecer de uma maneira que consiga fisgar atenção desses alunos e despertar seus interesses, afinal fazê-los ‘’comprar’’ aquilo que estamos propondo nem sempre é uma tarefa fácil.
Um outro fator também que em alguns momentos nos exigiu cautela foi o acesso a essas escolas. Geralmente, elas ficam em zonas de conflitos e próxima a regiões com a predominância do tráfico. Em uma dessas escolas, por exemplo, tivemos que cancelar a visita de autora pois houve trocas de tiros naquela semana e a escola ficava numa região bem no meio do fogo cruzado e por isso as aulas foram canceladas.
Agora, o nosso desafio principal é o Covid 19. Com a pandemia e o isolamento social as aulas foram suspensas, impossibilitando-nos de retomar as visitas que estavam programadas para esse ano.
PRÓXIMOS PASSOSO Bienal nas Escolas é um projeto que veio para ficar e a ideia é que ele retome juntamente com a volta normal às aulas. Em nosso planejamento está firmar parcerias com instituições privadas para conquistarmos patrocinadores e conseguirmos evoluir ainda mais com nossas entregas. Já existe algumas negociações com empresas e, uma vez ganhando ainda mais apoiadores para a nossa proposta, iremos aumentar ainda mais as experiências para essas escolas: construção de bibliotecas, cursos de capacitação, reformas, acompanhamento educacional e outros tipos de suporte a esses alunos.
Entende-se que, mais do que nunca, essas escolas vão precisar recuperar o tempo perdido devido à pandemia e é justamente por isso que a Bienal tem o desejo de voltar ainda mais potente com o projeto e fomentar o que o país tanto precisa nesse momento:
educação, incentivo e novas oportunidades.