Com o objetivo de orientar o consumidor na escolha da cerveja ideal no momento da compra, recebemos o desafio de reproduzir o projeto, intermediado pela agência contratante, que orientasse como cada marca deve se comunicar em pontos de contato físico com seus consumidores. O cliente esperava por soluções que pudessem transformar o guide da marca, o posicionamento de peças, materiais e ações tangíveis ao consumidor. O destaque dos produtos seria para o segmento de craft beer no ponto de venda, com o objetivo de transformar esse espaço em destino de compra, aumentando o tráfego na loja de maneira geral. Era necessário que as questões abaixo fossem transformadas em experiência para os consumidores na hora da compra:
- Qual a principal mensagem que mais representa o atual momento e seja compreendida em sua plenitude por seus consumidores? O consumidor está sedento por conhecimento cervejeiro.
- Quais elementos visuais que corroboram para que a marca passe sua informação de maneira rápida e visual? Com certeza, a demonstração da matéria prima dos produtos aproximaria os consumidores.
- Qual a experiência e quais elementos a marca deve utilizar para dialogar e criar experiências com seus consumidores em seus pontos de contato? O guide moderno, expositores facilitadores, exposição da matéria prima e breve apresentação das marcas que compunham o local.
- Como traduzir os valores e características da marca para o trade de maneira única e consistente? A diversidade AmBev em cervejas atende à todos os paladares cervejeiros, reunimos os produtos especiais em uma ambiente que demonstrasse isso para o consumidor: a dedicação, o cuidado e a diversidade da marca.
- Como adequar a mensagem ao momento da jornada do consumidor para ser relevante? Sanando as eventuais dúvidas que pudessem surgir com informações relevantes sobre cada produto, as quais poderiam ser encontradas nos painéis informativos dentro da pequena loja.
- Quais símbolos mais pertinentes para chamar a atenção dos consumidores no momento da interação com as mensagens? Utilizamos aplicação de logos, símbolos de cada produto, cores e estruturas com referências modernas, que representam o perfil do consumidor de cervejas especiais,
Abraçamos o desafio de representar todas essas perguntas em um único espaço, limitado dentro de um supermercado, e que conversasse com seus mais variados públicos do segmento de cervejas especiais. Com apenas 15 dias entre produção total das peças, transporte para um local à 497 Km de distância de nossa base e montagem durante a madrugada. A produção das peças não poderia ser de material reutilizados, pois trata-se de uma peça permanente, sem prazo pré-definido de desmontagem, com acabamentos e iluminação fixas e aéreas.