- Estratégias para o fortalecimento da candidatura de São Paulo
Após o envio do dossiê, em fevereiro de 2017, a CBKC anunciou que Brasil e República Checa eram os dois países concorrentes para receber a FCI World Dog Show e que a votação para a decisão final do destino-sede seria realizada dia 07 de novembro de 2017, em Leipzig, na Alemanha. São Paulo trazia alguns fatores que favoreciam a força em sua candidatura, tais como:
? O Presidente da CBKC, uma pessoa bastante articulada e influente no meio, enviou cartas às entidades de outros países informando o interesse de São Paulo em sediar o evento em 2022, e percebeu que a ideia havia sido bem recebida;
? A edição 2017 que estava definida para Equador foi cancelada por conta do terremoto que afetou a economia local de Quito, o que fez com que o evento mais uma vez não viesse para a América do Sul, fortalecendo ainda mais uma candidatura de São Paulo;
? A Irlanda, que também comemora em 2022, 100 anos de associação local, fará o evento em 2021; fortalecendo também uma candidatura de São Paulo para 2022;
? CBKC mencionou alguns motivos pelos quais São Paulo é uma boa escolha na América do Sul: Acessibilidade (principal destino brasileiro para voos internacionais diretos, voos para todos os cantos do país), grande diversidade e quantidade de parques, hotéis de diversas categorias e muitas opções de tudo
Outra estratégia que o SPCVB adotou ainda para o fortalecimento da candidatura de São Paulo foi orientar a CBKC quanto à possibilidade de solicitar o apoio da EMBRATUR através da Portaria nº 62 de 30 de junho de 2015, que prevê o Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais. O SPCVB articulou os contatos com o órgão nacional e enviou as solicitações realizadas pela CBKC para a confecção de materiais personalizados para a promoção do evento e de São Paulo, visando à captação do mesmo para o respectivo destino.
- O grande momento da votação e fatores decisivos
A CBKC realizou a apresentação oficial da candidatura de São Paulo em Leipzig, na Alemanha, e levou consigo os materiais de produção própria, fornecidos pela EMBRATUR e pelo SPCVB, entregando-os a todo o público presente, além do dossiê de candidatura entregue aos membros do board.
A proposta apresentada pela CBKC foi muito bem avaliada pelo board, visto que atendia a todos os requisitos exigidos pela FCI e que o destino proposto, São Paulo, apresentou infraestrutura adequada para receber um evento com as características desse, além de oferecer outros atributos que agreguem à experiência dos participantes internacionais no destino. Os esforços do SPCVB em organizar o projeto, oferecer orientações e articular contatos para divulgação do destino, especialmente o apoio da SPturis e EMBRATUR, aliado ao empenho da CBKC em promover a cidade para receber o evento se comprovou como uma excelente estratégia de sensibilização, visto que São Paulo venceu a candidatura.
- Ações adotadas após a definição de São Paulo como sede para o Congresso em 2022
A FCI World Dog Show 2022 foi então definida para acontecer na Cidade de São Paulo e iniciou-se a etapa do planejamento de promoções do evento e de indicação de fornecedores. O SPCVB sugeriu à CBKC a contratação de uma empresa organizadora de eventos profissional para a administração do Congresso, de forma a prover valor agregado ao mesmo, tais como: captação de patrocínio, gerenciamento logístico, gestão e negociação com fornecedores, gestão da qualidade, entre outros aspectos ligados à organização e realização do evento. Para apresentar seus associados do segmento de organizadores de eventos, o SPCVB indicou a possibilidade de realização de uma rodada de negócios, para a qual as empresas que se encaixavam no perfil exigido pela CBKC poderiam ser convidadas a se apresentarem.
Além disso, foram apresentadas as formas de apoio do SPCVB, para a realização do evento como de forma a agregar a experiência do participante, palestrantes e envolvidos na organização do evento em São Paulo. Programação de entretenimento na cidade durante o evento, parcerias com restaurantes, museus, parques, estádios de futebol, guias de turismo e agências de viagens para city tour foram recomendadas para o Comitê brasileiro estabelecer contatos.
É importante ressaltar que indicação de parceiros durante o processo, nas visitas de inspeção realizadas para esse evento, inúmeros associados do SPCVB, de diversos segmentos foram contatados a fim de bem receber e atender aos membros da CBKC e FCI que estariam presentes nas ocasiões. Dessa forma, além dos Centros de Convenções, contatos também foram articulados com as transportadoras turísticas, hotéis, estabelecimento de A&B, entre outros.