O movimento ?Novembro Azul? foi divulgado em todo o âmbito nacional e contou com ações diversificadas, presenciais e virtuais, que conscientizaram um grande número de pessoas sobre o câncer de próstata, sintomas e prevenção, e, principalmente, sobre a necessidade de se acabar com o preconceito do homem em relação ao exame de toque.
Divulgação da Campanha
Através de um bom planejamento, o ?Novembro Azul? foi divulgado em canais diferenciados e extremamente expressivos quanto ao número de pessoas atingidas.
Uma das ferramentas de disseminação da campanha foi a realização de um trabalho de assessoria de imprensa nacional. Foram divulgados textos informativos sobre o ?Novembro Azul? e suas ações para um mailing especializado com os principais veículos de comunicação e editorias voltadas à saúde, ao bem-estar e ao homem, com excelente taxa de publicação em mídia espontânea.
Ações Presenciais
1 ? Ação educativa realizada nas estradas do Brasil
No sábado, 17 de novembro, Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, foi realizada uma ação educativa nas estradas voltada aos caminhoneiros, através da distribuição de panfletos com informações sobre a doença.
2 ? Ação nos Estádios de Futebol do Morumbi e do Canindé
No domingo, 18 de novembro, foi feita uma grande mobilização pela saúde do homem durante os jogos do campeonato brasileiro de futebol:
- São Paulo x Náutico ? Estádio do Morumbi.
- Portuguesa x Grêmio ? Estádio do Canindé.
3 ? Ação de Conscientização na Avenida Paulista
No Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27/11, foi realizada uma importante ação de conscientização com o público na Avenida Paulista, em São Paulo. Foram distribuídos mais de 5 mil folhetos informativos sobre a doença, das 10 às 13h, fato que chamou a atenção de todos que passavam por lá.
Ações Virtuais
1 ? Site exclusivo: www.umtoqueumdrible.com.br
O site da Campanha Um Toque, Um Drible (www.umtoqueumdrible.com.br) apresenta divulgação constante de conteúdos exclusivos sobre o câncer de próstata, que envolvem as novidades com relação a tratamentos, prevenção, fatores de risco, dados estatísticos, entrevistas com médicos e descobertas recentes da medicina.
No mês de novembro, toda a comunicação do site foi desenvolvida exclusivamente para o ?Novembro Azul?, e o conteúdo do site divulgou todas as ações do movimento e seus desdobramentos, assim como as matérias publicadas pela imprensa nacional. Um deles é o vídeo que pode ser visto neste link: http://www.ladoaladopelavida.org.br/videos/70c1rHQWPko
2 ? Quiz Interativo
Por meio do site Um Toque, Um Drible, foi criado e disponibilizado aos internautas um quiz interativo, com 10 perguntas. Nele, os internautas puderam detectar seu nível de conhecimento a respeito do câncer de próstata respondendo às questões. Caso errassem ou não soubessem as respostas, o sistema automaticamente dava a informação correta.
3 ? Tire Suas Dúvidas
Também por meio do site Um Toque, Um Drible, foi desenvolvido e divulgado um espaço para as pessoas tirarem dúvidas sobre o câncer de próstata, sendo que todas as questões foram respondidas por especialistas da área, que compõem o board do Instituto Lado a Lado pela Vida.
4 ? Depoimento em Vídeo de Paciente
Especialmente para o Novembro Azul, foi produzido um vídeo de 2:48 com um depoimento de um paciente que foi acometido pelo câncer de próstata. O objetivo de tal ação foi humanizar a doença. O material foi divulgado nas fanpages do Instituto Lado a Lado pela Vida, do Novembro Azul e do Um Toque, Um Drible. Esta emocionante entrevista pode ser vista no link: http://www.youtube.com/watch?v=w_mVjemfm-k
4 - Mídias Sociais
Já que atualmente o Brasil tem 94,2 milhões de pessoas com acesso à internet (Dados do Ibope divulgados em dezembro de 2012), um movimento tão importante quanto o ?Novembro Azul? não poderia deixar de dialogar com esse público.
Por isso, foi promovida uma forte interação com a população por meio das mídias sociais, com posts ilustrativos, mensagens de alerta e anúncios na fanpages do ?Novembro Azul?, do Instituto Lado a Lado pela Vida e da Campanha ?Um Toque, Um Drible?, que hoje somam mais de 60 mil fãs. Além dos posts, foram criadas testeiras especiais e chamativas para os números da doença no Brasil e para a campanha.
Esse material foi divulgado nas fanpages do Instituto Lado a Lado pela Vida e da Campanha ?Um Toque, Um Drible?. Além disso, foi criada uma fanpage exclusiva do ?Novembro Azul?, que hoje conta com 5.652 seguidores (dados consultados em 6 de setembro de 2013), e alto índice de posts curtidos e compartilhados.
5 ? E-mail Marketing
Foram desenvolvidos e-mails marketing exclusivos sobre o movimento Novembro Azul, com informações sobre a data para o público leigo e para profissionais da saúde. O material foi disparado para um mailing de 50 mil contatos.
Material de Apoio
Materiais diferenciados com as principais informações sobre o câncer de próstata, fatores de risco, prevenção e diagnóstico, além de perguntas e respostas e dados estatísticos sobre a doença, foram utilizados nas ações de rua e disponibilizados para download no portal de conteúdo do Instituto Lado a Lado pela Vida (www.ladoaladopelavida.org.br). O conteúdo foi trabalhado de forma didática e ilustrativa para maior alcance e entendimento.