Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: 21o RADECO - Reunião Anual dos Dermatologistas do Centro-Oeste

21a RADECO - Plantio de Árvores

Candidato: Zebra Eventos
Cliente: SBD regional Mato Grosso do Sul
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Agência de Eventos e Organizadora de Eventos - Responsabilidade Ambiental

A XXI edição do Reunião Anual dos Dermatologistas do Centro-Oeste - RADECO foi realizada de 3 a 5 de outubro de 2019 na cidade de Bonito - MS. O objetivo principal foi, além da qualidade científica, mostrar levar os participantes para conhecer o principal polo de turismo do estado do Mato Grosso do Sul e educar no sentido de quebrar paradigmas com relação a congressos realizados fora dos eixos principais. O congresso envolveu aproximadamente 250 pessoas, entre médicos brasileiros, integrantes da indústria, staff e apoio. Outro importante aspecto foi a parceria com a Zebra Eventos e o IASB para o plantio de 250 mudas nas áreas degradas das nascentes dos rios que abastecem a região. Por tratar-se de um evento regional em uma cidade de pequeno porte, o movimento da economia local, embora pequeno em termos globais, tem um significado mito importante na geração de empregos e ocupação hoteleira.
A Zebra busca sempre dar um retorno para a sociedade e para o meio ambiente em todos os eventos em que realiza.

Galeria de Fotos

O maior desafio em realizar ações para congressos em locais distantes dos grandes centros consiste em conseguir patrocínio. A Zebra Eventos fez uma importante parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia e sua regional, com o apoio incondicional da presidência do congresso para a realização de um evento sustentável e que proporcionasse retorno para a população local e o meio ambiente. Além disso, tivemos o apoio financeiro da Rennova e Innovapharma para o plantio e conservação das mudas. A empresa local responsável pelo plantio foi o IASB – Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, que ficou a cargo da venda, plantio e manutenção.

A existencia de um parceiro local que já trabalha com plantio de árvores facilitou o processo. O IASB tem grande atuação em toda a região da Serra da Bodoquena. A grande pressao que sofre a regiao do pantanal com a degradação cada vez maior e as queimadas foi crucial para conseguirmos desenvolver as parcerias com a Rennova, Innovapharma e SBD.

 

Galeria de Fotos

A Zebra entrou no congresso 21a RADECO para fazer a gestão sustentável dos processos e dar suporte à CENACON. A cidade de Bonito-MS já desenvolve várias ações de sustentabilidade, mas a distância da capital representa e mesmo os deslocamento dentro da cidade representa maior consumo de combustivel e, portanto, maior emissao de gases de efeito estufa. A regiao do pantanal sofre uma grande pressao pelo desmatamento e aumento das queimadas pla escassez de agua. O plantio de 250 mudas nao é representativo, mas significa um novo posicionamento na forma de fazer congressos. Essa tem sido a luta da nossa agencia: convocar a sociedade, os realizadores de eventos e os parceiros para que mudemos nosso direcionamento.

O case foi desenvolvido com ações no sentido de evitar o uso de papel (evento paperless), consumo de comida local, uso de bolsas biodegradáveis e estimulo ao respeito à natureza local.

A 21a RADECO foi também resposável pelo plantio de árvores em praça pública da cidade como forma de retribuir a receptividade local

O maior retorno é a mudança no posicionamento dos nossos clientes. Apesar de a 12a RADECO ser um congresso pequeno, de cunho regional e com alguma dificuldade de conseguir patrocinio, houve grande disposição do cliente em realiza-lo em uma cidade que busca o turismo sustentavel. A propria contratação da Zebra para fazer a gestao sustentavel do congresso e o plantio das mudas nas nascentes degradadas representa uma mudançca de mindset.

Do ponto de vista financeiro, o retorno de eventos regionais para a Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD ainda é um desafio. Os patrocinadores preferem investir em grandes eventos. O resultado financeiro é sempre zerado. Cobrem-se as despesas. Por outro lado, o fortalecimento das relações locais fortalece a troca de aprendizado e da oportunidades a palestrantes que estâo em inicio de carreira para discussao de problemas locais.

Qunato maior a descentralização, mais a area de eventos cresce e atores menores têm maior chance de aparecer. A Zebra é um exemplo dessa mudança.