Os resultados são muitos, tanto quantitativos como qualitativos.
Quantitativos: recuperação de resíduos que iriam para aterros e agora são tratados através da compostagem, evitando contaminação do solo e geração de gases estufa, contribuindo para geração de renda para famílias que vivem da agricultura familiar e desenvolvimento da horta pelo enriquecimento da terra. Foram coletados, nos 2 primeiros meses do Projeto 6 toneladas de resíduos orgânicos:
Outubro: 3.050 quilos transformados em adubo
Novembro: 3.840 quilos transformados em adubo
Há ganhos qualitativos importantes, como a quebra de paradigmas e mudanças no cotidiano do hotel, na nova rotina dos funcionários que se envolveram com a horta e a separação do lixo nas cozinhas. É muito interessante ver o laço que parte da equipe criou com o projeto.
Começamos a usar as ervas, hortaliças, temperos e até PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) da horta já em Novembro: produtos diferentes, que tem alto custo e muitas vezes não estão disponíveis nos mercados, 100% orgânicos, sem gerar contaminação por transporte, nem contaminar a terra com químicos.
Alguns depoimentos de nossos colaboradores:
Maria Irani, camareira - ? Logo que fui informada sobre a criação de uma horta no hotel, fiquei muito feliz e animada. Fui criada em uma área rural e cuidar de plantas em geral, faz parte de mim, afinal quem não quer consumir algo fresquinho e sem agrotóxico?... De imediato fiz questão de trazer algumas mudas de hortelã e morango e confesso que já tenho outras mudas e sementes reservadas para trazer...rs Tenho mencionado para os hóspedes que temos uma horta, eles fazem questão de olhar pela janela do apartamento. Todos se admiram e apoiam a ideia, sem mencionar aqueles que querem fazer o mesmo em suas casas ou empresas.
Quando cuido das plantas, converso com elas e sinto que elas me retribuem, me faz muito bem... sempre me sinto em paz e renovada.?
Alexsandro Medella, Supervisor de Steward? A energia de lá é tão boa que dá vontade de ficar o dia inteiro. A parte que mais gosto é de dar água para elas e ver o resultado depois.
Elisa Tomie Koike, Chef de Cozinha ? A horta mudou a minha rotina! Ela requer tanto cuidado e atenção quanto a minha equipe. É uma grande responsabilidade cuidar dela! Colher os frutos é uma alegria, e ao ver o resultado em nossos pratos, e a reação nos rostos dos nossos clientes, me traz uma grande satisfação! É uma terapia! Volto para a cozinha mais tranquila, relaxada, ela me acalma!
Participar do projeto do Prato ao prato, e fazer parte desta revolução, me traz uma grande esperança de um mundo mais consciente em relação ao coletivo, e de que precisamos cuidar mais do nosso meio ambiente para o próximo!
Maria Aparecida, Dinha - Confeitaria ? eu me sinto muito feliz e realizada, pois eu gosto de cuidar e principalmente em colher e usar as plantas para o produto final para os nossos clientes. Me sinto realizada!
Ademir Andrade, Supervisor de Steward ? Cuidar da horta é como cuidar de uma criança, a cada dia que passa você pode ver e perceber a sua evolução. Sempre que volto dela, me sinto energizado!
Ewerton Camarano, Gerente Geral do Novotel Jaraguá, relata:
"O projeto trouxe uma nova relação dos colaboradores com os alimentos: seu cuidado, preparo e entrega ao cliente. Temos orgulho em oferecer os produtos colhidos na nossa horta aos clientes. Ainda é pouco o que conseguimos oferecer, mas estamos ampliando a horta e diversificando ainda mais os alimentos plantados. Queremos mais!
A horta nos permite trabalhar muito na conscientização da boa alimentação com os nossos colaboradores e clientes e, ainda, sensibilizá-los para que façam o mesmo em qualquer espaço que tenham em suas casas.
E também queremos ampliar a quantidade de resíduos orgânicos enviados para compostagem. O projeto ?Do prato ao prato? nos ensina muito sobre o consumo consciente, sobre o aproveitamento de todo o alimento e do reaproveitamento, fechando assim, o ciclo do nosso consumo".