Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: HP Deu a Louca na HP

KV da Campanha

Candidato: Liq
Cliente: HP do Brasil
Segmento: 10ª Edição
Estado: SP

Liq:

A LIQ é uma empresa de customer experience, que fortalece as relações entre as marcas e seus consumidores e transforma o atendimento em uma experiência única de relacionamento. Com um olhar humano e uma abordagem all-line (presencial, voz, digital), cria junto com seus clientes soluções inteligentes, descomplicadas e centradas no consumidor, utilizando a tecnologia e a multicanalidade como ferramentas. Com 17 anos de mercado e uma vontade contagiante de fazer a diferença, a companhia fomenta a diversidade e tem como um dos seus principais pilares a inclusão social

A HP:

Fundada em 1939 e no Brasil a partir da década de 70, atua juntamente com a Ability Multicanal desde o início dos anos 2000. A empresa tem como visão criar tecnologias que melhorem a vida de todos, tanto nas organizações como nas comunidades espalhadas pelo mundo.
Inspirados no que fazem, inventam e reinventam para criar experiências que fascinem as pessoas, sempre com a missão de ajudá-las a reinventarem os seus mundos.

Visão Geral:

Campanha de incentivo de vendas nível nacional para distribuidores HP de Hardware, Supplies e Especialistas.
Foram cinco etapas com premiação divididas entre SP e demais estados. Os distribuidores de São paulo que bateram a meta global da campanha curtiram um festival de shows sertanejos com direto a open bar e os das demais regiões ganharam uma premiação para curtir um belo happy hour com toda a empresa.

Para motivar os vendedores dos distribuidores participantes a venderem produtos HP, a estratégia adotada foi dividir a campanha em 5 etapas com premiações robustas e diferentes, eram Smart Tvs, impressora de bolso da HP,
R$ 1.000,00 em dinheiro e cafeteiras Nespresso ganhava o melhor vendedor da etapa e o especialista em produtos HP.


Objetivo:

Para chamar atenção, gerar venda e engajamento e deixando claro o objetivo da campanha junto aos distribuidores HP a campanha foi intitulada: Deu a Louca na HP, usando em sua estratégia premiar treze distribuidores, seus especialistas e vendedores em performance de venda.

FICHA TÉCNICA
Cliente: HP Brasil
JOB: Campanha de Incentivo para os Distribuidores
Data: 19/03/2017 a 01/06/ 2017
Tema e Conceito: Deu a Louca na HP
Canal de Aplicação: Distribuidores HP
Público: Especialistas HP e Vendedores dos Distribuidores
Número de participantes: 650 pessoas
Abrangência: Nacional
Agência Responsável: LIQ
Descrição do Serviço Prestado: Planejamento, Criação, Atendimento, Acompanhamento e Execução

O briefing apresentado pelo Cliente HP à LIQ solicitava o desenvolvimento de uma campanha de incentivo que motivasse os vendedores dos Distribuidores venderem suprimentos e impressoras HP.


Para tornar a campanha ainda mais interessante e incentivar os participantes até o final, a estratégia utilizada foi premiar por etapa com premiações individuais e um grande prêmio final com premiação coletiva:
Para distribuidores do Estado de São Paulo: uma experiencia única em um camarote open bar e open food exclusivo com show dos maiores nomes do sertanejo: Maraia e Maraisa, Marilia Mendonça e Henrique e Juliano
Para distribuidores fora do Estado de São Paulo: dois mil reais em dinheiro para o distribuidor proporcional um mega happy hour para seus funcionários.

Todas as vendas, a cada etapa, eram enviadas para a HP e os ganhadores alertados sobre a premiação ganha via e-mail. A entrega dos prêmios foi presencial e muito comemorada para marcar ainda mais presença da marca.

Participaram da campanha: treze distribuidores, com uma média de 650 vendedores no total.

De 19/03 a 01/06, a comunicação e a presença da marca foi constante. Os distribuidores receberam e-mails-marketings a cada etapa motivando a equipe de vendas, e ainda contaram com a presença de promotores da HP que realizava cafés da manhã, premiações relâmpagos e respondiam a quaisquer dúvidas dos participantes em relação ao produto.

A estratégia adotada engajou toda a cadeia envolvida com premiações coletivas e mérito individual.


Todos os contemplados ficaram extremamente satisfeitos, tanto com os seus desempenhos, como o andamento da campanha e seus respectivos prêmios.

Galeria de Fotos

Desafios e Soluções: garantir de forma estratégica toda cobertura e presença necessária nos distribuidores, que eram de diversos estados do Brasil, com premiações relevantes de acordo com o crescimento de vendas reconhecendo tanto individualmente quanto coletivamente todos os envolvidos.

A comunicação baseada em cartazes e e-mails constantes além de contar com uma equipe de promotores que participavam ativamente nos canais de distribuição fazendo com que os vendedores se engajassem ainda mais, aumentando inclusive a competitividade de maneira saudável entre eles.

O planejamento que se preocupou com todos os detalhes da campanha e sempre procurou mais do que aumentar as vendas, engajar os participantes com os produtos HP, contando com a participação maciça da equipe de vendas dos Distribuidores.

A Campanha incentivou toda a cadeia envolvida, gerando resultados positivos e superação de metas, tornando-se um case de sucesso entre os canais participantes e que também merece ser contemplada com este relevante prêmio.

Galeria de Fotos

Para o procedimento de apuração, a LIQ recebeu da HP um mailing dos Distribuidores participantes da campanha com suas respectivas metas de vendas.

A LIQ realizou o cruzamento de Meta verso Produtos vendidos para identificar os Distribuidores que haviam batido a meta da etapa e apontar quem foram os melhores vendedores em performance.


Participaram 13 Distribuidores, sendo que 9 bateram e superaram a meta global da campanha, que contou com a participação de 650 vendedores, distribuindo mais de 80 prêmios no total, e realizando um mega evento em São Paulo para mais de 160 vendedores da distribuição que tiveram direto de levar acompanhante para curtir o camarote VIP HP .


Os participantes chegaram a superar a meta global da campanha em 300% no período da campanha.

Os resultados gerais apontaram um retorno de negócios comprovadamente superior ao obtido com outras campanhas aplicadas nestes canais, determinando iniciativa como um grande Case de sucesso.

A HP decidiu continuar com incentivos a Distribuição devido aos resultados alcançados e outras campanhas foram lançadas posteriormente.