Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: SEGURANCA MECÂNICA

Segurança na Feira Mecânica

Candidato: GAV - Grupo Atual Victoria
Segmento: Serviços
Categoria: Segurança para Eventos
Estado: SP

A ATUAL SEGURANÇA, atuando a poucos anos no ramo de segurança de eventos tem demonstrado excelente desempenho tanto em segurança ativa como passiva conquistando sempre mais clientes em feiras e eventos. Atua com extremo rigor no cumprimento da legislação para a contratação de profissionais qualificados e capacitados a operarem com máquinas e equipamentos de última geração.
A ATUAL SEGURANÇA realiza um estudo prévio do evento e suas necessidades visando aperfeiçoar a qualidade de seus efetivos de acordo as etapas do evento e oferece serviços de monitoração, segurança de eventos, segurança patrimonial e pessoal, escolta de valores e brigada de incêndio.
A ATUAL conta com frota de veículos própria, dispõe de uma central de monitoração que trabalha com câmeras ao vivo 24 horas por dia utilizando o que há de mais moderno no ramo da segurança como viaturas ostensivas de supervisão, rádios NEXTEL e HT e o mais novos Segways do mercado. A empresa assume todas as responsabilidades relativas à fiscalização e garante ao evento 100% de presença dos funcionários ou ainda 10% de substituições.

Entre seus principais clientes estão FIAT, Trade Network, Alcântara Machado, SEBRAE/SP, PPM, CART, Reed Exhibitions Brasil.

Galeria de Fotos

Ano de 1959. Nasce no Brasil a Feira da Mecânica Nacional, envolvida pelo clima de otimismo econômico do governo Juscelino Kubitschek que estabeleceu um Plano de Metas para modernizar o País. A iniciativa de organizar a feira partiu de Caio de Alcântara Machado, fundador da Alcântara Machado Feiras de Negócios, apoiada por Einar Kok, então presidente do Sindimaq - Sindicato da Indústria de Máquinas do Estado de São Paulo.

A primeira edição, de 14 a 29 de novembro, no Pavilhão da Indústria, no Parque do Ibirapuera, cidade de São Paulo, reuniu 220 expositores e foi visitada por cerca de 200 mil pessoas, atraídas pela possibilidade de conhecer o que se fabricava no Brasil naquela época nos setores metal mecânico, elétrico e eletrônico, de transportes, entre outros. O evento seguinte, em 1961, durante 14 dias, contou com 229 expositores, atraiu 150 mil visitantes mais qualificados e já não teve a curiosidade como atrativo, começando a exercer seu papel de promotor de negócios.

Na quarta edição, em 1963, entraram os primeiros expositores internacionais, três empresas da Argentina e uma do México. Nessa feira houve uma área específica para a 1a FEE ? Feira da Indústria Eletroeletrônica, o primeiro embrião que se transformou na atual Feira Internacional da Indústria Elétrica e na electronicAmericas. A Feira da Mecânica Nacional deu início a seu ciclo de dois em dois anos, ainda no Ibirapuera, em 1966. Em 1972, a Feira começou uma nova fase no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Com 270 expositores e durando dez dias, ela tornou-se setorial, destinada somente ao público profissional.

Em 1976, dividindo espaço com a Feira da Indústria Eletroeletrônica, deixou o pavilhão do Parque Anhembi lotado, com 493 expositores. A Alcântara Machado anunciou, nesse ano, a separação das duas feiras, além da parte de refrigeração e ar condicionado - origem da atual Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar (Febrava), o que se realizou em 1978, possibilitando a setorização dos expositores da Mecânica.

Um dos acontecimentos importantes ocorridos durante sua 13a edição, em 1980, foi o agrupamento do segmento de máquinas-ferramenta em um espaço específico, originando seu terceiro embrião (que se tornou independente em 1989), denominado, hoje, Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (Feimafe). Em 1986, a vitalidade dos fabricantes de máquinas para plásticos fez com que surgisse outro embrião da feira, gerando em 1987 a Feira Internacional da Indústria do Plástico (Brasilplast).

Com 922 expositores, dos quais 287 estrangeiros, e com a nova denominação de Mecânica? 92 ? Feira da Mecânica, o evento preparava passagem para a internacionalização. O que se concretizou em 1994, em sua 20a edição, quando ganhou o nome de Mecânica ? Feira Internacional da Mecânica.

Foi a Mecânica que deu origem às feiras industriais no Brasil. O evento nasceu na era da produção em massa, superou o tempo e hoje, dentro de economia globalizada e numa era de produção personalizada, tornou-se um dos mais importantes do setor na América Latina e um dos mais tradicionais do mundo.

No ano de 2008 a Feira Internacional da Mecânica chega à sua 27a edição - com cerca de 1.950 expositores de mais de 35 países e público estimado em 115 mil visitantes/compradores, de 40 países. O evento, que ajudou a impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico brasileiro ao longo desses anos beneficiou, e continua beneficiando, o nosso dia-a-dia com suas Máquinas que Transformam o Mundo.
A segurança do evento manteve-se antenada a essas necessidades do mundo moderno e complementou o evento mantendo o patrimônio dos estandes e os visitantes seguros através de um pessoal treinado e utilização dos mais modernos equipamentos de segurança ativa e passiva.

Galeria de Fotos

A MECÂNICA 2008, realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e atendida pela Atual Segurança, possui tanto as necessidades convencionais quanto as necessidades especiais de um evento devido ao tipo de produto exposto e à quantidade de visitantes que recebe. Para essas necessidades especiais foi necessário montar estratégias que atendessem as exigências de expositores e visitantes atentos e uma promotora que prima pela excelência. Dentre as necessidades específicas deste evento podemos destacar a necessidade de efetivo treinado, ágil e capaz de cumprir um plano especial de segurança, que abrangesse um pavilhão grande e lotado, protegesse o patrimônio do pavilhão e dos estandes e as pessoas.
Para que essa estrutura funcionasse em sintonia com o evento que acontece já há muitos anos e tem comprovada a sua excelência, a empresa montou estratégias para fazer deste um evento diferenciado com cuidados especiais ao visitante e ao expositor. Foi implementado o uso de equipamentos de ultima geração, como equipamentos de brigada de incêndio, unifilas e, com certeza o mais notável, o Segway.
O Segway é o primeiro e único "Meio de Transporte Pessoal" que funciona com o auto-equilíbrio do condutor. Foi concebido para circular por trechos de curtas distâncias, locais restritos, aglomerados e junto com o pedestre. Sua concepção revolucionária e exclusiva permite que o condutor movimente-se com muita segurança e precisão para frente ou para trás, com a simples inclinação do corpo. Além de ser rápido ele garante visão privilegiada de seu tripulante e acesso rápido a qualquer possível incidente. O Segway está em estudo de implantação pela policia de São Paulo e a Atual numa atitude de vanguarda já colocou este acessório em seu estoque de equipamentos úteis a boa vigilância.
Além dos equipamentos a Atual instalou uma sala de segurança no evento para acesso dos visitantes que eventualmente tivessem dúvidas, reclamações, sugestões ou qualquer necessidade de comunicação com a segurança.

Galeria de Fotos

A ATUAL SEGURANÇA apresenta-se no mercado de serviços como um grupo sério, moderno e globalizado, atuou na MECÂNICA 2008, realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, que atendeu cerca de 1.950 expositores, de 35 países e um público de 115 mil visitantes/compradores, de 40 países.

Como em todos os eventos foi feito o planejamento prévio das necessidades do evento, que contou com Segurança ATIVA, através dos seguranças treinados e da ronda noturna sob bicicletas e segways, e PASSIVA através do monitoramento dia e noite utilizando modernos equipamentos.

A contratação de funcionários foi feita de acordo com a legislação da Polícia Federal e Ministério do Trabalho, deixando a promotora isenta de qualquer eventualidade.

A frota própria para o transporte de funcionários proporcionando 100% de presença e garantindo até 10% de substituições imediatas mostrou-se eficiente e estava pronto para suprir qualquer demanda, como uma eventual greve no transporte público. O evento transcorreu sem nenhuma ocorrência durante sua realização.

Galeria de Fotos