Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Royal Palm Hall

Vista aérea Royal Palm Hall

Candidato: Royal Palm Hall
Cliente: Royal Palm Hall
Segmento: 11ª Edição
Estado: SP

TROFÉU HATHOR Business & Marketing
Centro de Convenções

O Royal Palm Plaza, resort localizado em Campinas, do grupo Royal Palm Hotels & Resorts, investe em sustentabilidade e ações sociais, contribuindo com diversas entidades. Assim como o resort, o recém-inaugurado Centro de Convenções Royal Palm Hall também tem a mesma preocupação com o meio ambiente. Já era de se esperar que o Royal Palm explorasse o que há de mais tecnológico e sustentável na nova estrutura e é assim que o Royal Palm Hall foi concebido e construído. O projeto de engenharia e arquitetura do Centro de Convenções recebeu especial atenção no quesito cuidado com o meio ambiente. O zelo pelo meio ambiente se reflete fortemente no Royal Palm Plaza, que em 2017 efetivou a parceria com o Projeto Cura (Consumo e Uso Racional da Água), que reduz o consumo de água sem perda de qualidade. O resort também busca menores impactos ao meio ambiente quando o assunto é energia elétrica. Continuamente é feita a substituição das lâmpadas fluorescentes e dicroicas pelas lâmpadas LED tubulares e, em 2017, a troca atingiu 4 mil unidades. Só para se ter uma ideia da economia geral que a troca oferece, as fluorescentes têm vida útil de 4 a 6 mil horas, enquanto as de LED duram até 25 mil horas.

Já era de se esperar que o Royal Palm explorasse o que há de mais tecnológico e sustentável na nova estrutura e é assim que o Royal Palm Hall foi concebido e construído. O projeto de engenharia e arquitetura do Centro de Convenções recebeu especial atenção no quesito cuidado com o meio ambiente. Item por item foi planejado para a otimização de energia e favorecimento do prédio com as condições climáticas. A construção, devido sua localização, recebe grande quantidade de luz solar, o que significa maior absorção de calor. Por esse motivo, optou-se pela fachada recoberta com placas de porcelanato numa estrutura ventilada (porcelanatos afastados da alveraria), que possibilita dissipar em até 30% o calor, por permitir a passagem de ar nas paredes do prédio. Também a cor do prédio (branca) foi pensada para refletir a luz solar e evitar o aquecimento de toda a estrutura. E quando precisar acender a luz, ela é econômica, composta 100% por lâmpadas de LED. Levou-se em conta ainda o sistema de ar-condicionado. De última geração, apresenta alta performance. Com isso, a economia total de energia do centro de convenções chega a 30%. É importante ressaltar que o novo empreendimento tem autonomia total de energia, com sete geradores que suprem a demanda de 100% de ar-condicionado, 100% de iluminação e 100% equipamentos, inclusive para as operações de luzes de emergência, detecção de fumaça e combate a incêndio. Além de garantir energia elétrica por todo o tempo, mesmo que o fornecimento de luz seja interrompido por algum motivo na cidade, o público dos eventos do Royal Palm Hall tem assegurado também o fornecimento de internet. O recente contrato com uma das maiores integradoras de Tecnologia da Informação (TI) do Brasil, prevê ao complexo 600 pontos de acesso simultâneo e rede Wired e 7,5 mil acessos simultâneos em rede Wireless.

O zelo pelo meio ambiente se reflete fortemente no Royal Palm Plaza, que em 2017 efetivou a parceria com o Projeto Cura (Consumo e Uso Racional da Água), que reduz o consumo de água sem perda de qualidade. O Plaza também busca menores impactos ao meio ambiente quando o assunto é energia elétrica. Continuamente é feita a substituição das lâmpadas fluorescentes e dicroicas pelas lâmpadas LED tubulares e, em 2017, a troca atingiu 4 mil unidades. Só para se ter uma ideia da economia geral que a troca oferece, as fluorescentes têm vida útil de 4 a 6 mil horas, enquanto as de LED duram até 25 mil horas. Outra iniciativa que busca a economia de luz é a permanente renovação do sistema de iluminação por dimerização que, por consequência, propicia mais alternativas e conforto aos usuários. Ações trazem benefícios indiretos, como a redução do consumo de ar-condicionado, uma vez que as lâmpadas de LED possuem menor potência. As próximas metas do grupo são a ampliação da utilização de água da chuva para o sistema de irrigação e a modernização dos controladores e bombas do resort para os modelos de alto rendimento que trazem economia de energia.

Envolver-se em causas sociais e contribuir para um mundo melhor é uma busca permanente do Royal Palm Hotels & Resorts. Esta filosofia rege o grupo no relacionamento com seus colaboradores e fornecedores, e vai além dos limites dos seus empreendimentos, preocupando-se com as consequências das ações junto a parceiros do negócio, ao meio ambiente e ao meio em que está inserido. A consciência sobre a necessidade da preservação dos recursos naturais, por exemplo, é um fator motivador ao grupo, que busca uma gestão responsável e com o mínimo de impacto ambiental nas suas atividades corporativas. Os empreendimentos conciliam a tecnologia a favor da conservação e funcionam como uma engrenagem à procura de soluções para a substituição de insumos. Conheça algumas das iniciativas do grupo: MODERNIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DA COZINHA Novos equipamentos ligados a um sistema inovador para a remoção de gorduras agiliza processos de limpeza, proporcionando economia de até 40% de consumo de água. DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS Todo material descartado nos hotéis é rastreado até seu destino final, garantindo controlando de descarte correto. Mais de 95% do resíduo orgânico vai para a compostagem. PIONEIRISMO EM SISTEMA DE AR CONDICIONADO O resort Royal Palm Plaza adota tecnologia que economiza energia elétrica, dispensa o uso de óleo e ameniza a agressão da camada de ozônio.