Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Viewing Party Copa 2018

Candidato: F/Malta
Cliente: Twitter Brasil
Segmento: Serviços
Estado: SP

A agência F/Malta cria ações inovadoras, eventos marcantes e campanhas memoráveis. Nosso objetivo é fazer com que os clientes sintam a emoção em cada proposta, em cada job, com uma entrega que conte a melhor história para nossos clientes e para os clientes deles. Nossa criatividade tem que brincar o tempo todo e, aliás, Einstein chamava isso de inteligência. Daí nosso slogan: ?Let?s Play?. Porque, com atitude brincante, rompemos os padrões do mercado, com força, leveza e criatividade, e vamos além em tudo o que criamos.
O Twitter é uma rede social com mais de 313 milhões de usuários ativos por mês. Criada em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass, a empresa possui mais de 35 escritórios ao redor do mundo e oferece suporte para mais de 40 línguas. Atualmente, o site é um dos dez mais acessados do mundo e permite a postagem de mensagens com até 280 caracteres, além de vídeos, imagens, questionários e links.
Conceito do evento: Twitter Viewing Party une tudo o que a plataforma tem em comum com aquela reunião de amigos para ver um jogo. O clima descontraído do evento é a oportunidade ideal para mostrar, entre um gol e outro, como o Twitter é a plataforma perfeita para falar de esportes.

FICHA TÉCNICA DO EVENTO:
Título: Twitter Viewing Party
Tema: Futebol ? Copa do Mundo
Número de participantes: 217
Local: Escritório do Twitter ? São Paulo
Data: 27/03/2018
Periodicidade: evento único
Abrangência: São Paulo
Atividades paralelas: palestras, coquetel e transmissão do jogo
Entidade promotora: Twitter

Vídeo

O Twitter buscou a agência com o objetivo de estreitar o relacionamento de seus executivos com importantes profissionais compradores de mídia, em especial executivos C-Level de agências de publicidade. O intuito era mostrar que a personalidade divertida e casual da plataforma tem grande potencial de alcance e um público bastante fiel e entusiasta. Essas características em muito convergem com os interesses dos amantes do futebol e, por isso, uma estratégia de marketing vencedora deveria incluir o Twitter em seu plano de mídia, especialmente na Copa do Mundo 2018, já que o microblog é hoje a principal plataforma para falar sobre futebol no Brasil. E tudo isso em um ambiente brand safe!
A solução para este desafio foi criar um evento digital, interativo, colaborativo e com forte apelo visual. Para traduzir a emoção do futebol-arte mesmo antes do evento começar, criamos uma peça conceito que foi desdobrada em convites digitais enviados por e-mail e WhatsApp.
Além disso, uma série de materiais gráficos foi criada para envelopar todo o escritório do Twitter com a temática de futebol, a começar pelas paredes do elevador e do lobby, todas adesivadas com imagens que inspiravam a emoção do futebol. Dentro da sala de conferência, recriamos o gramado com um piso vinílico que cobria o chão e as arquibancadas, além transformarmos as paredes deste espaço em uma grande arquibancada, utilizando para isso recursos audiovisuais projetados em um telão curvo de 14,5m X 2,5m metros de comprimento para que todos pudessem se sentir dentro do gramado junto com a nossa seleção.
Puffs em formato de bola de futebol foram espalhados pelo espaço, bancos que simulavam um banco de vestiário completavam a ambientação e trazia o público para dentro do jogo. Um banco de reservas também foi recriado para dar ainda mais veracidade para a experiência de estar em campo.
Os detalhes também fizeram a diferença:
- Credenciais com o key visual da campanha e cordões customizados foram distribuídos para todos os participantes.
- Folders impressos com a comunicação do evento e um resumo dos conteúdos apresentados foram entregues aos convidados.
- Os promotores responsáveis pela recepção dos convidados vestiam uniforme de técnicos de futebol nas cores azul Twitter, com o forro amarelo canarinho da nossa seleção.
- As promotoras responsáveis por servir as comidinhas de estádio levavam bandejas de degustação típicas dos vendedores de arquibancada customizados com a identidade visual do evento.
- Bandeiras com a nossa comunicação ajudavam a recriar o clima de jogo.
- Backdrops e totens autoportantes complementaram o tom do evento, exibindo fotos carregadas de emoção e expressividade.

Para garantir que a festa fosse contagiante, fornecemos adereços, apitos e vuvuzelas para que, juntos, víssemos o Brasil bater a Alemanha em um clima que variava entre a tensão e o alívio.

No intervalo do jogo, o telão exibia tweets em tempo real sobre a partida, mostrando que nenhuma outra plataforma tem tanta adesão com esportes como Twitter. Mal o juiz apitou o fim do jogo, e o clima de festa já se instalava nos headquarters do Twitter, e, após um breve discurso encerramento, um DJ convidado assumiu as pick ups e os convidados comemoraram muito a suada vitória da nossa seleção.

A comunicação visual deste evento foi totalmente concebida para criar um clima de antecipação pelo evento que estava sendo preparado. A eficiência da comunicação digital que antecedia o evento foi tanta que recebemos 44% mais pessoas do que o inicialmente previsto pelo cliente.

Durante o evento, além de apresentar o conteúdo no formato de roda de conversas, também disponibilizamos telas interativas onde o participante podia ver em tempo real as principais hashtags mencionadas na plataforma e curtir/compartilhar logando em seu próprio perfil no Twitter por meio de um gadget conectado à tela. Destaque também para o material de comunicação visual, instalações e mobiliário que, juntos renderam várias selfies que foram parar nas redes sociais dos nossos convidados, gerando ainda mais visibilidade para o nosso evento. O envelopamento do escritório também tornou-se um patrimônio para a marca, mesmo depois do evento acabar, já que havia outros eventos relacionados ao tema que ainda viriam a seguir, como capacitações, workshops e outros eventos para clientes, colaboradores e parceiros. Na Twitter Viewing Party, provamos que a plataforma respira futebol 24/7 e conseguimos encantar o visitante, no evento, nas ativações e nos conteúdos passados.
A transmissão de conteúdos, do jogo e de dados em real time ficou por conta de um telão de LED curvo, que além de dar suporte visual para o evento, foi a vedete da cenografia, envolvendo o convidado no cenário futebol.
A pesquisa de satisfação realizada após o evento coletou diversos feedbacks que comprovam que ele é um verdadeiro case:

"Havia desativado minha conta no Twitter e a estou reativando por conta do evento e dos dados apresentados. Muito interessante o número tanto geral
quanto minuto a minuto, principalmente de acordo com o que acontecia no jogo. O evento em si foi um caso a parte, a tematização da sala, atendimento e apresentação foram sensacionais.?

"Apresentação e explicação super bem pensada e preparada. O Twitter marcou um belo gol juntando pessoas num evento onde todos puderam compartilhar e aprender em real time os benefícios da plataforma."

O time responsável pela execução primorosa deste evento contava com:
- 1 Coordenadora de produção
- 1 Executiva de atendimento
- 1 produtor de montagem
- 1 produtor de A&B
- 1 produtor de serviços
- 1 produtor de credenciamento
- 1 produtor artístico
- 1 diretor técnico
- Carregadores
- Apoio de Limpeza
- 4 Promotores uniformizados (2 homens e 2 mulheres)
- Equipe médica (médico, enfermeira e ambulância UTI)
- DJ
- Equipe de técnica
- Flowics

Não apenas os feedbacks por escrito foram extremamente positivos, mas os números também falaram por si. Nossa pesquisa de satisfação comprovou mais uma vez o sucesso do evento ao atender com excelência 44% mais pessoas do que o previsto originalmente no projeto.
- A nota média para a estrutura do evento foi 4,1 (máximo de 5)
- A nota das pessoas que gostariam de ser convidadas novamente para eventos como esse foi de 8,6 (máximo de 10)
Além disso, o ambiente também foi muito propício para o networking, que, junto com a apresentação dos diferenciais da plataforma, era outro objetivo para a realização do evento.
"Excelente networking, apresentações
diretas e bem claras sobre os produtos e
possibilidades, estrutura de áudio e vídeo do
evento excelentes."

"Como já participei de eventos anteriores do
Twitter e trabalho com a rede há muitos
anos, os dados em si não trouxeram muitas
novidades, mas o evento foi si foi muito bem
produzido. "

"Participei do War Room e achei tudo
excelente, profissionais muito bons,
dedicados a passar o melhor."