Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Campanha Embarque Nessa Oportunidade Pan Seguros

Candidato: Alternativa F
Cliente: Pan Seguros
Segmento: 10ª Edição
Estado: SP

A Agência: Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas. Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa. Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun. Criatividade e inovação, atendimento sênior personalizado, credibilidade, segurança, ótimo custo-benefício e uma entrega de qualidade que supera as expectativas. Não precisa escolher entre uma ou duas opções. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo a Alternativa F oferece todos esses diferenciais em uma só agência. O Cliente e o Evento: A PAN Seguros foi criada pensando na sua proteção individual, de sua família, seus bens e no futuro. O portfólio é composto por Seguros de Danos e Pessoas, com destaque para Massificados e Microsseguros com produtos de Vida, Acidentes Pessoais, Prestamista, Habitacional, Fiança Locatícia, Garantia Estendida, Vida em Grupo, entre outros. São diversos benefícios e assistências que incorporam nossos produtos, como: assistência residencial, assistência moto, assistência veicular, assistência funeral, orientação médica por telefone, descontos em farmácias, concierge, capitalização, entre outros. Pelo primeiro ano, a Pan Seguros quis criar um programa de incentivo para motivar os funcionários do Banco Pan e alavancar as vendas, e por este motivo, convidou a Alternativa F para desenvolver seu conceito (com nome e prancha), sua identidade visual, todas as peças de comunicação e manutenção da campanha, além de organizar a viagem de incentivo para o litoral Sul do Brasil através de um cruzeiro da MSC. Ficha Técnica: Participantes da Campanha: 2.600 colaboradores Periodicidade: Março de 2017 a Dezembro de 2017 Abrangência: Nacional

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Para criar a Campanha de Incentivo da PAN Seguros, levamos em consideração os principais objetivos levantados no briefing dado pelo cliente, que foram: - Desenvolver a nova identidade visual; - Criar ações de incentivo e cronograma de comunicação para atingir os participantes; - Oferecer soluções criativas para aumentar a venda de seguros dentro do Banco PAN; - Converter negócios para a PAN Seguros. Com os objetivos em mãos, fizemos uma pesquisa minuciosa sobre o perfil do cliente, sobre as campanhas de incentivos dos concorrentes e sobre o público alvo que iriamos impactar. Após essa pesquisa, chegamos ao desenvolvimento do programa de incentivo, que foi aprovado, com pequenas alterações de escopo. Confira abaixo todos os detalhes. A identidade visual: O nome da campanha já existia e para a identidade visual desenvolvemos uma linha completamente ligada ao nome ?Embarque Nessa Oportunidade? e ao prêmio que seria entregue: o cruzeiro. Fomos buscar inspiração nos itens marítimos e elementos que são encontrados em barcos, como cordas e escotilhas, para identificar um caminho criativo que gere bastante conteúdo e possibilidades, pois teríamos que produzir uma grande quantidade materiais ao longo da campanha. Como elemento principal da marca desenvolvida, criamos uma fusão que remete aos dois prêmios principais. O volante do BMW X1 e o timão de navio. Ao juntarmos, criamos um efeito divertido e impactante. As cores utilizadas, principalmente o azul do mar e do céu foram uma forma de termos presente automaticamente a cor da PAN Seguros, trazendo algo que remeta ao institucional mesmo que de forma lúdica e indireta. As fontes utilizadas no logo trouxeram modernidade e, em relação à palavra ?Nessa?, é manuscrita para trazer a questão humana, aproximando o participante da temática. As duas letras ?s? de ?nessa?, foram modificadas para serem transformadas em cifrões. Uma estratégia para, automaticamente, ligar o nome a ideia de valores, ganhos e benefícios. O mascote: Após o desenvolvimento da identidade visual, buscamos oferecer mais uma ferramenta que pudesse nos aproximar dos participantes e facilitar a comunicação, formando uma ponte entre as duas pontas. E para isso criamos um mascote. Um personagem que será o ?garoto propaganda? da campanha. Uma cara para os participantes se identificarem e desenvolverem laços. Esta é uma estratégia que consideramos muito adequada, pois também nos deu mais possibilidades para a comunicação e materiais. O mascote fez parte do tema. É nosso mini comandante que lidera as informações e o conteúdo. Criado com uma roupa com o quepe/chapéu e uma camisa naval com o logo da PAN Seguros, nosso personagem, a cada comunicação estará em situações diferentes, amarrando o discurso da peça, tornando tudo mais leve e agradável para todos. Ele aparece em diversas formas diferentes: falando sobre o destino, trazendo informações sobre o regulamento, demonstrando os diferenciais dos prêmios e assim por diante. Com o mascote, tivemos a oportunidade de iniciarmos a campanha com uma ação que, logo de cara, trouxe o engajamento de todos e criou uma ?degustação? dos próximos meses: a escolha do nome do mascote, onde através do hotsite (explicado mais detalhadamente abaixo) o participante pôde sugerir um nome para o personagem. Os nomes mais criativos passaram por um crivo do grupo de trabalho pré-determinado na PAN Seguros e os 3 melhores foram divulgados para votação. Com o nome escolhido, trouxemos mais proximidade do mascote com o público alvo. A mecânica: A mecânica foi dividida por fases embasadas no regulamento da Campanha, levando em consideração os momentos da mesma, como: inícios e fechamentos de trimestres, gatilhos de pontuações, lançamento de informações como hotsite ou concursos, dentre outros. As fases foram divididas da seguinte forma: Fase 1: Embarque Imediato Duração: 3 meses Enfoque: Ponta pé inicial do incentivo onde são veiculadas as informações mais importantes sobre o regulamento, metas e prêmios. Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como ?push-up? para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora. Além dos e-mails marketings e mensagens, foi desenvolvido um hotsite com 6 abas de conteúdo para manutenção geral, que é atualizado mensalmente e possui alguns recursos, como: - Baixar regulamento e formulários - Saber mais informações sobre os prêmios - Canal de dúvidas via formulário de contato - Acesso da posição do ranking e posição dos 10 mais mediante regulamento Fase 2: Acertando o Rumo Duração: 2 meses Enfoque: Informações complementares sobre a Campanha, lançamento dos rankings e dicas para como superar as metas. Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como ?push-up? para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora. Fase 3: Hora de Atracar Duração: 2 meses Enfoque: Momento de motivação, apresentação mais detalhada dos prêmios, manutenção dos rankings e lançamento do ranking dos 10 mais, além de dicas de como dar um gás na fase final da campanha. Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como ?push-up? para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora. Fase 4: Embarque Nessa Oportunidade Duração: 2 meses Enfoque: Focada nos premiados, essa fase divulga o ranking final, parabeniza os ganhadores, impulsiona os que não ganharam a participar das próximas campanhas e dá dicas e informações detalhadas sobre a viagem. Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como ?push-up? para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora. As peças: Todas as peças que criamos para esta campanha estão citadas abaixo, mas é muito importante informar que cada uma das peças tinha uma característica própria, com um diferente tipo de linguagem para cada conteúdo a ser trabalhado. Abaixo, exemplificaremos algumas delas: - Logo e Slogan - Identidade Visual - Criação de Mascote - Papel de Carta - Testeira e Base para E-mail - Hotsite, contendo 6 abas de conteúdo - 45 E-mails marketings divididos nas 4 fases da campanha - 27 Mensagens de WhatsApp divididos nas 4 fases da campanha - Aplicação de logo em brindes e vouchers A equipe de trabalho: Para atender a demanda da campanha foi organizada uma equipe de trabalho responsável pelo conteúdo e execução. Fazem parte desta equipe: 1 diretor de conteúdo, 1 redator, 1 diretor de arte, 1 profissional de atendimento e 1 profissional de produção. Os prêmios: A viagem de incentivo que faz parte do prêmio da Campanha também está sob responsabilidade da Alternativa F. A viagem foi para o litoral sul do Brasil no navio MSC Preciosa no mês de abril de 2018. O carro foi sorteado no final da campanha durante a Convenção do Banco PAN.

Criar uma campanha de incentivo é sempre um grande desafio, mas os maiores deles foram: 1 ? Como implementar uma campanha de incentivo nunca antes feita pela PAN Seguros? Tivemos que fazer pesquisa prévia sobre o cliente, target e comportamento para buscar uma forma de abordagem eficiente e melhores ferramentas. Acreditamos que essa pesquisa foi essencial para termos um plano de ações bem estruturado e que fizesse o cliente entender de forma clara e segura como cada fase da campanha iria funcionar, como iriamos impactar o público e quais eram as melhores formas para isso. 2 ? Como criar empatia do público? Esse desafio veio com uma grande ?sacada? que foi a criação do mascote. O personagem, assim como em outras campanhas do mercado, traz identificação, proximidade e até mesmo facilita o entendimento do que está sendo veiculado. E para que essa relação entre o mascote e o público ficasse ainda mais pessoal, trouxemos uma enquete sobre a criação do nome dele, assim, os participantes poderiam se sentir parte integrante da campanha. 3 - Como alcançar o maior número possível de pessoas e garantir que a comunicação fosse assertiva? Criamos um planejamento de peças que faz com que o participante receba informações atualizadas da campanha e além dos e-mails marketing, usamos plataformas online para facilitar isso, como um hotsite personalizado e mensagens ?push up? via WhatsApp.

A criação da primeira campanha de incentivo da PAN Seguros impactou os colaboradores de forma muito positiva, gerando ótimos comentários entre os participantes. Isso se deu porque a comunicação criada engajou todos rumo a um objetivo comum: o cumprimento das metas. Alguns benefícios sinalizados com a campanha foram: - Retenção de mão de obra qualificada - Maior produtividade - Melhora na relação com os parceiros de negócios - Melhor clima organizacional A formalização da Pan Seguros veio com 1 mês de antecedência ao início da campanha que tem duração de 10 meses e atendimento dedicado mensal. Foram mais de 14 reuniões/calls de alinhamento sobre o evento. Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 1 diretor de conteúdo, 1 redator, 1 diretor de arte, 1 profissional de atendimento e 1 profissional de produção. Foram impactadas mais de 2.600 pessoas, a maioria clientes da região sudeste.