O ITI, International Team for Implantology, associação sediada na Suíça, tinha como objetivo trazer para o Brasil, pela 4ª vez, o Congresso que gira pelo mundo para promover e agregar conhecimento aos profissionais da área e, consequentemente, mais benefícios aos pacientes.
Nosso desafio era aumentar o número de inscrição para o evento, que estava muito baixo a apenas 4 meses de sua realização, e trazer palestrantes nacionais e internacionais para mostrar inovações aos profissionais, professores e estudantes na área de odontologia, mais especificamente implantologia dentária.
A Agência Um criou um plano estratégico e ações impactantes que resultaram em um incrível aumento no número de participantes, inclusive de outros países como Chile e Argentina.
Inicialmente, a Agência Um iniciou um contato diário com uma lista de expositores, até que o quadro foi completo. Em paralelo, iniciamos o contato com participantes para o evento. Por meio de ações em faculdades, RSVP ativo e envio de e-mails marketing, conseguimos atingir o número esperado de inscrições para o Congresso. Um trabalho extremamente técnico e minucioso que realizamos com maestria.
Outro grande desafio foi o pagamento das inscrições. Trabalhamos em parceria com a PagSeguro, mas haviam os grupos de faculdade que tinham desconto, pagamentos individuais que eram mais caros e os pagamentos que podiam ser parcelados. O controle de todos os pagamentos foi possível por conta dessa parceira e de uma boa administração dos inscritos através do hotsite.
Congressos dessa magnitude são pensados e organizados com muitos meses de antecedência, cada passo dado no seu tempo. No nosso caso, estávamos buscando patrocinadores ao mesmo tempo em que recebíamos inscrições de participantes. O controle no evento foi eficaz através de uma empresa especializada com este tipo de Congresso.
Havia muita informação a ser repassada aos participantes do evento. Nossa solução foi distribuir estrategicamente os stands no foyer da sala plenária de uma maneira que todos tivessem a mesma visibilidade. Na sala de reunião, deixamos telas grandes com projetores de alta definição, o que fez com que os palestrantes pudessem mostrar cores e detalhes nunca antes alcançados. Além disso, utilizamos equipamentos de alta tecnologia, que possibilitou aos palestrantes demonstrar claramente o que queriam por meio de apresentações, vídeos e fotos.
O plano estratégico da comunicação incluiu um pré-evento com hotsite, e-mail marketing e ações diretas em faculdades.
Enquanto uma equipe da Agência Um trabalhava nas confirmações do Congresso, outro time estava trabalhando diretamente com o The Royal Palm, alinhando disposição da sala e localização dos stands, além de contratação de todos os fornecedores envolvidos.
Todo esse trabalho resultou em palestrantes reconhecidos e apresentações de alto nível, atraindo muitos participantes diferenciados ao evento. Além disso, trouxe expositores e patrocinadores de grande influência no mercado de implantodontia, que tiveram a oportunidade de conversar e criar contatos com compradores diretos.
Os participantes do evento se atualizaram das novidades do mercado, assistiram a palestras com informação e conteúdo trazidos de todo o mundo e tinham a possibilidade de fazer negócios.
O evento contou ainda com a elaboração de um hotsite para inscrição dos interessados, plano de marketing para atrair pessoas para o congresso e ação em universidades para atrair alunos e professores.
A Agência Um fez a captação de expositores e contato com montadoras dos stands, elaboração da planta da área de exposição e hospedagem dos membros do ITI e Straumann, maior empresa parceira do ITI.
Palestrantes:
Mauricio Araujo | Brasil
Santiago J. Caram | Argentina
Gojko Cvijic | Brasil
José Carlos da Rosa | Brasil
Anthony Dickinson | Austrália
German Gallucci | USA
João Garcez-Filho | Brasil
Simon Jensen | Dinamarca
Julio Cesar Joly | Brasil
Angelo Menuci Neto | Brasil
João Milki-Neto | Brasil
Programação:
Sexta-feira, 07 de setembro de 2012
A partir das 08h00 | Credenciamento, tema e boas-vindas.
09h00 | Boas-vindas aos participantes.
09h20 | Estado atual e perspectivas futuras dos protocolos restauradores em implantodontia.
10h30 | Coffee-break.
11h00 | Estado atual e perspectivas futuras dos protocolos cirúrgicos na implantodontia.
12h00 | Almoço.
13h30 | Reconstrução de tecido ósseo. Atualização em materiais de enxerto utilizados nos procedimentos de regeneração óssea guiada.
14h20 | Abordagens cirúrgicas em maxilas severamente atrofiadas.
15h10 | Reconstituição denta-alveolar imediata.
16h00 | Coffee-break.
16h30 | Tecnologia digital nas reabilitações protéticas. Resposta biológica a diferentes configurações de interface implante/pilar protético.
17h20 | Tecnologia digital em implantodontia - Parte 1.
18h10 - 18h30 | Encerramento das palestras do primeiro dia.
Sábado, 08 de setembro de 2012
09h00 | Tema: tecidos peri-implantares e estética peri-implantar.
09h45 | Respostas dos tecidos peri-implantares para implantes Bone Level.
10h30 | Coffee break.
11h00 | Soluções cirúrgicas sem enxertos ósseos para rebordos deficientes. Manejo de rebordos com deficiência horizontal com implantes de diâmetro reduzido.
11h45 | Manejo de rebordos com deficiência vertical com implantes curtos.
12h30 | Almoço.
13h30 | Sessão com os palestrantes internacionais. Opções clínicas para grandes espaços edêntulos em área estética.
14h30 | Atualização dos protocolos de enxerto para procedimentos de elevação do assoalho do seio maxilar.
15h30 | Coffee break.
16h00 | Tecnologia digital em implantodontia - Parte 2.
16h30 | Sessão interativa - discussão de casos clínicos.
18h30 - 19h00 | Encerramento do Congresso.