Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: 58º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Coloproctologia

Candidato: RV Mais
Cliente: Sociedade Brasileira de Coloproctologia
Segmento: 09ª Edição
Categoria: Comunicação Visual


Estado: SP

Troféu ACCOR HOTELS
Comunicação Visual

Empresa Organizadora

A RV Mais é uma empresa brasileira do ramo de promoções e eventos que trabalha com paixão e responsabilidade, dando vida aos sonhos de seus clientes por meio da busca da excelência nos serviços que presta. Sua grande experiência na realização de convenções, workshops, congressos, simpósios, treinamentos e lançamentos de produtos também faz com que a RV Mais se destaque nesse mercado, no qual atua há 15 anos.

Cliente

A Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) congrega cirurgiões e médicos especializados que se dedicam ao estudo e promoção científica da coloproctologia, destinados também a desenvolver, contribuir e oferecer uma prática avançada no diagnóstico e tratamento dos pacientes portadores de condições do cólon, reto e ânus. A SBCP constitui a maior associação deste campo na América Latina.

Ficha Técnica

Título: 58º Congresso Brasileiro de Coloproctologia
Nº de participantes: 1.330
Período: de 02 a 06 de setembro de 2009
Local: Sheraton WTC Hotel São Paulo
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional
Atividades paralelas: Programação Científica, Programação Social, Programação de Acompanhantes e Exposição Comercial
Empresa Organizadora: RV Mais Promoção e Eventos
Cliente: Sociedade Brasileira de Coloproctologia

Um evento desse porte que já contabiliza quase 60 edições é sempre um grande desafio para a empresa que o organiza. São diversos aspectos envolvidos em sua concepção, como a comunicação visual diferenciada, a adequação dos espaços para receber os participantes, palestrantes e todo o staff do evento para a realização da programação científica, social e de acompanhantes, além da área de exposição, pela qual deve ser garantida a circulação do maior número de pessoas.

Assim foi a 58º edição do Congresso Brasileiro de Coloproctologia, com 1.330 participantes. Na programação científica foram abordados os principais temas da área e o evento contou com a participação de 271 palestrantes, dentre eles 10 estrangeiros e 261 brasileiros.

A programação social foi recheada de atividades, começando pela Solenidade de Abertura, realizada no WTC Golden Hall, com coquetel e música ao vivo para 700 convidados, e seguidas do Jantar dos Ex-Presidentes, Jantar de Confraternização e Jantar de Encerramento.

O programa destinado às acompanhantes, esposas, filhas, irmãs ou mães dos congressistas contou com 200 participantes e teve atividades no próprio hotel como cursos de automaquiagem e passeios externos, como degustações, compras e passeios turísticos.

O espaço reservado para a área comercial do Congresso foi o Foyer do Golden Hall. Cerca de 30 empresas puderam expor seus produtos e serviços. A movimentação durante todos os dias do evento foi intensa.

A Lado a Lado Design, Comunicação e Marketing, empresa integrante da RV Mais, foi a responsável pela criação e desenvolvimento do projeto de comunicação visual do 58º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, como a logomarca do evento, sinalização e cenografia, além de todos os materiais entregues aos congressistas, palestrantes e acompanhantes.

Para personalizar a 58ª edição do Congresso Brasileiro de Coloproctologia, a proposta de logomarca deveria conter algum ícone que simbolizasse São Paulo. Após diversas sugestões de layouts, foi escolhida a Ponte Estaiada. Inaugurada no dia 10 de maio de 2009, no Brooklin, zonal sul de São Paulo e instalada sobre o Rio Pinheiros, a ponte, que tem capacidade para oito mil carros por hora, é o novo cartão postal da cidade. Este ícone, aliado à imagem representativa da Coloproctologia, fez nascer a logomarca do 58º Congresso Brasileiro de Coloproctologia.

A logomarca foi aplicada ao hotsite do congresso, a todos os materiais gráficos, à sinalização no local do evento, compondo-se a ela, uma comunicação visual estilizada que incluiu, ainda, outras imagens que simbolizam São Paulo.

Peças e Serviços

Para a 58ª edição do Congresso Brasileiro de Coloproctologialogia, a RV Mais e a Lado a Lado desenvolveram várias ferramentas e criaram todas as peças necessárias para as atividades programadas.

? Cenografia

? Design
- Logotipia (estudo e desenvolvimento da logomarca do Congresso)
- Identidade Visual (aplicada a todos os materiais desenvolvidos para o Congresso)

? Soluções Web
- Hotsite (criação e manutenção do hotsite do evento)
- Newsletter

? Produção de Conteúdo
- Redação de convites, cartas de boas-vindas para convidados estrangeiros, hotsite e newsletters.

Peças para a Parte Científica do Evento

- Agenda de bolso
- Banner de Boas Vindas
- Banners de sinalização
- Banner tutorial de Urologia Feminina
- Bloco de anotações
- Certificado
- Crachás
- Lembrete dos Eventos Sociais
- Convite para o Jantar dos Ex-Presidentes
- Convite para o Jantar de Confraternização
- Convite para o Jantar de Encerramento
- Display de sinalização
- Faixas de mesa
- Ficha de avaliação para expositor
- Ficha de avaliação para congressista
- Ficha de inscrição no local
- Placas identificação de porta
- Placas de púlpito
- Placa de aeroporto
- Postal
- Comunicados do Evento
- Prisma de mesa ?reservado?
- Programa Final português
- Programa Final inglês
- Sinalização

Peças para a Programação de Acompanhantes

- Banner com a programação
- Crachás de participantes
- Crachás para a Comissão Social
- Ficha de atividades
- Folder programação

Criação do Hotsite do Congresso

O hotsite do congresso reuniu as principais informações sobre o evento, com um ?Menu? completo e diversificado. Ao acessar cada item, o interessado no evento conseguia abrir sub-menus que traziam as atividades detalhadas. Dois espaços prioritários, a programação científica e as inscrições, sem dúvida, foram as áreas mais visitadas. Isto, em função do extraordinário número de pré-inscritos no evento.

Atualizações semanais e muitas vezes, diárias, eram feitas no site. Sempre buscando que o público-alvo do evento recebesse em primeira mão informações atualizadas. A organizadora trabalhou intensamente para que o hotsite do 58º Congresso Brasileiro de Coloproctologia fosse fácil de navegar, completo e atualizado, por entender e acreditar que informação de qualidade e funcionalidade são fundamentais para que o público interessado no evento decida fazer a sua inscrição.

Cenografia

Para dar mais conforto aos participantes, a plenária foi montada contemplando um palco com 18,00 x 4,00m e uma cenografia que incluiu quatro telas de 6,00 x 4,50, mais duas telas que abrangiam da metade da sala para trás. Um banner central com os logos do evento foi centralizado ao fundo do palco. Uma mesa diretora e um púlpito também faziam parte da estrutura organizada para as dinâmicas das conferências.

Uma iluminação especial para teto, palco, plateia e decorativa (nas laterais) foi montada para deixar o espaço como um todo, mais atrativo e mais aconchegante para os participantes.

A 58º edição do Congresso Brasileiro de Coloproctologia contou com 1.330 participantes e 271 palestrantes internacionais e brasileiros. Estes convidados especiais deram o tom à parte cientifica, acrescentando qualidade e dinamismo às discussões.

O retorno na comunicação visual não é mensurável, tendo como medida a opinião dos participantes, e nesse caso a avaliação foi altamente positiva.