Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Cenografia sustentável para eventos - apoio a ONG Grupo Primavera

Candidato: TES ECOEFICENTE
Cliente: TES CENOGRAFIA Eco-eficiente
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado:

A TES ECOEFICIENTE é uma empresa de soluções para cenografia, estandes e sinalização de feiras e eventos. Somos uma empresa do grupo R1 e entregamos anualmente mais de 700 eventos, sendo conhecidos pela nossa agilidade, disponibilidade, qualidade e sustentabilidade.

Além de design elaborado e experiência de alto nível para os clientes, a TES se destaca por ser uma empresa Eco-Eficiente. Nossas soluções tem um altíssimo grau de sustentabilidade em todo o processo, da produção interna, logística, tecnologias utilizadas até no baixo índice de geração de lixo e na destinação correta de todos resíduos gerados.
 
Quatro pilares nos ajudam a caminhar sempre dentro dos padrão de sustentabilidade que desejamos, dentre eles destacamos:
PROCESSO DE IMPRESSÃO ECOLOGICO
Tintas 100% atóxicas e dentro das normas de sustentabilidade da EU
Parque de impressão livre de vapores tóxicos ou quaisquer tipos de contaminantes e resíduos não recicláveisMENOR EMISSÃO DE CO2 – FACILIDADE LOGISTICA E OPERACIONAL
Estruturas leves e desmontáveis, permitindo a utilização de veículos menores, despachos aéreos, cargas compartilhadas e grande redução de equipes de montagem e desmontagemBAIXISSIMA GERAÇÃO DE LIXO OU RESIDUOS DE MONTAGEM E DESMONTAGEM
Sistemas e estruturas 100% reutilizáveis evitando descarte e desperdício de material durante a produção, montagem e desmontagemRECICLAGEM E DESCARTE CORRETO DE RESIDUOS
Alumínio – 100% reciclado
Tecido – 100% transformado
Papel – 100% reciclado
Demais materiais – Destinação adequada para reuso ou reciclagem 
Além das políticas de sustentabilidade, a TES tem atenção especial com a responsabilidade social, atuando diretamente no suporte financeiro, promoção e apoio institucional ao Grupo Primavera, ONG sediada em Campinas que atende mais de 500 crianças carentes no contra turno das escolas. 


Somos também apoiadores da AACD, do Teleton e diversas cooperativas e ações de reciclagem da cidade de São Paulo.

Internamente temos um programa de reciclagem, aonde toda renda gerada com a venda de resíduos é 100% revertida para os colaboradores, que administram e utilizam na forma e no momento que eles desejarem
 
Cada vez mais a TES se consolida como uma empresa querida pelos clientes, Eco-eficiente e é um excelente lugar para se trabalhar.  

Vídeo

Galeria de Fotos

O MAIOR DESAFIO DA CARIDADE É A LOGISTICA. A GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS QUER PRATICAR A CARIDADE, SÓ NÃO SABE COMO

 

CAPITULO 1 – DESTINO PARA OS RESIDUOS DOS EVENTOS

Em 2014, quando iniciamos a nossa transformação de uma empresa de cenografia tradicional para uma empresa de cenografia sustentável, a maior motivação não era o meio ambiente. Era sim uma operação mais limpa, com menos gente e que não precisasse de galpões tão grandes para acomodar tudo.  Não temos vergonha de dizer que essa foi a motivação inicial. De lá para cá, muita coisa mudou, inclusive o que nos motiva a permanecer nessa linha sustentável, mas foi graças a isso que tudo começou.



O primeiro grande passo que demos foi trocar toda a tecnologia e forma como fazíamos a cenografia, abandonando a madeira e a impressão em lona para a utilização de sistemas de tensionamento em alumínio e a comunicação impressa em tecidos. Isso gerou de cara um grande ganho operacional e atendeu muitas das nossas expectativas. É sempre importante lembrar que não tinhamos nenhuma tecnologia e nenhum fornecedor dessas soluções aqui no Brasil e tivemos que desenvolver tudo do zero, o que nos custou muita energia e muito dinheiro, mas a motivação estava presente pois sabíamos aonde queríamos chegar.  Até hoje, nós precisamos desenvolver tudo in house pois ainda é muito difícil e cara no Brasil ter a tecnologia que temos a disposição da TES.



Em paralelo a esse desenvolvimento, continuávamos na busca de uma forma de eliminar os resíduos dos eventos (ainda nesse tempo pensávamos em eliminar resíduos e não em transformar) sem precisar contratar caçambas e outras formas de descarte descontrolados.



Nesse caminho encontramos o Grupo Primavera, uma ONG formada por pessoas do mais alto nível de credibilidade e comprometimento, com um trabalho muito bonito com as crianças de um bairro carente de Campinas (SP). E para nossa sorte, o Grupo Primavera utiliza como uma das principais matérias primas de suas oficinas de trabalho, o tecido, que já era naquela época nosso principal resíduo de eventos e feiras. Foi assim que conhecemos o Grupo Primavera

 

CAPITULO 2 – CONHECENDO MELHOR O GRUPO PRIMAVERA

Criamos uma rotina de entrega dos tecidos usados nos eventos para o Grupo Primavera e ficamos todos felizes. Nós havíamos encontrado uma forma de fazer um descarte consciente dos tecidos dos eventos e o grupo tinha encontrado um fornecedor de tecido que além de não custara nada para eles, era numa quantidade que não faltava nunca.



E como toda amizade que se inicia, tanto o GP como a TES sentiu uma energia boa na relação e começamos a ficar curiosos sobre quem de verdade nós todos éramos e começamos a visitar o GP, conhecer as atividades, os profissionais, as crianças e toda a energia positiva que eles geravam e ficamos surpresos com o valor e a importância que os tecidos que estávamos doando tinham para eles.  Da nossa parte também trouxemos eles para nos conhecer, ver de onde os tecidos vinham, porque eles eram produzidos e como utilizávamos eles. A partir disso nós nos apaixonamos mutuamente.  Nós entendemos que tanto o GP para a TES como a TES para o GP éramos os provedores da LOGISTICA DA CARIDADE de um para o outro. O GP nos proporciona a oportunidade e o local para praticarmos a caridade e a TES proporciona para o GP a oportunidade de promover e potencializar as ações de caridade que eles praticam.

 

CAPITULO 3 – ADOTANDO O GRUPO PRIMAVERA

A TES entendeu fortemente a oportunidade que era apoiar o Grupo Primavera e isso foi imediatamente assumido também por todo o Grupo R1.  Começamos a entender as necessidades deles e passamos a fazer por eles o que de melhor sabemos fazer.  Promoção e eventos.   Iniciamos apresentando o Grupo Primavera a todos nossos clientes (o grupo R1 faz mais de 12 mil eventos anuais), levando eles para participarem dos nossos eventos, com um estande de venda de bonecas e promoção do GP. Depois começamos a levar o GP para os eventos dos nossos clientes que queriam apoiar, sempre custeando 100% a participação deles. Começamos a apoiar e depois a co-realizar os eventos próprios do GP. Fazemos a 2 anos o Fórum de profissões do GP, aonde mais de 5000 jovens tem acesso a escolas e oportunidades para a continuidade da sua educação.

 

Hoje temos uma agenda de participação em eventos para o GP, uma campanha de promoção e mais de 10 clientes diretos nossos já passaram a ser apoiadores do GP em diversas ações e captação de recursos.

 

CAPITULO ATUAL – FAZENDO PARTE DO GRUPO PRIMAVERAHoje, o GP tem no Grupo R1 uma pauta nas reuniões de MKT. Em todas as nossas campanhas e ações, integramos as necessidades do GP.

 

Nossos colaboradores conhecem e sabem a importância que damos ao GP e vibram com as conquistas que o GP alcança. Nós valorizamos o envolvimento de nossos colaboradores em todas as ações.



O GP não é mais só o local de descarte do Tecido, muito longe disso.  Até porque nós aprendemos a tempos que não podemos descartar. Tudo tem que ser transformado e desenvolvemos junto com o GP novos produtos, novos materiais e novas formas de transformar os tecidos em produtos, as dificuldades em soluções e os desafios em resultados.



Os tecidos doados não se restringem hoje mais a só produzir bonecas. Hoje eles viram cobertos e travesseiros para moradores de rua, cortinas para as casas carentes da região e até vestimentas para índios lá do Amazonas. E isso é só o começo.

Galeria de Fotos

ESTAMOS SÓ COMEÇANDO e sabemos que é para sempre....

 

O Histórico da relação da TES e do Grupo R1 com o Grupo Primavera, que foi descrita no Campo desafios desse Case, conta todo o processo de evolução e desempenho desse projeto que não é um projeto pontual e sim uma política de responsabilidade social da empresa.



De 2014 até hoje, passamos de uma transformação de 5.000m2 de tecido por ano para 120.000m2, que são transformadas em bonecas para as lojas do GP, cortinas, cobertores e travesseiros para moradores de rua e até vestimentas para tribos indígenas do Amazonas



Distribuímos hoje mais de 1000 bonecas para nossos clientes e parceiros e já temos mais de 10 clientes diretos (grandes empresas) sendo patrocinadores diretos do GP.



Como o desafio é constante pois novas necessidades vão sempre surgindo no dia a dia do GP, as soluções também são contínuas e a promoção e divulgação tem sido grandes aliados do projeto social para manter os apoiadores e para captar novos.

 

Esperamos para os próximos anos um aumento de interesse dos nossos clientes por apoiar a iniciativa e o Grupo Primavera, pois cada vez mais as grandes corporações tem dado atenção especial a suas políticas de sustentabilidade e de responsabilidade social

 

Galeria de Fotos

ESTAMOS SÓ COMEÇANDO e sabemos que é para sempre....

 

O Histórico da relação da TES e do Grupo R1 com o Grupo Primavera, que foi descrita no Campo desafios desse Case, conta todo o processo de evolução e desempenho desse projeto que não é um projeto pontual e sim uma política de responsabilidade social da empresa.



De 2014 até hoje, passamos de uma transformação de 5.000m2 de tecido por ano para 120.000m2, que são transformadas em bonecas para as lojas do GP, cortinas, cobertores e travesseiros para moradores de rua e até vestimentas para tribos indígenas do Amazonas



Distribuímos hoje mais de 1000 bonecas para nossos clientes e parceiros e já temos mais de 10 clientes diretos (grandes empresas) sendo patrocinadores diretos do GP.



Como o desafio é constante pois novas necessidades vão sempre surgindo no dia a dia do GP, as soluções também são contínuas e a promoção e divulgação tem sido grandes aliados do projeto social para manter os apoiadores e para captar novos.

 

Esperamos para os próximos anos um aumento de interesse dos nossos clientes por apoiar a iniciativa e o Grupo Primavera, pois cada vez mais as grandes corporações tem dado atenção especial a suas políticas de sustentabilidade e de responsabilidade social

Galeria de Fotos