O Dekmantel Festival aconteceu nos dias 3 e 4 de março de 2018, no espaço do antigo Playcenter de São Paulo e contou com um público médio de 6mil pessoas por dia.
Para a realização do evento, contamos com muito pouco patrocínio, até porque o perfil do Festival não permite ativações agressivas ou logos aplicados de forma aleatória no evento. A maior parte da verba foi levantada pela bilheteria e completada com a receita de bar.
O perfil do Dekmantel já consolidado em Amsterdã preza para que todas as ativações estejam inseridas ao espaço de maneira harmoniosa e condizente.
A Natura, por exemplo, patrocinou os banheiros e seu logo foi aplicado apenas nesta área onde além de banheiros de alta qualidade maquiadores ficavam disponíveis para maquiar o público. Os banheiros da área Natura eram Unisex para todos, levantando assim uma bandeira da igualdade de gêneros.
A TNT patrocinou algumas obras de arte espalhadas pelo espaço do Festival e assinadas por novos nomes da arte contemporânea paulistana.
A Sella Artois , além de ser a cerveja oficial do evento, patrocinou um bar que incentivava o público a desconectar, guardando seu celular por 1h em um locker em troca de 1 cerveja grátis.
Os palcos do festival possuíam estéticas e musicalidades diferentes entre si, atraindo assim diversas tribos de fãs de musica eletrônica, para dançar e contemporânea.
O MainStage, apresentou uma cenografia bastante inovadora, composta de 25 vigas de 5 metros de altura, revestidas em policarbonato que refletiam a iluminação que era operada de maneira 100% ao vivo. O palco era um organismo vivo e pulsante no meio do público. A grande atração da noite neste palco foram os alemães do Modeselektor.
O palco UFO, era uma grande tenda com tamanho e estrutura de palco principal onde o estilo musical era o Techno. Como cenário de fundo de palco, placas de PS basculantes, se movimentavam por grandes ventiladores que ficavam atrás das mesmas. Além disso, um jogo de luzes e fumaça alinhado ao clima sombrio presente neste palco também casou perfeitamente com o som eletrônico mais pesado.
O palco Selectors era dedicado apenas a DJs que tocam com discos de vinil. Neste palco era possível ouvir de musica brasileira a house music em uma mistura dançante e alegre. Este palco foi implantando em meio a uma área de mata alta o que nos dava a sensação de estar dançando em uma floresta. A estrutura do palco, conversava com este ambiente, sendo todo ele feito de madeira.
O palco GopTun assinado pelos donos da casa, se mostrou como uma perfeita mescla entre as referências eletrônicas que formam o coletivo e o que há de mais interessante na música genuinamente brasileira. Artistas de diferentes gerações e estilos puderam ser vistos neste espaço, indo de DJs a bandas completas de live music.
E para completar ainda tivemos um palco com transmissão ao vivo para a rádio Na Manteiga, com musicas suaves para dar uma relaxada próximo a área de bares e alimentação do evento.
Os food Trucks foram cuidadosamente selecionados, e tivemos diferentes tipos de comida de alta qualidade. Indo do Comuna, um dos hambúrgueres mais famosos do Rio de janeiro, passando pelo Lox Deli com hambúrgueres diferenciados de salmão e falafel, Vegies na Praça com hambúrgueres vegetarianos, Box da Frura com sucos e Açais além de um café.
O evento contou com bares de cervejas importadas como Hoegarden e Goose Island, além dos bares tradicionais de Stella. O serviço de alcoolicos se completou com bares de drinks que serviam Gin Tonica e Whisky com energético.
Os banheiros do festival se tornaram um case na cidade, sendo o primeiro festival com banheiros hidráulicos para todo o público, fugindo dos tão temidos banheiros químicos, fato amplamente comentado pelos frequentadores nas redes sociais.
A programação do primeiro dia contou com Tatá Ogan emocionando na abertura do Selectors com um set que transbordava sua identidade musical. Na sequência, foi possível entender por que Jan Schulte aka Bufiman é chamado pelos holandeses de rei das percussões: ótimo set e um repertório delicioso de faixas estranhas e densas.
Na sequência, chamou a atenção a maturidade musical de Peggy Gou no Main Stage, que claramente não se intimidou frente a uma pista lançada e apresentou uma linda sequência de faixas ? entre elas o seu hit It Makes You Forget e o clássico histórico I Feel Love de Donna Summer. Midland entrou e, contrariando parte das expectativas, não seguiu uma linha tão próxima do disco/house ? apesar de tocar algumas boas faixas mais houseadas. Seu set foi uma mistura de progressão, melodias e uma dose perfeita de pressão de pista.
Em outras ocasiões Mano le Tough já nos impressionou por sets maravilhosos e bem executados. Dessa vez sua construção não nos pegou e por isso escolhemos seu set para dar aquela necessária arejada pelas áreas chill do festival. Com as energias recuperadas, acompanhamos parte do bom set de Young Marco, que apresentava um ótimo repertório.
A noite no palco principal foi fechada pela a intensidade dos berlinenses do Modeselektor. O duo alemão apresentou um mistura interessante de techno, breakbeat e electro. O clássico Bad Kingdom do Moderat (projeto que eles são parte), Exile B2 do Johannes Heil e Volumes doMinor Science foram alguns dos destaques do set list.
No segundo dia teve atrações como Mall Grab. O DJ e produtor australiano é uma das estrelas em ascensão do chamado lo-fi house que optou por uma linha de house mais acelerada, alguns breakbeats e parte de seus principais sucessos.
Four Tet, a atração que mais nos captou a atenção desde o anúncio contou com um set muito bem executado, com ótimas faixas e a surpreendente Bad Liar de Selena Gomez.
Após o fim do set do DJ e produtor britânico, acompanhamos a excelente apresentação da canadense Jayda G. Ela estava extremamente conectada com o dance floor e empurrando uma faixa melhor que a outra para o sound system.
O slot final ficou entre Floating Points e Antal, nos palcos Gop Tun e Selectors, respectivamente. Misturando disco, house algumas brasilidades, ambos representaram bem e justificaram a escolha da organização de coloca-los em um dos horários mais nobres do evento.