Os desafios?
Para criar grupos de WhatsApp e ter proximidade com cada um dos participantes, foco principal da estratégia para aumentar engajamento e criar um canal de conexão direta nossos vendedores, era preciso saber o número de seus celulares.
A solução foi simples: o celular pessoal de cada um deles foi usado como senha no cadastro do hotsite. As extrações de base eram diárias, e a equipe trabalhou em conjunto para segmentar e cadastrar todos, cada um em seu grupo de lojas.
Outro desafio: esta foi a maior campanha de incentivo em termos de premiação da história da Kalunga e da distribuição, como deixar isso claro e envolver cada um dos participantes?
A comunicação fez este papel que foi fundamental. Tudo foi temático, personalizado e relacionado a futebol e a copa, desde o ranking, aos áudios com narração dos tempos da campanha, o embaixador, as ativações e cafés da manhã em loja, com atores performáticos, tudo envolveu do início ao fim cada um dos participantes no clima de copa do mundo, e fazendo, principalmente, com que se sentissem estrelas do futebol. Para cada viagem seja para São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Natal ou Rússia tudo foi estrategicamente pensado e executado com excelência para que os ganhadores não se preocupassem com absolutamente nada: seus bilhetes de voo eram enviados em cartas individuais e personalizadas com todas as instruções antecipadamente, seus check ins realizados pela LIQ, motoristas até o aeroporto, translado e recepção com welcome coffee nos hotéis de destino, além de acompanhamento de todo o trajeto da saída para curtir a premiação até o retorno para a casa.
O ponto de partida: logo na primeira etapa as lojas que ficassem nos primeiros 20 dias de campanha entre as 2 melhores do grupo ganhavam um café da manhã para toda a equipe, cerca de 200 pessoas no total, com direito a sorteio de mais de vinte vouchers de R$ 50,00 reais. As lojas que batessem a meta e fossem as melhores em superação de cada grupo no primeiro tempo, que durou 45 dias, ganhavam dois megaeventos open bar. Duas experiências extremamente marcantes: camarote exclusivo HP com shows de Maraia e Maraisa e Henrique e Juliano em São Paulo e no Rio de Janeiro com direito a open bar, voo, hospedagem e alimentação. Para impactar toda a cadeia envolvida já na primeira fase 40% dos envolvidos foi premiado. O primeiro tempo da campanha marcou com muita emoção o coração de mais de 600 vendedores. Vale a pena conferir como foi no vídeo: https://vimeo.com/292408300
No segundo tempo, de também 45 dias, mais emoção! As lojas que ficassem em primeiro do grupo nos primeiros 20 dias de campanha ganhavam uma churrascada com futebol para toda a equipe de vendas, e ao final do segundo tempo, o primeiro colocado de cada grupo ganhava uma experiência sem igual: o jogo do Brasil em Porto Alegre pela fase das Eliminatórias da Copa do Mundo, em um camarote exclusivo da HP, com direto a open bar e open food. Foram premiadas 26 pessoas para o assistir Brasil vs Chile em Porto Alegre entre Kalunga e distribuição.
Chega a fase da prorrogação, 30 dias para correr atrás da superação e mais prêmios! Os dois primeiros colocados de cada grupo nos primeiros 20 dias ganhavam um café da manhã para toda a equipe de vendas além de sorteio de vouchers de R$ 50,00 e ainda uma exclusiva mala de viagem da HP para já se prepararem para a viagem da Rússia que estava tão próxima! Foram 20 malas de viagem HP, 40 vouchers, 10 cafés da manhã para cerca de 200 pessoas no total.
Em paralelo a fase da prorrogação uma surpresa! Era hora de motivar as lojas que não bateram a meta em um dos tempos da campanha: começa a fase da Repescagem! Inseridas em um grupo único todas as lojas tiveram uma nova chance para se superar em vendas nestes últimos 30 dias e correr atrás da meta do mês. As 4 primeiras lojas em superação de meta deste grupo único, ganhavam duas viagens cada, para curtir quatro dias em um Resort de luxo em Natal com tudo incluso.
E.... finalmente, após todo esse jogo: as finalistas deste campeonato de muitas vendas e emoções.
A regra era clara:
Bateu a meta e ficou entre as melhores em superação em todos os tempos da campanha classifica para a grande final do campeonato que tem premiação garantida: ou ganha, em sorteio, uma viagem para a Copa do Mundo na Rússia ou ganha automaticamente duas viagens para um Resort de luxo em Natal com tudo incluso.
O sorteio da grande final foi pura emoção. Realizado na sede da HP em Alphaville e transmitido ao vivo pelo site da campanha, contou com a presença de todos os finalistas que ganharam a viagem para São Paulo. Confira como foi esta festa: https://youtu.be/eKaJ_kFGwEI
A campanha ao final premiou 10 vendedores com uma viagem de sete dias para a copa do mundo 2018 na Rússia e 91 vendedores e gerentes com uma viagem para Natal no luxuoso resort Shers.
Na Rússia todo o luxo e exclusividade merecida: cada ganhador ganhou um cartão para uso pessoal com $ 1.000 dólares, porta passaporte de couro, tag de mala, camisa do Brasil personalizada para torcer junto a um kit torcida, transfer exclusivo, almoços e jantares de luxo, passeios e city tours por Moscou e muito mais! Todos voltaram encantados com o sonho realizado, pois para a maioria deles foi a primeira viagem internacional, para alguns a primeira viagem.
Em Natal, pura animação! Passeio de bug, resort cinco estrelas, partidas de futebol e muita sombra e agua fresca merecidas depois de tanto empenho dos vendedores e gerentes. Foram 41 ganhadores da Kalunga e 50 da distribuição.
Esta épica campanha planejada e executada pela LIQ, traz uma nova visão e forma de fazer incentivo proporcionando experiências com a marca durante todo o processo, se transformando em um case de sucesso não só pelo extraordinário número de vendas alcançado, mas pelo engajamento e emoção envolvida durante todo o período.
A campanha representou um marco na histórica da distribuição e da Kalunga, com enorme sucesso de participação, conhecimento do produto e retorno de vendas. Os ganhadores voltaram encantados e principalmente engajados com a marca e ainda hoje os grupos de WhatsApp continuam ativos e cada venda HP é enviada e todos se conversam por ali. E, agora, se faz presente para ser reconhecida e premiada por este respeitado prêmio.