Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Diario de Pernambuco, Marcas Preferidas

Candidato: TMCE Tatiana Marques Cerimonial e Eventos
Cliente: Diário de Pernambuco
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Social
Estado: PE

A TMCE- TATINA MARQUES CERIMONIAL E EVENTOS
Empresa de Criação e Gestão de Eventos; atuando na concepção, planejamento, organização, cerimonial, e/ou fornecimento de serviços especializados a instituições corporativas, culturais, negócios, técnicas, científicas e sociais, sejam públicas,associativas ou privadas.

Tendo na sua Missão criar, planejar, assessorar, administrar e promover eventos e/ou fornecer serviços para o setor. Atuando de forma inovadora, personalizada e sempre comprometida com a ética social, com o fortalecimento do cliente direto e indireto (atuando como partner).

Sendo intrínseco aos seus princípios e valores ações que contribuam com a melhoria da qualidade de vida das pessoas,das instituições, preservação do planeta e a busca permanente de prestando seus serviços , além do foco no foco do cliente fomentar nesses,nos parceiros e fornecedores, práticas de responsabilidade social e ambiental.

Comprometida que os eventos além de proporcionar bem-estar e impulsionar marcas e produtos no momento de suas realizações gerem um pós evento de amplo alcance.

A TMCE detém os títulos de:
- Empresa Amiga da Fundação Terra, anual e consecutivamente desde 2014;
- Empresa Amiga do Lar de Clara; e
- Empresa colaboradora da Fundação Alice Figueira-IMIP
- Desde 2008 parceira permanente do Salão de Arte que reúne grandes nomes das artes plásticas; - - Colaboradora da Associação dos Amigos do Museu do Estado de Pernambuco e do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Cabe ressaltar que após exercer o papel de Empresa Organizadora do 11º Congresso Nacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer 2016, quando a RFECC-PE foi anfitriã do congresso no Centro de Convenções de Pernambuco, a equipe da TMCE passou a prestar serviços voluntários ao Hospital de Câncer de Pernambuco através da RFECC-PE, e a sua diretora é hoje assessora de Mkt e Relacionamento dessa grande rede de voluntários.

Associada à:
- ABEOC BRASIL-PE;
- Recife Convention Bureau,ao Porto de Galinhas Convention
- CNCP.

Já contemplada com:
- Prêmio Destaque Empresarial/Tacaruna Mulher;
- Mulher Nota 10/ Revista Clean;
- Prêmio Inteligência Empresarial /FIEPE - Diários Associados
- Prêmio MG Turismo/Abrajet.

Vídeo

Evento/Título- Marcas Preferidas Diario de Pernambuco
Tema-/Objetivo- Premiar Agência de Publicidade, de Promoção e seus clientes (anunciantes)a partir da preferência dos consumidores de Pernambuco
Número de participantes -800
Local de realização- Espaço de Eventos /Buffet Arcádia Paço Alfândega, Recife Antigo
Data- 04 de Julho de 2017
Periodicidade- Anual ( sendo a segunda edição da premiação e após uma edição 01- sem sucesso )
Entidade promotora- Diario de Pernambuco

*identificação dos premiados pela Datamétrica, instituto de pesquisa de opinião; onde foram identificados 63 produtos e serviços dentro de 14 segmentos, pesquisa realizada entre 08 e 19 de Março de 2017.


Contextualizando tratar-se do mais antigo jornal em circulação na América Latina e em língua portuguesa no mundo; com grandiosa história e papel de referência na imprensa do Brasil. A Instituição estava em forte crise financeira e de imagem, tendo sido vendida ao Grupo R2- Registre-se que tratava-se também de um evento desgastado junto ao seu público prioritário- publicitários e clientes anunciantes do Diario de Pernambuco,inclusive após ser adquirido pelo novo proprietário, o prêmio anual que o mesmo ofertava ao mercado publicitário fora levado junto com um dos seus ex-executivos para jornal concorrente.
A primeira ação foi a de valorização da marca existente, pois houvera sido desenvolvida por consagrado artista plástico, Xilogravurista J. Borges; dando ênfase ao artista e a obra. E a sua inserção forte através do colorido dos palcos.
Desenvolveu-se uma ação de captação de parceiros de reconhecida qualidade de serviços e produtos, tendo resolvido sequelas negativas de relacionamento entre os mesmos e o cliente.
70% dos serviços foram realizados através de permuta,após ação de sensibilização da necessidade de resgate de um patrimônio de Pernambuco que encontrava-se sem verba e precisava realizar, e ter lucro a partir dos anúncios no DP, na revista especializada e encartada no jornal. Foi imprescindível o resgate da credibilidade junto aos fornecedores, pois era assustadora a quantidade de "nãos".
Não se tinha verba para decoração e o evento aconteceria em destacada casa de eventos.Dentro de um serviço que a TMCE chama de Bureau de Ideias, criou uma decoração a partir de jornal dispensado por falha de impressão ou sobra e caixas de papelão,como mão de obra uma força tarefa proposta pela TMCE e aceita pelo RH de Mkt que passou a ficar após o expediente, forrando as referidas caixas com os jornais. E dentro da caixa?
Foi então desenvolvida uma ação junto aos anunciantes indicados ao prêmio, para doarem os seus produtos ao Hospital de Câncer de Pernambuco, através da Rede do voluntariado, os mesmos eram instigados a doação e virou quase uma competição entre indústrias e comércio de gêneros alimentícios, material de limpeza, calçados,home center...e as caixas foram preenchidas com sacos de feijão, arroz, farinha, biscoitos, bolachas,fubá, leite, macarrão, sabão em pó, detergente, amaciantes, álcool e colocados o jornal do dia e a revista com os premiados...Quem fez a decor? Tatiana, a diretora da TMCE tomou a frente e junto com o apoio de auxiliares e técnicos e a participação direta da Vice-presidente e da gerente de Mkt do Diario de Peranmbuco, foram montadas mesas lindas e bem iluminadas.
Na lista de convidados especiais a presidente do voluntariado e um time de voluntários.
Gerada uma expectativa sobre o evento de premiação junto aos publicitários ...reportagens,visitas e ação direta de relacionamento da empresa TMCE junto aos candidatos ao prêmio.
Foram três palcos: as lonas foram reutilizadas pelo próprio cliente, na proteação de maquinário.
Logo de chegada os convidados encontravam os seus produtos distribuídos de forma harmônica e transformados em decor.
E para ainda uma maior aproximação dos novos dirigentes com o seu público,foi uma dupla de mestres de cerimônia,quem? O novo presidente do DP e a Vice de Mkt, oficialmente anunciados por conhecida repórter.
E a estratégia de emocionar e comprometer com a causa social de "alimentar aos sofridos e carentes pacientes atendidos pelo hospital filantrópico" teve seu clímax quando o MC chamou ao palco os representantes do voluntariado e a porta voz , emocionada , descreveu sobre a situação de necessidade do hospital e agradeceu ao Diario de Pernambuco, aos seus anunciantes e ao mercado publicitário o alimento de muitos e muitos dias para os internados e para aqueles que ao receberem alta hospitalar levariam junto uma cesta básica.
Todo o alimento e caixas foram para o hospital.
Os vidros, garrafas vazias, foram doadas a catadores da região do Recife Antigo.
Assim o evento aconteceu.

Momento inicial: Cliente precisando realizar evento, fundamental ao seu setor de negócios e sem estrutura , ideia , necessidade de inovar e impactar.


Metas definidas:
01- Aceitar o evento desde que pudéssemos transformá-lo num evento relacionado a compromisso com os pernambucanos.

Aceitamos o desafio e vimos uma oportunidade de prestar serviço a uma instituição de comunicação e junto a um público repleto de prospects

02- Criar um evento de inovação para todos os públicos, começando pelo próprio cliente

03- Resolver como suprir as necessidades do evento sem ter recursos financeiros

04- Observar os eventos da concorrência do cliente , que também realiza evento com o mesmo objetivo: aproximação com o mercado publicitário, geração de recursos a partir de anúncios e estimular a permanecer anunciando

05- Definir perfil de evento com valores totalmente opostos a "comércio/negócios/lucro"

06- Realizar um evento com valorização cultural

07- Aproximar os novos dirigentes dos seus clientes

08- Estimular a presença no evento dos dirigentes das grandes empresas, dos grandes anunciantes e garantir a presença de autoridades governamentais

09- Captar fornecedores que assumissem um compromisso com a causa.

10- Sensibilizar o RH do cliente como força tarefa, mão de obra para o evento.

11- A partir da Missão da TMCE de contribuir com ações de responsabilidade social e sendo conhecedora da realidade do HCP , encontrou a oportunidade de aliar interesses e valores que tivessem como resultado principal a atenção e o socorro a população de pacientes com câncer de baixíssima renda atendida no hospital e assistida diariamente pela Rede de voluntários.

Galeria de Fotos

Os resultados do evento estão relacionados com as metas estabelecidas e segue o que consideramos de muita importância.

01- Apresentamos a ideia de um evento de responsabilidade social, amparado em instituição de carência de total e que pudéssemos acompanhar o resultado prático, das ações de responsabilidade social.

02- Convencemos o cliente sobre a realidade do Hospital de Câncer de Pernambuco, e esse foi um grande desafio visto que o HCP recebeu um anexo ( edifício grande e bonito e que integrou campanha política como grande obra), e equipamentos. Entretanto era de total desconhecimento que o prédio novo não funcionava, que os pacientes continuavam nas péssimas condições.

Mostramos ao cliente que ele teria um papel fundamental na geração de ajuda para a instituição.

Mostramos documento da Presidente da Rede Feminina sobre as necessidades.
Essa foi a primeira grande vitória.

03- Buscamos fornecedores de excelência e com estabilidade econômica , os sensibilizando para a causa que estava por trás do evento. Entramos como facilitadores no entendimento da resolução de questões e entraves da relação do cliente com os principais fornecedores indicados. Um forte gargalo e a causa do trabalho do voluntariado pelo paciente do HCP foi, sem dúvida, a grande chave.

04- Acompanhamos os eventos da concorrência e verificamos que estávamos certos: compromisso apenas com o lucro e o bom relacionamento com os publicitários. Decoração e ambientação dos eventos bonitas, bem feitas , mas não inovadoras e sem nenhuma ação de responsabilidade social ou ambiental.

05- A causa da solidariedade aos pacientes como motor do evento em todos os diálogos e abordagens diversas.

06- Destaque da obra de J. Borges foi facilmente absorvido e aplaudido pelo cliente.

07- A VP do Diario foi ao diálogo direto e estando altamente sensibilizada com a causa , entusiasmava; assim como a gerente de Mkt e o Presidente- entretanto esse só observou a dimensão do que tinha alcançado ao chegar e durante o evento.

08- A TMCE fez o contato direto com CEO e grandes executivos de empresas e o comercial do cliente ficou trabalhando na ponta. As agências chegaram a receber dos seus clientes a determinação de " participar na doação"

09- 03 fornecedores principais permaneceram colaborando com o trabalho da Rede de voluntários.

10- Foi um enorme gargalo convencer ao RH, com salários atrasados ,trabalhar sem receber horas extras...e fomos até eles, criamos laços entre "todos nós" e o paciente com câncer carente de tudo, inclusive de comida.E , conseguimos atingir a vibração por estar participando...e também enxergar que do sucesso chegaria o caminho da recuperação. ou seja: ajudar e ser ajudado como consequência.

11- O evento abasteceu de comida o hospital, por mais de 30 dias o" feijão e o arroz" foram garantidos pelo resultado do evento

12- As voluntárias e os voluntários se sentiram estimulados e afirmaram que jamais pensariam que estando a beira de não ter o que comer chegasse tudo " de repente" e por uma festa.

13- Renovado o compromisso do cliente em repetir a dose, fazer evento sempre sustentável para a sociedade

14- Excelente repercussão junto cadeia produtiva da publicidade e comunicação.

15- Renovado o compromisso e cumprido ainda melhor pelo Diario de Pernambuco. O evento da edição 2018 também foi de responsabilidade social e ambiental e alargou a abrangência, pois além do HCP também foi beneficiado o NACC- Núcleo de Apoio a Criança com Câncer.

16- Permanece a equipe da TMCE como voluntária e colaboradora, e já participando diretamente de diversas outras ações e desenvolvendo projetos inovadores para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

17- O cliente renovou a contratação da TMCE, dos parceiros e os integrou a outros eventos do Grupo.

Galeria de Fotos