Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: HP Partiu pro Ataque

Logo da Campanha

Candidato: Liq
Cliente: HP do Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Programa de Incentivo
Estado: SP

LIQ:
A LIQ é uma empresa de customer experience,que fortalece as relações entre as marcas e seus consumidores e transforma o atendimento em uma experiência única de relacionamento.Com um olhar humano e uma abordagem all-line (presencial, voz, digital),cria junto com seus clientes soluções inteligentes,descomplicadas e centradas no consumidor, utilizando a tecnologia e a multicanalidade como ferramentas.Com 17 anos de mercado e uma vontade contagiante de fazer a diferença,a companhia tem como um dos seus principais pilares a inclusão social

A HP:
Fundada em 1939 e no Brasil a partir da década de 70, atua juntamente com a LIQ, antiga Ability Trade Marketing,desde o início dos anos 2000.A empresa tem como visão criar tecnologias que melhorem a vida de todos,tanto nas organizações como nas comunidades espalhadas pelo mundo.Inspirados no que fazem, inventam e reinventam para criar experiências que fascinem as pessoas,sempre com a missão de ajudá-las.

Visão Geral:
Campanha de incentivo nacional para as lojas Kalunga e Distribuidores da HP no ano de 2017.As lojas foram divididas em grupos e concorriam a premiações mensais robustas,além de duas premiações finais insuperáveis para os melhores colocados em cada grupo:duas incríveis viagens ao nordeste e uma viagem para a Copa do mundo na Rússia.Ativações em loja,café da manhã e premiações diversas fizeram com que vendedores e gerentes se engajassem muito superando a expectativa de todos.
Para já dar um gostinho do que vinha por aí foi criado o conceito ?Partiu pro Ataque HP?,o embaixador da campanha?Muricy Ramalho.O prêmio final?O sonho de qualquer brasileiro:uma viagem para a copa do mundo com tudo pago.
Tudo foi trabalhado em cima da temática futebol incluindo as fases da campanha divididas em:primeiro tempo,segundo tempo,prorrogação e final.
Presença constante e premiações intermediárias insuperáveis levaram os vendedores a loucura aumentando as vendas da Nova Tanque de Tinta,garrafas,toners e cartuchos.

FICHA TÉCNICA:
Cliente:HP Brasil
Tema:Partiu pro Ataque HP
JOB:Campanha de Incentivo às Vendas de Produtos HP
Produtos:Tanque de Tinta HP, garrafas de tinta HP, toners e cartuchos.
Local:Abrangência Nacional com viagem internacional
Datas:De Junho de 2017 a Setembro de 2017
Canal de Aplicação:Rede Kalunga e Distribuidores HP
Público-Alvo:Gerentes, Vendedores, Telemarketing do Varejista Kalunga e Distribuidores HP
Número de Participantes:5.000
Agência:LIQ
Serviços Prestados:Planejamento,Criação,Execução

Vídeo

Galeria de Fotos

O briefing apresentado pelo Cliente HP à LIQ solicitava o desenvolvimento de uma campanha que gerasse conhecimento dos consumidores em relação ao novo produto foco da HP a Nova Tanque de Tinta HP, mostrando seus diferenciais e benefícios, gerando interesse e principalmente gerando vendas. Não era apenas o incentivo pelo incentivo. O briefing era motivar na veia, e fazer com que os vendedores realmente vendessem os produtos instruindo consumidores.

O desafio, era criar uma campanha marcante, que literalmente incendiasse a concorrência no ponto de vendas e na distribuição, agressiva e que abrisse frente para que promotores e vendedores conseguissem pontos de destaque dentro da loja, apresentando o produto ao consumidor/revendedor e direcionando a maior parte das vendas da rede ou canal para os produtos foco. Além disto, para concorrer ao prêmio final todos os grupos tinham como premissa bater a meta em todos os tempos da campanha e mais: a cada 5% de superação da meta, a loja ou distribuidor ganhavam 1 chave para concorrer, em um sorteio, a uma viagem à Rússia no Mundial 2018, o que forçou toda a cadeia envolvida a se superar, afinal, quanto mais se superassem maiores as chances de ganhar o sorteio do prêmio final.

A campanha contou com hotsite responsivo onde era possível acompanhar frequentemente o ranking com as parciais alimentando assim uma disputa intensa e saudável entre os cinco grupos participantes mais 19 distribuidores.
Tivemos também cartazes, e-mails marketing e o principal: grupos no WhatsApp para falar diretamente com cada um dos vendedores e gerentes participantes da campanha.

O WhatsApp possibilitou que todas as dúvidas fossem respondidas em tempo real e que as lojas, de cada um dos cinco grupos, que disputavam a campanha interagissem entre si, o que fomentou ainda mais a disputa.
Outra vantagem: eram enviados áudios personalizados, com narrações de locutores da "partida" da campanha como no futebol, a cada etapa, além de vídeos com o Muricy Ramalho falando diretamente com os participantes.
A campanha ficou próxima e humanizada. Eram mais de 400 pessoas interagindo durante os 4 meses de campanha.

Os desafios?
Para criar grupos de WhatsApp e ter proximidade com cada um dos participantes, foco principal da estratégia para aumentar engajamento e criar um canal de conexão direta nossos vendedores, era preciso saber o número de seus celulares.
A solução foi simples: o celular pessoal de cada um deles foi usado como senha no cadastro do hotsite. As extrações de base eram diárias, e a equipe trabalhou em conjunto para segmentar e cadastrar todos, cada um em seu grupo de lojas.

Outro desafio: esta foi a maior campanha de incentivo em termos de premiação da história da Kalunga e da distribuição, como deixar isso claro e envolver cada um dos participantes?

A comunicação fez este papel que foi fundamental. Tudo foi temático, personalizado e relacionado a futebol e a copa, desde o ranking, aos áudios com narração dos tempos da campanha, o embaixador, as ativações e cafés da manhã em loja, com atores performáticos, tudo envolveu do início ao fim cada um dos participantes no clima de copa do mundo, e fazendo, principalmente, com que se sentissem estrelas do futebol. Para cada viagem seja para São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Natal ou Rússia tudo foi estrategicamente pensado e executado com excelência para que os ganhadores não se preocupassem com absolutamente nada: seus bilhetes de voo eram enviados em cartas individuais e personalizadas com todas as instruções antecipadamente, seus check ins realizados pela LIQ, motoristas até o aeroporto, translado e recepção com welcome coffee nos hotéis de destino, além de acompanhamento de todo o trajeto da saída para curtir a premiação até o retorno para a casa.


O ponto de partida: logo na primeira etapa as lojas que ficassem nos primeiros 20 dias de campanha entre as 2 melhores do grupo ganhavam um café da manhã para toda a equipe, cerca de 200 pessoas no total, com direito a sorteio de mais de vinte vouchers de R$ 50,00 reais. As lojas que batessem a meta e fossem as melhores em superação de cada grupo no primeiro tempo, que durou 45 dias, ganhavam dois megaeventos open bar. Duas experiências extremamente marcantes: camarote exclusivo HP com shows de Maraia e Maraisa e Henrique e Juliano em São Paulo e no Rio de Janeiro com direito a open bar, voo, hospedagem e alimentação. Para impactar toda a cadeia envolvida já na primeira fase 40% dos envolvidos foi premiado. O primeiro tempo da campanha marcou com muita emoção o coração de mais de 600 vendedores. Vale a pena conferir como foi no vídeo: https://vimeo.com/292408300

No segundo tempo, de também 45 dias, mais emoção! As lojas que ficassem em primeiro do grupo nos primeiros 20 dias de campanha ganhavam uma churrascada com futebol para toda a equipe de vendas, e ao final do segundo tempo, o primeiro colocado de cada grupo ganhava uma experiência sem igual: o jogo do Brasil em Porto Alegre pela fase das Eliminatórias da Copa do Mundo, em um camarote exclusivo da HP, com direto a open bar e open food. Foram premiadas 26 pessoas para o assistir Brasil vs Chile em Porto Alegre entre Kalunga e distribuição.

Chega a fase da prorrogação, 30 dias para correr atrás da superação e mais prêmios! Os dois primeiros colocados de cada grupo nos primeiros 20 dias ganhavam um café da manhã para toda a equipe de vendas além de sorteio de vouchers de R$ 50,00 e ainda uma exclusiva mala de viagem da HP para já se prepararem para a viagem da Rússia que estava tão próxima! Foram 20 malas de viagem HP, 40 vouchers, 10 cafés da manhã para cerca de 200 pessoas no total.

Em paralelo a fase da prorrogação uma surpresa! Era hora de motivar as lojas que não bateram a meta em um dos tempos da campanha: começa a fase da Repescagem! Inseridas em um grupo único todas as lojas tiveram uma nova chance para se superar em vendas nestes últimos 30 dias e correr atrás da meta do mês. As 4 primeiras lojas em superação de meta deste grupo único, ganhavam duas viagens cada, para curtir quatro dias em um Resort de luxo em Natal com tudo incluso.

E.... finalmente, após todo esse jogo: as finalistas deste campeonato de muitas vendas e emoções.

A regra era clara:

Bateu a meta e ficou entre as melhores em superação em todos os tempos da campanha classifica para a grande final do campeonato que tem premiação garantida: ou ganha, em sorteio, uma viagem para a Copa do Mundo na Rússia ou ganha automaticamente duas viagens para um Resort de luxo em Natal com tudo incluso.
O sorteio da grande final foi pura emoção. Realizado na sede da HP em Alphaville e transmitido ao vivo pelo site da campanha, contou com a presença de todos os finalistas que ganharam a viagem para São Paulo. Confira como foi esta festa: https://youtu.be/eKaJ_kFGwEI

A campanha ao final premiou 10 vendedores com uma viagem de sete dias para a copa do mundo 2018 na Rússia e 91 vendedores e gerentes com uma viagem para Natal no luxuoso resort Shers.

Na Rússia todo o luxo e exclusividade merecida: cada ganhador ganhou um cartão para uso pessoal com $ 1.000 dólares, porta passaporte de couro, tag de mala, camisa do Brasil personalizada para torcer junto a um kit torcida, transfer exclusivo, almoços e jantares de luxo, passeios e city tours por Moscou e muito mais! Todos voltaram encantados com o sonho realizado, pois para a maioria deles foi a primeira viagem internacional, para alguns a primeira viagem.

Em Natal, pura animação! Passeio de bug, resort cinco estrelas, partidas de futebol e muita sombra e agua fresca merecidas depois de tanto empenho dos vendedores e gerentes. Foram 41 ganhadores da Kalunga e 50 da distribuição.

Esta épica campanha planejada e executada pela LIQ, traz uma nova visão e forma de fazer incentivo proporcionando experiências com a marca durante todo o processo, se transformando em um case de sucesso não só pelo extraordinário número de vendas alcançado, mas pelo engajamento e emoção envolvida durante todo o período.

A campanha representou um marco na histórica da distribuição e da Kalunga, com enorme sucesso de participação, conhecimento do produto e retorno de vendas. Os ganhadores voltaram encantados e principalmente engajados com a marca e ainda hoje os grupos de WhatsApp continuam ativos e cada venda HP é enviada e todos se conversam por ali. E, agora, se faz presente para ser reconhecida e premiada por este respeitado prêmio.

RESULTADOS MAIS QUE IMPRESSIONANTES!

Durante o período da campanha que se iniciou em junho de 2017 finalizando em setembro do mesmo ano, das 163 lojas da Kalunga Participantes, 77 superaram a meta todos os tempos da campanha e destas, 22 bateram todos os recordes de superação, várias das lojas chegaram a final com mais de 200 chaves no sorteio para a viagem para a Rússia, o que equivalia a quase 1.000% de superação nos 4 meses da campanha.

Na Distribuição, nos 19 distribuidores participantes, as vendas tiveram crescimento de mais de 80% se comparado o período anterior a campanha, quebrando todos os recorde de vendas.

Além de vitrines, espaços e pontos extras dentro de todos os pontos de venda da rede Kalunga, foram realizadas mini ativações com demonstração de produto para clientes em praticamente todas as lojas do varejista, resultando em uma exposição de marca e produto jamais vista dentro das lojas.

A HP no período teve seu objetivo superado em mais de 10% nas lojas Kalunga e em mais de 30% em seus distribuidores e devido aos excelentes resultados, que viraram case de destaque internacionalmente dentro da empresa, continua os incentivos já se prepara para embarcar em um cruzeiro no ano de 2018.