A partir do briefing do cliente, recebido com 30 dias de antecedência à data do primeiro serviço a ser prestado, convocamos nosso time de logística para elencar, avaliar, selecionar e, se necessário, qualificar os possíveis pontos de encontro para a centralização dos cerca de 1700 participantes, bem como identificar os talentos humanos, integrantes de nosso quadro de funcionários e cadastrados em nosso banco de dados, que realizariam o serviço contratado respeitando os valores de nossa empresa e as expectativas do cliente.
Num trabalho que demanda não só conhecimento técnico, mas também os aspectos legais e de segurança que envolvem o transporte de passageiros ? como por exemplo as autorizações e determinação de rotas envolvendo estradas e rodovias em boas condições de rodagem, foram selecionados:
- 50 profissionais para exercerem a função de coordenadores de tranporte, responsáveis pela recepção dos participantes nos aeroportos e demais pontos de encontro, pelo embarque e desembarque dos passageiros, acompanhamento dos veículos, monitoramento durante o trajeto e pelo relato diário das alterações realizadas frente ao plano estabelecido;
- uma frota de 79 veículos, entre carros, vans, microônibus e ônibus, para a realização do serviço;
- 10 trajetos diferentes para circulação da malha rodoviária, incluindo escalas para embarques;
- equipamentos de apoio e de comunicação integrada para oferecer suporte à equipe e ao cliente;
- sistema de informação e atualização das planilhas de embarque e desembarque nos aeroportos de Congonhas e Cumbica (Guarulhos/SP) para sincronização dos status dos vôos com horários de partida e chegada dos traslados, antecipando possíveis necessidades de substituição do tipo de veículo determinado ou ampliação/redução/redirecionamento da frota selecionada.
Devidamente identificados e uniformizados, nossos líderes de equipe, já no dia 20 de janeiro, 48 horas antes do primeiro dia de serviço pleno, se dividiram entre os pontos de encontro pré-determinados, com exceção dos pontos localizados na região metropolitana da cidade de São Paulo, a saber:
Poços de Caldas (MG)
Araraquara
Bauru
Mogi das Cruzes
Piracicaba
Ribeirão Preto
São José dos Campos
Tal estratégia contemplou a inspeção prévia do ponto anteriormente selecionado, treinamento e orientacões finais para a equipe local contratada, verificação e personalização da frota determinada e levantamento de qualquer necessidade de última hora do cliente situado na localidade.
Os outros pontos de encontro foram tomados pela equipe da ViaLandauto com antecedência de duas horas, devido à proximidade dos mesmos com a sede e demais unidades da empresa ? destacadas entre parênteses, e conforme as especificações da malha aérea utilizada pelos participantes, a saber:
Aeroporto de Congonhas
Aeroporto de Guarulhos
Hotel Ibis Guarulhos
Jundiaí ? (Unidade VL Campinas)
Rua Vergueiro
Santo André
São Bernardo do Campo
Campinas ? (Unidade VL Campinas)
Osasco ? (Unidade VL Alphaville)
Em todos os receptivos realizados durante no dia 23 de janeiro, dia de maior concentração de serviços da empresa devido à chegada dos participantes, foram oferecidos como diferencial aos passageiros:
Serviço de bordo: água mineral à vontade;
Entretenimento a bordo: por meio de equipamentos de áudio e vídeo foram transmitidos trilhas sonoras pré-selecionadas, agradáveis para a viagem, bem como filmes em DVD para os percursos rodoviários mais distantes.
Apesar de o evento ter sido realizado no Bourbon Atibaia Spa Resort, os participantes tiveram que ser dividos entre três hotéis localizados na cidade, o que demandou maior atenção e estratégia logística no atendimento. Além do Bourbon, foram utilizados para hospedagem dos convidados os seguintes hotéis:
Atibaia Residence Hotel: localizado a 4,3 km do local do evento;
Village Eldorado Eco Resort: localizado a 4,1 km do local do evento.
Para facilitar a identificação dos passageiros conforme o hotel em que ficariam hospedados, foi utilizado sistema de identificação por cores da equipe coordenadora ? através de camisetas personalizadas ?, dos veículos ? por meio de placas dispostas no pára-brisa de cada um e das bagagens, através de lacres de segurança.
Também como forma de minimizar atrasos e alterações inadequadas nos planos de chegada e saída da frota contratada e, principalmente, dos participantes, evitando quaisquer impactos na agenda do evento, foram instalados pontos de atendimento da ViaLandauto em cada um dos hotéis onde eram disponibilizados a agenda do evento, os horários de saída dos transfers para o local do evento e a lista de passageiros por veículo e dia de chegada ou saída (check in e check out nos hotéis).
O dia-a-dia do evento trouxe muita dinâmica para a logística do serviço receptivo, já que as atividades programadas aconteciam nos períodos da manhã, tarde e noite, reservando intervalos curtos para descanso, higiene pessoal (banho) e caracterizações (para os eventos temáticos) dos convidados. Sem o apoio efetivo do transporte dos passageiros que estavam hospedados nos outros dois hotéis já mencionados, poderia haver prejuízo emocional dos mesmos em comparação àqueles que estavam hospedados no hotel-sede do evento.
A logística dos serviços prestados foi integral e redistribuida a cada dia, a saber:
23/01/08 ? Quarta-feira:
Foram utlizados para traslado de chegada (in): cinco carros, 19 vans, nove microônibus e 20 ônibus
Também foram utilizadas nove vans e 17 ônibus, que ficaram à disposição dos organizadores do evento para os traslados entre hotéis e serviços de emergência;
24/01 ? Quinta-feira e 25/01 ? Sexta-feira
Foram utilizadas nove vans e 17 ônibus, que ficaram à disposição dos organizadores do evento para os traslados entre hotéis e serviços de emergência;
26/01 ? Sábado
Além das nove vans e 17 ônibus, que ficaram à disposição dos organizadores do evento para os traslados entre hotéis e serviços de emergência, foram utilizados para os traslados de saída (out) mais: cinco vans, 10 microônibus e 26 ônibus.
O serviço de receptivo transcorreu dentro do planejado e se encerrou somente depois do último partipante ter embarcado para sua cidade de residência. Como praxe dos serviços oferecidos pela ViaLandauto em aeroportos, os coordenadores e veículos somente são liberados após a confirmação de embarque de todos os convidados. Tal procedimento é adotado como prevenção a possíveis necessidades de deslocamento ? individual ou do grupo ? para outro aeroporto ou hotel devido a atrasos, cancelamentos ou redirecionamento dos vôos.