Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Viagem Embarque Nessa Oportunidade Pan Seguros

Candidato: Alternativa F
Cliente: Pan Seguros
Segmento: Eventos
Categoria: Viagem de Incentivo Nacional
Estado: SP

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.

Criatividade e inovação, atendimento sênior personalizado, credibilidade, segurança, ótimo custo-benefício e uma entrega de qualidade que supera as expectativas. Não precisa escolher entre uma ou duas opções. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo a Alternativa F oferece todos esses diferenciais em uma só agência.

O Cliente e o Evento:
A PAN Seguros foi criada pensando na sua proteção individual, de sua família, seus bens e no futuro. O portfólio é composto por Seguros de Danos e Pessoas, com destaque para Massificados e Microsseguros com produtos de Vida, Acidentes Pessoais, Prestamista, Habitacional, Fiança Locatícia, Garantia Estendida, Vida em Grupo, entre outros. São diversos benefícios e assistências que incorporam nossos produtos, como: assistência residencial, assistência moto, assistência veicular, assistência funeral, orientação médica por telefone, descontos em farmácias, concierge, capitalização, entre outros.

Pelo primeiro ano, a Pan Seguros quis criar uma campanha de incentivo para motivar os funcionários do Banco Pan e alavancar as vendas, e por este motivo, convidou a Alternativa F para desenvolver seu conceito (com nome e prancha), sua identidade visual, todas as peças de comunicação e manutenção da campanha, além de organizar a viagem de incentivo para o litoral Sul do Brasil através de um cruzeiro da MSC.

Ficha Técnica:
Data da Viagem: 05 a 08 de abril de 2018
Local: MSC Precioza
Quantidade de Premiados: 45

Vídeo

O Briefing e os Objetivos:

Para criar a Campanha de Incentivo da PAN Seguros, levamos em consideração os principais objetivos levantados no briefing dado pelo cliente, que foram:

- Desenvolver a nova identidade visual;
- Criar ações de incentivo e cronograma de comunicação para atingir os participantes;
- Oferecer soluções criativas para aumentar a venda de seguros dentro do Banco PAN;
- Converter negócios para a PAN Seguros.

Com os objetivos em mãos, fizemos uma pesquisa minuciosa sobre o perfil do cliente, sobre as campanhas de incentivos dos concorrentes e sobre o público alvo que iriamos impactar. Após essa pesquisa, chegamos ao desenvolvimento do programa de incentivo, que foi aprovado, com pequenas alterações de escopo.

Confira abaixo todos os detalhes sobre as viagem de premiação desenvolvida para essa campanha.

1 ? Identidade Visual

O nome da campanha já existia e para a identidade visual desenvolvemos uma linha completamente ligada ao nome ?Embarque Nessa Oportunidade? e ao prêmio que seria entregue: o cruzeiro. Fomos buscar inspiração nos itens marítimos e elementos que são encontrados em barcos, como cordas e escotilhas, para identificar um caminho criativo que gere bastante conteúdo e possibilidades, pois teríamos que produzir uma grande quantidade materiais ao longo da campanha.

Como elemento principal da marca desenvolvida, criamos uma fusão que remete aos dois prêmios principais. O volante do BMW X1 e o timão de navio. Ao juntarmos, criamos um efeito divertido e impactante.

As cores utilizadas, principalmente o azul do mar e do céu foram uma forma de termos presente automaticamente a cor da PAN Seguros, trazendo algo que remeta ao institucional mesmo que de forma lúdica e indireta.

As fontes utilizadas no logo trouxeram modernidade e, em relação à palavra ?Nessa?, é manuscrita para trazer a questão humana, aproximando o participante da temática. As duas letras ?s? de ?nessa?, foram modificadas para serem transformadas em cifrões. Uma estratégia para, automaticamente, ligar o nome a ideia de valores, ganhos e benefícios.

2 - O Mascote

Após o desenvolvimento da identidade visual, buscamos oferecer mais uma ferramenta que pudesse nos aproximar dos participantes e facilitar a comunicação, formando uma ponte entre as duas pontas. E para isso criamos um mascote. Um personagem que será o ?garoto propaganda? da campanha. Uma cara para os participantes se identificarem e desenvolverem laços. Esta é uma estratégia que consideramos muito adequada, pois também nos deu mais possibilidades para a comunicação e materiais.

O mascote fez parte do tema. É nosso mini comandante que lidera as informações e o conteúdo. Criado com uma roupa com o quepe/chapéu e uma camisa naval com o logo da PAN Seguros, nosso personagem, a cada comunicação estará em situações diferentes, amarrando o discurso da peça, tornando tudo mais leve e agradável para todos. Ele aparece em diversas formas diferentes: falando sobre o destino, trazendo informações sobre o regulamento, demonstrando os diferenciais dos prêmios e assim por diante.

Com o mascote, tivemos a oportunidade de iniciarmos a campanha com uma ação que, logo de cara, trouxe o engajamento de todos e criou uma ?degustação? dos próximos meses: a escolha do nome do mascote, onde através do hotsite (explicado mais detalhadamente abaixo) o participante pôde sugerir um nome para o personagem. Os nomes mais criativos passaram por um crivo do grupo de trabalho pré-determinado na PAN Seguros e os 3 melhores foram divulgados para votação.
Com o nome escolhido, trouxemos mais proximidade do mascote com o público alvo.

3 - Ação Prévia para a Viagem

No dia do embarque para a viagem de navio, foi oferecido um café da manhã dentro do escritório da Pan Seguros para que os convidados pudessem fazer um warm-up para a viagem. Neste café da manhã houve a presença do mascote para receber e desejar boa viagem à todos, além do discurso motivacional da diretoria. Após o café da manhã, entregamos um kit para que o convidado já fosse se preparando para a viagem: um folheto com informações gerais da viagem, tags de bagagem, havaianas e toalha de praia. Tudo foi colocado cuidadosamente em uma mochila com logo do evento e entregue no momento do embarque

4 ? A Viagem de Navio

O Navio escolhido para a viagem foi o MSC Precioza que surpreende em diversos aspectos, do luxo e conforto às atividades de lazer e pela grandiosidade e modernidade. Os que embarcaram ao Navio foram surpreendidos desde o início da viagem ao receber as boas-vindas a bordo em uma recepção luxuosa e acolhedora, com espaços confortáveis para relaxar, tomar um drink, curtir uma boa música e apreciar as famosas escadas de cristais Swarovski. A infraestrutura da maior e mais moderna embarcação a navegar pelo país garantiu muita diversão por meio das inúmeras atrações para todas as idades. Ao todo são quatro piscinas, um dos maiores tobogãs do mundo a bordo de um navio, com 120 metros de comprimento e uma curva que se projeta por cima do mar; quadra poliesportiva, simulador de Fórmula 1, boliche, cinema 4D, teatro, bares, lounges temáticos, o MSC Aurea SPA, entre outras estruturas. E quando o assunto é gastronomia, foi possível se deliciar em oito restaurantes, entre eles dois à la carte, buffet aberto 20 horas por dia e duas filiais da rede Eataly - o Eataly e o Ristorante Italia, os primeiros da rede em alto mar.

Importante: para que todos os premiados tivessem uma estadia confortável no Navio, fechamos um pacote all inclusive que continha bebidas premium liberadas em todos os bares, bem como alguns snacks diferenciados.

A seguir, detalharemos a agenda do grupo:

05 de abril

Após o café da manhã oferecido na sede da Pan Seguros em São Paulo, os convidados embarcaram em um ônibus com destino ao Porto de Santos. Ao chegar ao Porto, foram direcionados para o embarque ao navio e após embarcarem, s e dirigiram as cabines. Como no dia de chegada era obrigatório fazer o procedimento de segurança, a única programação exclusiva foi o jantar no restaurante a la carte com área reservada para a Pan Seguros.

06 de abril

Neste dia, os convidados tiveram o dia livre para conhecer o navio e se quisessem poderiam descer em Porto Belo, a primeira parada. Porto Belo cidade localizada no litoral de Santa Catarina, na Costa Esmeralda. Famosa por suas praias paradisíacas, de areias brancas e águas calmas. As praias mais conhecidas são: Porto Belo, Estaleiro, Perequê, entre outras. No centro, encontram-se lojinhas de artesanato e casas da colonização portuguesa.
Ao final do dia, organizamos um jantar de confreaternizacao e premiacao dentro do Restaurante Eataly. A área foi reservada para 100% do grupo e um menu de 3 tempos foi montado, bem como alguns vinhos italianos para combinar com o cardápio foram servidos. Nas mesas, dispusemos jogos americanos com o logo da Campanha e o diretor comercial, que estava a bordo, fez um breve disruso de agradecimento. Após o jantar, todos foram se divertir na boate principal.

07 de abril

Este dia também foi livre para que os premiados pudessem aproveitar a estrutura do Navio ao máximo. De dia, eles poderiam ficar na piscina ou descer para um passeio em Balneário Camburiú. Com um cenário entre paisagens de mar de um lado e de montanha do outro, a bela Balneário Camboriú é um verdadeiro achado no litoral norte catarinense. Um destino perfeito para quem procura por ecoturismo, praias relaxantes, diversão e baladas. São muitas opções para todos os visitantes e belezas naturais que a transformam em uma parada imperdível.
A noite, tivemos programação exclusiva com o jantar no restaurante a la carte com área reservada para a Pan Seguros.

08 de abril

Todos acordaram cedo e desembarcaram no Porto de Santos com destino aos aeroportos.

Pós Evento

Na semana seguinte a viagem, criamos um e-mail marketing de agradecimento com vídeo e fotos de todos durante o evento.

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar um destino turístico em uma viagem única, exclusiva e diferenciada aos convidados. Algo que ele não pudesse comprar.

1 ? Como criar empatia do público com a campanha?
Esse desafio veio com uma grande ?sacada? que foi a criação do mascote. O personagem, assim como em outras campanhas do mercado, traz identificação, proximidade e até mesmo facilita o entendimento do que está sendo veiculado. E para que essa relação entre o mascote e o público ficasse ainda mais pessoal, trouxemos uma enquete sobre a criação do nome dele, assim, os participantes poderiam se sentir parte integrante da campanha.Com isso, quando ele apareceu em forma materializada, todos queriam tirar fotos e cumprimentar o mascote.

2 - Como selecionar uma viagem que fosse o grande diferencial da campanha?
Nós pesquisamos o perfil do público e a maioria nunca tinha andado de navio, por isso, a sugestão do MSC Precioza veio bem a calhar. Além disso, o MSC Precioza possuía características que trouxeram sempre um gostinho de sofisticação como a escada de swarovisky, apartamentos luxuosos, área de lazer completa.

3 ? Como fazer com que os convidados se sentissem confortáveis durante a viagem de navio, mesmo sabendo que tudo era cobrado em dólar?
Nós oferecemos um pacote all inclusive exclusive para cada um dos premiados, onde eles poderiam consumir qualquer tipo de bebida premium oferecida em qualquer um dos bares e as opções iam de café expresso a drinks especiais. Esse pacote foi um grande diferencial para quem estava dentro do navio, pois todas as bebidas, normalmente, eram cobradas a parte.

4 ? Como reunir o grupo em um local com 4 mil pessoas e com programações tão atrativas?
Entregamos uma programação para todos os convidados onde determinávamos pontos de encontro durante o dia e durante o jantar, assim, eles poderiam interagir juntos. Essa comunicação deu muito certo e o grupo ficou junto na grande parte do tempo.

Na pesquisa realizada pós-evento com os participantes, tivemos um resultado extremamente positivo com 100% avaliando total satisfação na viagem, ou seja, um índice altíssimo de aprovação do grupo.

Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:

A formalização da Pan Seguros veio com 1 ano de antecedência ao início da viagem e começamos a planejar todos os detalhes com 3 meses de antecedência.

Foram mais de 10 reuniões/calls de alinhamento sobre o evento.

Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 1 diretor de conteúdo, 1 redator, 1 diretor de arte, 1 profissional de atendimento e 1 profissional de produção.

Foram impactadas mais de 2.600 pessoas, a maioria clientes da região sudeste, porém tivemos 45 premiados viajando.

Vale ressaltar os empregos criados, diretos e indiretos, uma vez que todas as empresas envolvidas tiveram que se preparar e reforçar a equipe para atender as necessidades da viagem, mas também não é possível mensurar.