Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Pais na Cielo

Pais na Cielo

Candidato: Cielo
Cliente: Cielo
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Endomarketing
Estado: SP

A Cielo é uma empresa brasileira de capital aberto, com 2.342 colaboradores. Somos mais que uma máquina, somos uma empresa de tecnologia e serviços para o varejo, ou seja, uma Fintech ? uma empresa de meios de pagamentos e tecnologia.

Nossas atividades incluem credenciamento, transmissão, processamento e liquidação financeira de transações e captura das principais bandeiras nacionais e internacionais de cartões de crédito e débito. Lideramos o segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina e nos tornamos uma das dez maiores corporações brasileiras em valor de mercado. Em 2017, capturamos em nossas plataformas mais de 7,3 bilhões de transações e R$ 613,8 bilhões em volume financeiro. A nossa crença é mover o mercado, e a ponta de pagamento é a porta de entrada para diversos serviços inteligentes e conectados entre si: oferecemos um portfólio de soluções para atender às necessidades dos nossos mais de 1,4 milhão de clientes ativos, desde os empreendedores individuais até os grandes varejistas espalhados por todo o país. Além de uma estrutura que mantém os negócios em movimento, com tecnologia de ponta, logística eficiente e os mais rígidos padrões de segurança, provocamos o mercado a evoluir. Inquietos, somos máquina, internet, celular e o que mais vier. Acreditamos que nenhum negócio nasceu para ficar parado, e a nossa vocação é despertar essa mesma inquietude em cada um dos nossos clientes.

Em 2017, recebemos uma demanda do Presidente solicitando um novo evento, cuja proposta era trazer os pais dos colaboradores para conhecerem o seu local de trabalho. A ideia foi recebida com muito carinho e entusiasmo.
O evento Pais na Cielo é um evento que gera vínculo emocional em nossos colaboradores. Um de nossos pilares de gestão está atrelado à ideia de que ?felicidade dá lucro? e acreditamos que gerar essa felicidade, esse vínculo emocional no colaborador, é um retorno positivo para o nosso negócio. O primeiro evento de Pais na Cielo aconteceu em 2017, com 100% de satisfação. Neste ano, fizemos algo parecido para que conseguíssemos atingir um maior número de colaboradores, e o resultado foi de 96%.

Título: Pais na Cielo
Tema: Evento de Endomarketing
Número de participantes: aproximadamente 500
Local: matriz da Cielo, Alphaville
Data: 11/5/2018
Periodicidade: anual
Abrangência: colaboradores da matriz
Conceito do evento: Criar vínculo emocional com o colaborador, além de gerar orgulho e pertencimento.

Vídeo

Galeria de Fotos

Há mais de 10 anos, na Cielo, no final do ano, nós convidamos os filhos para conhecerem a companhia em um dia de brincadeiras e entretenimento. Porém, em 2017, nós recebemos uma demanda do Presidente solicitando um novo evento, cuja proposta era trazer os pais dos colaboradores para conhecerem o seu local de trabalho. A ideia foi recebida com muito carinho e entusiasmo, mas, logo em seguida, nos deparamos com várias preocupações. A ação deveria ser na matriz, que possui 11 andares e em um deles há um espaço para montarmos um auditório que comporta 600 pessoas. A conta de 1.582 colaboradores na matriz, somando seus pais e suas mães, mesmo excluindo a quebra, não fechava. Nossa preocupação em proporcionar um evento que fosse o mais confortável possível era gigante. Então, depois de planejar a agenda, decidimos que, se o número de inscritos fosse maior do que a capacidade do nosso auditório, o evento seria dividido em dois dias. Após as inscrições, verificamos que a ação poderia ocorrer em um único dia, só precisaríamos ter cuidado para não tumultuar as áreas menores que o auditório.
Nas inscrições, além dos dados do colaborador e dos pais, nós pedimos para que enviassem uma foto de um momento importante da família.
Também solicitamos por e-mail que os colaboradores enviassem um vídeo dos seus pais falando ?o que meu filho faz na Cielo?.
No pré-evento, já para envolver os colaboradores no clima de carinho da ação, desenvolvemos cartões-postais com diversas frases para que eles pudessem escolher e escrever uma mensagem para os seus pais. Esse material foi exposto em uma área comum durante uma semana até o dia anterior ao evento, quando enviamos os postais pelo Correio.
Previamente ao encontro, entregamos o crachá de entrada de todos os pais para que eles já chegassem identificados. No dia marcado, no balcão de credenciamento, colocamos nosso terminal de captura inteligente, as máquinas da LIO para lerem os QR Codes que estavam nos crachás. Foi oferecido um café da manhã no nosso rooftop, patrocinado pela área De Bem com a Vida, e no mesmo local havia varais de corda com todas as fotos enviadas no momento da inscrição, com o template do evento, que podiam ser levadas para casa.
Após o café, nosso Presidente se reuniu com os convidados no auditório para conversar; um momento cheio de emoção e admiração. O Presidente destacou a importância dos pais em sua vida e contou a sua história, o que gerou uma aproximação muito grande com todos que estavam ali, que, ao final formaram uma fila para cumprimentá-lo e tirar fotos. Ainda na plenária, o grupo de Trainees 2018 fez uma apresentação explicando o nosso negócio de forma lúdica e simples, para que todos pudessem entendê-lo melhor. E então foi exibido o vídeo com os depoimentos dos pais, e a reação de quem estava assistindo foi bastante positiva.
Após uma hora no auditório, os pais foram divididos em grupos, organizados por meio de números e horários presentes no crachá, para circularem em três ambientes, dessa forma, não haveria tumulto. O primeiro ambiente era um espaço montado, no mesmo andar do auditório, com máquina de fotos, backdrop e placas com frases de orgulho para que postassem em suas redes sociais. O segundo ambiente era a sala de monitoramento aos nossos sistemas. Essa sala possui dezenas de televisores com várias informações, o que gerou uma reação admirável nos convidados, entendendo o tamanho do nosso negócio. O terceiro ambiente era nosso show room, em que foi realizado um tour explicativo sobre os nossos principais produtos e serviços guiado por nossos trainees.
Houve, ainda, uma ação diferenciada este ano, na qual os pais que tinham interesse em trabalhar na Cielo participaram de entrevistas com a área de Recrutamento e Seleção. Em 5 minutos eles puderam dizer para uma banca da área quais eram suas experiências e deixaram seus currículos para futuras vagas na companhia.
No tempo livre que lhes restava, puderam ir até a mesa do filho e conhecer seus colegas.

Esse evento foi realizado ?dentro de casa?, em nossa matriz, que fica em Alphaville. A ideia foi apresentar aos pais o ambiente de trabalho de seus filhos, conhecendo a estrutura física, seus colegas e seu ambiente do dia a dia. Montamos o credenciamento com a validação dos participantes por meio da nossa plataforma de pagamento, LIO, e um praticável para as apresentações. Montamos o café da manhã e o controle de acesso ao nosso show room, onde os pais puderam ter proximidade com nossos produtos e serviços por meio de interações tecnológicas e acesso à sala que monitora todas as nossas plataformas.
A utilização da nossa máquina LIO foi inovadora, pois além de fazermos o credenciamento com ela, após os pais conhecerem como a Cielo funciona, seus produtos e serviços, os Trainees tiravam uma foto do colaborador com seus pais com a própria máquina LIO da Cielo. A foto era impressa na própria máquina, onde os pais poderiam retirar um café gratuitamente em nosso rooftop. Muitos pais elogiaram essa ação, pois desconheciam a inovação que a Cielo tinha em seus produtos e puderam, assim, interagir de maneira inovadora com a empresa, seus filhos e com um presente agradável.

Galeria de Fotos

O Pais na Cielo é um evento que gera vínculo emocional em nossos colaboradores. Um de nossos pilares de gestão está atrelado à ideia de que ?felicidade dá lucro? e acreditamos que gerar essa felicidade, esse vínculo emocional no colaborador, é um retorno positivo para o nosso negócio. O primeiro evento de Pais na Cielo aconteceu em 2017, com 100% de satisfação.

Esse evento foi realizado ?dentro de casa?, em nossa matriz, que fica em Alphaville. A ideia foi apresentar aos pais o ambiente de trabalho de seus filhos, conhecendo a estrutura física, seus colegas e seu ambiente do dia a dia.
Neste ano, fizemos algo parecido para que conseguíssemos atingir um maior número de colaboradores, e o resultado foi de 96% de satisfação, um excelente número de retorno de engajamento entre nossos colaboradores.

O evento não produz receita, não recebe patrocínio e não promove novos negócios, mas gera muito sentimento de pertencimento e satisfação entre os colaboradores e seus familiares. Os pais saem encantados da Cielo, além de entender onde e com o que seu filho(a) trabalha, como é o ambiente de trabalho e conhecem o Presidente com contato direto.

Galeria de Fotos