Título: Um Espetáculo de Inovações.
Data: 30 de abril de 2013.
Local: Palácio dos Cedros.
Cidade: São Paulo.
Estado: SP.
Número de participantes locais: 120.
Periodicidade: pontual.
Abrangência: nacional e internacional.
O objetivo deste evento que planejamos para a Philips Healthcare foi lançar novos produtos da marca. O grande desafio era criar algo que encantasse e surpreendesse o público presente - 120 médicos conceituados e formadores de opinião -, pois esses convidados são chamados com frequência para esse tipo de lançamento.
Os produtos eras extremamente tecnológicos e, para que nosso evento acompanhasse essa característica e deixasse o público admirado, chamamos o evento de ?Um Espetáculo de Inovações?.
A fim de sustentar esse conceito, existia a necessidade de desenvolver um conceito marcante e surpreendente para os lançamentos, além de agregar e diversificar ações de marketing, alavancar resultados a curto, médio e longo prazo e criar relacionamento e entretenimento.
Para o desenvolvimento de todos esses grandes desafios, buscamos focar em 3 pilares:
- Criamos um tema impactante e visualmente encantador, que será utilizado em todos os lançamentos de produto da marca.
- Utilizamos os produtos e a arquitetura do local, buscando a similaridade entre a comunicação visual das peças com os produtos e com o local do evento, que era o Palácio dos Cedros. Por este motivo, as artes trazem a imponência, a beleza e a elegância das colunas do palácio.
- Para construir a estruturação da identidade visual, criamos uma divisão bem definida nos layouts entre o que era o logo do evento, o descritivo dos produtos e uma mensagem de impacto. Utilizamos uma linha visual clean, que utilizou imagens dos produtos como pano de fundo.
- Os textos precisam conter termos comuns dentro do tema e, para que eles ficassem mais interessantes, focamos também no lançamento dos produtos e nas inovações que a Philips sempre traz ao mercado em primeira mão.
Tivemos como diferencial as intervenções artísticas que apresentaram as linhas de produto:
Para apresentar o produto PET/CT TF SELECT e MULTIVA, montamos um mock-up em tamanho real deste aparelho para surpreender o público.
Já para lançar o produto INTELLISPACE PORTAL e deixar os participantes admirados, montamos uma estação que nos permitiu simular um ambiente de trabalho, demonstrando de forma real a verdadeira funcionalidade do software apresentado. Ele permitia transformar qualquer computador convencional em uma estação de processamento.
O evento aconteceu no Palácio dos Cedros, em São Paulo. Inaugurado em 1923 no bairro do Ipiranga, a residência abrigou por mais de 20 anos a família de Basílio Jafet (primeira geração de imigrantes libaneses do Brasil). O local nos permitiu unir a mistura da arquitetura rústica aos produtos tecnológicos do segmento de Healthcare Philips. A ideia de fazer o evento em um palácio nos proporcionou o link ideal com os produtos inovadores da marca e a imponência do ambiente.
Logo na entrada, dando boas-vindas aos visitantes, mármores Carrara formam a escadaria da porta principal. Ao adentrar o imóvel, o convidado se transportou para um universo de exaltação à arte. No hall, formado por um vão livre que une o piso inferior ao superior, há colunas, capitéis e arcos que se impõem entre guirlandas, brasões e anjos barroquianos. Os convidados ficaram extasiados com a beleza e a infraestrutura que a Agência Um criou no palácio.
A iluminação do local é dada por dois vitrais em estilo art nouveau. Um está instalado no teto e funciona como uma claraboia. O outro se apresenta no fundo da escadaria de acesso do pavimento superior, em um segundo ambiente do hall principal. Rica em ornamentos, não há um só espaço entre os mais de 50 cômodos distribuídos nos quatro andares em que os convidados não se deparassem com pinturas, apliques ou esculturas.
Dividimos a Mansão Victor Hugo em 4 ambientes:
- Plenária: onde foram realizadas as apresentações de produtos por altos executivos da Philips do Brasil e América Latina, além de médicos renomados de importantes hospitais da Argentina e Brasil. Entre um lançamento e outro, intercalamos números de um sand artist (artista holandês que faz arte com areia), que apresentava os produtos através de sua arte e vídeos de divulgação.
- Área dos produtos: utilizamos 2 cômodos para apresentação física e divulgação demo.
- Social Area: montamos um lounge para relacionamento com os clientes.
Durante o evento ?Um Espetáculo de Inovações?, além da organização, produção e acompanhamento do evento, fomos responsáveis pelo desenvolvimento de toda a comunicação visual, incluindo tema, nome, logo, identidade visual; sinalização; cenografia; roteiro; atração artística e comunicação em geral. Todos estes detalhes estão explicados a seguir.