Conceito Promocional
O Encontro foi desenvolvido para criar uma oportunidade de debate entre as principais entidades organizacionais da área de educação no Brasil na intenção de buscar alternativas para a melhoria na qualidade do ensino público e particular brasileiro, além de divulgar os esforços do Instituto C&A para esta causa. O Encontro foi também uma oportunidade para a celebração dos 20 anos do Instituto C&A, no qual os participantes puderam conhecer melhor os trabalhos do Instituto C&A e a sua trajetória.
Resumo do Case
Anualmente o Instituto C&A promove o Encontro de Voluntários, um evento no qual são reunidos cerca de 600 voluntários dos programas do Instituto C&A para discutir o conteúdo dos programas e os avanços das comunidades onde o Instituto C&A é presente. Desde o início de suas atividades, o Instituto C&A opera sob a crença de que o enfrentamento de questões sociais complexas depende de ações em conjunto, da verdadeira união de esforços de diversos atores da sociedade civil. Pensando nisto, a celebração dos 20 anos do Instituto C&A só faria sentido se acontecesse com os seus parceiros de caminhada. Desta forma chegamos ao Encontro de Educação e Participação Social - Conquistas e Desafios. O evento, que aconteceu em Atibaia, no Hotel Tauá, entre os dias 8 e 10 de novembro de 2011, reuniu parceiros atuais e tradicionais do Instituto C&A, voluntários da organização, lideranças da C&A e amigos da causa da educação de crianças e adolescentes. A iniciativa buscou fomentar a reflexão e o livre pensar sobre educação, participação social e desenvolvimento da sociedade civil.
Histórico
Fundado em agosto de 1991, o Instituto C&A é uma organização sem fins lucrativos de interesse público, cuja finalidade é promover e qualificar o processo de educação de crianças e adolescentes no Brasil. Foi criado como expressão do desejo dos acionistas da rede de lojas C&A de institucionalizar sua política de investimento social no Brasil. O Instituto oferece apoio técnico e financeiro a programas e projetos desenvolvidos por instituições da sociedade civil também dedicados à educação de crianças e adolescentes. As atividades da organização são mantidas por doações efetivadas pela C&A e por doações diretas dos acionistas. Desde que foi criado o Instituto C&A investiu cerca US$ 65 milhões em 1.420 ações sociais voltadas à educação de crianças e adolescentes e hoje conta com mais de 4,5 mil voluntários em todo o Brasil. Algumas dessas iniciativas ganharam status de política pública, de modo que o número estimado de beneficiários nos projetos apoiados pelo Instituto C&A ultrapassa 1 milhão de
pessoas. O objetivo do Encontro de Educação e Participação Social - Conquistas e Desafios foi o de fomentar a reflexão e o livre pensar sobre educação, participação social e desenvolvimento da sociedade civil.
Defesa Técnica
A estratégia do evento foi pautada sempre em oferecer condições para que os convidados se sentissem atraídos ao debate e a conhecer melhor o trabalho e a história do Instituto C&A. O evento foi dividido em 2 ambientações: exposição e debates. A exposição foi pautada em apresentar a evolução do Instituto C&A em forma de linha do tempo e apresentar os trabalhos desenvolvidos por seus programas sociais. Para desenvolvermos a exposição, o nosso desafio era em como apresentar os materiais de forma lúdica e que tivesse a "cara" do Instituto, falarmos de coisas sérias, mas de forma colorida e atrativa ao público jovem. Conseguimos fazer esta tradução através de uma leitura visual do logotipo do Instituto C&A em conjunto com o selo comemorativo dos 20 anos da instituição. O logotipo do Instituto C&A é marcante por ser muito colorido e no selo comemorativo, estas cores foram interpretadas por 20 bolinhas com as cores do logotipo. Então, desenvolvemos o tema central da exposição com base em tintas. Optamos por utilizar a tinta como tema central não somente pelas cores do Instituto, mas por remeter a infância, a criação e a arte. Após fazer o seu credenciamento os convidados foram direcionados ao Hall de Exposições. Um pórtico de entrada constituído por três bisnagas de tinta suspensas marcava o início da linha do tempo com a história do Instituto C&A. Esta linha do tempo, divida em 4 trilhas (uma para cada 5 anos) eram contornadas pelos rastros de tinta das bisnagas, formando paredes que expunham os fatos mais marcantes do Instituto C&A, usando como conteúdo documentos do acervo, brinquedos lúdicos e imagens do fotógrafo oficial do Instituto, Paulo Leite. Cada 1 das 4 trilhas abrigava também um ambiente de lounge para além de acomodar os visitantes, também propor debates sobre a causa. Ao final da linha do tempo os rastros de tinta se transformavam nas bolinhas do selo comemorativo em uma piscina de bolinhas com o número 20 em letra caixa com quase dois metros de altura, o qual foi revestido com um mosaico de fotografias das ações sociais ao longo dos 20 anos do Instituto C&A. Seguindo na exposição, as bolinhas saiam da piscina de bolinhas em forma de adesivos de piso e criavam em uma mistura de cores criavam o logotipo do Instituto C&A e selo comemorativo, apresentados através de projeção no piso. Então, um caminho de bolinhas levava a três latas gigantes de tinta, um espaço fechado criado para apresentar os três segmentos de trabalho do Instituto C&A, sendo: Desenvolvimento Institucional e Comunitário; Educação, Arte e Cultura e Mobilização Social. Nesta área foram construídas paredes revestidas com lona impressa apresentando em forma de pinceladas textos, fotos e projeções com vídeos feitos por entidades sociais de todo o país assistidas pelo Instituto C&A. Ao fundo deste local de exposição, um portal marcava o final da exposição e também convidava os participantes a pensar e a fazer parte do futuro da instituição. Ao atravessar o portal os convidados encontravam a palavra futuro formado por letras caixa na cor branca, onde eles deixariam sua marca em forma de palmas coloridas, símbolo principal do logotipo do Instituto C&A e declarações. O Hall de Exposições contou também com uma Biblioteca, criada cenograficamente para divulgar os programas de leitura e apresentar os livros distribuídos às entidades beneficiadas pelo Instituto C&A. Na Biblioteca, duas mesas grandes e ambientes compostos por poltronas e sofás , convidavam os participantes a leitura, reflexão e discussões.
Para os debates, o Instituto C&A contou com a colaboração da CEOS - Centro de Estratégias para Organizações Sociais, parceiro técnico no desenvolvimento das dinâmicas. O início dos trabalhos foi marcado por um coquetel seguido de uma cerimônia em comemoração aos 20 anos do Instituto C&A que contou com a palestra do escritor Milton Hatoum. Durante a cerimônia foram feitas homenagens aos colaboradores que contribuíram com o crescimento da instituição e uma homenagem especial ao fundador do Instituto C&A. A cerimônia foi encerrada com a apresentação do grupo Projeto Axé, organização não governamental beneficiada pelo Instituto C&A. Ao longo de dois dias os participantes foram convidados a integrar cinco grupos de reflexão sobre os temas ?Que educação queremos? Que sociedade almejamos??; ?Educação ? Novos jeitos para velhas questões?; ?Construção/incidência em políticas públicas de educação?; ?O desafio da intersetorialidade?; e ?Gestão democrática: os lugares do controle social?. A fim de organizar o trabalho, o Instituto C&A tomou a iniciativa de propor a composição dos grupos, considerando a área de conhecimento e a experiência dos participantes. Os temas abordados eram analisados sob dois ângulos ? o da retrospectiva e o da perspectiva. Para auxiliar nas discussões, cada grupo contou com um especialista no tema e um facilitador, cujo papel era de fomentar a reflexão do grupo. Cada grupo contou também com a presença de um jornalista, que registrará as discussões. Os especialistas convidados dos grupos de reflexão foram os seguintes: Neide Mariza Nogueira, socióloga, mestre em educação e coordenadora do Programa de Formação de Professores em Educação Ambiental da Comunidade Educativa Cedac; Iara Prado, secretária de ensino fundamental do Ministério da Educação (MEC) entre 1995 e 2002; Liane Freire, engenheira de sistemas, mestre em educação e presidente do Instituto Dialog; Mônica de Roure, mestre em história social da cultura, doutora em literatura comparada e diretora da Ashoka Brasil; e Gilberto de Palma, cientista político com especialização em filosofia política e diretor Institucional do Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia. O trabalho dos grupos de reflexão foi também alimentado pelas quatro conferências programadas, ministradas pelo escritor Milton Hatoum, o historiador Eduardo Valladares, a psicóloga e filósofa Viviane Mosé e o antropólogo Tião Rocha.
Como uma ferramenta de suporte às conclusões dos debates, desenhistas profissionais foram convidados a participar integralmente dos 4 fóruns de debate, representando em forma de desenhos todos os assuntos abordados durante as discussões. Todos os desenhos foram projetados durante o encerramento do evento, marcado por poemas recitados pela própria autora, Viviane Mosé.
Canais de Comunicação
A comunicação foi feita através do convite enviando pelo corpo diretivo do Instituto C&A. Para afirmar e registrar a importância do evento, assessores de imprensa divulgaram no site do Instituto C&A matérias sobre o evento e colunas diárias sobre os trabalhos do dia anterior ao longo do Encontro.