Ficha Técnica do Evento
Título: KIDS DAY 2017
Tema: Ciência e Tecnologia
Número de Participantes: 412 convidados
Local de realização: Melicidade - Sede do Mercado Livre no Brasil
Inicio: 20 de julho de 2017
Encerramento: 20 de julho de 2017
Periodicidade: Anual
Entidade ou empresa promotora: Mercado Livre Brasil - Ebazar.com.br LTDA
Abrangência: Local
CONTEÚDO
Briefing: Desenvolver, produzir e coordenar um evento com atividades para os filhos/dependentes de colaboradores que promova a aprendizagem e diversão baseado em novas tecnologias e ciências.
Os principais objetivos são abrir as portas do escritório para que possam conhecer o local de trabalho dos seus pais e integrar os colaboradores em uma atividade diferente e informal.
Desafios: Ações que envolvem crianças são sempre um grande desafio desde o pré-evento até o final do evento. A logística para crianças e todo o desenrolar do evento exigem bastante cautela, zelo e dedicação.
Tínhamos o desafio de promover atividades marcantes e construtivas para os filhos dos funcionários do cliente, o que elevou o nível de exigência, uma vez que as crianças seriam nossos avaliadores perante seus pais e a empresa.
Além disso, engajar os funcionários que não têm filhos foi outro grande desafio em particular, pois nos levou a pensar em ações que os mesmo pudessem ser envolvidos sem comprometer seu expediente e, ao mesmo tempo, promover uma integração com as crianças e colegas.
Como citado, o nível de exigência do briefing pelo fato de envolver crianças foi elevado, também, pela origem do briefing, que veio da sede mundial da empresa. Era preciso deixar um residual de ciência e tecnologia e entreter a todos, adultos e crianças, de maneira viável, sustentável e harmoniosa, sem atrapalhar o ambiente de trabalho. Neste sentido, as ações deveriam ser pensadas de maneira integrada e aplicada ao espaço físico da unidade, aproveitando os espaços disponíveis.
Solução: Buscamos as melhores soluções para atender o briefing, apresentando ótimas propostas e fornecedores acerca do tema.
Para atender ao tema Ciência e Tecnologia, viabilizamos oficinas especiais com fornecedores diferenciados que trouxeram as melhores soluções para entreter a criançada.
Uma importante solução foi estudar a agenda e dividir as crianças em e 4 grupos de faixas etárias diferentes, o que contribui para uma melhor divisão das atividades, bem como a propor ações específicas para cada uma das faixas (detalhadas a seguir).
Para os funcionários que não têm filhos, propomos um programa de voluntários com 3 categorias diferentes oferecendo possibilidade diferentes de engajamento para os candidatos.
AGENDA
? IMAGEM ANEXA
Conceito, projeto, desenvolvimento e descritivo completo do produto ou serviço realizado. Sua origem e evolução até o presente.
Identidade Visual
A identidade visual apresentada foi desenvolvida e fornecida pelo Mercado Livre da Argentina para ser utilizada nos eventos em todos os países com escritório da empresa. Com base no guideline do evento, foram feitas adaptações e novos layouts para a comunicação no Brasil.
? Teaser Save the Date
? Convite
? Reminder
? Pulseira
? Totem Institucional
? Totem Boas-vindas
? Totem Sinalização
? Uniforme Monitores
Credenciamento e Boas-vindas
Identificação das crianças
As crianças foram recebidas em área exclusiva na entrada do prédio principal e receberam uma pulseira personalizada. A pulseira foi personalizada com o nome completo, idade, telefone e nome do responsável da criança, bem como suas restrições alimentares. Todos foram separados por grupo de faixa etária diferente e identificados por uma cor específica.
Atividades
? Espaço Kids Oficinas de Ciência 1 - Grupo A | 0 a 3 anos
No Espaço Kids os pequenos puderam brincar, fazer atividades, assistir ao teatro de fantoches e ouvir histórias dos nossos contadores. Todas atividades realizadas com supervisão de monitores, em espaço separado das crianças de idade superior a 3 anos.
? Show de Ciência - Grupos B, C e D
Referência mundial em entretenimento infantil, a Mad Science é uma empresa canadense, que está presente em 29 países e há 30 anos leva entretenimento educativo às crianças. A equipe de cientistas malucos da Mad Science torna a ciência ainda mais legal, fazendo apresentações para crianças de 4 a 12 anos. Os shows, além de interativos, são educativos, oferecendo um entendimento claro e de forma divertida de como a ciência faz parte do nosso dia-a-dia.
? Tour pela Melicidade - Grupos B, C e D
O tour levou a criançada para conhecer as principais instalações do escritório de São Paulo e, principalmente, visitar o local de trabalho de seus ?papais e mamães?. Durante o Tour, eles puderam interagir com os funcionários. Os voluntários explicaram o local da Melicidade que eles trabalham.
? Oficina de ciências - Grupos B e C | 4 a 11 anos
Nesta oficina, as crianças se divertiram muito com várias experiências. Todas as experiências são mão na massa! Os cientistas formarão grupos e vão ensinar como as crianças podem fazer seus próprios experimentos. É muita diversão e descobertas incríveis que valem muito a pena!
Em todas as atividades os grupos são divididos por faixa etária.
? Show Mágica e Tecnologia - Grupos A, B, C e D
No show, o mágico e ilusionista digital Eduardo Braz utiliza em todos os seus números elementos tecnológicos como smartphones, tablets, notebooks e até televisores. Muito mais que simples aplicativos, Eduardo conta com
recursos de produção de vídeo, computação gráfica, habilidade e principalmente criatividade para misturar o que é real com o virtual. Mágicas que já eram fortes, agora com tecnologia ficaram ainda melhores e mais surpreendentes. https://youtu.be/lZRzozV-YYo
? Picnic ? Lanchinho
Momento especial de alimentação com cardápio personalizado e servido de maneira divertida.
? Light Painting | Foto
As crianças produziram uma lembrança deste dia especial que feita de maneira divertida e diferente. As fotos foram feitas em Light Painting, uma técnica fotográfica onde a longa exposição registra o movimento de uma origem luminosa, permitindo assim a composição espacial de desenhos com os pincéis de luz. Está técnica traz uma surpresa para os convidados que fazem pequenas performances e recebem em seguida uma impressão
fotográfica do resultado obtido.
? Oficina Hand Spinner - Grupo D | 12 a 17 anos
As crianças montaram seu próprio hand sppiner de madeira com parafusos e rolamento de metal, levando em conta conceitos de design para construir. O botão central de giro foi criado e impresso na hora com uma máquina de impressão 3D instalada no local . Em seguida, fizeram a pintura usando pincel.
Voluntários.
Para tornar a ação ainda mais envolvente aos colaboradores, contemplamos, também, a Participação especial dos daqueles que não têm filhos, uma vez que o evento é aberto somente aos que possuem dependentes.
Os que desejaram participar, puderam se candidatar a serem voluntários na ação, participando ativamente de toda a ativamente como Monitor, Animador ou Guia do Kids Day 2017.
Os voluntários puderam optar por integrar um dos grupos a seguir e/ou oferecer ?um dos seus talentos? para entreter as crianças.
Monitor - Atividades de todos os grupos:
Auxiliar o staff da ação nas diversas atividades, controlando o fluxo de crianças e de atividades
Animador - Personagem infantil, ou palhaço:
Fantasiar-se para animar e divertir a criançada, como por exemplo contando histórias ou tocando ou cantando musicas infantis
Guia - Orientador do Tourpela Melicidade:
Orientar e conduzir os grupos pelos espaços ou apresentar às crianças as áreas visitadas durante o tour
Defesa para merecimento do prêmio
Esta edição do Kids Day foi considerada a melhor edição desde que o evento foi criado, uma vez que conseguimos aplicar e atender ao briefing vindo da sede argentina e, também, adicionamos outras ativações que fizeram sucesso entre a criançada.
Todo o pré-evento e a logística de produção foram cuidadosamente executados, pois o evento tratava do bem mais precioso de cada colaborador, além de ser de extrema importância para melhorar o clima organizacional da empresa.
Os fornecedores selecionados a dedo fizeram a diferença no evento que precisava de muito profissionalismo e seriedade, ao mesmo tempo que apresentasse um grande clima de descontração.
Além da concorrência, conquistamos a confiança dos colaboradores que confiaram seus filhos a nós e abrimos uma porta na empresa para participação em outras concorrências; depois deste, conquistamos e executamos outros eventos para o cliente.
Podemos destacar toda a tecnologia e fornecedores diferenciados que trouxeram atividades marcantes para a garotada. Fomos além do parquinho, apresentamos oficina de brinquedo com impressora 3D, foto lembrança com pintura de luz, Show de mágica com tablets, etc. Sem falar em todo o acompanhamento pré-evento com desenvolvimento de teasers, convites e reminders para incentivar a participação.