O Twitter buscou a agência com o objetivo de estreitar o relacionamento de seus executivos com importantes profissionais compradores de mídia, em especial executivos C-Level de agências de publicidade. O intuito era mostrar que a personalidade divertida e casual da plataforma tem grande potencial de alcance e um público bastante fiel e entusiasta. Essas características em muito convergem com os interesses dos amantes do futebol e, por isso, uma estratégia de marketing vencedora deveria incluir o Twitter em seu plano de mídia, especialmente na Copa do Mundo 2018, já que o microblog é hoje a principal plataforma para falar sobre futebol no Brasil. E tudo isso em um ambiente brand safe!
A solução para este desafio foi criar um evento digital, interativo, colaborativo e com forte apelo visual. Para traduzir a emoção do futebol-arte mesmo antes do evento começar, criamos uma peça conceito que foi desdobrada em convites digitais enviados por e-mail e WhatsApp.
Além disso, uma série de materiais gráficos foi criada para envelopar todo o escritório do Twitter com a temática de futebol, a começar pelas paredes do elevador e do lobby, todas adesivadas com imagens que inspiravam a emoção do futebol. Dentro da sala de conferência, recriamos o gramado com um piso vinílico que cobria o chão e as arquibancadas, além transformarmos as paredes deste espaço em uma grande arquibancada, utilizando para isso recursos audiovisuais projetados em um telão curvo de 14,5m X 2,5m metros de comprimento para que todos pudessem se sentir dentro do gramado junto com a nossa seleção.
Puffs em formato de bola de futebol foram espalhados pelo espaço, bancos que simulavam um banco de vestiário completavam a ambientação e trazia o público para dentro do jogo. Um banco de reservas também foi recriado para dar ainda mais veracidade para a experiência de estar em campo.
Os detalhes também fizeram a diferença:
- Credenciais com o key visual da campanha e cordões customizados foram distribuídos para todos os participantes.
- Folders impressos com a comunicação do evento e um resumo dos conteúdos apresentados foram entregues aos convidados.
- Os promotores responsáveis pela recepção dos convidados vestiam uniforme de técnicos de futebol nas cores azul Twitter, com o forro amarelo canarinho da nossa seleção.
- As promotoras responsáveis por servir as comidinhas de estádio levavam bandejas de degustação típicas dos vendedores de arquibancada customizados com a identidade visual do evento.
- Bandeiras com a nossa comunicação ajudavam a recriar o clima de jogo.
- Backdrops e totens autoportantes complementaram o tom do evento, exibindo fotos carregadas de emoção e expressividade.
Para garantir que a festa fosse contagiante, fornecemos adereços, apitos e vuvuzelas para que, juntos, víssemos o Brasil bater a Alemanha em um clima que variava entre a tensão e o alívio.
No intervalo do jogo, o telão exibia tweets em tempo real sobre a partida, mostrando que nenhuma outra plataforma tem tanta adesão com esportes como Twitter. Mal o juiz apitou o fim do jogo, e o clima de festa já se instalava nos headquarters do Twitter, e, após um breve discurso encerramento, um DJ convidado assumiu as pick ups e os convidados comemoraram muito a suada vitória da nossa seleção.