Detalhe do Case

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: Galaxy Tab Dream Experience

Candidato: Figer 360
Cliente: Samsung do Brasil
Segmento: Serviços
Categoria: Soluções Inovadoras e Novas Tecnologias
Estado: SP

A Figer 360 é uma agência de comunicação integrada e sem limites. Atuamos como braço BTL de diversos clientes importantes do mercado nacional e internacional, como Samsung, Audi, Disney, Itaú, Gafisa, Kroton, Duff, Pelé Club, entre outros. A empresa nasceu da fusão da agência 360 Comunicação com o grupo Figer de Marketing Esportivo e Gestão de Carreiras, grupo que possui o maior portifólio de jogadores de futebol do mundo. Com a fusão, a agência expandiu sua atuação para outros segmentos, como marketing cultural e esportivo.

O Galaxy TAB Dream Experience nasceu como um conceito de interatividade ? de aproximar o público alvo da Samsung de seus produtos, demonstrando-os de uma forma lúdica, divertida e atraente. Uma forma da marca falar com seu consumidor sem usar o famigerado ?tecniquês?.

Ficha técnica:

Título: Galaxy Tab Dream Experience
Tema: Inspire Yourself ? Seu sonho, nossa inspiração.
Conceito: Transformar o produto em algo tangível para o consumidor, falando através de interatividade, demonstrando suas funcionalidades e usos de forma intuitiva e fácil.
Local: Shopping Eldorado
Público: 18 mil visitantes.
Data: 28/02 a 19/03 de 2011.
Descritivo: Um espaço interativo com 15 instalações demonstrando diferentes funcionalidades e aplicações do tablete lançamento da Samsung. Um espaço fechado de 500m², com as mais modernas tecnologias montadas sob medida para explorar cada característica do produto

O Galaxy TAB Dream Experience é um dos maiores cases de tecnologia da história da agência. O brief do cliente veio, como raramente é feito, aberto. A necessidade da Samsung era conversar de forma direta com o público consumidor de tecnologia em pleno boom dos Tablets. O Galaxy Tab foi o primeiro lançamento da marca nesse segmento, e só tinha um concorrente. No entanto, a marca percebeu que o público não sabia exatamente para que servia um tablet.

O consumidor queria um tablet por causa do status de vanguardista, mas desconhecia os verdadeiros benefícios e usos do produto. A Samsung, nesse momento, tinha também um problema de linguagem ? sempre que conversava com seu consumidor era através de termos técnicos que não transpareciam de forma clara os benefícios e tecnologias do produto. Nosso dever era solucionar esses dois problemas: conversar com o consumidor de uma forma fácil e didática, e demonstrar as funcionalidades e usos desse novo segmento de produto.

Tivemos como principal desafio construir uma plataforma que a própria marca, por si só, pudesse utilizar futuramente para todos os seus produtos e lançamentos, que facilitasse o diálogo com o consumidor. Nossa ideia foi criar um espaço de sonhos ? já que o conceito da marca era ?seu sonho, nossa inspiração? ? onde o consumidor pudesse embarcar em uma viagem imersiva nos produtos de forma fácil, divertida e interativa. Um museu de experiências com o produto, como é o Museu do Futebol, só que em menor escala.

O primeiro desafio foi encontrar um lugar com grande movimento, grande área livre, próximo ao ponto de venda onde produto pudesse ser comprado e com um custo acessível. Nossa solução foi uma parceria com o Shopping Eldorado. Usamos o Átrio Pinheiros para realizar o evento, uma construção de 500m², toda fechada e iluminada com tons azuis da marca, dando uma faceta ainda mais tecnológica para o espaço.

Outro desafio foi levar para visitar este espaço os consumidores business da Samsung. A tablet tinha como um dos focos o público de negócios, automatização de escritórios e empresas através das tecnologias contidas nele. Para isso, em parceria com a TIM, convidamos desenvolvedores de aplicativos voltados para negócios e possíveis consumidores para o dia da inauguração, colocando-os frente a frente para conversarem sobre suas necessidades e soluções envolvendo o Galaxy Tab. Além disso, fizemos algumas instalações voltadas exclusivamente para esse público.

No total construímos 15 interatividades explorando os seguintes conceitos/features:

- O tablet concentra celular, PDA, mp3, câmera, laptop, tudo em um só produto.

- Tem Flash player, diferente do concorrente.

- Grava e reproduz vídeos.

- Conecta-se através do All Share sem fio com sua televisão e reproduz conteúdo.

- Centraliza através do Social Hub todos os contatos das suas redes sociais.

- É uma biblioteca portátil de livros, revistas e quadrinhos.

- Tem GPS com Google Maps e Google Street View

- Tem a loja de aplicativos Android Market, do sistema Android.

- É uma jukebox móvel.

- Lê arquivos Microsoft, como Word, Excell, etc. É seu escritório na palma da mão.

- Roda games em HD, na tela Super Amoled, em rede ou sem conectar a internet.

Além disso, fizemos instalações voltadas para aplicativos business como: MLocator (localização do produto em qualquer lugar, controle da força de vendas), Cad Mobile (autocad no produto), Workflow de Ativações (aplicativo de SAP, aprovação de pedidos), Medical Care (prontuários e comentários médicos on-line).

Galeria de Fotos

O evento aconteceu por 20 dias no Shopping Eldorado. Teve início com um lançamento voltado para formadores de opinião do segmento de tecnologia, profissionais do mailing b2b da Tim/Samsung e desenvolvedores de aplicativos. Nossa ideia era colocar todos esses profissionais frente a frente e deixa-los fazer negócio com o produto em mente. Foram 200 convidados na noite de inauguração, com coquetel e banda de jazz.

Após a inauguração, o espaço ficou aberto para o público final. Criamos um hotsite para anunciar o espaço e convidar os interessados. Em parceria com a TIM, fizemos uma promoção com descontos de 20% no produto e no plano para tablets da operadora, para quem visitasse o espaço.

Foram 15 instalações:

Pocket Your Life: projeção na parede de entrada do espaço, mapeada sobre três calças jeans reais. A animação pegava no ar objetos que foram substituídos pela tecnologia do Tab (TV, laptop, telefone celular, etc) e colocava dentro do bolso, tirando de lá de dentro um único produto com tudo aquilo.

We?ve Got Flash: um totem retro iluminado com 04 produtos contendo uma micro exposição de sites experimentais em Flash, curados pela equipe de criação da agência.

Youtube Studio: um painel retro iluminado simulando a página de vídeos do Youtube, onde cada janela era um produto passando um vídeo diferente: trailers, clipes, etc. O visitante podia assistir qualquer um deles com um fone de ouvido. Além disso, uma TV maior mostrava vídeos gravados pelos próprios consumidores na parte de trás do Studio. O consumidor era incentivado a gravar, utilizando o TAB, um depoimento sobre o espaço e o produto.

Allshare Dreams: três televisões passando vídeo-clipes e vídeos escolhidos pelos visitantes no produto, que eram reproduzidos sem fio.

Social Hub: mosaico com diferentes redes sociais logadas, onde utilizando apenas um terminal com Social Hub os visitantes podiam deixar sua mensagem em todas as redes, falando sobre o Galaxy Tab e o espaço.

Virtual Library: em parceria com a Editora Abril, era um lounge onde os convidados podiam sentar-se e ler revistas da editora. Atrás do lounge, construímos uma biblioteca cenográfica com projeção mapeada demonstrando todos os livros supostamente expostos ali cabiam dentro do produto.

Google StreetView: uma tela de projeção côncava com um pilar central, onde o consumidor acessava qualquer lugar do mundo através do Google StreetView e navegava, sentindo-se imerso naquele local por conta da ambientação e distância da tela.

AndroidMachine: duas vending machines falsas com aplicativos da Android Store. Os consumidores podiam testar a navegação da loja de aplicativos e ver qual a funcionalidade dos principais apps disponíveis.

JukeTab: uma estação central, onde 20 fones de ouvido pendiam do teto e um Galaxy Tab colocado sobre uma Jukebox cenográfica distribuía o som. Simbolizando uma pista de dança e dizendo que você pode fazer sua festa somente com uma caixa de som e o produto.

GamesArena: um cockpit de carro de fórmula 1 construido com canos e pintado com tinta que brilha na luz negra. O visitante podia entrar no cockpit e jogar o game Asphalt 4 como se estivesse realmente dentro do carro. Além disso, tínhamos outras Tablets com outros games rodando em uma estrutura de canos ao lado do cockpit.

TabOffice: um escritório portátil. Um espaço onde o consumidor acoplava o produto em um teclado e usava o tablet como um laptop, abrindo qualquer tipo de arquivo Microsoft ou Adobe, enviando e-mails, etc.

MLocator: através do aplicativo business, o consumidor podia ver onde estava sua força de vendas naquele momento. Ao clicar em qualquer contato na tela do produto, iluminava-se um manequim em sua frente, até achar o manequim que não estava trabalhando quando deveria estar.

CadMobile: uma videowall com a planta arquitetônica do Galaxy Tab Dream Experience que podia ser navegada pelos visitantes.

Workflow de Aprovações: um semi-círculo de ferro com 12 TVs formando um globo. Nele, uma animação passava de tela para tela contando a história de um empresário que precisava aprovar pedidos e controlar sua empresa a distância, e conseguia fazer através do produto e do aplicativo.

MobileCare: uma balança ligada à um Galaxy Tab que tirava sua pressão, peso, altura e compartilhava na hora as informações através do seu facebook ou twitter.

O evento foi um sucesso com o público, gerando diversas matérias em sites de tecnologia e comentários positivos nas redes sociais.

O evento foi um sucesso tanto com o público final, quanto com o público interno. Alguns fatos:

- O cliente interno foi premiado pela Samsung Coréia pela ação realizada. Foi receber o prêmio na Coréia, onde foi notificada que o conceito Dream Experience se tornaria mandatório para qualquer lançamento da marca no Brasil e no exterior. O projeto tornou-se parte integrante da comunicação da marca para os futuros lançamentos, e a principal plataforma de interatividade e tecnologia da marca para aproximação com o cliente.

- Em 15 dias tivemos mais de 18.000 visitas ao espaço, somando mais de mil visitas diárias.

- Foram mais de 3.000 atualizações através do Social Hub do Dream Experience para as redes sociais, todas interações positivas e elogiosas ao espaço e ao produto.

- Foram mais de 40 depoimentos gravados no Youtube Studio.

- Todos os Tabs da loja TIM do Shopping Eldorado se esgotaram na primeira semana. Nas lojas de outras operadoras, esgotaram-se nos outros 15 dias de ação.

- O investimento de 1.4 milhões de reais gerou uma receita quase 5x maior para a marca em venda de produtos para público business e pedidos de operadoras.