Evento/Título- Marcas Preferidas Diario de Pernambuco
Tema-/Objetivo- Premiar Agência de Publicidade, de Promoção e seus clientes (anunciantes)a partir da preferência dos consumidores de Pernambuco
Número de participantes -800
Local de realização- Espaço de Eventos /Buffet Arcádia Paço Alfândega, Recife Antigo
Data- 04 de Julho de 2017
Periodicidade- Anual ( sendo a segunda edição da premiação e após uma edição 01- sem sucesso )
Entidade promotora- Diario de Pernambuco
*identificação dos premiados pela Datamétrica, instituto de pesquisa de opinião; onde foram identificados 63 produtos e serviços dentro de 14 segmentos, pesquisa realizada entre 08 e 19 de Março de 2017.
Contextualizando tratar-se do mais antigo jornal em circulação na América Latina e em língua portuguesa no mundo; com grandiosa história e papel de referência na imprensa do Brasil. A Instituição estava em forte crise financeira e de imagem, tendo sido vendida ao Grupo R2- Registre-se que tratava-se também de um evento desgastado junto ao seu público prioritário- publicitários e clientes anunciantes do Diario de Pernambuco,inclusive após ser adquirido pelo novo proprietário, o prêmio anual que o mesmo ofertava ao mercado publicitário fora levado junto com um dos seus ex-executivos para jornal concorrente.
A primeira ação foi a de valorização da marca existente, pois houvera sido desenvolvida por consagrado artista plástico, Xilogravurista J. Borges; dando ênfase ao artista e a obra. E a sua inserção forte através do colorido dos palcos.
Desenvolveu-se uma ação de captação de parceiros de reconhecida qualidade de serviços e produtos, tendo resolvido sequelas negativas de relacionamento entre os mesmos e o cliente.
70% dos serviços foram realizados através de permuta,após ação de sensibilização da necessidade de resgate de um patrimônio de Pernambuco que encontrava-se sem verba e precisava realizar, e ter lucro a partir dos anúncios no DP, na revista especializada e encartada no jornal. Foi imprescindível o resgate da credibilidade junto aos fornecedores, pois era assustadora a quantidade de "nãos".
Não se tinha verba para decoração e o evento aconteceria em destacada casa de eventos.Dentro de um serviço que a TMCE chama de Bureau de Ideias, criou uma decoração a partir de jornal dispensado por falha de impressão ou sobra e caixas de papelão,como mão de obra uma força tarefa proposta pela TMCE e aceita pelo RH de Mkt que passou a ficar após o expediente, forrando as referidas caixas com os jornais. E dentro da caixa?
Foi então desenvolvida uma ação junto aos anunciantes indicados ao prêmio, para doarem os seus produtos ao Hospital de Câncer de Pernambuco, através da Rede do voluntariado, os mesmos eram instigados a doação e virou quase uma competição entre indústrias e comércio de gêneros alimentícios, material de limpeza, calçados,home center...e as caixas foram preenchidas com sacos de feijão, arroz, farinha, biscoitos, bolachas,fubá, leite, macarrão, sabão em pó, detergente, amaciantes, álcool e colocados o jornal do dia e a revista com os premiados...Quem fez a decor? Tatiana, a diretora da TMCE tomou a frente e junto com o apoio de auxiliares e técnicos e a participação direta da Vice-presidente e da gerente de Mkt do Diario de Peranmbuco, foram montadas mesas lindas e bem iluminadas.
Na lista de convidados especiais a presidente do voluntariado e um time de voluntários.
Gerada uma expectativa sobre o evento de premiação junto aos publicitários ...reportagens,visitas e ação direta de relacionamento da empresa TMCE junto aos candidatos ao prêmio.
Foram três palcos: as lonas foram reutilizadas pelo próprio cliente, na proteação de maquinário.
Logo de chegada os convidados encontravam os seus produtos distribuídos de forma harmônica e transformados em decor.
E para ainda uma maior aproximação dos novos dirigentes com o seu público,foi uma dupla de mestres de cerimônia,quem? O novo presidente do DP e a Vice de Mkt, oficialmente anunciados por conhecida repórter.
E a estratégia de emocionar e comprometer com a causa social de "alimentar aos sofridos e carentes pacientes atendidos pelo hospital filantrópico" teve seu clímax quando o MC chamou ao palco os representantes do voluntariado e a porta voz , emocionada , descreveu sobre a situação de necessidade do hospital e agradeceu ao Diario de Pernambuco, aos seus anunciantes e ao mercado publicitário o alimento de muitos e muitos dias para os internados e para aqueles que ao receberem alta hospitalar levariam junto uma cesta básica.
Todo o alimento e caixas foram para o hospital.
Os vidros, garrafas vazias, foram doadas a catadores da região do Recife Antigo.
Assim o evento aconteceu.