DESAFIO
Desde a primeira reunião até a montagem do evento, o grande desafio dos projetos cenográficos é o de conseguir interpretar todos os desejos que o cliente tem para o seu evento. É preciso desbravar as referências e não ficar presos a elas. Criar sob a ótica e anseio do cliente é uma tarefa meticulosa que exige muito diálogo, troca de ideias e, é claro, criatividade para não cair no ?mais do mesmo?.
A BUENO foi escolhida pela décima vez para trabalhar o conceito, projeto, direção e execução da cenografia do túnel de entrada da Brazil Promotion. Para este projeto, o cliente desejava despertar as mais diversas sensações, principalmente utilizando elementos de repetição em vários planos, criando ambientes com o conceito de psicodelia e o frenesi que isso causa ao público. Com essa base conceitual, o cliente apresentou algumas referências dos sentimentos provocados pelos trabalhos da artista plástica Yayoi Kusama, que é conhecida pelas suas obras que levam diversas misturas de artes como colagens, pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais. *** Imagem 1 à 3
Durante todo o planejamento, e após idas e vindas de ideias, foi mantido parte do conceito baseado nas obras da artista, mas apresentado em uma releitura própria da BUENO, que respeitava as características dessa linguagem adotada, aprimorado nos detalhes necessários e somado a esse ambiente, mais duas experiências por meio de ambientes complementares, para podermos criar uma narrativa na experiência.
O objetivo proposto era de criar um túnel de entrada que levasse cada participante para um sentimento de desafio, o instigando a experimentar as mais diversas sensações antes de acessar a feira. Foram utilizadas texturas, cores e formas. Cada elemento teve a tarefa de complementar uma narrativa que trouxesse para o ambiente um momento inesquecível.
A estrutura do túnel foi composta de 3 etapas de experiência:
1. Escuridão
2. Luz
3. Euforia *** Imagem 4
Na primeira etapa, criou-se um percurso de 19,00m x 10,00m de largura que provocasse sensações e sentimentos diferentes de tudo que já havia sido proposto em outras edições: Incerteza, medos, ansiedade, claustrofobia e principalmente: desafio A BUENO criou a área de colunas em tecido preto, com a base em aros de PS brancos para servirem de sinalizadores por meio de luz negra.
fotos durante a montagem *** Imagem 5 à 6
Na segunda etapa, criou-se um ambiente de 13,00m x 8,00m de largura, que recebeu um equipamento de iluminação que com uma programação sincronizada, fazia uma dança de luzes, que ficava bem de frente com a entrada dos visitantes nesse ambiente. Aqui a sensação que a cenografia queria provocar era de contraste, de encantamento, diversão, tecnologia e movimento. Foi criado um espaço como uma caixa preta, encapamos as paredes e teto com tecido preto, iluminado apenas por esses refletores de LEDs interativos (MAGICPANEL? da Ayrton, Digital Lighting, instalado pela Stage),que ficavam posicionados na altura total da parede frontal e que se movimentam conforme a música que tocava nesse ambiente. Os refletores foram posicionados verticalmente e a sonorização pensada pela Modern Marketing foi de batidas tecnológicas e as caixas de som foram instaladas atrás dos tecidos. Como complemento crucial para desenhar luz, uma máquina de fumaça para garantir os efeitos no espaço.
https://vimeo.com/99543010
*** Imagem 7
Na terceira etapa, uma área de 13,50m x 6,50m, foi toda envelopada de tecido com furos em formato de bolas, infláveis em formato de gota, feijão e ?ameba? foram revestidos com nylon com aplicação de bolas, o piso foi revestido de lona com impressão digital de bolas, que pontilham o caminho e faziam a experiência se tornar mais instigante e interativa. Todos esses materiais foram no substrato branco, para receberem a luz.
O projeto de iluminação foi desenvolvido com a Modern Marketing, o parceiro que a Forma Editora convidou para participar desse projeto. Todos os equipamentos foram dimensionados e posicionados no projeto de cenografia para que não aparecessem em cena. Aqui sim, foi utilizada não somente a referência, mas as intervenções inspiradas na artista Yayoi Kusama e trazia consigo um caminho com direções incertas e com a cápsula de espelhos externos e internos na imersão cenográfica que a BUENO propôs, e uma interatividade com projeção no teto e pufs para sentar em formato de bolas também. Um convite para pensar além dos seus próprios limites, tendo a chance de superar medos e desafios.
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Foi baseado nesse percurso, a inspiração para o nome da campanha da Brazil Promotion 2017: Piração. Apropriamos, inclusive dessa campanha, para convidar as pessoas a vivenciarem esse espaço.
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