OBJETIVO:
O Concurso Causos do Eca foi desenvolvido com o objetivo de dar maior visibilidade e disseminar as práticas e direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), fomentar a formação de redes de atenção e com isso garantir que as crianças e adolescentes sejam atendidos de forma mais efetiva e com seus direitos garantidos.
O CONCURSO:
Este projeto cultural se realiza há 5 anos e inscreve, julga, premia e divulga histórias verídicas de experiências de todo o Brasil, onde a aplicação do Estatuto trouxe um resultado positivo.
A comissão julgadora foi composta pelo diretor presidente da Modus Faciendi, escritora e co-autora da obra "Mano", que inspirou o filme "As Melhores Coisas do Mundo?, uma psicanalista e professora da PUC/SP, um procurador de Justiça do Estado de São Paulo e o Secretário Executivo da ANDI, Agência de Notícias dos Direitos da Infância, nossa parceira do concurso.
Em 2009 o Concurso teve foram 783 ?causos? inscritos, divididos em 03 categorias:
CATEGORIA ECA NA ESCOLA ? premiação nas sub-categorias Texto e Audiovisual
CATEGORIA ECA COMO INSTRUMENtO DE TRANFORMAÇÃO ? premiação nas sub-categorias Texto e Audiovisual
CATEGORIA FUNCIONÁRIOS TELEFÔNICA
Os finalistas vieram de todo o Brasil e homenageados no palco.
As menções honrosas recebem destaque e um presente simbólico.
Os vencedores de cada categoria, em 2009, foram premiados com dinheiro:
1º lugar: R$ 10.000,00
2º lugar: R$ 5.000,00
3º lugar: Menção Honrosa
O LIVRO:
Todos os causos finalistas, além de uma seleção de outros causos recebidos, compõem um livro distribuído para todo o Brasil e entregue em primeira-mão aos convidados presentes no evento de premiação.
A versão digital fica disponível para download no Portal do Programa Pró-Menino.
DESAFIO:
Responsavel pela organização do evento desde 2007, o desafio contínuo é atrair o maior número de pessoas possível para o Concurso e para o evento, de forma crescente com o passar dos anos.
ESTRATÉGIA:
Para aumentar sensivelmente o número de pessoas impactadas, a Sob Medida reformulou o Projeto para torná-lo mais atrativo:
O evento, que normalmente acontecia de forma reservada e no período diurno, ganhou ares de grande acontecimento. Passando para o período noturno, pôde trazer o público que não consegue sair em horário comercial.
Substituir os espaços intimistas por locais com forte apelo de atração, como patrimônios históricos ou espaços inéditos, para reforçar o conceito de grande acontecimento.
Agregar artista famoso para uma atração de entretenimento cultural, sempre considerando pertinência com a causa e conceito.
Realizar coquetel de chegada ou saída para garantir uma noite agradável e atenciosa aos convidados presentes.
Transmitir o evento ao vivo, on line, através do Portal Pró-Menino.
Ampliar o mailing e a confirmar presença dos convidados, sempre considerando realizar confirmações excedendo cerca de 30% da meta estabelecida.
Incentivar os parceiros da Fundação Telefônica para divulgar espontâneamente o concurso, com base nas redes sociais como orkut, facebook, twitter, blogs e sites, entre outros.
CONCEITO:
O Popular e o Erudito
Para promover a formação de redes em torno da causa e para atender a um público tão heterogêneo, que engloba deste executivos e intelectuais a membros de ongs e pessoas da sociedade civil organizada, criamos um conceito que pudesse harmonizar o popular e o erudito e assim aconchegar e estabelecer identificação com a causa e com todos os perfis de convidados presente no evento.
Desdobramos este conceito no ambiente, escolhendo como local a Sala São Paulo, a expressão do erudito na cidade de São Paulo e harmonizamos o espaço com cenografia baseada em ícones da cultura popular: esculturas de barro e madeira, fibras, frutas, flores do campo, mobiliário em madeira e fibras, tecidos florais, árvores de ficus gigantes e aroma de capim limão.
Na atração artística da noite, promovemos o encontro da música erudita com a música popular. A orquestra Allêgro, regida pelo maestro Renato Misiuk, realizou toda trilha sonora da premiação e acompanhou o cantor Toni Garrido para o encerramento da grande noite.
O buffet seguiu o mesmo conceito, trazendo ingredientes populares para formas elaborada,s acompanhados de Prosecco e sucos naturais, mas sempre com a preocupação de servir de forma simples para não gerar nenhum constragimento ou dúvida no consumo.
PROGRAMA DO EVENTO:
19h00 ? Recepção dos convidados e início do coquetel
19h45 ? Abertura da sala de concertos
20h00 ? Início palco com MC e speeches
20h30 ? Início premiação - Categoria Texto ( Premiação das duas categorias: Eca na Escola e Eca como instrumento de transformação ? Menção Honrosa/ 2º lugar/ 1º lugar)
20h45 ? Leitura Dramática de um causo
20h55 ? Premiação categoria audiovisual (Premiação das duas categorias: Eca na Escola e Eca como instrumento de transformação ? Menção Honrosa/ 2º lugar/ 1º lugar)
21h10 ? Premiação categoria Funcionários Telefônica ( Premiação apenas de uma categoria geral com Menção Honrosa / 2º lugar / 1º lugar)
21h25 ? Lançamento do livro Causos do ECA: Sua história é a nossa história
21h25 ? Apresentação Pocket show musical
21h55 ? Encerramento, mesa de saída, entrega das publicações
23h00 ? Previsão de encerramento do evento