Há mais de 10 anos, na Cielo, no final do ano, nós convidamos os filhos para conhecerem a companhia em um dia de brincadeiras e entretenimento. Porém, em 2017, nós recebemos uma demanda do Presidente solicitando um novo evento, cuja proposta era trazer os pais dos colaboradores para conhecerem o seu local de trabalho. A ideia foi recebida com muito carinho e entusiasmo, mas, logo em seguida, nos deparamos com várias preocupações. A ação deveria ser na matriz, que possui 11 andares e em um deles há um espaço para montarmos um auditório que comporta 600 pessoas. A conta de 1.582 colaboradores na matriz, somando seus pais e suas mães, mesmo excluindo a quebra, não fechava. Nossa preocupação em proporcionar um evento que fosse o mais confortável possível era gigante. Então, depois de planejar a agenda, decidimos que, se o número de inscritos fosse maior do que a capacidade do nosso auditório, o evento seria dividido em dois dias. Após as inscrições, verificamos que a ação poderia ocorrer em um único dia, só precisaríamos ter cuidado para não tumultuar as áreas menores que o auditório.
Nas inscrições, além dos dados do colaborador e dos pais, nós pedimos para que enviassem uma foto de um momento importante da família.
Também solicitamos por e-mail que os colaboradores enviassem um vídeo dos seus pais falando ?o que meu filho faz na Cielo?.
No pré-evento, já para envolver os colaboradores no clima de carinho da ação, desenvolvemos cartões-postais com diversas frases para que eles pudessem escolher e escrever uma mensagem para os seus pais. Esse material foi exposto em uma área comum durante uma semana até o dia anterior ao evento, quando enviamos os postais pelo Correio.
Previamente ao encontro, entregamos o crachá de entrada de todos os pais para que eles já chegassem identificados. No dia marcado, no balcão de credenciamento, colocamos nosso terminal de captura inteligente, as máquinas da LIO para lerem os QR Codes que estavam nos crachás. Foi oferecido um café da manhã no nosso rooftop, patrocinado pela área De Bem com a Vida, e no mesmo local havia varais de corda com todas as fotos enviadas no momento da inscrição, com o template do evento, que podiam ser levadas para casa.
Após o café, nosso Presidente se reuniu com os convidados no auditório para conversar; um momento cheio de emoção e admiração. O Presidente destacou a importância dos pais em sua vida e contou a sua história, o que gerou uma aproximação muito grande com todos que estavam ali, que, ao final formaram uma fila para cumprimentá-lo e tirar fotos. Ainda na plenária, o grupo de Trainees 2018 fez uma apresentação explicando o nosso negócio de forma lúdica e simples, para que todos pudessem entendê-lo melhor. E então foi exibido o vídeo com os depoimentos dos pais, e a reação de quem estava assistindo foi bastante positiva.
Após uma hora no auditório, os pais foram divididos em grupos, organizados por meio de números e horários presentes no crachá, para circularem em três ambientes, dessa forma, não haveria tumulto. O primeiro ambiente era um espaço montado, no mesmo andar do auditório, com máquina de fotos, backdrop e placas com frases de orgulho para que postassem em suas redes sociais. O segundo ambiente era a sala de monitoramento aos nossos sistemas. Essa sala possui dezenas de televisores com várias informações, o que gerou uma reação admirável nos convidados, entendendo o tamanho do nosso negócio. O terceiro ambiente era nosso show room, em que foi realizado um tour explicativo sobre os nossos principais produtos e serviços guiado por nossos trainees.
Houve, ainda, uma ação diferenciada este ano, na qual os pais que tinham interesse em trabalhar na Cielo participaram de entrevistas com a área de Recrutamento e Seleção. Em 5 minutos eles puderam dizer para uma banca da área quais eram suas experiências e deixaram seus currículos para futuras vagas na companhia.
No tempo livre que lhes restava, puderam ir até a mesa do filho e conhecer seus colegas.