FICHA TÉCNICA DO EVENTO:
Título: PLANETA NO PARQUE 2013
Tema: O Caminho das Águas
Local: Parque do Ibirapuera, São Paulo, SP
Data: 25 e 26 de janeiro de 2013
Periodicidade: Anual
Abrangência: local
Atividades paralelas: não houve
Entidade promotora: Planeta Sustentável, Editora Abril
CONCEITO: Inserido estratégicamente nas celebrações do aniversário da cidade de São Paulo, o evento mescla informação e entretenimento para toda a família, em uma área verde da cidade, para aproximar o público de questões ligadas à sustentabilidade. Ao mesmo tempo, promove o relacionamento das empresas patrocinadoras do Planeta Sustentável com a sociedade, ao abrir espaço para que seus projetos de inovação e responsabilidade socioambiental sejam apresentados em um contexto lúdico e atraente.
PROJETO: Em sua sexta edição, o Planeta no Parque 2013 elegeu o Ano Internacional da Cooperação pela Água, estabelecido pela ONU, para conscientizar o público sobre a importância desse recurso natural por meio da informação com diversão. Para isso, além de contar com uma programação gratuita com 23 atividades, entre shows, oficinas, caminhadas monitoradas e apresentações culturais, criou uma exposição com grandes instalações artísticas ? lúdicas, interativas e informativas ? embaixo da marquise do Parque Ibirapuera.
DESENVOLVIMENTO: A realização do Planeta no Parque 2013 pode ser dividida em três fases:
Planejamento: iniciada em agosto de 2012, envolveu equipe interna de cinco pessoas, responsável pelo conceito e desenvolvimento de conteúdo.
Produção: a criação e execução das peças, em dezembro, envolveu um estúdio de design e uma empresa de cenografia. Desde o início, buscou-se atender três aspectos:
- Conectividade: o objetivo da exposição foi mostrar, de forma integrada, o que as empresas patrocinadoras fazem em relação à água. Assim, para cada uma delas foi escolhido um verbo, que sintetizou o perfil colaborativo da empresa ao tema e norteou o que foi exposto ao longo do evento. Os conceitos de cada empresa também foram, de forma explícita, integrados uns aos outros, às oficinas e ao ciclo de palestras. O público interessado teve uma nova visão sobre a atuação e integração dessas empresas com o meio ambiente e entre elas.
- Surrealismo: através de uma cenografia surreal, o público pôde experienciar o tema da preservação da água de forma lúdica, emotiva e educativa, com grande impacto visual.
- Reutilizar/Reciclar: o aspecto estético da exposição foi criado pelas formas dos materiais: garrafas e galões de plástico reutilizados, guarda-chuvas, pasta de celulose.
3. Execução: a cenografia foi montada nos dois dias anteriores ao evento e ocupou 2000 metros quadrados embaixo da marquise do Parque do Ibirapuera. Entre a montagem, operação, desmontagem e destinação dos materiais, foram envolvidos cerca de 200 profissionais, entre instaladores, seguranças, bombeiros, profissionais de limpeza, monitores, equipe de foto e vídeo e patrocinadores.
DESCRITIVO:
O evento foi estruturado com diversos elementos de forma a estabelecer uma narrativa para a proposta de conteúdo: explicar o ?Caminho das Águas?, demonstrando como esse recurso está presente em nossas vidas, em nossa história e em nosso estilo de vida. Para isso, contou com uma arena com palco, painéis informativos construídos em estruturas de madeira e lonas vinílicas e sete instalações interativas, associadas aos patrocinadores do evento:
> Planeta Sustentável
Verbo "Integrar"
Uma mini arena foi formada por uma grande onda criada com mais de 800 galões de água reutilizados, com o objetivo de abrigar o palco e integrar os participantes em um espaço usado para a realização das oficinas, apresentações musicais e palestras. Um painel explicava o conceito de ?água virtual?, aquela que faz parte da composição de tudo o que consumimos.
> Abril
Verbo "Comunicar"
Duas geleiras debaixo da marquise formaram um corredor em que o público pôde sentir frio de verdade, enquanto observavam vídeos sobre sustentabilidade e biodiversidade, e os impactos do aquecimento global.
> Petrobras
Verbo "Gerar"
Duas baleias gigantes, feitas com mais de 2.000 garrafas pet reutilizadas, saltavam do gramado do Parque, reproduzindo os sons reais desses animais. À frente, um pedaço do oceano foi reproduzido no piso, para que os participantes pudessem ?navegar? com as tartarugas em função do efeito realista nas fotos. Quatro painéis com informações sobre projetos de conservação da biodiversidade completavam o espaço da empresa, ressaltando a importância dos ecossistemas aquáticos.
> Caixa
Verbo "Investir"
Uma casa feita de tubos metálicos reproduzindo o sistema hidráulico compunha o espaço da Caixa. Dicas e curiosidades sobre o abastecimento de água doméstico foram impressos nas gotas penduradas e distribuídas pelos cômodos, para chamar a atenção sobre a relação da água encanada com o nosso modo de vida. Paralelamente, um painel informativo destacava os desafios do saneamento básico no mundo e no Brasil. Com a intenção de promover a integração entre as empresas, o carro da CPFL foi exposto na garagem da casa da Caixa.
> Bunge
Verbo "Evoluir"
Tomates e milhos infláveis gigantes na forma de joão-bobos (com os quais as crianças interagiam) eram regados pela "água" que caia de nuvens criadas por guarda-chuvas. Efeitos de luz e som simulavam relâmpagos e trovões.
Um grande painel explicava, por meio de infográfico, o ciclo da água no ambiente e a importância desse recurso para a produção de alimentos.
> CPFL
Verbo "Mover"
A força da água gerando energia era o tema do espaço da CPFL, com painel explicando a evolução tecnológica ? das antigas rodas de moinho aos motores a hidrogênio. Um totem de luzes em movimento simbolizando níveis de energia iluminava dois grandes painéis com imagens de hidrelétricas.
*O caminho que levou as águas entre os espaços foi feito por tubulações de MDF, de forma a integrar e criar uma conexão física e visível entre as empresas e seus conteúdos expostos. O mundo, a natureza, os animais, as casas e a água que bebemos e usamos para nossa higiene estão interligados. O visitante pôde visualizar a lógica sustentável de cada gesto consciente na casa, nas empresas e na natureza.