Diante de um congresso para 800 participantes o desafio era oferecer um evento dinâmico, organizado e planejado, portanto toda a agenda e movimentação do grupo foi desenvolvida cuidadosamente, sem esquecer o atendimento personalizado.
Para atender um evento deste porte, fomos para um dos maiores e mais bem preparados hotéis do Brasil, o Royal Palm Plaza em Campinas, pois só ele atendia o numero de participantes em salas, quartos, A&B e outros serviços. Que foi outro desafio, pois conciliar todo os espaços, estrutura e datas foi bem complicado. Como solução nós reservamos todo o hotel com antecedência, quase um ano antes, para não corrermos nenhum risco.
Inovações Tecnológicas
Projeção
Na parte de inovações tecnológicas, oferecemos duas telas de 16m cada com sistema de spyder, totalizando 32m de telas em um fundo de cenografia de 44m. As duas telas eram saltadas do fundo de palco, com uma suspensão traseira, ou seja, parece que as telas estavam ?voando?.
Para dar essa impressão colocamos um sistema de led por todo o palco e sala. Assim mudávamos a cor de toda cenografia em cada momento da agenda. (foto 1, 2 e 3)
Tradução online
Um produto extremamente tecnológico que nós usamos foi a tradução online. Como teríamos 2 palestrantes estrangeiros, sugerimos essa alternativa de tradução para fugir do tradicional fone de ouvido que muitas pessoas se incomodam.
Essa tecnologia funciona através de um software que reconhece a voz, ou seja, conforme o palestrante falava em inglês, nós tínhamos tradutores que falavam para o software em português que reproduzia isso em forma de legenda na tela do evento.
Utilizamos tecnologia parecida com o closed caption, que é comum nas televisões para uma solução do evento, que segundo a empresa que é a pioneira neste serviço, foi a primeira vez realizado em um evento corporativo.
Autorama
Para gerar uma grande interação dos participantes, sugerimos uma grande pista de autorama, que ficou localizada no centro da festa. Dessa forma ela se tornou a grande atração.
A pista comportava até 8 carros correndo ao mesmo tempo que dava os tempos e classificação online.
Com esta atividade tecnológica proporcionamos muita diversão aos participantes. (foto 4, 5 e 6)
Programação
Diante da grandiosidade do evento, a agenda deste evento fui cuidadosamente elaborada, pois além do evento principal, o Congresso, tínhamos diversas reuniões paralelas, pois a KPMG aproveita este momento onde todos os lideres da empresa de diferentes áreas estão juntos para alinhar outras questões, sendo assim a programação foi definida da seguinte forma:
Na noite anterior ao evento, no dia 20/11 começamos a receber (foto 7) os participantes das cidades mais distantes que tinham problemas com a malha aérea e outros participantes que iriam participar de algumas reuniões paralelas na parte da manhã.
A parte da manhã do dia 21/11 foi marcada por essas reuniões paralelas e pelo check in dos demais participantes.
As 12h00 o almoço foi servido em 3 espaços diferentes (Terraço Gourmet, Paço dos Nobres e Restaurante Villa), pois somente o restaurante do hotel não comportaria o grupo. (foto 8, 9 e 10)
As 15h00 tivemos a abertura oficial do Congresso, para conduzir todo o evento, tivemos a presença da apresentadora Astrid Fontanelle. Para abrir o evento tivemos a palavra do presidente da KPMG do Brasil o Sr. Pedro Melo, que aproveitou este momento para falar de clientes e mercado, que foi o tema que fechou o evento da edição anterior, dessa forma ele retomou o conceito anterior para que pudesse em seguida fazer a troca de tema para o deste ano. (foto 11 e 12)
Para finalizar o tema de estratégia e mercado, sugerimos a atividade com os cartões para garantir o alinhamento total de todos com este tema.
Após este alinhamento as 17h10, o presidente falou sobre estratégia, sobre as metas e desafios do próximo ano. Ao mostrar o cenário desafiador o tema alta performance começou a aparecer no evento, pois para conseguir alcançar esses desafios eles deveriam ter alta performance.
Após o término deste tema, os participantes foram para o quarto, pois as 20h00 começaria o jantar de integração, que aconteceu na Varanda e no Jardim da Casa de Campo. A proposta deste jantar era gerar integração dos participantes, portanto ele foi bem informal e com diversos jogos como pebolim e sinuca.
No dia seguinte, após o café da manhã, o congresso retomou seu conteúdo ás 09h com a palavra do presidente da KPMG falando sobre o High Performance Culture, um projeto que desenvolvido para que desse suporte ao funcionários para alcançar suas metas, esse projeto era sustentado por 5 pilares que serviram como base do nosso evento, portanto na noite anterior distribuímos no quarto dos participantes camisetas com cores diferentes, e cada cor falava sobre um desses pilares. Dessa forma todos os participantes foram vestindo a camisa (foto 13) do novo projeto de alta performance.
Para fortalecer mais esse papel de Alta Performance convidamos um conselheiro da KPMG, o Sr. Lord Michael Hasting, um dos pioneiros sobre esta cultura de atendimento.
Neste momento usamos o sistema de tradução online, conforme ele falava em inglês, no mesmo momento aparecia nas telas o texto em português.
E para fechar o tema tivemos a palestra do Professor Mario Cortlella que trouxe a que a Alta Performance para a realidade dos colaboradores.
Depois tivemos a palestra de outro conselheiro da KPMG, o Sr. Dave Conder que falou sobre alguns pontos internos da empresa e possibilidades do mercado.
Em seguida, as 13h tivemos o almoço. Após o almoço começou outra ação paralela, que foi a aplicação do projeto Work Life Balance,(foto 14) que é um projeto que a KPMG incentiva os seus funcionários a praticar esportes e demais atividades de entretenimento.
Para este momento criamos uma série de nichos e atividades por todo o hotel que iam desde sala de jogos com carteado, jogos de tabuleiro, uma sala com jogos de vídeo game a atividades externas com futebol, basquete e demais esportes. Para todas as atividades foram criados formatos de competicção onde todos eram premiados com uma medalha.
Após o término deste projeto, os participantes foram para o quarto, pois as 20h00 começaria a festa denominada como ?Festa Alto Pódio? onde o tema era a Fórmula 1, pois hoje o esporte e categoria de maior alta performance é a Fórmula 1. (foto 15, 16, 17, 18, 19, 20 e 21)
Além de diversas soluções tecnológicas como um Dj que tocavam em uma bolha, uma tela com diversas imagens de Fórmula 1 intercalado com imagens de eventos e dia-a-dia dos funcionários, fazendo essa associação de alta performance, ainda tínhamos toda a cenografia tematizada e diversas atividades com os participantes a grande atração foi uma pista de autorama montada no meio da festa.
Na manhã seguinte e última, após o café da manhã as atividades foram retomadas às 10h com a palavra do presidente que abordou o tema Brand. Naquele momento a KPMG estava reestruturando o posicionamento da marca e passou as mudanças para seus funcionários.
Mas não era suficiente somente apresentar a nova marca, pois nesta nova marca o colaborador era parte fundamental, pois a KPMG só conseguiria alcançar seus desafios se todos que estivessem ali se empenhassem muito e comprassem a briga.
Portanto para este momento criamos uma ação mais de apelo emocional, onde a cada parte da apresentação da nova marca o presidente chamava ao palco pessoas exemplares para empresas, pessoas que se destacaram e que ajudam e tem a atitude que a empresa precisa, neste momento o presidente chamou essas pessoas ao palco e juntos eles formaram em um grande painel que posicionado no palco.
No término da construção deste painel o presidente convidou que todos pegassem o pin com o logo da KPMG que estava nas cadeiras e convidou que todos colocassem na altura do coração, para que a partir daquele momento com a nova marca da empresa, todos deveriam levar a empresa no coração e na sequencia entrou o vídeo de encerramento, que foi montado ao longo do evento e editado in loco com imagens e referencias a nova marca, ao tema e aos próximos passos, dando assim encerramento do evento. (foto 22)
No término do evento, todos os participantes preencheram a avaliação do evento, que servia como torça para ganhar o brinde final que era um kit com um hub e um brigadeiro. (foto 23)
Ainda naquela tarde houve outras reuniões paralelas, mas a grande massa almoçou e fez check out logo após o término das atividades em sala.