Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: visitesaopaulo.com

Home do Site

Candidato: Tropical Internet
Cliente: São Paulo Convention & Visitors Bureau
Segmento: Serviços
Categoria: Portal, Site, Hot Site ou Solução Web
Estado: SP

Troféu Plano1 Comunicação
Portal, Site, Hot Site ou Solução Web

visitesaopaulo.com
Solução On-line para Interagir com a Cidade


No atual mundo conectado, otimizar a web como instrumento de trabalho é cada vez mais necessário. E no incessante mar da infovia, quanto mais preciso for o veículo utilizado, mais rápido e facilmente se chega ao destino. No caso do portal visitesaopaulo.com, do São Paulo Convention & Visitors Bureau, o destino é a prestação de informações e de serviços.

O projeto foi desenvolvido pela Tropical Tecnologia, empresa focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para ambientes digitais. Sua missão é potencializar resultados através da prestação de serviços técnicos personalizados, fundamentados em amplo domínio tecnológico. Para isso, utiliza as ferramentas, metodologias e técnicas mais adequadas para aperfeiçoar prazos e custos, agregando valor aos negócios de seus clientes. Com o objetivo de sempre oferecer a melhor opção de tecnologia em informática, mantém em constante aprimoramento e valorização o talento e a criatividade de seus profissionais.

Com o objetivo de aumentar o fluxo de visitantes, criando estratégias para estimulá-los a permanecer mais tempo na capital paulista e, conseqüentemente, ampliar o mercado de consumo, o São Paulo Convention & Visitors Bureau presta assessoria a empresas e entidades com o objetivo de promover eventos nacionais e internacionais, procurando sempre fazer da metrópole sede de novas ações. Fundação sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, congrega atualmente 500 associados/ mantenedores, que representam os mais variados segmentos do trade turístico paulistano. Denominada juridicamente Fundação 25 de Janeiro, foi instituída em 11/11/1983.

Entre seus instrumentos de trabalho, a internet, que surgiu no mesmo ano em que o SPCVB foi criado, tem sido uma ferramenta dinâmica, rápida e universal como a metrópole paulistana. Para manter essas características, o portal da fundação visitesaopaulo.com - completo banco de dados, contemplando todas as áreas envolvidas com o mercado de eventos e negócios, com as atividades culturais, esportivas e de lazer -, ampliou seu conteúdo, mantendo a ênfase na interatividade com seu público.

Lucio Rogério e Leandro Bizarre - Tropical Tecnologia
Cristiane Rocha Thiel - Coordenadora de Comunicação (SPCVB)
Talita Ferreira - Estagiária de Comunicação (SPCVB)

Galeria de Fotos

O número de internautas brasileiros ultrapassa 40 milhões de pessoas, o que representa 22% da população brasileira (segundo dados do Ibope/NetRatings, as páginas que contabilizaram mais visualizações em junho de 2008 foram ?Viagens e Turismo, com 7,4%). Do total dos internautas no País, 23,7 milhões de navegadores estão ancorados na Grande São Paulo. Nada mais adequado do que esta equação. Numa cidade que não pára, que a cada instante apresenta uma novidade em seu volume imenso e dinâmico de ofertas nos negócios, na cultura, na gastronomia e no lazer, a internet tornou-se a ferramenta ideal para o São Paulo Convention & Visitors Bureau divulgar São Paulo.

A fim de oferecer uma via de mão dupla ao usuário, o site mantém os princípios da Web 2.0, que agilizam essa interatividade, gerando relacionamento através de comunidades e blogues, como Second Life, Orkut e YouTube. Quanto mais acionados, melhores se tornam.

Com conteúdo em português, inglês e espanhol, o visitesaopaulo.com é um grande portal de informação e consulta de eventos associativos técnico-científicos, culturais e esportivos. Contempla o internauta com indicações de filmes, peças de teatro, shows, exposições, dicas de roteiros, reservas on-line, novidades e promoções

A interação dos associados mantenedores da Fundação com os seus usuários é uma dos canais do site, com informações sobre as oportunidades de negócios, serviços, produtos e descontos exclusivos. Para os organizadores de eventos, aponta os caminhos para planejar e agendar seus congressos, feiras e seminários, além de fornecer dados sobre a cidade, seus roteiros e números do turismo de negócios

O Banco de Currículos potencializa a prestação de serviços para empresas e profissionais, estreitando o relacionamento entre ambos. Qualquer pessoa pode incluir gratuitamente seu currículo no site e as empresas interessadas em profissionais de diversos segmentos podem pesquisar o perfil dos candidatos cadastrados.

Todos os formulários preenchidos no site são gravados em banco de dados e encaminhados através de e-mails para as áreas de interesse. Dessa maneira, os respectivos administradores têm como controlar e dar retorno às solicitações de forma prática e rápida.

Com o intuito de tornar as páginas mais leves e as respostas mais rápidas, foram incorporadas chamadas AJAX em todos os resultados das pesquisas.

Galeria de Fotos

A fim de facilitar a compreensão, visualização e digitação, o nome do site passou a se apresentar sem as letras www, identificando-se apenas por visitesaopaulo.com. Para administrar seu conteúdo, foi desenvolvido um sistema em que quase todas as informações disponibilizadas na home são administráveis. Esse artifício torna o processo de atualização muito mais fácil, prático e ágil.

A grande quantidade de acessos à agenda de eventos exigiu uma nova ferramenta. O widget, criado pelo SPCVB, possibilita o internauta incluir a agenda de eventos em qualquer site, com áudios e vídeos, sem custo algum. Os interessados precisam apenas copiar a URL www.visitesaopaulo.com/multimidia/noseusite.htm para ter em seus sites os últimos acontecimentos e novidades da cidade de São Paulo.

Um novo tour virtual, em 360º, pelos locais mais emblemáticos da metrópole paulistana é um dos conteúdos do site. O projeto, desenvolvido pela BR 360 - Panoramas e Realidade Virtual, permite que o internauta visite e ?passeie? pelos principais pontos turísticos da cidade.

Outra viagem, para fora da cidade, leva o visitante até os destinos associados do SPCVB: ABC, Alphaville-Tamboré, Guarulhos, Itapecirica da Serra, Osasco, Ilhabela e Costa do Alcatrazes.

Há diferentes formas para facilitar a consulta à página de Eventos e de Associados. No primeiro caso, a busca pode ser feita por Tipo de evento (Congressos, Exposições, Feiras etc), por Segmento (Artes e Design, Hotelaria & Turismo, entre outros), por Palavra-Chave (nome do hotel, por exemplo). Quanto à consulta aos Associados, o usuário pode procurar por Atividade Principal (ramo de atividade), Por Bairro, Por Região ou por Palavra-Chave.

A atualização da página multimídia (arquivos para download) possibilitou a inclusão de wallpapers, ringtones para celular e arquivos com informações da cidade.

No link Programa Bem Receber, com informações sobre o mesmo, o visitante do site pode usufruir descontos em diversos serviços oferecidos pela cidade, de bares e restaurantes a agência de viagens e locadoras de veículos. Basta imprimir seu cupom.

O endereço dos associados da Fundação ficou mais fácil de achar, depois da parceria com o site Apontador, que disponibiliza mapa com para a visualizar a localização. Em breve, os principais pontos turísticos também passarão pelo mesmo processo de geocodificação, com base nas informações transmitidas pelo SPCVB.

Galeria de Fotos

O portal visitesaopaulo.com é o canal que o São Paulo Convention & Visitors Bureau utiliza para atingir seus objetivos, com a rapidez, agilidade e interatividade que a tecnologia da internet proporciona. Através dos programas de Captação, Capacitação, Comunicação e Controle, difundidos no conteúdo do site, a Fundação procura estimular a vinda de visitantes, bem como o prolongamento de sua estada. O efeito é o aumento do volume de negócios na cidade, com reflexos na qualidade de vida da população. Vale lembrar que 75% das principais feiras e eventos de negócios no País acontecem em São Paulo.

Esses eventos movimentam toda a rede de serviços da cidade - hotelaria, transporte, restaurantes, lojas, estabelecimentos de entretenimento - e colaboram para a geração de 120 mil empregos temporários em São Paulo (são 160 mil no país), em mais de 50 diferentes atividades de serviços (segurança, limpeza, alimentação, telemarketing, comunicação etc) antes, durante e depois das feiras, dentro e fora dos pavilhões de exposições. Os chamados "turistas de negócios", por sua vez, gastam em média de duas a três vezes mais com hospedagem, alimentação, transportes e compras e entretenimento do que os turistas convencionais.

A contribuição do site para esses resultados pode ser dimensionada pelo número de acessos. A Agenda de Eventos foi a página mais visitada entre setembro de 2007 a junho de 2008, com uma média de 3.650 acessos. Em seguida, vem a de Roteiros de São Paulo (média de 2.434) e Tour São Paulo (2.250). Os Estados Unidos foram o mais constante visitante estrangeiro, com 450 acessos, seguido pela Argentina (91) e Espanha (87).

Galeria de Fotos