O evento teve dois grandes desafios iniciais a serem solucionados. Primeiro, a Colgate, em briefing, solicitou fazer o lançamento em 12 capitais dentro de hotéis e com a agenda super cheia de manhã até a noite. Mas logo na concorrência, já apresentamos o modelo roadshow em 5 capitais, com locações fora de hotéis, criando um evento a altura de sua importância, bem tecnológico e com a agenda reduzia, ou seja, como fazer mais com menos.
A MC2 apresentou a proposta e resolveu construir uma nova linha de conteúdo itinerante, com um laboratório de demonstração da química do produto pelos cientistas que desenvolveram a nova fórmula.
A proposta foi muito bem aceita, ganhamos a concorrência e a agência entendeu que o evento merecia e poderia ir além. Então, apresentamos todas as soluções inovadoras, pesquisa de locais. Em um segundo desafio, a Colgate resolveu antecipar o evento em 60 dias.
Quando nos deparamos, o evento tinha sido aprovado 20 dias antes da sua primeira edição. Portanto, a agência precisou ser criativa e ágil para realizar tudo sem atrasos. Montamos uma equipe 24 horas para atender toda parte logística de emissões de voos e contato com os convidados e suas secretárias, bem como a produção e programação de todo evento.
Foram 185 fornecedores diferentes, 185 contratos e forma de pagamento negociadas também, em tempo record.
Na recepção uma mesa touch com a planta baixa do local onde uma hostess recebe os convidados e apresenta as estações que verão a seguir
(Speech):
- “Olá! Agora, você vai ficar totalmente pronto para o futuro. Vai conhecer em primeira mão
a nova Colgate Total 12. Está preparado pra essa evolução? Obrigada pela sua presença”.
E na sequência, entregamos um crachá no qual incluímos uma tecnologia de RFID (Radio Frequency Identification). Ao passarem da área do credenciamento se deparavam com outro ambiente, o Innovation Center, em que colocamos os novos produtos da Colgate, explicamos as novas tecnologias e tendências da área e instalamos um grande painel de LED P3 que fazia saudações individuais a estes convidados: - “Olá Sr. Sérgio, seja muito bem-vindo a Revolução Colgate. (vide as fotos)
Após o Innovation Center, levamos estes convidados para o coquetel ao pôr do sol. Tínhamos um saxonofista andando no ambiente tocando músicas inspiradoras para o momento.
A mobília escolhida transmitia muita inovação, eram móveis supermodernos nas cores da marca. (vide as fotos)
Na estação do coquetel, tínhamos um grande painel de LED com sensor cinético. A silhueta de cada convidado era formada por elementos do grafismo da nova embalagem de Colgate Total 12 e se movimentava de acordo com a movimentação das pessoas.
(texto)
Nova Colgate Total 12. Pronta para acompanhar o seu sucesso.
Dentro do ambiente 3D imersivo, o cliente foi colocado em um supermercado no qual ele precisa abastecer as gôndolas com os produtos corretos, além de materiais promocionais específicos.
A medida em que ele adicionava os itens, tínhamos marcadores digitais mostrando a performance de venda dos produtos específicos, com 8 variáveis, além das vendas perdidas para o caso dele distribuir os produtos de maneira incorreta.
A evolução também foi feita em promoção de vendas.
Com uma mesa reativa de 65 polegadas, os convidados podiam testar as performances de venda de cada item da nova linha Colgate Total 12. Bastava pegar os produtos, até 10 itens, e colocá-los sobre a mesa, que ela mostrava as informações e permitia interações.
(texto)
Veja sua performance de vendas evoluir ainda mais.
Ponto forte: ao entrarem no evento, os convidados se depararam com uma plenária muito moderna. Era composta por um painel de LED P3 de 100 metros quadrados (20x5), no qual desenvolvemos uma tecnologia de movimentos. O painel abria em 6 partes e se movimentava ao comando do passador de slide do apresentador. As apresentações de lançamento foram projetadas junto com esta tecnologia. Cada painel era apoiado em trilhos automatizados e programados pela agência, então por exemplo, quando íamos falar de componente do produto, cada painel se abria e exibia um componente em cada parte, trazendo dinamismo ao evento e muita inovação.
O evento foi ministrado pelo Fernando Scherer, o Xuxa da natação. Ele é a personalidade, o embaixador da marca Colgate.
Apresentamos a Colgate Total 12, o novo creme dental que contém uma nova fórmula, que contribui ainda mais para a saúde bucal completa, influenciando na saúde do corpo. Foram mais de 10 anos de desenvolvimento para que se chegasse à nova fórmula, incluindo dezenas de estudos clínicos e laboratoriais.
Esse desenvolvimento foi guiado pelo constante direcionamento de inovação da marca, que acredita na máxima de que o que é excelente sempre pode evoluir. E pela visão holística que a Colgate tem quando o assunto é saúde.
O Novo Colgate Total12® oferece todos os benefícios já conhecidos da fórmula original – excelente proteção contra placas, problemas na gengiva, manchas, tártaro e cáries – além de benefícios adicionais, incluindo:
Prevenção da sensibilidade em todas as variantes;
Neutralização instantânea de odores associados ao mau hálito;
Combate bactérias para proteção do esmalte;
Então, montamos um laboratório para que os criadores da nova fórmula fizessem uma demonstração ao vivo com os novos benefícios exclusivos do creme dental.
Alguns clientes eram convidados a subir no laboratório e comprovar as mudanças de química e hálito, eles cheiravam uma amostra de enxofre antes e depois do produto e viam a diferença de cor também. Tudo isto ministrado pelos cientistas da Colgate. Quem não participava de perto, podia acompanhar os detalhes nos painéis de led. Nós fazíamos a transmissão ao vivo para lá.
Um outro grande desafio foi replicar toda essa operação em 5 capitais, em 20 dias.
Por isso, a estratégia foi desenvolver dois cenários iguais. Enquanto fazíamos o primeiro evento, o segundo estava sendo montado. Assim todos os caminhões saiam do primeiro evento e se direcionavam ao terceiro, o segundo para o quarto evento, e o terceiro para o quinto e último.
Tivemos que preparar e capacitar as equipes de forma igual para atender todas exigências do cliente.
No Rio de Janeiro, o evento seria no morro da Urca (Pão de Açúcar) a princípio. E, por problemas de segurança, tivemos que alterar o local. O único que atendia todas as exigências era o Museu do Amanhã. Estávamos preocupados, pois no Museu a montagem acontece de dia e com o museu aberto. Tinha 1500 visitantes e nós, mais 300 pessoas trabalhando para montar o evento no mesmo dia e desmontar no mesmo dia. Foi um grande desafio bem-sucedido.