Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: Estande Guardian/ Operação e Produção

Estande Guardian

Candidato: The Group Comunicação
Cliente: Guardian
Segmento: Serviços
Categoria: Operação e Produção de Estandes
Estado: SP

Guardian/ Glass South America

A Guardian é uma empresa de atuação global e líder mundial em diversos segmentos como espelhos, vidros planos, também conhecidos vidros "floats? e vidros especiais para os setores da arquitetura e decoração (de controle solar e eficiência energética, diferenciados para interiores com resistência a riscos, etc.) e automobilística (pára-brisas, retrovisores, peças plásticas automotivas, entre outros).
A Glass South America é a maior e mais importante feira do setor vidreiro da América Latina. O evento bienal foca os setores de construção civil e arquitetura e as indústrias moveleira e automotiva. Em sua 8º edição a feira teve 12 mil visitantes, mais de 220 marcas presentes e aconteceu entre os dias 8 e 10 de maio de 2008 no Transamérica Expo Center, em São Paulo
Realizada pela Nielsen Business Media, a feira é a oportunidade que os fabricantes de vidro, assim como os principais distribuidores, têm de divulgar as novidades que irão alimentar o mercado nos dois anos seguintes, além de estreitar relacionamentos e desenvolver novas parcerias de negócio.
Paralelamente à feira também aconteceram os principais congressos do setor: o Glass Conference Tendências, que reuniu vidraceiros de todo Brasil em busca de atualização profissional e troca de experiências, e o Glass Conference Design destinado a arquitetos, decoradores e designers de interiores que debateu as últimas tendências e inovações para o desenvolvimento de novos produtos e aplicações em vidro.

Galeria de Fotos

O estande desenvolvido para a Guardian foi inovador pela seguinte razão: ele é a própria Guardian, ou seja, foi totalmente produzido com produtos das linhas Sunguard, Diamond e Satin Deco. Com 330m2, o estande ocupava 3 espaços no Expo Transamérica: um de 160m2 e dois de 80m2. O que mais chamava a atenção no projeto era a quantidade de vidros utilizados. Eles literalmente envolveram o estande.
O mobiliário utilizado para decorar o espaço era também fabricado com produtos Guardian originais. Os móveis, desenhados pela arquiteta Jacqueline Terpins, foram produzidos com vidros da companhia.
A fim de dar um panorama da versatilidade, qualidade e beleza dos produtos Guardian especialmente desenvolvidos para fachadas e exteriores, a agência produziu um vídeo que realçava os atributos dos mesmos, mostrando construções que os utilizaram em suas obras. O filme foi veiculado em TVs a plasma dentro do estande.
Durante o evento uma banda de jazz garantia o som ao vivo do ambiente, trazendo charme ao salão, além de promotoras que distribuíam folhetos divulgando os produtos da empresa.

Galeria de Fotos

A participação da Guardian na feira foi inovadora e impressionante, pois pela primeira vez foi construído um estande com uma quantidade tão grande de vidros. A pele de vidro de mais de 4,5 metros de altura que cobriu o estande em toda a sua extensão pesava mais de 1.2 toneladas. Para dar suporte à pele exterior foi necessária a utilização de uma tecnologia inédita na estrutura de projetos deste tipo. Trata-se de estruturas modulares e auto portantes de alumínio, denominadas ?eng.leghos?. Além disso, para poder fixar os vidros no estande foi empregado o mesmo silicone que é utilizado em grandes obras da construção civil.
A questão da logística também foi um desafio na montagem, já que os vidros foram produzidos nos EUA, beneficiados na fábrica do Brasil e cortados em processadores locais (parceiros da Guardian). Portanto, as peças precisaram de um transporte especial até o pavilhão para evitar o risco de comprometer a qualidade das mesmas.
A montagem exigiu mão de obra especializada no trabalho com vidros e os cuidados com segurança foram rigorosos a fim de evitar acidentes e danos aos materiais.

Galeria de Fotos

O principal objetivo da Guardian na participação da Glass South America deste ano era aumentar a visibilidade, dando à marca o destaque que deve ter uma das líderes mundiais no segmento de espelhos e vidros, além de posicioná-la frente aos seus concorrentes presentes na feira. O imponente estande foi admirado pelas mais de 12 mil pessoas que circularam pelo evento.
O número de pessoas que entrou no estande da Guardian ficou em torno de 9.600, posicionando-o como um dos mais visitados do salão. O evento reuniu importantes nomes do segmento, o que gerou negócios para a companhia, propiciou o estreitamento de relações e deu visibilidade à marca.
O Glass South America já está no calendário de salões da Guardian, que garantiu participação em 2010.
O resultado superou as expectativas do cliente de tal forma que a estrutura desenvolvida pela agência para a montagem do estande tornou-se padrão para as próximas participações em eventos deste tipo. Padrão que serve hoje, inclusive, como benchmark para os eventos da Guardian nos EUA e na Europa.

Galeria de Fotos