Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Lançamento Chevrolet Equinox

Capa

Candidato: Vintage.Ag
Cliente: GM do Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Lançamento de Produtos
Estado: SP

TROFÉU TES CENOGRAFIA
Lançamento de Produtos

Ficha Técnica:
Nome do Evento: Lançamento do Chevrolet Equinox
Data: outubro/2017
Local: São Paulo, SP
Local do Evento: Parque Burle Marx, Palácio Tangará e Condomínio São Pedro

CONTEXTO GERAL:

Nenhum outro segmento na indústria automobilística cresceu tanto como o dos utilitários esportivos e dos crossovers. Atenta aos novos anseios dos consumidores, a Chevrolet começou a renovar toda sua gama de produtos nesta categoria implementando tecnologias e conceitos realmente inovadores.

O começo dessa renovação se iniciou com o SUV da Chevrolet de maior sucesso nos Estados Unidos que chegou para revolucionar o segmento no mercado brasileiro a partir do último trimestre do ano de 2017.

?O Equinox chega para agregar prestígio à linha de SUV da Chevrolet e ficará posicionado entre o Novo Tracker e o Novo Trailblazer?, destaca Hermann Mahnke, diretor de Marketing da marca para o mercado Sul-Americano.

Além de tecnologias inovadoras de segurança, conectividade, conforto e conveniência, o Equinox surpreende também pelo conjunto mecânico de alta performance.

?Este é o mais avançado motor turbinado ofertado pela Chevrolet no mundo. Foi especialmente projetado para entregar uma combinação de potência, eficiência energética e durabilidade num patamar realmente inédito para um SUV da marca?, destaca Mathias Reinartz, diretor de Sistemas de Propulsão da GM América do Sul.

O modelo, que chegou no último trimestre do ano no Brasil, fez sua primeira aparição pública na América do Sul durante o Salão de Buenos Aires, de 10 a 20 de junho, na Argentina.



CENÁRIO:

A apresentação do Chevrolet Equinox gerou uma grande expectativa por parte da imprensa nacional que já especulava algumas das novidades que seriam apresentadas.

Com tanta expectativa o evento de lançamento foi um grande desafio para que o publico enxergasse no Chevrolet Equinox toda essa revolução que a General Motors prometeu.

PÚBLICO ENVOLVIDO:

120 jornalistas especializados em mídia automotiva.
20 influenciadores digitais
30 executivos da Chevrolet para atendimento aos convidados

DESAFIO:

Mostrar aos convidados que a categoria de SUVs ganhou um grande produto. Onde: versatilidade e tecnologias de um SUV premium, combinada com potência de um superesportivo fazem parte da decisão de compra por parte do target.

Vídeo

Para envolver o público foi desenvolvido um planejamento que buscou seguir uma citação de Goethe

?O que quer que você possa fazer, ou sonhar, faça. A ousadia contém genialidade, poder e magia.?

Aliado a um conceito gráfico que tinha como princípio linhas que levavam a uma condução, movimento, projeto. O propósito era desenhar um caminho onde a consequência das suas decisões te levava ao prestígio e o resultado seria uma provocação com poder alcançado graças ao Chevrolet Equinox.

RACIONAL CRIATIVO
Contexto criado para os jornalistas entenderem a mensagem passada durante o evento foi desenvolvido com base no perfil do consumidor desse segmento de veículo.
Um consumidor que busca mais que um produto.
Busca:
STATUS ? CONFORTO ? PRESTÍGIO ? PODER

UM CARRO NÃO É SÓ UM CARRO
Você persegue sonhos e paixões. O sonhado ?amanhã melhor? já é hoje. E você celebra esse momento através das escolhas que faz. Escolhas que vão além do comum. E você não faz isso para exibir seu status, mas sim porque sabe que essas escolhas fazem a vida especial.

Equinox é um carro que incorpora o prestígio de seu proprietário, por isso é uma escolha especial.

PARA QUEM ESTÁ
NO SEU MELHOR MOMENTO E O VIVE DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL.

TRANQUILO POIS SEUS PROJETOS FUTUROS SEGUEM SEU FLUXO.

SATISFEITO COM O MOMENTO PRESENTE E SABE ONDE QUER CHEGAR.

CONCEPT
É na pausa entre as notas que surge a música.
É no espaço entre o inspirar e o expirar que a vida acontece.
No instante precioso. Único. Intenso.
O agora. O presente.
É um ponto entre o passado e o futuro.
O único tempo e lugar em que é possível agir, sentir, fazer, viver.
O presente é completo em si. Coisa boa. Jóia rara.
Antes era plano. Depois será memória.
Você faz um caminho e chega nele unicamente para vivê-lo.
Intensamente.
Plenamente.
O PRESTÍGIO TE LEVA

O evento levou à risca o conceito criado: buscou fazer, dentro do universo ideal, as melhores e mais adequadas escolhas: locais, atração e, claro, o reveal, transpareceu aos convidados a completude de um caminho planejado sob a ótica do consumidor que conseguiu alcançar tudo que queria.

Galeria de Fotos

LOCAL DO EVENTO
A experiência dos convidados tinha q ser completa. Para isso o estilo de vida do consumidor do Chevrolet Equinox moldou as locações escolhidas para a realização do evento.

PARQUE BURLE MARX
Localizado na região do Morumbi, bairro de alto padrão, na cidade de São Paulo foi inaugurado em 1995 por um Convênio entre a Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) e a Fundação Aron Birmann, o Parque Burle Marx abre as suas portas como o único parque municipal de São Paulo administrado por uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
O Parque Burle Marx possui uma importante função na composição de áreas verdes da cidade de São Paulo, pois contribui para a melhoria da qualidade do ar, redução da poluição sonora, preservação da fauna e da flora, amenização dos efeitos das ?ilhas de calor?, além de servir de agradável espaço para o lazer da população.
É por essas e outras características que fazem o Parque ser frequentado por um público seleto e que se entrega para conseguir o melhor.

PALÁCIO TANGARÁ
Inaugurado em 2017, o Hotel Palácio Tangará conta com localização privilegiada e inigualável no coração de São Paulo, em meio ao intocado verde do Parque Burle Marx. Com uma refinada decoração contemporânea e diversos espaços gastronômicos, ele busca trazer a refinada hospitalidade europeia combinada à arte de "bem viver" dos brasileiros.
A escolha do local pareceu óbvia, pois une o que o consumidor do Chevrolet Equinox busca

STATUS ? CONFORTO ? PRESTÍGIO ? PODER

Um outro diferencial foi o ineditismo. Foi a primeira vez que um evento da indústria automobilística aconteceu nas suas instalações.

FLOW DO EVENTO
Toda a implantação do evento buscou trazer elementos que traduzissem os valores que os consumidores do Chevrolet Equinox buscam.

A utilização da Cristal Ballroom e sua varanda, além do elegante foyer.
Nesses ambientes, um flow foi construído em alguns passos a revelação da Equinox.

A Hostess do evento foi a modelo e apresentadora Isabela Fiorentino que conduzia todos os conviados para a STATUS EXPO. Lugar onde alguns detalhes do novo Chevrolet Equinox foram elevados ao estado da arte: prestígio que conferiu status.

Depois terem contato com detalhes do veículo, os convidados eram direcionados para o CONFORT CONCERT. Local que teve uma apresentação artística com música elegante e aconchegante. Essa apresentação foi realizada pela cantora Claudia Bossle.

PRODUCT SHOW
Idealizado para causa alto impacto visual para gerar conteúdo em mídias tradicionais e digitais. A proposta teve foco no produto, além de uma narrativa envolvente para revelar o carro.


CENÁRIO
O cenário trouxe grandiosidade e prestígio: a partir da varanda do Palácio Tangará, os jornalistas assistiram ao espetáculo que aconteceu no pátio do Parque Burle Marx. Plataformas elevadas foram construídas na varanda para melhor visualização.

SET UP
Toda narrativa foi construída com os seguintes elementos:
01. Personagem
A narrativa foi conduzida por um personagem central.
02. Esteira
Um truque teatral para simular caminhada.

03. Tela Transparente
Superfície com 16 m X 7,5 m para projeção que possibilitou visão de elementos ao fundo.

04. Plataformas Suspensas
Elementos apareceram, atrás da tela de projeção, em diferentes níveis de altura e profundidade.

05. Orquestra
Música, feita ao vivo, que trouxe prestígio na forma e na apresentação.

06. DJ Set Up
Música eletrônica se misturou à orquestra para um crescente triunfal.

07. Túnel em LED
Efeito visual para uma entrada com muito prestígio.

08. Luzes
Acompanham a performance e a apresentação do produto.

09. Rampa
Para exibição em destaque da Equinox.

REVEAL ? STEP BY STEP
?Os desfiles são condutores da imaginação, criando vínculos entre o sonho e a realidade?, explica Wanda Maleronka, professora da faculdade de moda Anhembi-Morumbi, em São Paulo. Nesse sentido, o que eles querem é despertar nas pessoas o desejo por aquela marca e tudo o que ela oferecer.
(Superinteressante)

PRESTIGIOUS EXPERIENCE
1 - OVERTURE
- Apresentação do Universo Equinox e do perfil do consumidor (Persona)
- Cena: Performer na esteira / Grafismos / instrumentos orquestra (entrando gradativamente)

Lett.:
(sentimentos Persona / hoje)
REALIZAÇÃO STATUS
(efeitos que ele causa no mundo)
RECONHECIMENTO ADMIRAÇÃO

2 ? SUSPENSE / CLÍMAX
Cena: performer ?vira? DJ / imagens detalhes carro

Lett.:
(Continuação sentimentos)
PRESTÍGIO

3 - REVEAL
Cena: ponto alto = Orquestra + DJ / Entrada surpreendente do Equinox ao vivo

4 - EQUINOX SHOW
- Desfile propriamente dito / Product Show
- Imagens do Equinox

5- GRAND FINAL
- Carros alinhados / Pontuação sonora / Black out (cena e som)

- Pontuação sonora / Faróis dos carros se acendem indicando o caminho do espaço do jantar

Lett.:
O PRESTÍGIO TE LEVA

ESTÚDIO EQUINOX
A construção do Estúdio Equinox teve o proposito de realizar a cobertura total do evento oferecendo material com qualidade para veiculação em qualquer mídia.
Material editado e tratado no local, entregue em tempo recorde, para publicação imediata.
Assim conseguimos atender a demanda dos convidados e oferecer um conteúdo com qualidade para que fosse compartilhado nas redes sociais.
Montada no foyer do evento: os jornalistas puderam acompanhar esse trabalho e agendar serviços.
A estrutura do estúdio contou com:
? 2 equipes completas de foto;
? 1 ilha de foto: fotos escolhidas e tratadas com máxima qualidade;
? 2 equipes completas de vídeo;
? 1 ilha de edição: jornalistas escolhiam na hora o material que melhor o atende;
? 5 câmeras Go Pro nos carros para gravação de test drive;
? 1 equipe exclusiva para entrar ao vivo do Estúdio Equinox (simultaneamente no Facebook e no YouTube) nas mídias sociais dos jornalistas;

Essa estrutura de atendimento auxiliou na produção personalizada e distribuição de conteúdo aos jornalistas.

JANTAR
Em ambiente aconchegante e pra lá de exclusivo, o jantar foi comandado pelo badalado chef Jean-Georges Vongerichten que possui em seu currículo as 3 estrelas Michelin.

ENCERRAMENTO
Para encerrar a noite de celebrações um show exclusivo foi montado para atender aos convidados. A Big Time Orchestra recebeu no palco a cantora e apresentadora Sabrina Parlatore para cantar clássicos da música nacional e internacional com uma releitura dentro do estilo dos anos 60.

PRESENTING EQUINOX - APRESENTAÇÃO DE PRODUTO
Realizada no dia seguinte ao reveal, também na Cristal Balroom, agora em formato auditório.
A apresentação contou com uma tecnologia inédita nesses moldes: a realidade aumentada. Enquanto o executivo fazia a apresentação, objetos e cenários surgiam ao seu lado na projeção.

TEST DRIVE
Realizado a partir do Hotel Palácio Tangará, nosso test drive saiu com destino a cidade de Porto Feliz.

DADOS DO TEST DRIVE
» 25 Chevrolet Equinox
» 3 jornalistas por carro
» São Paulo → Porto Feliz → São Paulo
» 240 Km
» tempo total de 4h
» 2 paradas para troca de motorista
» 1 parada adicional optativa

RÁDIO EQUINOX
Durante o test drive, jornalistas ouviram a rádio Equinox que tocavam músicas consagradas e artistas de prestígio. Entre uma música e outra, spots traziam os principais destaques do carro.

ATIVIDADES TEST DRIVE
Ao chegar no condomínio Porto São Pedro, exercícios foram realizados com o Chevrolet Equinox nas ruas do condomínio:

» Side blind zone alert
» Lane Keeping Assist
» FCA Forward Collision Alert
» Rear Cross Traffic Alert
» FDI (Following Distance Indicator)
» Low Speed Brake Migration

AGENDA EXECUTADA:
19OUT
19h Coquetel
20h Product Show
20h15 Speech Executivos
20h30 Jantar
22h Performance Musical


20OUT
9h Apresentação de Produto
10h Test Drive
12h Almoço
13h Test Drive
15h30 Encerramento e Retorno

Galeria de Fotos

Os principais resultados fora:

Mídia Jornalística:
Os maiores índices de visibilidade estão relacionados à sua presença no Salão de Detroit (Jan.), à avant-première em Buenos Aires (Jun.) e ao lançamento oficial no Brasil (Out.).

Equinox liderou o ranking de modelos durante o período de seu lançamento no Brasil (19.10.17 ?30.11.17) e ocupa a 2º colocação no benchmark durante o Salão de Bueno Aires.

A tonalidade do Equinox é excelente; média de 1.8.

?Engine?, ?Cost? e ?Space/Versatility? são os aspectos mais visíveis do novo SUV da Chevrolet; críticas pontuais em ?Ecology? e ?Transmission?.

Os sites UOL, MSN, Webmotors e G1 são destaques na cobertura.

Social Media:
Menções ao Chevrolet Equinox geraram Gross Reachde aproximadamente 356.7M e 4.2K em volume.

O índice de favorabilidade do Equinox nas mídias sociais foi bastante alto.

Facebook e Twitter foram os canais com a maior repercussão sobre o Equinox.

Hashtags como #LivEquinox, #ChevroletEquinox, #Equinox e#OPoderRevela alcançaram trend topics regionais e foram as mais mencionadas.

o@G1, @iCarros, @Autoesporte, @UOL e @OCestão foram os perfis mais influentes sobre o Equinox.

O test drive promovido pela Chevrolet com Digital Influencersno Rio de Janeiro entre os dias 24-26 de novembro gerou Gross Reachde aproximadamente 20.5M e 442K em engagement. Emmanuelle Tamaru, Lili Paiva e Rafaela Rossi foram as mais influentes.