Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: 62º Congresso Brasileiro de Cardiologia - Sociedade e agência caminhando juntas rumo ao sucesso!

Candidato: Blumar Turismo
Cliente: Sociedade Brasileira de Cardiologia
Segmento: Serviços
Categoria: Receptivo de Eventos
Estado: SP

Troféu Blue Tree Hotels
Receptivo de Eventos

A Blumar Turismo atua no ramo de Turismo Receptivo e Eventos há quase 25 anos tendo clientes espalhados pelo mundo inteiro e com vasta experiência na operação de grandes congressos brasileiros e internacionais.
A missão da Blumar é satisfazer as necessidades de seus clientes no que diz respeito a LAZER, CULTURA E NEGÓCIOS, prestando serviços de ACOMODAÇÃO, TRANSPORTE E ASSISTÊNCIA DE ALTA QUALIDADE, de forma a superar suas expectativas.
Nosso objetivo maior é atender nossos clientes de forma ágil, criativa, de forma a superar suas as expectativas e por isso somos hoje uma das líderes no mercado receptivo e eventos, condição esta reconhecida através dos prêmios que colecionamos em todos os mercados em que atuamos.

A BLUMAR alcança seus objetivos através das seguintes características:

1- UMA VISÃO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS
A Blumar está situada em local ideal para planejar e trabalhar com profissionais de viagens ao redor do mundo. Todo ano, profissionais da Blumar participam de feiras internacionais sempre em busca de novos clientes e assim conhecer seus perfis.
2- ÊNFASE EM MARKETING & PRODUTO
Hoje a Blumar conta com uma experiente equipe de marketing e produtos, sempre atentos a novos segmentos de mercado e desenvolvendo novos produtos para atender as exigências de nossos clientes.
Durante os últimos anos a Blumar introduziu mais novos produtos e serviços no mercado do que qualquer outra operadora, desde inéditos tours culturais a inigualáveis passeios ecológicos e programas de incentivo para empresas do mundo inteiro.
3- EXPERIÊNCIA INCONTESTÁVEL
Ninguém conhece o Brasil melhor do que nós. Nossa equipe sabe onde e como providenciar os melhores serviços e facilidades no Brasil. A empresa sempre investe em viagens de familiarização e capacitação para todos os funcionários, tornando-os especialistas nos serviços oferecidos.
4- FLEXIBILIDADE E AGILIDADE
A Blumar coordena desde grandes eventos mundiais com toda sua complexidade e grupos de incentivo fazendo reserva de hotel para turistas e participantes de congressos em geral até programação cultural e social.
No segmento turístico, atendemos passageiros individuais, grupos e incentivos em viagem ao Brasil.
No ramo de Eventos e Congressos, temos um departamento que atua em todo o Brasil, especializado em fornecer serviços com qualidade e eficiência, oferecendo sempre as melhores condições e tarifas do mercado.

O Congresso Brasileiro de Cardiologia

Nome do Evento: 62º Congresso Brasileiro de Cardiologia
Periodicidade: Anual
Data: setembro de 2007
Local: Hotel Transamérica Expo Center ? São Paulo
nº de inscritos: 6258 participantes de diversos estados do Brasil, sendo 2384 da cidade de São Paulo.
Promotor: Sociedade Brasileira de Cardiologia
Serviço: Agência de Turismo Oficial
Dados da Empresa: Blumar Brazil Nuts Rio Turismo Ltda.
Endereço: Rua Visconde de Pirajá 550, subsolo 108
Ipanema ? Rio de Janeiro ? RJ
CEP: 22410-002
CNPJ: 40.339.657/0001-00
Inscrição Municipal: 00-858-85

O Congresso Brasileiro de Cardiologia reúne anualmente milhares de profissionais do Brasil inteiro com objetivo de apresentar novas técnicas, novos medicamentos, discutir novas terapias e partilhar pesquisas desenvolvidas na área da Cardiologia.
O evento é anual e acontece sempre em uma região diferente do Brasil.

São Paulo foi escolhida em 2007 por ser a cidade com maior desenvolvimento da indústria farmacêutica do pais, ?hospedando? as filiais dos principais laboratórios farmacêuticos do mundo e também por ser o maior colégio de cardiologistas do país.

Após anos tentando captar o congresso, a Blumar Turismo foi escolhida para ser a Agência de Turismo Oficial deste evento. Coube à agência oficial cuidar da acomodação dos participantes, providenciar reserva e emissão de passagens aéreas, tours locais e pré & post tours além de toda logística necessária para o sucesso deste que é um dos maiores congressos do calendário brasileiro.

Assim que eleitos, começamos a estudar como seria a logística do congresso para bloquearmos o maior número possível de quartos nos hotéis ao entorno do centro de convenções.
Além de reserva de hotel e passagem aérea, organizamos também eventos de alguns laboratórios patrocinadores do congresso, bem como a logística de transporte dos participantes, que pela primeira vez adotava uma campanha para incentivar as caminhadas e o transporte público.
Nosso objetivo neste case era operar um dos maiores congressos do Brasil de forma não dispersar os participantes em diferentes hotéis em diferentes regiões, facilitando assim a locomoção e baixando os custos operacionais para a Sociedade.

Primeiramente tivemos que estudar juntamente com a Sociedade se seria viável ou não adotar esta iniciativa do transporte público e caminhada durante o congresso, principalmente em se tratando de uma cidade grande como São Paulo. Neste momento foi também fundamental nossa parceria com os hotéis da cidade a fim de bloquearmos o maior número possível de apartamentos e conseguir algumas vantagens como por exemplo o transporte até a estação de metrô mais próxima.
Em anos de experiência em eventos, esta era a primeira vez que trabalharíamos desta forma, portanto foi fundamental o apoio de nossos fornecedores e parceiros locais que nos indicavam também a melhor forma de coordenar o deslocamento dos participantes até o local do evento.

Como ponto positivo tivemos nossa experiência em grandes congressos, , o bom relacionamento com os fornecedores, além de uma equipe integrada para atender a todas as solicitações, desde reservas de hotel, passagens aéreas até eventos sociais para os laboratórios.

Apesar disso, para o sucesso do evento, precisamos elaborar uma estratégia baseada nos itens abaixo:

- ótima comunicação e relacionamento com a Sociedade organizadora, pois devido a logística do transporte, era necessário juntamente com a Sociedade decidir pela implementação desta novidade ou não.
- atendimento personalizado aos laboratórios, principal público-alvo do evento
- nosso website totalmente interativo e com todas as informações pertinentes ao congresso, reservas e transporte
- atendimento ?on site? aos congressistas e palestrantes, com desk no local do evento e nos principais hotéis da região com maior concentração de médicos.
- ótima parceria com os hotéis e outros fornecedores da cidade de São Paulo, para renegociação de prazos, tarifas, gratuidades, prazos para redução e principalmente transporte dos médicos até a estação de metrô mais próxima.
- operação de eventos sociais para os laboratórios, nossos antigos clientes em outros eventos de área médica.
- estrutura operacional, com uma coordenadora voltada exclusivamente para o congresso e duas assistentes operacionais para atender aos participantes individuais e laboratórios, além de nossa equipe de call center e reserva aérea.
- estratégias de divulgação dos serviços, através de mailings e divulgação em pré-eventos da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Contando com esta estratégia e nossa equipe sempre pronta a atender todas as solicitações em tempo hábil e nossa parceria com os fornecedores, a Blumar conseguiu mais uma vez atingir um ótimo aproveitamento, em torno de xxxdos inscritos, o que comprova o sucesso do evento.
Nesse case, ainda procuraremos demonstrar:

- As atividades sociais desenvolvidas pela Blumar (periódicas e eventuais).
- As campanhas feitas pela Blumar para preservação do meio ambiente.

O processo de captação do Congresso Brasileiro de Cardiologia começou pelo menos 2 anos antes do congresso, sendo este um evento anual cuja agência de turismo já vinha trabalhando com a Sociedade há alguns anos.
Preenchemos enfim todos os requisitos da licitação e checadas as referências de eventos anteriores e analisada nossa proposta comercial, a Blumar finalmente foi eleita como ?Agencia de Turismo Oficial do Congresso?. Este era o momento de começarmos a estudar juntamente com a Sociedade a logística do evento.

Um dos maiores desafios era bloquear o máximo de apartamentos possíveis no entorno do Transamérica Expo Center (local do evento), de forma a evitar que os participantes tivessem que perder muito tempo com o trânsito de São Paulo. A região onde aconteceu o evento é conhecida pelo grande número de multinacionais e por isso a maioria dos hotéis relutava em bloquear um número maior de apartamentos em virtude dos clientes corporativos que atendem.

Nosso outro desafio foi conseguir tarifas atraentes e conquistar o principal público do evento, os laboratórios médicos. A grande maioria esta localizado em São Paulo e já possuem bons acordos com a hotelaria.

Um dos objetivos do comitê organizador foi evitar o desperdício de tempo no transito de São Paulo. Desta maneira instituíram a campanha "Nós daremos o exemplo, caminhando". "Estaremos contribuindo para a redução do aquecimento global, caminhando?.

Assim, com esta campanha, a sociedade contribui com o meio ambiente (evitando poluição), para a saúde de todos (através da caminhada), reduz custos (não havendo necessidade de shuttle entre os hotéis), e ainda economiza tempo (evitando os famosos congestionamentos de São Paulo).

Para viabilizar esta campanha, a Blumar, juntamente com a Sociedade fez várias visitas a São Paulo, desde o credenciamento até a data do evento, para medir distâncias e verificar as formas de deslocamento (estações de trem, metrô, linhas de ônibus, etc). Em todos os trajetos o tempo era cronometrado (nos percursos a pé) desde a saída dos hotéis oficiais até a estação de trem mais próxima, sendo possível prever todas as situações que poderiam inviabilizar esta idéia.

Nada mais sensato para a Sociedade de Cardiologia do que incentivar os congressistas a praticarem o exercício mais recomendado por eles aos seus pacientes, a caminhada! A Sociedade conseguiu juntamente aos órgãos oficiais intensificar a segurança nas estações de metrô e adjacências, garantindo a tranquilidade dos participantes.

Neste momento era vital a participação da agência oficial para bloquear o máximo possível de apartamentos nos hotéis próximos das estações e do Hotel Transamérica. Assim evitaríamos que os participantes se dispersassem o que prejudicaria o deslocamento até o evento o que poderia gerar reclamações dos participantes.

Conseguimos com alguns hotéis mais afastados que eles oferecessem transfer gratuito até a estação mais próxima. Isto foi uma grande novidade uma vez que não é prática comum dos hotéis oferecerem este tipo de transporte em períodos de eventos, e o melhor, sem alterar as tarifas aplicadas aos participantes.

Nosso grande diferencial foi exatamente a parceria com os hotéis de São Paulo, conseguindo negociar tarifas super especiais, o transfer até as estações e um grande número de apartamentos por hotel.

Porém, mesmo assegurando as melhores condições, sendo um evento com participação de muitos laboratórios não poderíamos esquecer o fato de que estes são clientes da rede hoteleira, fazendo eventos o ano inteiro nos hotéis da região. Dessa forma, foi designada uma coordenadora e mais duas assistentes para atendimento exclusivo a estes laboratórios e empresas internacionais, que fizeram um trabalho intenso com estes clientes, inclusive com visitas pré-congresso, a fim de verificar as necessidades de cada um e assim poder atendê-los da melhor forma.

Além disto, o público-alvo do congresso, os cardiologistas, é também bastante exigente e por isso o atendimento deveria ser ágil de forma a conquistá-los. Era essencial que oferecêssemos um tratamento exclusivo e personalizado para todos de forma a fidelizarmos estes clientes. Contamos para isto, com uma equipe poliglota, para atendimento aos participantes individuais, vindos do mundo inteiro, além de uma equipe de call Center para o atendimento on-line.
Outros diferenciais:
Logística de atendimento ? Foram disponibilizados 3 funcionários do departamento de eventos + guias especializados em São Paulo para atendimento aos congressistas e 1 outro funcionário exclusivamente para atender à Sociedade e convidados.

Operação de eventos sociais ? Muitos laboratórios médicos ofereceram recepções aos médicos convidados, aos quais conseguimos atender com muita eficiência e criatividade, ?quebrando? a exclusividade das agências conta-corrente dos laboratórios, em virtude de melhores condições apresentadas.

Estratégias de Comunicação e Marketing ? Elaboramos uma página exclusiva para o evento, com link direto para a página oficial do Congresso. Em nosso site, além de todas as informações relativas ao congresso, os participantes podiam também efetuar a reserva e acessar informações dos hotéis como a distância até o local do evento, fotos e descritivos, além de informações sobre tours em São Paulo, em cidades próximas e ao redor do Brasil.
Possuímos um site interativo com confirmação de reserva online e emissão de voucher com todas as informações da reserva. Somos a única agência de turismo com este beneficio - confirmação online de reserva. Além da reserva de hotel, é possível ao participante fazer a reserva de transfer e solicitar orçamento de passagem aérea (com descontos exclusivos) tudo de uma só vez, sem a necessidade de contactar diferentes fornecedores.

De tempos em tempos a Sociedade nos enviava o mailing dos participantes inscritos e dos sócios a fim de enviarmos por email comunicação divulgando os hotéis disponíveis e serviços.

Contando com esta estratégia e nossa equipe sempre pronta a atender todas as solicitações em tempo hábil e nossa parceria com os fornecedores, a Blumar conseguiu mais uma vez atingir um ótimo aproveitamento, em torno de 20% dos inscritos. Este número final é excelente levando em conta que em São Paulo, está grande parte dos profissionais da aérea, ou seja, grande parte dos inscritos era da própria cidade e adjacências por isso não precisavam de reserva de hotel. Devemos levar em conta ainda que a maior parte dos laboratórios é de São Paulo porém, apesar do bom contato que possuem com os hotéis, compraram conosco os apartamentos para staff e médicos convidados, além de terem contratado nossos serviços para os eventos sociais e pequenas reuniões que promoveram durante o congresso.
Também os convidados não foram responsabilidade da Blumar, uma vez que por questões internas, o evento deve sempre ter 2 agências, uma somente para convidados e outra para os participantes em geral.

O sucesso do evento pode ser comprovado também pela eleição da Blumar como agência oficial do próximo evento de Cardiologia, que acontece em Curitiba em setembro de 2008 além de termos sido eleitos ?Agencia conta-corrente? da Sociedade, em todo o âmbito nacional na emissão e reserva de hotéis durante todo o ano por todo o Brasil.

Conseguimos vencer o obstáculo inicial de captar o evento que há anos vinha sendo operado pela mesma agência de viagens e também todas as dificuldades para operacionalizar a logística do transfer entre os hotéis e ao final, o resultado obtido foi além do esperado!

Resultados obtidos:

Total de apartamentos vendidos: 671

Estudo de Resultados:

Tendo como base o total de inscritos no evento, obtivemos um índice de aproveitamento de vendas de aproximadamente 20%. Isso só comprova que a estratégia que utilizamos foi a responsável pelo total sucesso de vendas do evento, juntamente com o apoio de toda a equipe de Eventos da Blumar.

A eleição da Blumar como agência oficial do evento para o ano de 2008 também e como agência conta-corrente da SBC, Sociedade Brasileira de Cardiologia, só demonstra que nosso trabalho foi realmente aprovado e nossa operação foi além das expectativas.

Muitos dos clientes que compraram conosco para o evento de São Paulo também o fizeram para a edição deste ano, que acontece em Curitiba e muitos laboratórios tornaram-se clientes habitués, comprando inclusive para outros congressos médicos que operamos durante o ano de 2007 e 2008. Isto só demonstra que nossa operação foi um grande sucesso e cada vez mais a Blumar vem colocando seu nome como a maior agência de turismo para eventos no Brasil. Temos a cada ano conquistado mais clientes e mais eventos importantes do calendário brasileiro e mais uma vez concorremos ao Premio Caio, uma importante vitrine para o trade de eventos!