Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Espaço Wabco na Fenatran

Candidato: Alternativa F
Cliente: Wabco do Brasil
Segmento: 09ª Edição
Estado: SP

A Agência: Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas. Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa. Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun. O Cliente: A WABCO (NYSE: WBC) é o principal fornecedor global de sistemas de controle de frenagem e tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais. Originária da Westinghouse Air Brake Company, fundada há quase 150 anos, a WABCO está poderosamente ?Mobilizando a inteligência veicular? para impulsionar a indústria para o futuro com veículos cada vez mais de condução autônoma, conectados e elétricos. O Evento: Com o principal objetivo de receber os principais clientes para mostrar seus lançamentos e novidades no mercado, a WABCO contratou a Alternativa F para produzir um estande conceito de 154m² que trouxesse a força da marca, bem como fosse aberto e chamativo. A feira escolhida para a realização desse evento foi a FENATRAN, Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Cargas ? evento que acontece a cada dois anos há mais de 40 anos e estava na sua 21ª edição. É a maior e mais completa vitrine de soluções integradas para toda cadeia do Transporte Rodoviário de Cargas da América Latina. Abrange os setores de fabricantes de caminhões; implementos rodoviários; pneus; gestão e rastreamento de frotas; autopeças; bancos e serviços (seguros, softwares, financiamentos, consultorias etc). Ficha Técnica: Local: São Paulo Expo Período de realização 16 a 20 de outubro 2017 Metragem: 154m²

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O briefing do cliente: No briefing, os principais objetivos eram: - Utilizar a feira para transmitir os diferenciais e vantagens de se trabalhar com produtos originais WABCO. - Encantar os clientes com estande tecnológico e humanizado. - Ter estande imponente transmitindo a ideia de líder no segmento de freios convencionais e eletrônicos para veículos comerciais e de quem possui o maior share of market no Brasil no segmento de itens para reboques, semirreboques, caminhões e ônibus. - Utilizar 5 pilares para basear a participação na exposição: Tecnologia/Inteligência, Segurança, Eficiência, Disponibilidade e Serviços. - Utilizar o lado mais humano, sustentável (tendência atual) trazendo as pessoas mais para perto, tornar a WABCO acessível no sentido de estar próximo ao cliente. Levando esse briefing em consideração, fizemos uma pesquisa das principais características do cliente já que era a primeira vez que trabalhávamos juntos, do perfil do público alvo e dos concorrentes, para que assim, nosso estande fosse um diferencial dentro da exposição e para que atraísse o maior número de clientes possível para fazer networking com a WABCO. O maior desafio da Alternativa F para este estande era construir um projeto que fosse muito chamativo, pois as metragens quadradas de outros clientes ultrapassavam mais de 500m². Com a ideia em mãos, desenhamos o projeto que foi aprovado já em sua primeira versão. Abaixo, detalharemos cada área e como elas foram executadas: O Projeto: Quando pensamos em tecnologia e vimos o guideline do cliente, logo veio a ideia de usar a altura máxima do pavilhão criando uma testeira imponente e que chamasse muita atenção. Com isso trouxemos um formato triangular que continha os logos iluminados com fios de LED e um painel de LED curvo para possíveis conteúdos. A testeira era fechada com tecidos em voal para fazer o acabamento de toda parte elétrica que passava por dentro dela. Na área útil, montamos, além de duas salas de reunião, uma copa e um depósito, uma área com diversos balcões expositores que demonstravam os diferenciais da WABCO. Cada balcão tinha um formato e estava preparado para receber um tipo de equipamento especifico. No que diz respeito a exposição de produtos, um dos destaques foi o sistema avançado de frenagem de emergência OnGuardMAX, com tecnologia inovadora que adiciona frenagem completa quando há veículos parados à frente; além disso, estimula a condução autônoma de veículos comerciais. O outro foi o OnLaneASSIST, assistente ativo de monitoramento da faixa de rolagem que é um passo além do sistema de alerta ao motorista. E mais o OnCity, tecnologia de ponta para ajudar a proteger pedestres e ciclistas no trânsito da cidade. Além da estrutura de exposição de produtos, cuidamos para que todos os detalhes do estande fossem bem amarrados com o design: mobiliário moderno, diversos fios de LEDs em volta dos painéis e arranjos na cor do cliente. Informação muito importante e relevante: o estande possuía uma planta feita na diagonal e não foi montado em ilha, pois o corredor atrás dele não era um corredor útil, foi apenas usado para acesso aos banheiros. Alimentos e Bebidas: Para a área do lounge e para os clientes VIPs, foi contratado um buffet diferenciado que fazia o serviço exclusivo. O cardápio foi desenvolvido pensando no perfil do cliente que visitava a feira, servindo itens como: sucos, quiches, folhados, doces de colher, dentro outros itens. Equipes: Para compor o evento foram contratadas 2 recepcionistas, todas uniformizadas com roupas institucionais com toque sofisticado. A equipe de Marketing da WABCO estava composta por 2 pessoas divididas em diferentes funções. A equipe da Alternativa F Eventos, estava composta por 2 pessoas divididas em diferentes funções.

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois este é o maior evento para o mercado de transporte de cargas da América Latina. Veja abaixo como lidamos com cada um deles. 1 ? Como, em um estande de 154m², colocar a quantidade de produtos e todas as necessidades do cliente? Quando recebemos o desafio pensamos que uma planta baixa bem estruturada seria o diferencial para o projeto, pois desta forma, conseguiríamos aproveitar 100% dos espaços de forma bem dividida e organizada. 2 ? Como criar um projeto cenográfico que chamasse a atenção em uma feira cujos estandes ultrapassam 500m²? Criando uma testeira imponente e que chamasse muita atenção. Com isso trouxemos um formato triangular que continha os logos do cliente iluminados com fios de LED e um painel de LED curvo para possíveis conteúdos. Além disso, trouxemos um design branco com diversos fios de LED em volta dos balcões, painéis, etc. 3 ? Como conseguir com o que o stand ficasse movimentado durante a feira, tendo ao lado as principais concorrentes? Criando um espaço exclusivo para que a WABCO demonstrasse as mais famosas soluções que tem para esse mercado, esse era o diferencial deles e tinham que ter o máximo de destaque possível. 4 ? Como divulgar o evento? A equipe de assessoria do cliente e da feira estavam presentes para garantir que todas as informações seriam passadas/divulgadas de forma ágil e ao vivo.

Como resultado geral, o estande da WABCO foi um sucesso e pudemos enxergar isso tanto pelos leads gerados durante o evento, quanto pelos comentários realizados pela própria diretoria. Abaixo, citamos alguns canais de mídia em que o estande foi divulgado: https://www.penaestrada.com.br/video/WABCO-na-fenatran-2017-sistema-de-freios/ http://www.printeccomunicacao.com.br/?p=41372#sthash.pUmIBYfw.dpbs http://www.rodoviabrasil.com.br/WABCO-apresentou-inovadoras-tecnologias-para-seguranca-no-transito-na-fenatran-2017/ http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/26546/WABCO-lanca-sistemas-de-seguranca-na-fenatran Dados Gerais: A formalização da WABCO veio com 2 meses de antecedência e o tempo de execução deste projeto foi de 1 mês até a data da montagem. Foram mais de 5 reuniões de alinhamento sobre o evento. Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 2 projetistas, 1 arquiteto, 1 atendimento e 1 engenheiro exclusivos. Além de 1 atendimento da Alternativa F e 2 produtores. Dentro do Centro de Convenções, a construção do estande levou 4 dias úteis, com aproximadamente 16 horas de trabalho diárias. O cronograma criado pela Alternativa F e Arteval foi feito de acordo com a seguinte ordem cronológica: montagem da estrutura dos containers que dá base ao estande, montagem do piso e marcenaria, montagem das colunas de sustentação, posicionamento das artes visuais, instalação de equipamentos, acabamento e posicionamento de decoração e mobiliário. As ativações foram posicionadas no ultimo dia de montagem do estande. A equipe completa foi formada por mais de 50 profissionais, entre fotógrafos, montadores, eletricistas, garçons, etc. A equipe de Marketing da WABCO estava composta por 2 pessoas divididas em diferentes funções. Além desta equipe, tiveram os seus Diretores, Superintendentes e Gerentes Comerciais presentes, aproximadamente, 20 pessoas por dia. A equipe da Alternativa F estava composta por 2 Coordenadores. Passaram pelo estande mais de 1.500 pessoas por dia, a maioria clientes da região sudeste e centro oeste.