Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Lançamento Zenfone4

Lançamento Zenfone 4

Candidato: up marketing
Cliente: Asus Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP

TROFÉU TES CENOGRAFIA
Lançamento de Produtos

Fundada pelas sócias Luciane Chueri e Roberta Habermann, a Up! Marketing atua no setor de eventos corporativos há 15 anos para suprir a carência no mercado na entrega de eventos com experiências mais ambiciosas, criativas e memoráveis. Durante esses anos, a agência foi se especializando em produzir eventos com as mais modernas tecnologias e soluções, e hoje conta com um enxuto e dedicado grupo de criativos e especialistas técnicos, que possibilitam a comunicação aberta e ágil do time, permitindo fazer as coisas no menor tempo possível.

O case a ser exposto pela agência, será o lançamento da nova geração de smartphone da marca ASUS. Desde que a marca chegou ao Brasil a UP faz seus eventos de lançamento. A empresa é voltada para o mercado tecnológico e inovador, possuindo um portfólio de produtos e soluções que vão desde segmentos corporativos a dispositivos pessoais, garantindo um serviço de alta capacidade e qualidade no mercado.

A nova geração da linha de smartphones Zenfone foi apresentada presencialmente para um seleto grupo de 688 convidados, entre eles: influenciadores, jornalistas e mídia especializada, assim como clientes e parceiros de todo o país. Propusemos um evento totalmente imersivo, inovador, divertido e tecnológico, que também foi transmitido ao vivo para todo o Brasil e América Latina.

O evento foi composto por dois momentos: Tech Seminar - em que o produto foi divulgado com exclusividade apenas para os canais de comunicação - e logo após, o Evento Principal - que contou com a participação de um grupo mais diversificado e atrações especiais.

Desafio
O lançamento precisava ser um evento imersivo e que proporcionasse a construção de relacionamentos, interação e aprendizado sobre novo produto. Era necessário o uso de muita tecnologia para representar os principais features do celular, que as apresentações também fossem experienciais e estimulassem o compartilhamento nas redes sociais.

Ficha Técnica do Evento: 
Título: ASUS Zenfone4
Tema: Lançamento do Smarthphone Zenfone4
Número de participantes: 700
Local: Citibank Hall ? São Paulo
Data: Outubro de 2017
Periodicidade ? anual
Abrangência: América Latina
Entidade Promotora: Asus
Conceito do evento: We Love Photo

Vídeo

Conceito do Evento - WE LOVE PHOTO
Para o lançamento do Zenfone 4, a marca decidiu mudar o posicionamento ?fashion style? adotado no ano anterior e apostou no conceito ?We Love Photo?, cujo foco principal é a fotografia. O destaque do produto é a sua câmera de alta resolução e suas diversas ferramentas. Além disso, a marca quis ressaltar o mood divertido e colorido da nova geração millennial, sem deixar de lado o espírito orientado pela inovação e tecnologia da marca Asus.

Pré-evento
A ASUS contou com a ajuda dos influenciadores digitais para a divulgação do lançamento nas redes sociais, enviando para esse público um press kit: uma caixa com o símbolo do We Love Photo em acrílico, balde personalizado cheio de pipoca gourmet e um balão carregado com confetes, que serviram para fazer uma ação divertida e cheia de cor no stories e feed do Instagram.

A marca também realizou uma contagem regressiva em todos os seus canais, de site a redes sociais, e também investimento em mídias digitais para potencializar ainda mais a expectativa para a chegada do produto

Roteiro da Agenda
14hrs ? Tech Seminar para mídia especializada
17hrs - Abertura e recepção dos convidados
18hrs - Show de Abertura
Apresentação do Zenfone4
Áreas de Demonstração e Experimentação
Atração Surpresa de Encerramento
21hrs - Encerramento


Roteiro da Jornada de Experiência

Temos dois eventos em um.
O primeiro evento a acontecer foi o Tech Seminar, uma apresentação exclusiva para jornalistas de tecnologia que acontece horas antes do lançamento oficial, que tem como objetivo passar informações mais técnicas e que gerem conteúdo a todos os veículos de comunicação. Eles têm acesso em primeira mão aos aparelhos que serão lançados.

A infraestrutura foi toda montada propositalmente em um outro espaço, que foi o Vila Blue Tree. O setup foi realizado para que a mídia especializada do Brasil e América Latina pudessem interagir em um almoço, para que depois pudessesm imergir em uma apresentação completa dos produtos com a mesma comunicação visual do conceito We Love Photo.

Em seguida, os jornalistas seguiram em um ônibus freatados para o Citibank Hall para que, junto aos outros públicos convidados, pudessem participar do evento evento principal.

Evento de Lançamento

Evento Principal
A chegada no Citibank Hall é o ínicio da jornada de experiência dos participantes. A UP e a ASUS proporcionaram uma ambientação cujo conceito do evento pudesse ser vivenciado desde o primeiro momento. Um imenso logo ASUS foi instalado no espelho d?água na entrada do Credicard Hall, instigando os photo lovers a iniciarem suas selfies! A tecnologia esteve presente desde o início - a secretária estava equipada com aparelhos Asus, que checavam os QR Codes enviados via convite.

A entrada principal do Credicard Hall foi transformada em um túnel de imersão, feito predominantemente com a cor branca, luzes de neon saturadas que mudavam de cor e um gigante símbolo do WeLovePhoto posicionado estrategicamente. Ele proporcionou a imersão no novo mood da campanha, deixando as pessoas submersas e animadas para fotografar e compartilhar o momento.

Ao passar pelo túnel os convidados chegavam a área principal do evento, onde eram recebidos com um coquetel planejado totalmente alinhado com o conceito - colorido e caprichado - composto por estações de Pipocas Pipó, sorvete Ben & Jerry?s e alimentos e bebidas variados. Na grande tela de LED do palco alternamos vídeos contendo fotos tiradas com o ZenFone 4 e uma contagem regressiva ao som de músicas contagiantes, que estimularam o espírito festivo do público.

A platéia também se transformou em um espaço cheio de design e cores. Poltronas e sofás estilizados substituíram as cadeiras do local, dando um toque de charme e modernidade. A iluminação foi programada para que o local ficasse o mais aconchegante possível, sem perder a linha high-tech que o produto demandava. Na medida que a contagem regressiva ia chegando ao fim, os convidados sentaram na platéia e começou o espetáculo de abertura.

O espetáculo
Por quase um ano, a Asus e a UP negociaram os detalhes para a vinda do Grupo Sila Sveta (http://silasveta.com/about), um dos maiores estúdios de produção de mídia interativa e especialista no campo das experiências digitalmente imersivas do mundo. Nascido em Moscou, e hoje também com base em Los Angeles, são conhecidos como únicos nesta área por serem tão criativos em conteúdo digital. Eles proporcionaram o tom de exclusividade e de inovação que a platéia e o evento exigiam.

O Grupo Sila Sveta desenvolveu um show que atendeu perfeitamente ao briefing: a perfeita interação entre tecnologia, iluminação e dança. O plano de fundo para o balé foi um conteúdo especialmente desenvolvido para projeção mapeada e um grande painel de LED. Eles interagiram com a produção digital, expondo as principais características do produto e da marca de uma maneira divertida e dinâmica. A sincronia levou a platéia ao delírio!

Na sequência, a mestre de cerimônias Luitha Miraglia deu as boas-vindas aos convidados e trouxe ao palco o CEO Global da Asus, Jerry Shen, seguido pelo Diretor Global de Marketing, Marcel Campos, que apresentou detalhes das características dos celulares e também revelou os valores dos aparelhos no Brasil. A embaixadora da campanha Zenfone 4, a atriz Marina Ruy Barbosa, entrou ao palco para animar os convidados e após uma hora de apresentação, anunciou a surpresa final: o incrível show da Banda Jota Quest. O palco principal deu lugar a um segundo palco somente revelado neste momento, deixando o público mais uma vez surpreso com mais uma experiência única!

A banda animou o público e fez todo mundo sair do chão. O pocket show durou aproximadamente 45 minutos. Simultaneamente, as demonstrações continuavam sendo expostas para todos os interessados, acompanhadas do coquetel. Todo o evento foi transmitido via Streaming pelo YouTube e Facebook oficial do lançamento, atingindo mais de 300 mil pessoas.

Área de demonstração
Logo após a apresentação, os convidados foram direcionados para área de demonstração, onde o público teve acesso aos produtos.

Essa área é muito importante, pois, além de permitir a interação com os produtos e suas características - de uma maneira mais simples e proativa - estimula que todos os convidados compartilhem as experiências nas suas redes sociais, gerando o buzz na mídia. Foram desenvolvidas 6 áreas de demonstração:

1. Colour Focus: Nicho com instalação de bexigas super coloridas para expor a características do celular de deixar as cores mais vibrantes;
2. Wide Angle: Interação corner com cenário amplo para que o convidado possa explorar o wide angle e enquadramentos que a câmera possa ter;
3. Parede Interativa: Sistema de projeção com detector de movimentos que permitia a interação do convidado com a projeção;
4. Autofoco ultrarrápido: confetis eram lançados nos convidados, demonstrando a rápida captura da câmera em elementos em movimento;
5. Carregamento reverso: Uma estação com Celulares Zenfone 4 Max, que servem como carregadores para qualquer celular, estava disponível para uso/carregamento dos celulares dos participantes do evento;
6. Alta performace da bateria: parede de escalada, que fazia analogia à potência e duração da bateria.

Em todas as demos era estimulada a comparação com os smartphones dos convidados, que faziam uma comparação com o produto lançado - o que permitia mostrar a superioridade da câmera e de várias características do Zenfone 4 frente a seus concorrentes.

Com o encerramento do show, os convidados foram, aos poucos, se retirando e, na saída, recebiam das recepcionistas um brinde personalizado, composto por uma pelúcia e um porta-retrato com o símbolo do We Love Photo, uma cartela de stickers divertidos, uma miniatura do mascote da marca e Pins colecionáveis exclusivos do evento.

O eventou usou muita tecnologia e ousadia em diferentes momentos.

Destacamos alguns desafios:

Desafio 1: Como comunicar o conceito We love Photo da campanha, sem o uso de elementos comuns de cenografia?
A escolha do grupo Silas Sveta garantiu que o storytelling da campanha fosse apresentado de maneira inovadora e diferenciada, utilizando uma combinação de computação gráfica e coreografia, com um setup de telas kinetic - uma solução que veio da Rússia com o time do SilaSveta.
Tivemos também o desafio de movimentação de 2 mockups gigantes de celulares, em perfeita harmonia com os bailarinos, que garantiam para a integração da tecnologia com a apresentação. Tudo isto acontecendo no mesmo palco da apresentação corporativa - ou seja, todos os detalhes de entrada de bailarinos, palestrantes, bastidores foram planejados em detalhes para permitir que tudo funcionasse perfeitamente.

Desafio 2: Como transformar em estações de experimentação os features tecnológicos do Zenfone 4?
Foram muitas pesquisas para definir como dar vida física a elementos de tecnologia do Zenfone 4 que não são táteis (como o ângulo 120º de abertura de uma câmera ou mesmo a leitura saturada de cores e o autofoco rápido da mesma). As soluções precisavam ser divertidas e instagramáveis, mostrando os benefícios do produto de maneira clara comparando com smarpthones concorrentes, fazendo com que os participantes se interessassem pelas áreas da ativações e assim pudessem conhecer as características do produto e postar sobre as mesmas.

Desafio 3: Como viabilizar a apresentação da Banda Jota Quest, sendo que o palco principal tinha que permitir o show de abertura e a apresentação corporativa?
O Asus estava decidida a ter a apresentação surpresa final da Banda Jota Quest (banda que possui um rider bem complexo). Fazer este show no palco principal não era possível devido à instalação necessária para o show de abertura do SilaSveta e também para o palco da apresentação corporativa. Criamos então a proposta para um novo palco, na área de demonstração, que trouxe como desafio a instalação de mais um sistema de som e de iluminação, e consequentemente o desafio da adaptação da house do evento (que ficou atrás deste grande palco secundário). Muitas reuniões com toda a equipe técnica na casa foram necessárias para permitir que o show ficasse perfeito, mas sem comprometer a apresentação do produto.

Galeria de Fotos

O evento produzido pela Up Marketing garantiu a Asus um retorno de mídia com números surpreendentes:

Nas primeiras 10 horas após a realização do evento, o vídeo da campanha nas redes contabilizou mais de 2 milhões de visualizações no YouTube.

50 influenciadores compareceram ao evento, que juntos somavam 52 milhões de seguidores. Eles postaram 294 vídeos no Insta Stories, resultando em 10.1 Milhões de visualizações

O Streaming contabilizou, nos dois canais transmitidos, 337.516 visualizações. No Facebook 264.988 e no YouTube 72.528

A embaixadora Marina Ruy Barbosa e a Mestre de Cerimônia Luitha compartilharam vídeos no Insta Stories sobre como foi o Backstage do evento, mostrando o camarim e preparação para entrada no palco, totalizando 910 Mil visualizações.

No dia do lançamento o Zenfone 4 foi o smartphone mais buscado no Brasil (no site Google).

Porém, além de todo conteúdo e valor gerado pelas mídias, o evento principalmente fortaleceu a relação com seus fornecedores e, criou mais oportunidades de negócios.

Galeria de Fotos