Detalhe do Case

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: Galaxy SII Dream Experience

Candidato: Figer 360
Cliente: Samsung do Brasil
Segmento: Serviços
Categoria: Cenografia
Estado: SP

A Figer 360 é uma agência de comunicação integrada e sem limites. Atuamos como braço BTL de diversos clientes importantes do mercado nacional e internacional, como Samsung, Audi, Disney, Itaú, Gafisa, Kroton, Duff, Pelé Club, entre outros. A empresa nasceu da fusão da agência 360 Comunicação com o grupo Figer de Marketing Esportivo e Gestão de Carreiras, grupo que possui o maior portifólio de jogadores de futebol do mundo. Com a fusão, a agência expandiu sua atuação para outros segmentos, como marketing cultural e esportivo.

O Galaxy SII Dream Experience nasceu como de um conceito de interatividade desenvolvido pela Figer para a Samsung no lançamento do Galaxy TAB. Após o sucesso do primeiro evento, o conceito tornou-se mandatório. O ?Dream Experience? é um museu de experiência e interatividade voltados para um produto ou lançamento, onde o consumidor tem contato direto com todas as funcionalidades e usos do Galaxy SII.

Ficha técnica:

Título: Galaxy SII Dream Experience
Tema: Seu sonho, nossa inspiração.
Conceito: Transformar o produto em algo tangível para o consumidor, falando através de interatividade, demonstrando suas funcionalidades e usos de forma intuitiva e fácil.
Local: Shopping Eldorado
Público: 32 mil visitantes.
Data: 13/07 a 13/08 de 2011.
Descritivo: Um espaço interativo com 08 instalações demonstrando diferentes funcionalidades e aplicações do maior lançamento no segmento smartphone do ano, o Galaxy SII. Um espaço fechado de 500m², com as mais modernas tecnologias montadas sob medida para explorar cada diferencial do produto.

O Galaxy SII Dream Experience é a sequência de um dos maiores cases de tecnologia da história da agência, o Galaxy Tab Dream Experience. Nosso brief foi difícil, deveríamos dar sequência a um projeto de sucesso, fazê-lo ainda mais moderno, mais tecnológico, com mais tempo de exposição e com a responsabilidade de esgotar o produto mais importante do segmento de telefonia da marca no ano, o Galaxy SII . A necessidade da Samsung era conversar de forma direta com o público consumidor de tecnologia.
Os smartphones estavam em um momento de grande ascenção, e o Galaxy SII foi a tentativa da Samsung de dar um salto a frente nesse segmento. A Samsung, nesse momento, tinha também um problema de linguagem ? sempre que conversava com seu consumidor era através de termos técnicos que não transpareciam de forma clara os benefícios e tecnologias do produto.

Vencido o primeiro desafio, fixando o Dream Experience como plataforma, nosso desafio agora era fazê-lo ainda mais tecnológico. Nossa ideia foi criar um espaço de sonhos ? já que o conceito da marca era ?seu sonho, nossa inspiração? ? onde o consumidor pudesse embarcar em uma viagem imersiva nos produtos de forma fácil, divertida e interativa. Um museu de experiências com o produto, como é o Museu do Futebol, só que em menor escala.

O primeiro desafio foi encontrar um lugar com grande movimento, grande área livre, próximo ao ponto de venda onde produto pudesse ser comprado e com um custo acessível. Nossa solução foi uma parceria com o Shopping Eldorado, que já havíamos utilizado com sucesso para o Galaxy Tab. Usamos o Átrio Pinheiros para realizar o evento, uma construção de 500m², dividida em duas partes: uma totalmente descoberta e aberta para o público, e um túnel com as tecnologias de realidade aumentada e holografia.

No total construímos 08 interatividades explorando os seguintes conceitos/features:

- Mais rápido.

- Mais fino.

- Mais leve.

Galeria de Fotos

O evento aconteceu por 30 dias no Shopping Eldorado. Teve início com um lançamento voltado para formadores de opinião do segmento de tecnologia em um espaço separado, onde contamos sobre o projeto do Dream Experience e fizemos a coletiva de lançamento do produto, rendendo mais de 70 inserções on-line em diversos blogs e sites especializados.

Após a inauguração, o espaço ficou aberto para todos os públicos . Fizemos um trabalho ostensivo de PR com uma agência parceira, conseguindo um alcance de 7 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Montamos 08 instalações:

- 03 gatilhos de realidade aumentada, cada um com uma animação diferente, simulando os três principais atributos do produto: mais fino, mais rápido e mais leve. Todos eles tendo o boneco Android como personagem principal, em situações inusitadas.

- Uma holografia do produto, mostrando-o por todos os ângulos ampliado em 3D, e simulando situações onde os três atributos ficassem ainda mais claros, como a comparação do smartphone com um lápis ou o tempo de ?load? dos aplicativos.

- Uma área metalinguística: uma moldura de foto, onde ao mesmo tempo que você era fotografado, estava sendo mostrado na parte traseira do espaço em diversos outros ângulos. A foto era enviada para o e-mail do consumidor.
- um cockpit de carro de fórmula 1 construído com canos e pintado com tinta que brilha na luz negra. O visitante podia entrar no cockpit e jogar o game Asphalt 4 HD usando o produto como controle e, sem fio, assistindo o jogo em uma TV de Led à sua frente.

- Um balcão de degustação com diversos aplicativos da Android Store para que os consumidores pudessem testar diferentes usos do produto.

- Uma simulação do produto tamanho gigante onde os consumidores podiam criar a sua própria versão em formato de Android e enviar para seu e-mail, através do aplicativo Androidfy.

- O grande destaque do espaço, um autorama gigante, construído com 12 telas de LED desalinhadas, construindo um trajeto de corrida ultra-moderno. Até 04 jogadores podiam competir entre sí no game, usando o celular como controle remoto sem fio. Produzimos a tecnologia e o game exclusivamente para o evento.

- Um mosaico de tablets de diversos tamanhos anunciando a chegada do próximo lançamento da marca.

O evento foi um sucesso tanto com o público final, quanto com o público interno. Alguns fatos:

- O cliente interno foi premiado pela Samsung Coréia pela ação realizada. Foi receber o prêmio na Coréia, onde foi notificada que o conceito Dream Experience se tornaria mandatório para qualquer lançamento da marca no Brasil e no exterior. O projeto tornou-se parte integrante da comunicação da marca para os futuros lançamentos, e a principal plataforma de interatividade e tecnologia da marca para aproximação com o cliente.

- Em 30 dias tivemos mais de 32 mil visitas ao espaço, somando mais de mil visitas diárias.

- Foram mais de 70 posts em blogs especializados em tecnologia, gerando um total de mais de 7 milhões de compartilhamentos e visitas.

- Na primeira semana de evento, o Galaxy SII esgotou-se em todas as lojas de todas as operadoras do Shopping Eldorado.

- Durante o período do evento, todos os Galaxy SII foram vendidos em todas as lojas da cidade de São Paulo, tornando-se sucesso completo de vendas e o maior case do segmento para a marca Samsung.

- O investimento de 1 milhão de reais gerou uma receita quase 5x maior para a marca em venda de produtos para público final e geração de mídia espontânea.