SÃO PAULO, CAPITAL DOS NEGÓCIOS
A cidade supreende pelo vigor contínuo e punjança dos números. A cada dia demonstra sua vocação para sediar eventos e fazer negócios
O charme da feiosa
A história da cidade de São Paulo lembra a do patinho feio que virou cisne. Afinal, ela não tem a beleza geográfica de Hong Kong, Miami e Barcelona. Ou a elegância arquitetônica de Paris e Buenos Aires. Ou mesmo a funcionalidade charmosa de Nova Iorque. Ou a modernidade high tech de Cingapura. Sequer tem uma história antiga como a de Londres, Viena e Praga. Nem a vitalidade misteriosa de Beijing. E muito menos a racionalidade de Frankfurt. Mesmo assim, tomou emprestado o melhor do Brasil, como o silêncio mineiro, a graça carioca, a simpatia nordestina e a energia para o trabalho que só o paulistano tem, e com isto se transformou em das maiores metrópoles do mundo. Mas é quando se trata de fazer negócios que São Paulo mostra com toda força a que veio. Aí, não sobra para ninguém. Já se tornou histórico considerar a capital de São Paulo como uma das seis maiores cidades do mundo, junto com Barcelona, Milão, New York, Hong Kong e Tóquio. Por si só, esta enorme metrópole tornou-se carismática e atraente a enormes investimentos de todos os continentes. Ela é pujante e dinâmic, resume um entusiasmado executivo. Ele tem razão. Por qualquer parâmetro que se adote, a cidade é um esplendor de grandes números e bons resultados. Tanto fez a cidade que em 2006 foi classificada pelo ICCA (International Congress and Convention Association) como a capital de eventos de negócios e eventos das Américas, e a 18ª. no mundo. (A primeira, para surpresa de todos, foi Viena. A segunda, sem surpresa para ninguém, Paris). O desenvolvimento econômico brasileiro gera um aumento intenso no intercâmbio de comércio mundial. São Paulo é o epicentro deste processo, e o lugar onde historicamente o crescimento das empresas ocorre. A cidade é o maior pólo de turismo de negócios do país. A infra-estrutura, tanto de equipamento para a realização de eventos, como hoteleira, é uma das mais completas do mundo. As principais multinacionais têm escritórios em São Paulo, o que traz muitos executivos estrangeiros para a cidade.
Os números de São Paulo não mentem. Alguns exemplos:
? Locais para eventos? Nos seus pouco além de 1500 Km2 e cerca de 11 milhões de habitantes, a cidade conta com 400 mil m2 de espaço para realização de encontros e negócios variados. Dos vinte grandes centros de convenções e feiras, destacam-se cinco: Parque Anhembi, Transamérica, Imigrantes, Center Norte e ITM, distribuídos em diferentes pontos da cidade. Este diferencial é vantajoso, pois permite a realização de eventos simultâneos, já que na maioria das cidades do mundo as instalações costumam se concentrar em um só local. Em São Paulo acontecem 90 mil eventos por ano, um a cada 6 minutos. Com uma feira de negócios a cada três dias, 75% do movimento do segmento no país, têm presença anual em São Paulo nomes consagrados. Deste grupo fazem parte a Couromoda, Feicon, Francal, Automec, Feimafe, Fispal, Brasilplast, Fenit, Hospitar, Fenatran, Cosmoprof. Há ainda as bienais do Livro, das Artes e de Arquitetura, eventos como o Salão do Automóvel, SP Fashion Week, ou congressos médicos como o CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que chega a reunir anualmente 60 mil dentistas.
? Comércio, serviços e lazer? São 59 ruas de comércio especializado de 51 segmentos diferentes, 114 hospitais (61 deles particulares) e 17 pronto-socorros (quase 32 mil leitos). E mais: 53 parques e áreas verdes, 12,5 mil restaurantes com 52 tipos de cozinha, 15 mil bares, 120 teatros e 7 casas de espetáculo com capacidade mínima de 300 pessoas. A cidade abriga também 410 hotéis com 46 mil quartos, 39 centros culturais, 257 salas de cinema, 88 museus, 75 bibliotecas, 161 faculdades, das quais 155 particulares e 6 públicas.
? Acesso? Estimados 8 milhões de viajantes que alavancam uma economia 8 bilhões de reais para o Estado de São Paulo chegam à capital através de muitas formas. A maioria, 63%, aterrissa em um dos 3 aeroportos da cidade (o de Congonhas fica dentro da cidade, uma raridade no mundo). Outros 33% chegam por rodovias de alta qualidade. Se não vierem em seus carros, podem contar com 62 mil veículos disponíveis para locação, ou desembarcar de uma das 860 linhas de ônibus que cortam o Estado e são atendidas em São Paulo por 3 terminais rodoviários. Na cidade, são transportados por 32 mil taxis (números semelhantes aos de Nova Iorque e três vezes maiores que os de Barcelona), um eficiente sistema metrô com 54 estações que percorre 57 km, 19 terminais de ônibus com 990 linhas urbanas, ou 270 km de linhas de trem.
? Liderança? Saiba que o Brasil é o 7º país que mais atrai eventos, ainda segundo a ICCA (o primeiro é os Estados Unidos), que produz o ranking dos maiores centros de eventos internacionais do mundo. Esta indústria mobiliza 52 setores da economia, segundo o IBGE, e promove, no caso da capital paulista, receitas da ordem de 2,4 bilhões de reais por ano. Para dar uma idéia, a arrecadação oficial de impostos municipais em turismo, hospedagem e eventos em 2006 ultrapassou a casa dos 100 milhões de reais, com um crescimento de 26% em relação a 2004. Só nos primeiros quatro meses de 2007, a Prefeitura já contabilizou 35 milhões de reais em recolhimento de ISS para este segmento.
? Quem são os ilustres visitantes? Segundo a SPTuris, órgão oficial de turismo da cidade, 50% dos visitantes vêm a negócios, ficam em média 3 dias, 65% deles hospedados em hoteis e flats. Chegam principalmente dos Estados Unidos, Argentina e Alemanha, e do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, além do próprio interior de São Paulo. Destes viajantes, 87% preferem fazer negócios em São Paulo que em outro estado brasileiro, e 40% em relação a qualquer outro destino internacional. Mais: 54% consideram os serviços prestados na cidade acima de qualquer expectativa, se encantam com a diversidade cultural e gastronômica da cidade e 85 % querem voltar.
Com liderança e qualidade em serviços já consolidadas em diversos setores, São Paulo tem tradição de atrair os maiores e mais importantes eventos nacionais e internacionais, adaptando sua excelente infra-estrutura para a realização de grandes eventos. Com uma rede hoteleira de padrão internacional, diversificada gastronomia, telecomunicação de última geração, eficiente rede de transportes, intensa vida cultural, e uma grande variedade de atrações, é o ambiente ideal para congressistas e visitantes. São Paulo é uma combinação de fatores que tornaram a cidade atraente.
Como é comum ocorrer em situações similares, a SPTuris e o São Paulo Convention Bureau, uma instituição oficial e a outra particular, poderiam dar cabeçadas entre si, promovendo ações concorrentes ou sobrepostas. Para sorte de São Paulo, isto não aconteceu. As duas organizações resolveram dar as mãos, e atuar de forma integrada. Assim, a SPTuris prioriza as políticas públicas, como criar o ambiente, condições de infra-estrutura e divulgação da cidade. Com isto, pavimenta o caminho para que a indústria do turismo se desenvolva. Já o São Paulo Convention Bureau concentra-se em captar o fluxo de eventos, nacionais e internacionais, para que elejam São Paulo para suas realizações. O seu grande desafio é não adotar uma postura reativa, mas sim correr atrás das oportunidades.
Cidades, tal qual empresas, costumam disputar arduamente o seu mercado. Neste terreno, Milão, Madrid, Frankfurt, Hannover, só para citar os europeus, são concorrentes ferrenhos. A captação de eventos, principalmente os internacionais, segue regras específicas. E para um evento destes ser considerado digno do nome, tem que contar com três características definidas pela ICCA: periodicidade fixa, ter sido realizado pelo menos três vezes, e ter sede cada vez em um país diferente. Por exemplo, uma associação brasileira de médicos, quer atrair para a cidade um congresso mundial de sua especialidade. Para que isto ocorra, recebe o apoio da São Paulo Convention Bureau, que prepara um dossiê de candidatura (conhecido como bidding book), e da SPTuris, que obtém o apoio oficial da Prefeitura. Há então uma reunião na instituição organizadora, onde se dá a defesa da candidatura do evento no local ? com muita antecedência, pois alguns programados com até 5 anos de antecedência. Segue-se a votação das melhores condições pelos organizadores, alguns numa discussão aberta ao público, outros em sigilo. Força política e orçamento, inclusive da cidade que se propõe a sediar o evento, são fatores decisivos. Se tudo der certo, ocorre a divulgação do evento e a promoção da cidade junto aos seus participantes. A cidade de São Paulo é o grande paraíso para o viajante corporativo na América Latina. O executivo encontra de tudo aqui: qualidade nos produtos da hoteleira, assim como, excelência na prestação de serviços para seus eventos empresariais, além de conviver com a nossa linda diversidade brasileira. Cuidando do trânsito e segurança da cidade, no futuro, com seu charme, São Paulo não perderá eventos corporativos para ninguém, comenta uma executiva carioca entusiasmada com a cidade.
Em São Paulo, existe também o programa Fique mais um dia, que busca convencer o visitante de negócio a estender sua permanência e aproveitar um pouco mais o que São Paulo tem a oferecer. Que, como vimos, não é pouca coisa. Segundo os responsáveis pelo turismo da cidade, há pelo menos 10 motivos para realizar um evento de negócios em São Paulo:
1. Fácil acesso, através de bons aeroportos e estradas bem conservadas
2. Diversidade hoteleira, de flats a hotéis, com hospedagem para todos os gostos e bolsos (veja quadro com os melhores hotéis de negócios). A cidade oferece uma estrutura moderna ou modernizada, e segmentada em super econômica, escala média ou luxo.
3. Infra-estrutura flexível (espaços para eventos em centros de convenções, pavilhões de exposições e dentro dos hotéis). São 400 mil m2 de área total, dos quais 150 mil em hoteis e espaços para reuniões de trabalho.
4. Gastronomia excepcional, representada por uma culinária de 52 nacionalidades e tipos de comida diferentes, onde, só a japonesa entra com 500 locais diferentes para escolher
5. Comércio variado, dos 66 shoppings da cidade às lojas de grifes concentrados na rua Oscar Freire, do comércio popular da rua 25 de março aos ateliês de artistas de Vila Madalena.
6. Rico e diversificado cenário cultural e de lazer, onde se destacam o Museu de Arte Moderna, a Pinacoteca do Estado e o parque Ibirapuera. Há também festivais de cinema, shows, maratonas, desfiles de moda, festas populares e exposições. De shows da Broadway a teatro experimental, de turnês mundiais de bandas e cantores a exposições de arquitetura e decoração..
7. Tecnologia de ponta, que oferece telecomunicações no seu estado da arte.
8. Excelência em serviços 24hs, pois São Paulo é um cidade que nunca dorme.
9. Lazer diferenciado no entorno, pois a menos de duas horas de carro, há praias, campo e montanhas.
10. Hospitalidade comprovada, onde a mistura de povos e costumes não só internacionalizou a cidade, como a transformou na quinta mais gentil do mundo, segundo a revista Reader's Digest
Claro que há ainda desafios para colocar São Paulo na liderança mundial como destino dos viajantes corporativos e eventos de negócios. Fatores como o trânsito complicado, a segurança ainda falha, a informação restrita sobre a cidade fora do país, e a concorrência internacional competente são questões que precisam ser encaradas pelas autoridades com coragem e energia. Mas não são impeditivos para o pleno desenvolvimento deste mercado promissor.
O folheto da SPTuris resume com competência as características da cidade. Diz que São Paulo esbanja sofisticação, tem caráter vanguardista, gera tendências, é um centro de excelência no campo de negócios, e oferece um amplo leque de opções culturais e gastronômicas. Mas o principal item não está no folheto. Maior atributo da cidade, é o quase anônimo exército de profissionais dedicados, nascidos em São Paulo ou não. Fazem parte de uma corrente de progresso que, de mãos dadas, está construindo e aperfeiçoando a cidade, com seu trabalho, dinamismo e dedicação.