O retorno desta iniciativa foi imediato. Muito mais pelo engajamento interno de todos os envolvidos, em terem a satisfação de estarem fazendo algo que iria minimizar os impactos ambientais, sociais de nosso trabalho e ao mesmo tempo celebrar com o cliente os trabalhos realizados no ano.
Recebemos diversos e-mails de agradecimento, de parabenização pela iniciativa criativa e ao mesmo tempo sustentável e isso também contribuiu para termos maior credibilidade e fortalecer os laços com nossos parceiros e clientes.
Conseguimos utilizar a mesma verba empenhada no ano anterior com a ação de marketing de enviar brinde de final de ano, mas o direcionamento sustentável trouxe um retorno de dever cumprido e agregou valor ao trabalho que fizemos para reservar esta verba e direcionar a este canal.
O maior retorno sem dúvida foi a experiência de termos feito acontecer um anseio de todos de minimizar cada vez mais nossos impactos ambientais e sociais de forma direcionada e ao mesmo tempo não termos que desenvolver nenhuma campanha para divulgação, pois esta ação foi direta com nossos clientes.
O conceito do brinde de final de ano de 2012 era elaborar algum objeto que fosse útil e reciclado. Que fosse produzido pela nossa própria equipe de mão de obra e com nossos materiais usados.
O resultado foi a criação de uma caixinha feita de compensado usado nas paredes dos estandes, com medidas de 15cm x 15cm, pode ser utilizada como porta canetas, vasinho de planta, porta treco ou como preferir.
No formato brinde, a caixinha recebeu um mini garrafa de Chandon, e um carimbo na parte frontal com a mensagem ?Um pedaço do seu estande? para que os clientes soubessem de cara que aquela madeira um dia foi uma estrutura majestosa. Envolta em papel vermelho com transparência, foi entregue em mãos a mais de 100 clientes incluindo clientes da casa e clientes em potencial.
O brinde foi um sucesso, com baixíssimo custo e reaproveitando materiais, fomos muito elogiados pelos clientes pela forma simples e atenciosa que foram impactados, e inclusive, gerou novos trabalhos com os clientes inativos que receberam também este brinde.
Conforme matéria abaixo, (fonte: www.investimentosenoticias.com.br ), conseguimos coletar alguns dados sobre a Sunny Brinquedos e os resultados sobre a exposição do estande no evento.
?A Sunny Brinquedos expõe seus grandes lançamentos do ano na ABRIN 2013. Pela oitava vez na feira, a distribuidora oficial do Playmobil no Brasil trará novidades em linhas que já são sucesso e novas coleções com personagens famosos. Entre as licenças estreantes estão: Os Smurfs, A Galinha Pintadinha, As Tartarugas Ninja e Monstros S/A e as já consagradas, Playmobil, Power Ranger e Ben 10 que irão ganhar novos produtos, recheando as linhas de novidades. A empresa, que está entre as dez maiores importadoras de brinquedos do Brasil, espera um aumento de 25% nas vendas com a inserção dos lançamentos de personagens como a Galinha Pintadinha e a volta das Tartarugas Ningas. Os produtos expandem as marcas próprias, Sunny Candies e Ki Massa, e ampliam a diversidade de seus itens e do seu público consumidor. Outra novidade é o crescimento da marca própria Ki Massa. A linha é formada por kits que unem brinquedos ilustrados por personagens e massinhas de modelar ultra coloridas. Para esta linha, o personagem novo é a Galinha Pintadinha.
A conquista de produtos com personagens famosos entre as crianças se traduz no espírito empreendedor e inovador de três irmãos, Sharon Czitrom, Ricky Candi e Gabriel Candi. À frente da empresa, eles estão antenados às tendências internacionais e marcam presença nas principais feiras para trazer às crianças e jovens brasileiros as melhores e mais emocionantes opções de brinquedos. ?Esperamos fechar este ano com crescimento expressivo, devido às novas licenças em linhas e itens?, afirma Sharon Czitrom, diretora de comunicação da Sunny Brinquedos. Segundo a empresária, a importadora investe em publicidade, mídias sociais e assessoria de imprensa.?
Além disso, sabemos também que a Sunny Brinquedos não vende efetivamente durante o evento, porém, de abril a julho eles conseguiram recuperar o investimento de mais de R$ 100.000,00 feito no evento.
Para a Surreal, houve uma grande satisfação por ter tido a oportunidade novamente de realizar um trabalho com a Sunny, vencer a concorrência e fidelizar o cliente no terceiro ano consecutivo, através de um trabalho em equipe, comprometido.