Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Brasil Game Show 2017

Candidato: Brasil Game Show
Cliente: Brasil Game Show
Segmento: 10ª Edição
Estado: SP

Ficha Técnica do Evento: Título: Brasil Game Show - #BGS10 Tema: Entretenimento/Videogames Número de participantes: 317.298 visitantes Local: Expo Center Norte - SP Data: 11, 12, 13, 14 e 15/10 de 2017 Periodicidade: Uma vez a ano Abrangência: Internacional Entidade Promotora: Marcelo Abílio Pereira Tavares Me A Brasil Game Show (BGS) é considerada a Maior Feira de Games da América Latina e foi realizada pela primeira vez em 2009 na capital carioca como Rio Game Show. BGS chegou à sua décima edição em 2017, no Expo Center Norte, em São Paulo. A feira é criação de Marcelo Tavares, um dos maiores colecionadores de consoles do Brasil. O que começou como um churrasco entre amigos para jogarem juntos, hoje está entre as três maiores feiras em espaço ocupado e número de visitantes. O evento reúne as principais empresas do setor, que apresentam as novidades do mercado de PC, console, mobile, realidade virtual (VR), card games e jogos de tabuleiro. Além disso, na BGS os visitantes podem conferir alguns dos maiores lançamentos em jogos, ou seja, games que ainda nem foram lançados no mercado e que podem ser conferidos e testados no evento. A feira conta ainda com diversos campeonatos, inclusive de eSports, com grandes premiações. Desta forma, a Brasil Game Show é um evento referência no segmento e oferece conteúdo para diversos gostos. Mais uma grande atração, e que destaca a BGS no cenário, é a presença de grandes personalidades do mundo dos games, que participam do evento e interagem, autografam e tiram fotos com os fãs. Esta é, muitas vezes, uma oportunidade única para os visitantes ficarem cara a cara com seus ídolos, sejam eles produtores de franquias consagradas mundialmente, jogadores renomados ou influenciadores de sucesso. Dentre as atrações da BGS, destacam-se: A Cosplay Zone, voltada aos cosplayers amadores e profissionais , a Arena Arcade com seus fliperamas, a Evolução do Videogame que é o acervo pessoal do criador da feira, Marcelo Tavares, fazendo os visitantes conhecerem a história dos videogames, o Meet&Greet para que os fãs possam conhecer seus ídolos e Talks, voltada aos desenvolvedores do país e internacionais que podem contar ao público suas experiências no mercado.

Vídeo

Galeria de Fotos

A décima edição da Brasil Game Show tinha tudo para ser histórica, e foi. O maior evento de games da América Latina, realizado entre 11 e 15 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, foi um enorme sucesso de público, mídia e críticas, quebrou recordes em vários aspectos, como número de visitantes, de convidados internacionais, de atrações, de games e de jornalistas credenciados. Em uma área de 90 mil m², a BGS contou com um público circulante total de 317.298 pessoas, que curtiu mais de 150 jogos em cerca de 750 estações ao longo dos cinco dias da feira. Público presente na Brasil Game Show 2017 11 de outubro (quarta-feira) ? Mídias e convidados - 16.805 pessoas 12 de outubro (quinta-feira) - aberto ao público - 58.953 pessoas 13 de outubro (sexta-feira) - aberto ao público - 89.305 pessoas 14 de outubro (sábado) - aberto ao público - 88.316 pessoas 15 de outubro (domingo) - aberto ao público - 63.919 pessoas Total de público circulante: 317.298 pessoas Esses dados colocam a BGS como a 3ª maior feira do mundo, em número de visitantes e espaço físico utilizado. Além de dezenas de lançamentos que puderam ser Com cerca de 3.500 profissionais de mídia credenciados, a BGS foi acompanhada de perto e de longe por gamers de todo o Brasil e até mesmo de outros países, já que jornalistas da Argentina, Chile, Coreia do Sul, Estados Unidos e Holanda também marcaram presença. Entre outros destaques da décima edição, estão as mais de 250 marcas (mais de 300 estandes) participantes, dezenas de campeonatos profissionais e amadores de eSports, competições entre cosplayers, a exposição " Buscapé Evolução do Videogame", convidados especiais, 50 toneladas de alimentos arrecadados. ÁREAS DE DESTAQUE 1) EVOLUÇÃO DO VIDEOGAME BUSCAPÉ Acervo pessoal do criador da Brasil Game Show, Marcelo Tavares. É a área para celebrar o desenvolvimento dos consoles, passando por todas as gerações de videogames e portáteis. Lembra daquele primeiro Atari de sua vida, do Mega Drive ou Super Nintendo? Eles estavam lá para relembrar as horas de diversão proporcionadas. 2) COSPLAY ZONE KINOPLEX Os cosplays são uma tradição nos eventos geek ao redor do mundo e não poderia ser diferente na BGS. Contando com apresentações coreografadas e os tradicinais desfiles, a área atraiu um grande público. Para fazer o espaço ainda mais tradicional, alguns dos principais convidados internacionais da feira participaram da banca julgadora, avaliando cosplayers com fantasias de seus jogos. Uma grande honra aos participantes. 3) ARENA ARCADE DIVERBRAS Reviva a febre dos fliperamas em uma área aberta ao público e gratuita. Jogue nos simuladores de corrida, divirta-se nos jogos esportivos e curta os desafios das máquinas de pinball. 4) MEET & GREET CANON Uma das áreas mais importantes do evento, o Meet & Greet Canon proporcionou encontros memoráveis aos visitantes que tiveram a chance de encontrar, tirar fotos e pegar autógrafo de celebridades internacionais e referências na história do videogame, como Nolan Bushnell, criador do Atari e Hideo Kojima, um dos mais premiados desenvolvedores de jogos. Elogiado por seus trabalhos, a mente criativa da série Metal Gear esteve pela primeira vez no Brasil. 5) BGS TALKS TWITCH Novidade de 2017, o BGS TALKS contou com a parceria da Twitch, uma das maiores plataformas de streamers do mundo. A área é voltada a palestras e showcases de desenvolvedores independentes, grandes estúdios e de entretenimento em geral. Além disso, o palco foi usado para a premiação de grandes nomes da indústria, com o Lifetime Achievement Awards (dado às personalidades pelo conjunto das suas obras e importância para o desenvolvimento do mercado) e o Wall of Fame, onde os condecorados gravaram suas mãos em quadros que serão eternizados na BGS. 6) Caravanas Todos os anos, a BGS recebe diversas caravanas de vários lugares do Brasil. Com o objetivo de incentivar e facilitar a vinda destes grupos, a feira oferece alguns benefícios e vantagens para os responsáveis. 7) Parcerias de Transporte e Hospedagem Milhares de visitantes do evento são de fora de São Paulo. Para facilitar sua vinda, a BGS fecha diversas parcerias de transporte e hospedagem, que oferecem descontos no período do evento. 8) Área Indie A BGS conta com uma área destinada aos desenvolvedores que contam apenas com recursos próprios para transformarem suas ideias em projetos reais, a Área Indie. O espaço foi criado com o objetivo de fomentar ainda mais o mercado brasileiro de desenvolvimento de jogos e, além dos estandes, conta ainda com uma área para que os representantes dos estúdios possam falar um pouco sobre seus projetos, o Indie Meeting. 9) Área Business / Sistema de Matchmaking A Área Business é destinada aos interessados em fazer negócios e interagir com outras empresas e profissionais. Esta área visa fomentar ainda mais o cenário nacional de games e promover a interação entre profissionais. Desta forma, a BGS acaba atuando como uma grande vitrine e reúne milhares de pessoas com o mesmo interesse. A BGS conta com um sistema próprio para agendamento de reuniões que facilita a interação e contato com outras empresas e profissionais.

48 horas para desenvolver um game Pelo segundo ano, a Brasil Game Show promoveu a Brasil Game Jam, uma maratona em que estudantes universitários têm 48 horas para desenvolver um projeto de game com um tema surpresa, revelado apenas no início da competição e que esse ano foi "Cartola FC", o fantasy game da Globo. Com dinâmica semelhante a um reality show, os participantes ficaram confinados em uma casa de vidro montada na BGS das 15h do primeiro dia da feira, 11/10, às 15h de 13/10. Durante esse período, dez equipes, com três integrantes cada, tiveram que usar toda a sua criatividade e talento para desenvolver um projeto de game para qualquer plataforma. O desafio era criar um novo jogo ou uma nova funcionalidade para o Cartola FC, em 48 horas. Social Anualmente a BGS arrecada toneladas de alimentos para organizações não governamentais. Desde 2011, o visitante que doa 1kg de alimento não perecível paga metade do valor do ingresso. Ao final da décima edição da BGS, foram arrecadadas 50 toneladas, que serão doadas à Casa de David e a APAE de São Paulo. Produção nacional Desde 2014, a Brasil Game Show tem um espaço exclusivo dedicado ao mercado brasileiro e o evento já se tonou a maior vitrine do país para desenvolvedores independentes. Na décima edição da feira, dezenas de produtores nacionais apresentaram seus jogos para o público da BGS e não faltou criatividade e variedade. Foram 70 games dos mais diversos estilos, como esportes, aventura, luta, música, quiz, terror, educativos, lendas, batalhas e até transportes, que poderão ser jogados em várias plataformas. Os indies também participaram de palestras abertas aos visitantes do evento e contaram um pouco sobre sua carreira e trajetória profissional no BGS Talks, uma atração com painéis e apresentações realizadas no palco da Twitch. A Área Indie contou com os seguintes estúdios: ACE Arts & Crafts of Entertainment Aiyra Ambize Studio Among Giants Anguis Studio Arvore (Pixel Ripped) Behold Studios Bloober Team Cat Nigiri Dark Paladin DI PUC-Rio (Apple Dev) Dreaminside FlipFlop Lab Game Nacional GamesX Gartic Genos Studios Hexa Game Studio Indústria de Jogos Island of Games Knackwire Linekong Loomiarts Mad Mimic Massive Work Studio MBR Editora Digital Mens Sana Interactive / Sunrise Monomyth Game Studio Ninetales Studios Nixtor Game Studio Onanim Studio PONG (Potiguar Games) RMAL Sebrae RS (Genio Quiz/ Southbox Games/ IMGNATION Studios/ Canvas Games/ Revolver Game Studio/ Rockhead Games/ Hermit Crab Studio) SheePixel Sinergia Studios Streamsoft The Duel Brasil Vneta Studios Void Studios VR Vision Yokai Collective Studio COBERTURA DE AUDIO E VIDEO A agência Usina Reality foi responsável pela captura de áudio e video da #BGS10 e contou com uma equipe de 5 pessoas dedicadas a capturar as melhores imagens e sentimentos dentro do evento. A empresa também foi responsável pelo nosso vídeo oficial. STAFF Mais de 200 pessoas foram contratadas para auxiliar o público durante o evento. Muitos desses como voluntários. PÓRTICO DE ENTRADA Um grande painel de led de 32m foi colocado no pavilhão vermelho para informar aos visitantes o conteúdo diário do evento. A tela ainda foi responsável por um dos momentos mais emocionantes de todo o evento, com sua contagem regressiva, o que fazia o público entrar no clima de diversão antes de acessar o pavilhão. CLIMA AGRADÁVEL Os vistantes da BGS ainda contaram com o conforto do ambiente climatizado do Expo Center Norte.

Galeria de Fotos

Mais de 317 mil visitantes e cerca de 250 marcas em 2017 A BGS é o local escolhido para a realização de 80% dos lançamentos e anúncios para a região A BGS 2017 contou com a cobertura de alguns dos principais veículos de comunicação nacionais e internacionais. A BGS reúne algumas das principais empresas do setor, possibilitando o fechamento de novas parcerias e negócios O Sistema de Matchmaking oferecido pela Brasil Game Show já possibilitou o agendamento de mais de 1600 reuniões de negócios. Marcas participantes da #BGS10 Mais de 250 marcas participaram da décima edição da Brasil Game Show. Entre patrocinadores, expositores e parceiros, estão PlayStation, Xbox, Activision, HyperX, Lojas Americanas, RedFox, Ubisoft, Warner Bros. Games, Acer, Buscapé, Canon, Casas Bahia, CD Projekt Red, Clash Royale, Com2us, Dazz, DiverBras, DXRacer, Gigabyte, Intel, Kinoplex, Kocca, Piticas, Razer, Saraiva, Samsung, Twitch, Vivo, Vivo Keyd, Dell, Cinemark, Fini, Cup Noodles, TNT Energy Drink,11 bit, ACE, Aiyra, Akiba World, Ambize, APAE-SP, Anguis Studio, Atitude Point, BandUp, Band Rádios, BBTV, Behold Studios, Big Head Store, Bloober Team, Canvas Games, Casa de David, Casas André Luiz, Cat Nigiri, Chance6, ClipFM, Cogumelo Corp., Copag, Cougar Gaming, Crazzy Arcade, Dark Paladin, DI PUC-RJ, Among Giants, Dreaminside, Dr. Massaggio, Editora Europa, Editora Globo, Editora Três, Fecap, Flip Flop Lab, Game Nacional, GAMEscola, Gamemax, GamersClub, GameSpot, GamesX, Gartic, Geek42, Geek Tag, Gênio Quiz, Genos Studios, Game Pad Digital, Grupo Calegari, Grupo Mídia, Hexa Game Studio, Hermit Crab, Imgnation, Incomm, Indústria de Jogos, Island of Games, JZ Culture & Comm, Kinship, Loja do Porta, Loomiarts, Knackwire, Lady Snake, Legião Nerd, Linekong US, Loja Tip, Mad Mimic, Massive Work Studios, MBR Editorial Digital, Mcfly, Mercado Livre, Mens Sana Interactive, Midas Club, MonoMyto, Ninetales Studios, Nixtor Game Studio, NVIDIA, Onanim Studio, Online IPS (International Processing Solution), Old Spice, Panini, Panzar, paiN Gaming, Palácio Geek, Pixel Ripped, Pong, Print me, Pro Simuladores, Rádio Transamérica, Rádio Geek, RAWAR, Revolver Game Studio, Rixty, Rockhead Games, Rotary Distrito 4430, RMAL, Seagate, SEBRAE-RS, SheePixel, Sinergia Studios, South Box Game Studio, StreamSoft Games, Thermaltake, The Suns Store, The Duel Brasil, Toys Collection, Uber, Vneta Studios, VGDB, Void Studios, Voxel, VR Vision, Warpzone, World of Collectibles, XFire Gamers, Yokai Collective Studio, entre outras. GERAÇÃO DE MIDIA MÍDIA IMPRESSA REVISTAS: +60 veiculações JORNAIS: +30 veiculações PAINEL METRÔ-SP: 35 peças veiculadas MÍDIA ELETRÔNICA Comercial de tv: 772 inserções (TV Globo e SBT) Spots de Rádio: 2677 irradiações Comercial nos Cinemas: 68 cinesemanas com exibição do comercial de 30" IMPRENSA Mais de 28 horas de conteúdo gerados. Geração de R$ 66.000.000,00 em mídia expontânea. Dados dos Compradores de Ingresso Plataforma que Joga: - Consoles - 77% - PC - 59% - Mobile - 56% - Outros - 5% - Nenhum - 3% Principal Motivo que leva à BGS - Jogos e lançamentos - 45% - Diversão e Compras - 28% - Ver Streamers e Youtubers - 12% - Outros - 11% - Criadores de Games - 4% 90% do público aprova o evento e 95% deseja retornar. Público masculino - 76% Público feminino - 24% Faixa etária até 12 anos - 3% 13 à 17 - 14% 18 à 24 - 27% 25 à 35 - 31% 35+ - 25% Ação Social - mais de 50 toneladas de alimentos arrecadados