Para criar a Campanha de Incentivo da PAN Seguros, levamos em consideração os principais objetivos levantados no briefing dado pelo cliente, que foram:
- Desenvolver a nova identidade visual;
- Criar ações de incentivo e cronograma de comunicação para atingir os participantes;
- Oferecer soluções criativas para aumentar a venda de seguros dentro do Banco PAN;
- Converter negócios para a PAN Seguros.
Com os objetivos em mãos, fizemos uma pesquisa minuciosa sobre o perfil do cliente, sobre as campanhas de incentivos dos concorrentes e sobre o público alvo que iriamos impactar. Após essa pesquisa, chegamos ao desenvolvimento do programa de incentivo, que foi aprovado, com pequenas alterações de escopo.
Confira abaixo todos os detalhes.
A identidade visual:
O nome da campanha já existia e para a identidade visual desenvolvemos uma linha completamente ligada ao nome ?Embarque Nessa Oportunidade? e ao prêmio que seria entregue: o cruzeiro. Fomos buscar inspiração nos itens marítimos e elementos que são encontrados em barcos, como cordas e escotilhas, para identificar um caminho criativo que gere bastante conteúdo e possibilidades, pois teríamos que produzir uma grande quantidade materiais ao longo da campanha.
Como elemento principal da marca desenvolvida, criamos uma fusão que remete aos dois prêmios principais. O volante do BMW X1 e o timão de navio. Ao juntarmos, criamos um efeito divertido e impactante.
As cores utilizadas, principalmente o azul do mar e do céu foram uma forma de termos presente automaticamente a cor da PAN Seguros, trazendo algo que remeta ao institucional mesmo que de forma lúdica e indireta.
As fontes utilizadas no logo trouxeram modernidade e, em relação à palavra ?Nessa?, é manuscrita para trazer a questão humana, aproximando o participante da temática. As duas letras ?s? de ?nessa?, foram modificadas para serem transformadas em cifrões. Uma estratégia para, automaticamente, ligar o nome a ideia de valores, ganhos e benefícios.
O mascote:
Após o desenvolvimento da identidade visual, buscamos oferecer mais uma ferramenta que pudesse nos aproximar dos participantes e facilitar a comunicação, formando uma ponte entre as duas pontas. E para isso criamos um mascote. Um personagem que será o ?garoto propaganda? da campanha. Uma cara para os participantes se identificarem e desenvolverem laços. Esta é uma estratégia que consideramos muito adequada, pois também nos deu mais possibilidades para a comunicação e materiais.
O mascote fez parte do tema. É nosso mini comandante que lidera as informações e o conteúdo. Criado com uma roupa com o quepe/chapéu e uma camisa naval com o logo da PAN Seguros, nosso personagem, a cada comunicação estará em situações diferentes, amarrando o discurso da peça, tornando tudo mais leve e agradável para todos. Ele aparece em diversas formas diferentes: falando sobre o destino, trazendo informações sobre o regulamento, demonstrando os diferenciais dos prêmios e assim por diante.
Com o mascote, tivemos a oportunidade de iniciarmos a campanha com uma ação que, logo de cara, trouxe o engajamento de todos e criou uma ?degustação? dos próximos meses: a escolha do nome do mascote, onde através do hotsite (explicado mais detalhadamente abaixo) o participante pôde sugerir um nome para o personagem. Os nomes mais criativos passaram por um crivo do grupo de trabalho pré-determinado na PAN Seguros e os 3 melhores foram divulgados para votação.
Com o nome escolhido, trouxemos mais proximidade do mascote com o público alvo.
A mecânica:
A mecânica foi dividida por fases embasadas no regulamento da Campanha, levando em consideração os momentos da mesma, como: inícios e fechamentos de trimestres, gatilhos de pontuações, lançamento de informações como hotsite ou concursos, dentre outros.
As fases foram divididas da seguinte forma:
Fase 1: Embarque Imediato
Duração: 3 meses
Enfoque: Ponta pé inicial do incentivo onde são veiculadas as informações mais importantes sobre o regulamento, metas e prêmios.
Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como ?push-up? para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.
Além dos e-mails marketings e mensagens, foi desenvolvido um hotsite com 6 abas de conteúdo para manutenção geral, que é atualizado mensalmente e possui alguns recursos, como:
- Baixar regulamento e formulários
- Saber mais informações sobre os prêmios
- Canal de dúvidas via formulário de contato
- Acesso da posição do ranking e posição dos 10 mais mediante regulamento
Fase 2: Acertando o Rumo
Duração: 2 meses
Enfoque: Informações complementares sobre a Campanha, lançamento dos rankings e dicas para como superar as metas.
Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como ?push-up? para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.
Fase 3: Hora de Atracar
Duração: 2 meses
Enfoque: Momento de motivação, apresentação mais detalhada dos prêmios, manutenção dos rankings e lançamento do ranking dos 10 mais, além de dicas de como dar um gás na fase final da campanha.
Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como ?push-up? para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.
Fase 4: Embarque Nessa Oportunidade
Duração: 2 meses
Enfoque: Focada nos premiados, essa fase divulga o ranking final, parabeniza os ganhadores, impulsiona os que não ganharam a participar das próximas campanhas e dá dicas e informações detalhadas sobre a viagem.
Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como ?push-up? para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.
As peças:
Todas as peças que criamos para esta campanha estão citadas abaixo, mas é muito importante informar que cada uma das peças tinha uma característica própria, com um diferente tipo de linguagem para cada conteúdo a ser trabalhado.
Abaixo, exemplificaremos algumas delas:
- Logo e Slogan
- Identidade Visual
- Criação de Mascote
- Papel de Carta
- Testeira e Base para E-mail
- Hotsite, contendo 6 abas de conteúdo
- 45 E-mails marketings divididos nas 4 fases da campanha
- 27 Mensagens de WhatsApp divididos nas 4 fases da campanha
- Aplicação de logo em brindes e vouchers
A equipe de trabalho:
Para atender a demanda da campanha foi organizada uma equipe de trabalho responsável pelo conteúdo e execução. Fazem parte desta equipe: 1 diretor de conteúdo, 1 redator, 1 diretor de arte, 1 profissional de atendimento e 1 profissional de produção.
Os prêmios:
A viagem de incentivo que faz parte do prêmio da Campanha também está sob responsabilidade da Alternativa F. A viagem foi para o litoral sul do Brasil no navio MSC Preciosa no mês de abril de 2018.
O carro foi sorteado no final da campanha durante a Convenção do Banco PAN.