Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: DBS - Destination Brazil Showcase

DBS - Destination Brazil Showcase

Candidato: KMB Eventos
Cliente: Brazilian Incoming Travel Organization
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Promocional
Estado: RJ

O Destination Brazil Showcase 2008 (DBS) promovido pela BITO (Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional) e organizado pela KMB Eventos, aconteceu nos dias 16 e 17 de junho de 2008, no Centro de Convenções SulAmérica, na cidade do Rio de Janeiro.
A primeira fase do evento foi o Projeto CARAVANA BRASIL, que levou nossos convidados para uma viagem de familiarização pelos principais destinos do Brasil. Este ano, os participantes tiveram a oportunidade de optar pelo destino a ser visitado, de acordo com o perfil dos seus clientes e o segmento em quem têm interesses comerciais. Dessa forma, foram divididos em pequenos grupos rumo a esses destinos.
A segunda fase foi o encontro de todos os ?buyers? no Rio de Janeiro, quando o programa assume o nome DESTINATION BRAZIL SHOWCASE.
Após dois dias de visitação na cidade, houve a realização do Seminário ?Discover Brazil?, ministrado pela Embratur e pela BITO, visando contato com o produto turístico brasileiro e seus segmentos, seguido da realização do Encontro de Negócios do DBS 2008, no Centro de Convenções SulAmérica, para a efetivação de contatos comerciais.

DBS ? Destination Brasil Showcase - www.destinationbrazil.com.br

FORMATO
Duração total do Projeto ? 8 dias
Projeto Caravana Brasil (14 destinos) ? 4 dias
Caravana Rio de Janeiro e DBS 2008 ? 4 dias

Púlblico:
?Operadores (decision Makers) prospects;
?Wholesalers e Meeting planners;
?Compradores do produto BRASIL;
?Imprensa nacional e internacional
?Autoridades nacionais.

Números de participantes nacionais e internacionais
Operadores - 56
Hotéis - 72
Destinos Institucionais - 19
Expositores Afiliados BITO - 8
Cias Aéreas - 8
Hotéis Patrocinadores ? 19
Hosted Buyers - 233
Press ? 17

Países - 33
Argentina, Áustria, Belgium, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia,Denmark, Ecuador, France, Germany, Hong Kong, Hungary, India, Ireland, Italy, Japan, Mexico, Netherlands, Paraguay, Peru, Poland, Portugal, Russia, South Africa, Spain, Sweden, Switzerland, Turkey, United Arab Emirates, United Kingdom, United States.

Caravanas Brasil / Destinos ? 15
1.Recife + Porto de Galinhas
2.Salvador + Costa do Sauipe + Praia do Forte
3.Salvador + Costa do Sauipe
4.Fortaleza + Jericoacoara
5.Natal + Pipa
6.Búzios
7.Manaus + Jungle Lodge
8.Lençóis Maranhenses
9.Belém + Ilha de Marajó
10.Pantanal Sul + Bonito
11.Foz do Iguaçu
12.Estrada Real + Cid. Históricas
13.Porto Alegre + Serras Gaúchas
14.São Paulo
15.Rio de Janeiro

Galeria de Fotos

O DESTINATION BRAZIL SHOWCASE, que chegou à quarta edição em 2008, firmou-se como o único evento voltado para o Turismo Receptivo Internacional promovido pela entidade que representa o setor, a Brazilian Incoming Travel Organization - BITO, e organizado pela KMB Eventos, com o objetivo de promover o destino Brasil no exterior e contribuir para o crescimento do número de turistas estrangeiros no país através de estratégias de promoção e comercialização.
A BITO, em consonância com as diretrizes do plano de marketing da Embratur/Ministério do Turismo, firmou um convênio para a operação conjunta do projeto CARAVANA BRASIL, visando o atendimento da 4ª Edição do ?DESTINATION BRAZIL SHOWCASE?, na vinda de operadores do mercado internacional de turismo.
O Destination Brazil Showcase é hoje um evento de excelência, que alcançou sucesso baseado em inovações incorporadas a cada ano: no formato (Encontro de Negócios com pré-agendamento); nas parcerias firmadas; na presença dos estados brasileiros; além do crescimento do número de hosted buyers, resultando em um cenário propício à geração de negócios. Estima-se que a quarta edição do Destination Brazil Showcase gere cerca de US$ 220 milhões nos próximos dois anos.
É o maior Evento no Brasil neste segmento que promove a vinda de executivos da Indústria Turística Mundial.

O mundo veio nos visitar. E fomos os anfitriões a recepcioná-lo!

As empresas participantes do Destination Brazil Showcase 2008 contaram com:
?Oportunidade de estar no mais importante Encontro de Negócios realizado pelo Trade Turístico Brasileiro;
?Interação direta com profissionais do mercado internacional, com um público de cerca de 300 profissionais;
?Inserção do nome, dados e contatos de sua empresa no Diretório de Suppliers distribuído para os Hosted Buyers;
?Presença nos eventos sociais de abertura e encerramento, possibilitando networking com os Buyers e com outros Suppliers;
?Acesso à lista de Hosted Buyers, com antecedência, permitindo o agendamento de reuniões;
?Cumprimento de agenda mínima de 15 business meetings pelos Hosted Buyers
?Inscrição on-line com impressão de boleto bancário (forma de pagamento);
?Chamadas virtuais com informações importantes;
?FAQ com perguntas freqüentes e informações úteis;
?Recursos de divulgação promovendo a imagem de sua empresa/destino: mostrando-se para o mundo através de anúncios;
?Sistema de gerenciamento automatizado.

Realização: BITO, Embratur, Ministério do Turismo
Organização e Secretaria: KMB Eventos ? Key Marketing Brasil
Patrocinadores: Embratur, Riotur, Turisrio, Pão de Açúcar, Corcovado, Pink Fleet

Hotéis Patrocinadores: Copacabana Palace, JW Marriot, Sofitel, Windsor Hotéis, Hotéis Othon, Pestana, Porto Bay, Caesar Park, Sheraton Rio, Sheraton Barra, Intercontinental, Hotéis Marina, Praia Ipanema, Ipanema Plaza, Augusto?s Copacabana, Orla Copacabana Hotel, Copa Sul Hotel

Operadores da Caravana Brasil: . Ariaú Towers, Tiwa Amazonas Ecoresort, Fontur, Amazon Star, Impacto Operadora, Easy Going, Tourplans, Máster Turismo, Mavir Turismo, Caravelas Turismo, Luck Viagens, Ernanitur, Convênio Turismo, Luck Natal, Fellini Turismo

Cias Aéreas Patrocinadoras: Tam, Varig, Gol, American Airlines, Korean Air, South African, Air France, Taca, Tame, TAP

Divulgação: Assessoria de imprensa, Turbo news, 17 campanhas enviadas
Mala direta: 348 empresas / 101 inscritos

Publicações / Veículos: O Globo ? Coluna Negócios & Cia, Jornal do Brasil - Editoria Economia, Jornal do Commercio ? coluna Confidencial e Geral, Feiras do Brasil, Monitor Mercantil, Revista dos Eventos, Panrotas, Brasilturis, Mercado e Eventos, Jornal de Turismo,Turinews, Hotelier News, Boletim ABIH-RJ, Panrotas online, Brasilturis online, Jornal de Turismo online, Promoview, Próximo Destino, Turismo Responsável, Correio do Brasil, Porto de Notícias, Viaje Mais, Portal Sidney Rezende, Revista Ecotur, Portal Fator Brasil, Business Travel Magazine

MATERIAL DOS PARTICIPANTES - Buyers ? Caravana Brasil
Kit Embratur: Mochila Marca Brasil_Caravana Brasil, Kit folder, Credencial . Bloco, Camiseta branca Marca Brasil, Pin, Boné, Imã de geladeira, Guia 4 rodas, Chaveiro, Cartão com endereços dos escritórios da Embratur no exterior

Kit Gol/Varig/RC&VBBrasilturis: Gol ? Sacola, Varig - Caneta, bloco anotação, chaveiro e etiqueta de mala, RCVB ? Guide Map Rio, Brasilturis ? Publicação 2008 em inglês

Material Guias ? Caravana Brasil: Camiseta Marca Brasil - Caravana Brasil, Placas de sinalização de Aeroporto por destino, Programa das Caravanas

Material Guias ? Caravana Rio: Camiseta DBS, Credencial

Buyers ? DBS: . Pasta personalizada, Buyers? Directory, Credencial, Business Meeting Agenda Form, Convite Jantar Pink Fleet ? Welcome Dinner

PROGRAMAÇÃO GERAL
10 de a 13 de junho - Participação dos Hosted Buyers em Viagens de Familiarização às diversas regiões brasileiras

13 de junho ? Chegada ao Rio de Janeiro - Traslados do aeroporto para os hotéis. Jantar nos hotéis.

14 de junho -Full day City Tour do Rio de Janeiro ? Maracanã, Rio Antigo, Porção e Corcovado. / Noite → Jantar de Boas Vindas com tour na Baia de Guanabara a bordo do navio Pink Fleet.

15 de junho - Full day City Tour do Rio de Janeiro ? Passeio de Saveiro com visitação à Fortaleza de Santa Cruz, inauguração do Restaurante Zéfiro em Niterói. / Noite → Jantar temático no Cais do Oriente com uma noite de Carnaval.

16 de junho ? Manhã → Seminário Discover Brazil apresentado pela EMBRATUR & BITO e USA/ Brazil Tourism Annual Summit 2008 no Sheraton Rio / Tarde → Livre para inspeções de hotéis / Noite → Cerimônia de Abertura do DBS ? Destination Brazil Showcase no Pão de Açúcar

17 de junho ? Destination Brazil Showcase - Encontro de negócios 09h00 às 18h00 - no Centro de Convenções SulAmérica / Noite → Coquetel de Encerramento no Rio Scenarium.

18 de junho ? Dia de retorno para os países de origem.

Opnião dos participantes
De: Steve Williams [mailto:steve.williams@stanmoretravel.co.uk]
Enviada em: segunda-feira, 23 de junho de 2008 12:40
Dear Lourdes,
I should just like to take the opportunity of thanking you for all your tremendous efforts during the recent showcase. It was a great pleasure to be in Rio for the show and I would not have done this without your very kind help and patience.
Very kind regards,
Steve Williams - DIRECTOR - Stanmore Business Travel Ltd & Concept Meetings
Star House - 6 Garland Road - United Kingdom

De: Adam Carter [mailto:adam@brazilnuts.com]
Enviada em: quarta-feira, 25 de junho de 2008 17:13
Dear Marcia, Lourdes & Roberto
On behalf of BTOA I would like to express our sincere thanks to the mighty efforts you put into making our attendance at DBS a resounding success.
All of you went the extra mile to ensure that the US/Brazil Tourism Summit went off perfectly. Speaking for those members in attendance I can say that it was an outstanding opportunity and we all feel that the prospects for cooperation between all the major players in the industry (BITO, BTOA, Embratur and the States) are greater than ever. We would welcome the opportunity to convene the same meeting during next year?s DBS, and believe with this experience and even more time to organize, our results can be even greater. Communication is the key, and I am confident that as professionals sharing the same goal (promotion of Brazil in the US) we can achieve great things

Very best wishes
Adam Carter - Chariman/ President - Brazilian Tour Operators Associationc/o Brazil Nuts Tours - 6230 Shirley Street, #105
Naples, FL 34109

De: Tomas Ramos [mailto:tomas.ramos@othon.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 20 de junho de 2008 12:14
Prezada Marcia,
Primeiramente, queremos parabenizá-la pelo excelente trabalho realizado com o Destination Brazil Showcase 2008, destacamos a qualidade dos Operadores convidados bem como interesse em comercializar o produto BRASIL.
Tomas Ramos-Diretor Comercial

De: Gerência de Turismo [mailto:gerenciadeturismo@rcvb.com.br]
Enviada em: terça-feira, 24 de junho de 2008 14:38
Prezados Roberto, Vera e Marcia, gostaríamos de parabenizar a vocês e suas equipes pelo sucesso do evento DBS´2008. No nosso estande do Rio passaram em torno de 130 "buyers", a maioria novos compradores, muito interessados no produto Rio de Janeiro. Muitos elogiaram a programação oferecida e a organização do evento. Realmente, um evento de alta qualidade e bons negócios!Esta edição certamente prova a consolidação do evento no Rio de Janeiro e sinaliza um calendário futuro de excelentes oportunidades de negócio para o turismo receptivo no Brasil!
Um abraço,
Paulo Senise
Diretor Executivo
Rio Convention & Visitors Bureau

O evento foi realizado no mais novo centro de convenções do Rio de Janeiro, o Centro de Convenções SulAmérica.

A Empresa organizadora desenvolveu toda a logística do evento e dos espaços de realização das atividades, destacando o Centro de Convenções onde foi realizado o encontro de negócios.

O espaço foi preparado para que todos os participantes tivessem acesso aos serviços / produtos necessários para passar um dia em reuniões. A estrutura dos módulos e estandes foi planejada estrategicamente assegurando que todos os participantes visitassem todas as áreas do evento.

Todo o evento estava assegurado com seguro de vida e acidentes pessoais.

A equipe da organização estava devidamente uniformizada e prestando serviços ao visitante em período integral, durante todo o evento.

Próximo à área da realização do evento, ficou estacionada uma unidade de ambulância UTI móvel, para qualquer emergência.

Os participantes e organizadores do DBS ? Destination Brazil Showcase estavam garantidos de qualquer eventualidade de risco por apólice de responsabilidade civil.

A abertura do Evento foi realizada no Pão de Açúcar, local ícone do turismo brasileiro, onde a música (Bossa Nova) e a cultura (gastronomia com pratos típicos brasileiros) davam o tom do que seria apresentado no decorrer do evento.

Na entrada havia uma planta baixa de situação com a localização de todos os estandes.
Foi distribuído uma publicação chamada Buyers Directory e Suppliers Directory, onde consta a relação com a qualificação e dados de todos os participante, facilitando assim a interatividade.

Além dos itens supracitados, apresentamos os resultados inovadores e altamente positivos:

1° - Quadro da Evolução das quatro edições ? 2005 a 2008 ? informando o quantitativo de participantes ?Buyers - Decision Makers? .

2° - Forma de Convidar os ?Buyers - Decision Makers?

3° - Caravana Brasil: Grupos de Múltiplas Nacionalidades

4° - Aplicação de Pesquisa

5° - Média de meetings realizados no Encontro de Negócios

6° - Registro de Participação de um ?Buyer? no Encontro de Negócios

7° - Controle via leitura ótica da Participação de um ?Buyer? nos Eventos Sociais

8° - Registro de Participação de ?Suppliers? no Encontro de Negócios

9° - Convite para Participação no DBS 2009


1° - Evolução do Destination Brazil Showcase

Comparativo 2005 2006 2007 2008
Hosted Buyers 123 172 212 228
Países 17 20 34 33
Visiting 03 0 03 02
Press 08 10 07 17
No Show 05 44* 03 03
Caravanas / Destinos 04 11 12 15


2° - Forma de Convidar os Buyers

 Envio de mala direta através de uma empresa contratada no exterior;

 Inscrição via website com preenchimento de cadastro e questionário;

 O questionário, que incluía uma pergunta excludente, gerou uma pontuação que determinava a categoria do Hosted Buyer ? alta, média ou baixa ? como primeiro critério de avaliação pelo Comitê Executivo;

 O questionário foi enviado ao Comitê Organizador BITO/EMBRATUR para avaliação final.

► Conclusões:

I ? O participante era convidado a ser um Hosted Buyer com opção de escolha de Caravana;

II ? O participante não tendo atendido aos critérios para ser um Hosted Buyer, era convidado a ser um Visiting Buyer.

► Resultados:
I ? Dos 469 inscritos, 228 foram aprovados;

II ? Novos mercados: Índia, Turquia, Áustria, Emirados Árabes, África do Sul e Hong Kong.


3° - Caravana Brasil : Grupos de Múltiplas Nacionalidades

Hosted Buyer tem três opções dentre os 14 destinos selecionados nos quatro segmentos:

Sol e Praia
1. Recife + Porto de Galinhas
2. Salvador + Costa do Sauipe + Praia do Forte
3. Fortaleza + Jericoacoara
4. Natal + Pipa
5. Búzios

Ecoturismo
1. Manaus + Jungle Lodge
2. Belém + Ilha de Marajó
3. Pantanal Sul + Bonito
4. Foz do Iguaçu

Cultura
1. Estrada Real + Cidades Históricas
2. Porto Alegre + Serras Gaúchas

Negócios & Eventos
1. São Paulo
2. Rio de Janeiro


Exemplificando a formação de uma Caravana:
Foz Hosted Buyers
Canadá 1
Espanha 2
França 1
USA 6
Rússia 1
Reino Unido 1
Suécia 2
Polônia 1
Equador 1

Porto Alegre e Serras Gaúchas
USA 2
Áustria 1
Suécia 1
Peru 1
África do Sul 1
Portugal 1


4° - Pesquisa
A empresa Qualimetrica, indicada pela Fundação Getúlio Vargas, foi contratada pelo Evento para fazer quatro tipos de pesquisas, sendo elas:

I ? Após realização das Caravanas pelo Brasil
II ? Após a realização da Caravana Rio
III ? Durante a realização do DBS por intermédio de pesquisa presencial
IV ? Durante o período de um ano pós-evento, os ?Buyers? responderão a quatro ondas trimestrais para que seja feito o follow up das ações iniciadas no DBS.


5° - Média de meetings realizados no Encontro de Negócios no dia 17 de junho no Centro de Convenções SulAmérica

► ?Buyers?
3.863 meetings solicitados via website;

4.129 meetings realizados no local.

► ?Suppliers?
42 meetings realizados no local.


6° - Registro de Participação de um ?Buyer? no Encontro de Negócios

► Exigência do DBS = mínimo de 25 meetings no período das 09h00 às 18h00

NOME: CANDICE KWAN
EMPRESA: WEALTHY PROJECTS - UNITED STATES
Ambiental Expedition City of Porto Alegre South African Airways
American Airlines INC City of Recife State of Ceará
Amsterdam Sauer City of Rio de Janeiro State of Mato Grosso do Sul
Araras Pantanal Ecolodge Colonna Park Hotel State of Rio de Janeiro
Berkana Travel DMC Copa Sul Hotel TACA
Sol Ipanema Hotel Copacabana Palace TAM Air Lines
Bondinho Pão de Açucar Costão do Santinho Tame Línea Aérea del Ecuador
Bourbon Cataratas Easygoing ? Tour Operator TAP Portugal
Brasilia Capital of Brasil Hotéis Costa do Sauípe C Tourplans
Brazilian Bureau of Ecotourism Opco Tours & Events VARIG
Brazilian Golf Tourism Bureau Queensberry Brazil DMC Windsor
Catussaba Resort Hotel Resorts Brasil Total de meetings = 35



7° - Controle via leitura ótica da Participação de um ?Buyer? nos Eventos Sociais

Nome: Candice Kwan
Empresa: Wealthy Projects - United States

Pink Fleet - 14 de junho
Horário de Chegada: 20h20
Saída: 23h10

Cais do Oriente - 15 de junho
Horário de Chegada: 20h55
Saída: 23h30

Seminário Discover Brazil ? Hotel Sheraton Rio - 16 junho
Horário de Chegada: 09h04
Saída: 12h30

Visita de inspeção nos hotéis - Período da tarde

Cerimônia Abertura - Pão Açúcar - 16 junho
Horário de Chegada: 19h15
Saída: 22h00


8° - Registro de Participação de ?Suppliers? no Encontro de Negócios
Categoria QTD
Operadores 28
Hotéis 36
Destinos Institucionais 19
Expositores Afiliados BITO 08
Cias Aéreas 08
Hotéis Patrocinadores 19



9° - Convite para Participação no DBS 2009
O mundo virá nos visitar.
Seja também um dos anfitriões a recepcioná-lo.

O Destination Brazil Showcase, desde a primeira edição, realizada em 2005, tem por objetivo promover o destino Brasil no exterior e impulsionar o crescimento de turistas estrangeiros no país. As estratégias desenvolvidas e aprimoradas em cada edição contemplam, principalmente, a seleção dos operadores estrangeiros que são convidados a participar, sendo eles dos principais mercados emissores do mundo e de destinos que ainda não tem a cultura de comercializar os destinos brasileiros.

O evento congrega ações, alinhadas com as diretrizes do Ministério do Turismo e da Embratur, visando ampliar o conhecimento desses hosted buyers acerca da diversidade de produtos e destinos turísticos brasileiros, tendo como carro-chefe dessas ações o programa Caravana Brasil e os encontros de negócios, sempre realizados após as viagens de familiarização, no Rio de Janeiro.

O Destination Brazil 2008 superou as expectativas, principalmente com relação ao número de reuniões realizadas durante o Encontro de Negócios, quando os hosted buyers e suppliers - integrados por operadoras de receptivo brasileiras, hotéis, pontos turísticos, empresas voltadas para o turismo receptivo, cias. aéreas, entre outras ? encontraram-se no Centro de Convenções SulAmérica, com agendamento prévio por parte dos hosted buyers, de acordo com seu interesse comercial, de no mínimo 15 reuniões.

Indicadores ? DBS 2008:
Fonte:KMB Eventos ? empresa organizadora do evento

Investimentos: R$ 2,5 milhões, contando com importantes parceiros, como cias. aéreas e hotéis do Rio de Janeiro, além de expressivos apoios institucionais;

Geração de Negócios: Estima-se que a quarta edição do Destination Brazil Showcase possa gerar US$ 250 milhões em negócios nos próximos dois anos.

Reuniões agendadas: 3.863

Reuniões realizadas: 4.129 - uma média de 42 reuniões com cada supplier (expositores brasileiros)

Indicadores ? Turismo Receptivo Internacional ? Brasil
Fonte:Embratur / Banco Central

Gastos ? turistas estrangeiros:

Período: Janeiro a Agosto de 2008 ? US$ 3,866 bilhões, receita que superou todo o ano de 2005;

Em agosto, o país contou com entrada recorde de US$ 499 milhões, de forma que apresenta-se 15,83% maior que agosto de 2007 e ultrapassa cinco milhões o desempenho anual de 2005;

A expectativa é de que a receita total de 2008 chegue a US$ 5,7 bilhões, superando o arrecadado no ano passado;

O acumulado de janeiro a agosto de 2008 é 18,42% maior do que o ingressado no país no mesmo período de 2007;

?O dado divulgado hoje pelo BC é significativo e mostra que o turismo no Brasil está crescendo acima da média mundial, que vem se mantendo entre 7% e 8% nos últimos anos [de acordo com a Organização Mundial de Turismo]?, disse o ministro do Turismo, Luiz Barretto, de Nova York (Estados Unidos), onde lançou a campanha publicitária ?Brasil Sensacional?, ao lado do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. ?Esta ação publicitária mundial, que irá atingir 12 países até 2010, contribuirá para incrementar ainda mais o gasto de turistas estrangeiros no Brasil?, completou.

Para a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires, os sucessivos recordes em gastos de turistas estrangeiros demonstram que a política de promoção internacional do Brasil está no rumo certo: trazer mais turistas, que gastem mais e permaneçam mais tempo no País. ?É com este objetivo que estamos lançando uma campanha que enfatiza a diversidade cultural e natural dos nossos destinos turísticos. E esta ação publicitária é apenas um dos pilares do conjunto de programas que desenvolvemos para tornar o Brasil um destino turístico internacional cada mais competitivo?, comentou.

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