PRESS RELEASE
CHEF ROLAND VILLARD INOVA MAIS UMA VEZ E CRIA MENU À L´ENVERS NO RESTAURANTE le pré catelan
Menu subverte a ordem dos pratos: financier, profiterole, mil folhas e madeleine são servidos em versões salgadas e terrine, carpaccio e sopa se transformam em pratos doces
Rio de Janeiro, abril de 2013 ? O chef Roland Villard, do restaurante Le Pré Catelan, inova mais uma vez. Responsável por alguns dos cardápios mais criativos do Rio de Janeiro nos últimos anos, como o Menu Viagem Gastronômica à Amazônia e Menu Arroz e Feijão, o chef acaba de criar o Menu À L´Envers ou, em bom português, Menu Inverso. O chef inverte a ordem dos pratos e subverte a ordem dos sabores. Doce ou salgado? Sobremesa ou entrada?
Como não poderia deixar de ser, o serviço começa pelo fim: chá ou café? Mas em versões muito especiais: café glacé ao whisky ou chá de hibisco e capim-limão para acompanhar os dois couverts. Tradicionalmente conhecidos como doces, o financier e o profiterole ganham novos ingredientes e apresentações. Pelas mãos do chef, o financier é de salmão defumado e cream cheese de limão e o profiterole, habitualmente servido com calda de chocolate e sorvete, chega à mesa com um leve creme de atum ao curry.
Comuns nos cardápios de sobremesas, o mil folhas, o sorvete, a madeleine e a torta tatin de maçã pulam para os serviços de entrada. O cliente escolhe entre mil folhas de mousse de queijo parmesão e cogumelos marinados; sorvete e madeleine de tomate e manjericão com bavaroise de couve-flor e vieiras ou a torta tatin de maçã com foie gras grelhado ao molho de frutas secas.
As opções de pratos principais são filé de badejo com carpaccio de foie gras e alecrim com risoto de frégola; peito de frango caipira com molho de camarão de água doce servido com flan de milho e legumes ou o entrecôte com batata recheada com marmelada de gorgonzola ao molho de licor de vinho.
Para fechar o jantar, o trio que costuma abrir as refeições: sopa, terrine e carpaccio. Na versão de Roland Villard, o cliente opta entre a sopa minestrone de frutas com baba ao rum e chantilly, a terrine de fondant de chocolate e avelã com sorvete de caramelo e o carpaccio de manga com nougat glacé.
?Entre as vocações da gastronomia estão dar prazer, divertir e surpreender. Acho que este menu consegue estas três coisas, respeitando a vocação dos ingredientes e a alta gastronomia francesa?, explica o chef.
PRESS VISITS
Luciana Fróes, Lívia Breves e Lou Bittencourt | O Globo ? caderno Ela e Rio Show
Guilherme Scarpa, Alessandro Soler, Malu Porto | O Globo - Rio Show impresso e online
Bruno Agostini | O Globo, Wish e blogs
Fabio Codeço | crítico Veja Rio e jurado
Melina Dalboni e Helena Celestino | O Globo ? caderno Ela
José Totah | La Nación
Mauricio Lima e Gilberto Ururahy | Veja Rio e jurado Veja Rio
Marcos Pereira | jurada Veja Rio
Daniela Pinheiro | jurada Veja Rio
Vanda Klabin | jurada Veja Rio