Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: TV INTERATIVA

Evento

Candidato: Accentiv'
Cliente: Accor
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Social
Estado: SP

Accor é um grupo mundial que atua em diversos segmentos distintos e complementares: hotelaria, alimentação, gestão das pessoas, gestão de frotas, viagens e produtividade das empresas. Está presente em 100 países, com 150 mil colaboradores, 13 mil só no Brasil. O grupo foi eleito como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil 11 vezes consecutivas no guia da revista Exame

O evento comemora 32 anos da Accor no Brasil. É realizado há mais de 5 anos, faz parte do calendário oficial de eventos do grupo e promove a integração entre 5 mil colaboradores. A ocasião propiciou a aproximação entre diretoria e base, com o pronunciamento dos principais dirigentes.

A comemoração foi realizada por meio de um programa de TV transmitido ao vivo, via satélite e internet, para 5.000 pessoas em todo o Brasil e contou com a participação direta de 32 colaboradores. Alcançou, depois de gravado, 13 mil colaboradores.

Ficha Técnica do Evento:
Título TV Interativa 2008
Tema: Juntos Fazemos a Diferença
Número de participantes: 5.000 pessoas
Local: Todo o território nacional
Data: 15/04/2008
Periodicidade: anual
Abrangência: todos os funcionários do Grupo Accor no Brasil (13 mil)
Atividades paralelas: Todas as unidades da Accor foram ambientadas com cartazes. Os colaboradores foram abordados com convites impressos e on-line.
Entidade promotora: Accentiv
Conceito do evento: Interatividade Multimídia

O evento é realizado há mais de cinco anos e caracteriza-se por um programa no formato "auditório" gravado ao vivo e transmitido via satélite para filiais das empresas Accor em todo o Brasil. O programa ao vivo conta com a presença de membros das diretorias das empresas do Grupo e, para compor a platéia, são convidados colaboradores de diversos níveis hierárquicos das diferentes marcas do grupo, que podem assistir a atrações definidas de acordo com o universo conceitual em questão e interagir com perguntas. Os colaboradores que assistem ao programa das demais praças também podem fazer questões, que são respondidas ao vivo. Nos "intervalos comerciais" são transmitidos pequenos filmes que divulgam os resultados e as ações do Grupo nos âmbitos de negócios, incentivos e social. Entre os universos já trabalhados, incluem-se o dos espetáculos, do cinema
e da TV.

O desafio principal era conseguir manter o interesse dos colaboradores por um evento que já acontece há 5 anos. Integrar, com um conceito criativo que realmente envolvesse as pessoas e com tecnologia suficiente para, de fato, trazer um senso de pertencimento aos colaboradores sediados em pontos tão distantes da diretoria do grupo.

A comunicação do evento foi realizada com a ambientação de todas as unidades Accor e os colaboradores foram abordados com convites impressos e on-line.

O conceito ?TV Interativa 2008. Juntos fazemos a diferença? traduz com eficiência o sentido de todo esse trabalho. A estratégia foi transmitir o programa ao vivo, simultaneamente, para todas as unidades da Accor do país.

O programa deste ano foi gravado no auditório da TV Cultura e transmitido ao vivo, via satélite, para salas de cinema em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de 500 pontos via internet nos escritórios da Accor no Brasil inteiro.

Fizeram parte do programa, diretamente, cerca de 32 colaboradores, convidados aleatoriamente para participar do programa ao vivo, presentando diversas categorias. O jornalista Brito Junior, que já participa da cerimônia há 3 anos, e a apresentadora Carolina Monte Rosa foram os Mestres de Cerimônia. A ancoragem no cinema de São Paulo e do Rio de Janeiro foi realizada por um profissional especialmente contratado para a função.

Os principais programas apresentados durante o evento foram Accor por um Mundo Melhor, Pesquisa Melhores Lugares para se trabalhar, PAP, Valores Accor e Clubes de Sinergia.

O grande diferencial foi a transmissão via satélite, simultânea e multimídia envolvendo TV, cinema e internet - além da interatividade entre as praças, já que colaboradores do Brasil inteiro participavam com perguntas ao vivo, por telefone, dos quadros do programa. Todas as diretorias participavam apresentando os números de cada marca.

O evento trouxe como atração a apresentação do Coral formado por colaboradores da Accor e vídeos institucionais e durou 2 horas e meia. Durante o programa foram servidos pipoca e refrigerante aos convidados.

Galeria de Fotos

O cenário foi totalmente pensado para um estúdio de TV, diferenciando-se dos cenários tradicionais de eventos, geralmente construídos com um grande fundo de palco e telas laterais.

Todas as peças presentes no palco proporcionavam a visualização do fundo do estúdio, com grandes painéis que eram suspensos por cabos de aço. Isso atribuiu grande leveza ao cenário e permitiu uma visão geral do estúdio, inclusive o backstage do programa de televisão.

Dois telões laterais permitiam aos colaboradores presentes o acompanhamento do conteúdo que estava sendo exibido para os ?telespectadores?, ou seja, os colaboradores que assistiam ao programa remotamente.

A iluminação não era a mesma utilizada em eventos convencionais, mas apropriada para a gravação de um programa de TV. Três câmeras fixas e uma câmera móvel foram utilizadas para a gravação e transmissão do programa.

Durante todo o evento houve cobertura fotográfica. Uma equipe de agentes de segurança garantia a segurança dos participantes. O evento teve também o suporte de uma equipe de limpeza.

Galeria de Fotos

A filial brasileira do Grupo Accor foi eleita a quarta melhor empresa para trabalhar no País por seus colaboradores, pela 11ª vez. A companhia é a única do ramo de hotelaria e serviços, entre as 25 primeiras colocadas, de acordo com o ranking elaborado pelo Great Place to Work Institute Brasil e divulgado no guia "As 100 Melhores Empresas para Trabalhar 2008-2009, da revista Época.

A TV Interativa é uma poderosa ferramenta que aproxima os colaboradores de suas diretorias. Durante os encontros e transmissões do evento, são compartilhadas as conquistas e valores da empresa. O evento também serve como canal direto de divulgação de todos os programas da Accor voltados para o bem estar dos colaboradores, como programas de previdência, ações sociais e valores Accor.

O evento atribui a todos os colaboradores do grupo, de todas as unidades do Brasil, um senso de pertencimento e satisfação. A interatividade traz a sinergia necessária para que a empresa seja considerada por todos um ótimo lugar para se trabalhar: um dos melhores lugares do Brasil. O retorno pelo esforço da empresa em promover ações em prol de sua força de trabalho vem em forma de motivação dos funcionários, prêmios e mídia espontânea. Uma conquista como esta da Revista Época, pela 11ª vez traz uma exposição massiva na mídia e a divulgação do grupo entre os empregadores que mais respeitam seus colaboradores no país.