Sobre o Evento:
Mais importante evento do setor de agroquímicos do mundo, o 19th China International Agrochemical & Crop Protection Exhibition (CAC 2018) reuniu empresas e profissionais que fazem a diferença na cadeia produtiva. Soluções para as demandas futuras do setor de agroquímicos foram destacadas nas apresentações e nas discussões sobre as tendências e caminhos relacionados a matérias-primas, produtos, processos, tecnologias, aplicações, impacto ambiental, entre outros temas. Foram mais de 100 palestras contendo palestrantes do mundo todo: Argentina, Austrália, Brasil, China, Alemanha, Índia, Indonésia, Paquistão, Tailândia, Reino Unido e Vietnã. No ano de 2018, ambas as escalas de exposição e o número de visitantes atingiram um recorde, ocupando uma área de 73.000 metros quadrados, os estandes atraíram 1.336 empresas expositoras de mais de 30 países e regiões, quase 33.000 visitantes de mais de 120 países e regiões, e várias delegações de compradores da Rússia, Mongólia, Vietnã e Índia, etc.
A Oxiteno tem um escritório em Shanghai e como sabe da experiencia da Alternativa F com eventos internacionais, nos convidou para fazer toda a criação, operação e produção de um estande de 48m² nesta feira.
O briefing do cliente:
Foi a estreia da Oxiteno neste segmento na China. Eles têm escritório e um pequeno time dedicado nessa localidade desde 2012 e ainda não tinham uma marca relevante na região ou vendas expressivas. Eles vêm atuando no segmento com a ajuda de parceiros de distribuição (que já tem carteira de clientes menores) e enxergavam esse evento como uma oportunidade de posicionar a Oxiteno pela primeira vez nessa feira juntos aos seus principais players asiáticos.
Os diferenciais oferecidos pela Oxiteno nessa feira eram:
- Infraestrutura robusta e altíssimos padrões de qualidade.
- Consultoria para os clientes, soluções para seus desafios, know-how técnico, P&D, inovação.
- Portfólio extenso, soluções seguras e que aumentam o ciclo de vida do produto.
- Parceria com o cliente para melhor acompanhar suas necessidades.
Além disso, algumas premissas básicas levantadas pelo cliente foram:
- Colocar o logo bem alto e em todos os lados, de forma que a empresa fosse vista em todos os corredores
- Incluir uma sala de reunião para 8 pessoas
- Distribuir um brinde que representasse a brasilidade
- Considerar espaço para depósito e copa
Levando esse briefing em consideração, a Alternativa F tinha alguns desafios:
O primeiro era demonstrar a Oxiteno pela primeira vez ao mercado oriental, principalmente como uma empresa global, capaz de operar na Ásia com soluções personalizadas e moldadas para cada cliente.
O segundo era entender culturalmente como os orientais se comportam em feiras e quais produtos e soluções buscam.
O terceiro era trabalhar em um local completamente novo para a agência, com um fuso horário de 12 horas, com dificuldades de idioma e com diferenças de costumes no dia a dia do trabalho.
Levando o briefing e todos os desafios, conceituamos um projeto no Brasil que foi executado por uma montadora chinesa. Abaixo, detalharemos como foi cada etapa desse desafiador trabalho.
Selecionando os fornecedores:
Foi feito um processo muito minucioso para a definição dos principais fornecedores da feira. Após algumas indicações locais e levantamento das melhores opções de fornecedores de estandes, os mesmos precisariam apresentar: seu melhor preço, seu portfólio, fotos e endereço de seu galpão na China, nos dar contato de pelo menos 3 clientes, oferecer atendimento em inglês, além de aceitar fazerem uma pré-montagem 10 dias antes do evento começar. Para outros fornecedores foram requisitadas as mesmas documentações como: portfólio, contatos de clientes, fotos de seu escritório, atendimento em inglês e possíveis amostras de itens, quando necessário.
O projeto:
O projeto seguiu o novo posicionamento da área de agro da Oxiteno, cujo slogan é ?we seed and
harvest together?, as imagens são focadas em plantas/sementes e as cores principais são diferentes tons de verde e branco. Tudo neste projeto tinha um motivo em especial:
A testeira curva formada por ripas brancas representava a flexibilidade da Oxiteno em trabalhar com diferentes clientes em diferentes formatos.
O grande painel de LED frontal do estande representava uma empresa moderna, a frente de seu tempo e que usa a tecnologia de ponta para apresentar sempre os melhores diferenciais ao cliente.
O bar, um pouco mais aconchegante e com serviço de alimentação e chás, dizia que apesar da empresa estar no Oriente ela tem um ?quê? de alma brasileira que faz com que os negócios fluam e traz a importância do bom relacionamento com o cliente.
O piso de vidro com o detalhe em diferentes grãos, traz o cuidado que a Oxiteno tem em oferecer soluções para qualquer tipo de produto.
O mapa desenhado na parede de trás, que foi feito com plantas e terra, mostra a atuação global da Oxiteno no mundo dos agroquímicos.
Além disso, também trouxemos outros detalhes como:
- Sala de Reuniões onde a diretoria poderia receber clientes para reuniões privativas
- Uma tv touch com o portfólio de agro completo
- Arranjos de bistrô em flores artificiais pensando reuso e na sustentabilidade
- Depósito para guardar os brindes e catálogos
Brindes:
Os brindes também fizeram parte da inspiração e do conceito de como a Oxiteno queria ser vista na feira e por isso, usamos produtos tipicamente brasileiros. Dar um presente na China é considerada uma forma adequada de dizer obrigado, tanto para seu anfitrião, como para alguém que lhe prestou algum tipo de favor.
Para o brinde de massa distribuímos o famoso Guaraná, bebida não existente no Oriente e que fez um verdadeiro ?alvoroço? na feira, pois aguçou a curiosidade de todos.
Para o presente dos clientes VIPS, distribuímos uma cachaça Sagatiba com copinhos personalizados em uma linda caixa.
O curioso é que a Oxiteno preferiu abrir mão de seu tom de verde institucional e usar a embalagem dos presentes em vermelho, que trazia o significado de sorte e felicidade na cultura chinesa.