Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: 4º Encontro São Paulo Meu Destino - 2008

São Paulo Meu Destino - Vivendo Intensamente!

Candidato: Tropical Internet
Cliente: São Paulo Convention & Visitors Bureau
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Promocional
Estado: SP

4º Encontro SP Meu Destino
Vivendo a Cidade Intensamente

É na espontaneidade de uma festa popular que uma cidade se revela em toda a sua autenticidade. A manifestação diferenciada de cada tribo urbana ou pessoa, com seu repertório próprio de gestos, de sotaque, e sua maneira específica de se manifestar reflete a essência de uma urbe.

Ao incluir a Virada Cultural na programação do 4º Encontro São Paulo Meu Destino, realizado entre os dias 25 e 27 de abril de 2008, a São Paulo Turismo e o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) deram novo formato ao evento. Proporcionaram aos 120 profissionais de Turismo convidados, do Brasil, da América Latina e da Itália, vivenciar intensamente e in loco as muitas atrações da cidade.

O São Paulo Meu Destino, em parceria com a São Paulo Turismo, é uma das diversas iniciativas do SPCVB cumprir sua missão de ampliar o número de visitantes na capital paulista. Fundação de direito privado, sem fins lucrativos, atua como agente facilitador de novos projetos turísticos. Entre suas ações, colabora na criação de novos produtos turísticos e na ampliação de parcerias entre empresas interessadas em contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da renda da população de São Paulo. Criada em 11 de novembro de 1983 por um grupo de empresários, congrega mais de 500 associados de diversos segmentos do setor.

O evento tem a função de mostrar aos operadores de turismo do País e do exterior as diversas faces da cidade, consagrada como destino de negócios. Nas três edições anteriores ? 2005, 2006 e 2007 -, o São Paulo Meu Destino reuniu mais de 2.000 profissionais, que participaram de palestras, workshops e city tours pelos principais pontos da cidade. A 4ª edição, com a inclusão da Virada Cultural, promovida pela Secretaria Municipal da Cultura, teve um sabor diferente. Os participantes tiveram a oportunidade de ?degustar? o potencial de uma metrópole multiétnica e multicultural como São Paulo. Um estímulo diferenciado para inspirá-los na formatação dos futuros roteiros turísticos para a capital paulista.

Galeria de Fotos

Tendo em vista o novo formato, ao invés de convidar em torno de 800 agentes de viagens, operadores e organizadores de eventos, como ocorreu nas edições anteriores, o 4º São Paulo Meu Destino reduziu o número de participantes. Foram convidados 120 participantes, representantes de 17 estados brasileiros, 19 cidades e de cinco países da América Latina e Itália, entre operadores e agentes de viagens, promotores e organizadores de eventos e imprensa. Dentre os participantes do exterior, 26 profissionais procedentes da Argentina, Chile, Colômbia, Itália e México. Contou com a parceria do Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, Aeromexico, Gol, TAM e Varig e teve o apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Deatur - Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista, Amsterdam Sauer, dos restaurantes Terraço Itália, Bar Brahma e Salve Jorge, Travel Ace Assistance e Aresp ? Associação dos Operadores de Receptivo de São Paulo.

A seleção dos convidados foi sugerida pelas companhias aéreas, que indicaram os agentes que mais vendem o destino São Paulo. Os convidados chegaram em diferentes horários, na sexta-feira, dia 25 de abril, com transfers para o hotel Holiday Inn Parque Anhembi, onde foram recepcionados com welcome drink e por sambistas da Escola de Samba Mocidade Alegre. À noite puderam desfrutar de uma visão de 180º da cidade de São Paulo ao jantar no Terraço Itália.

O sábado, dia 26, começou com café de negócios, incluindo capacitação para agentes de viagens e operadores e apresentação da cidade para organizadores de eventos e agentes corporativos. Experimentar a cidade em um tour cultural, que incluiu a Estação da Luz e seu entorno foi o programa seguinte.

No roteiro de compras, o comércio das ruas José Paulino, Oscar Freire e 25 de Março exibiram seus produtos. Na seqüência, almoço no Bar Salve Jorge e, à noite, a imersão na metrópole prosseguiu com jantar no Bar Brahma e culminou com a Virada Cultural, no meio do povo, que disputava as mais de 800 atrações culturais em diversos pontos da capital. Entre elas, a apresentação dos cantores Sá e Guarabira, que o grupo assistiu no Teatro Municipal.

A volta dos visitantes se deu no domingo, com transfer do hotel para os aeroportos, de onde embarcaram para seus destinos de origem.

O novo formato do evento exigiu diferentes estratégias para recepcionar, atender e acompanhar os participantes, notadamente com relação à logística. Vale ressaltar a importância do planejamento estratégico da equipe de Receptivo e Guias, que acompanhou os convidados em todas as visitas. Receber 120 profissionais, de nacionalidades diversas e oriundos de destinos distintos, e infiltrá-los no meio da população em clima de festa, exigiu muita atenção. Foi necessário estabelecer uma logística de atendimento e normas de segurança e de prevenção ambulatorial para garantir a integridade física dos convidados.

Além da companhia da equipe de funcionários das duas entidades promotoras do 4º São Paulo Meu Destino, a Deatur disponibilizou seus servidores para acompanhar e evitar eventual contratempo. Nos pontos estratégicos onde a Virada Cultural aconteceu, uma ambulância com infra-estrutura para atendimento médico caso fosse necessário estava a postos. A eficácia dessa atuação requer, por sua vez, a utilização de equipamentos como sistema de comunicação, sinalização e pessoal de apoio.

Outra novidade foi a recepção surpresa aos convidados, com a exibição de figurantes da Escola de Samba Mocidade Alegre, que no Carnaval 2008 cantou a cidade na avenida, como o samba-enredo ?Bem Vindo a São Paulo. Sabe Por quê? Porque São Paulo é Tudo de Bom?, classificando-se como vice-campeã do Carnaval paulistano. Obviamente, esse grupo também necessitou de atendimento especial, no que diz respeito a transporte e alimentação. Brindes diferenciados foram distribuídos a cada um dos integrantes da comitiva de profissionais de turismo convidados. Também receberam uma sacola com material institucional da cidade de São Paulo, produzido pela entidade, bem como dos parceiros da Fundação.

A fim de avaliar a opinião dos participantes, a São Paulo Turismo realizou pesquisa abrangendo diversos itens do evento (ver gráficos). Entre eles, aspectos organizacionais, avaliação dos agentes e operadores de viagens e turismo quanto ao destino cidade de São Paulo e os principais pontos atrelados a sua comercialização. Um item importante a se observar é que São Paulo representa cerca de 25,5% do faturamento das empresas pesquisadas, com predominância das Agências de Viagens (66%) sobre as Operadoras de Turismo e Organizadoras de Eventos (34%). Mais de 87% das entrevistadas comercializam ou realizam seus eventos em São Paulo. Apenas 12% das empresas ainda não enxergam a cidade como um produto turístico a ser comercializado.

O estudo revelou que os serviços comercializados pelas agências e operadoras para a cidade de São Paulo são relacionados em 40% com o turismo de negócios, seguidos por turismo cultural (20%). A eficiência do São Paulo Meu
Destino na transmissão de informações sobre a cidade ficou comprovada com a informação de 82,35% dos participantes já terem participado anteriormente do evento.

Cerca de 77% dos entrevistados recomendam a permanência de seus clientes de negócios a permanecer na cidade a lazer, e as principais sugestões são compras, cultura, vida noturna, gastronomia, exposições e feiras. Quase 60% dos participantes escolheram os roteiros 25 de Março (31,43%), Oscar Freire (25,71%) e Bom Retiro (14,29%), demonstrando que, independentemente do tipo de público, compras é um dos pontos fortes de São Paulo. 28,57% dos participantes optaram pelo roteiro cultural.
Os dados da pesquisa revelaram, ainda, que a programação do São Paulo Meu Destino, incluindo a Virada Cultural, atendeu às expectativas de 94,12% do entrevistados, que avaliaram a duração dos roteiros como boa ou ótima. O hotel Holiday Inn Parque Anhembi, onde ficaram hospedados, foi considerado um ótimo hotel, destacando-se o conforto (nota 10 de 80% dos entrevistados) e a segurança (nota 10 para aproximadamente 75% dos convidados).

Vale lembrar que, dois anos após sua primeira edição, em 2005, o São Paulo Meu Destino provocou uma virada significativa nos números da cidade. Em 2007 a ocupação hoteleira atingiu o índice inédito de 67%. Segundo a São Paulo Turismo, o crescimento na receita por quarto de hotel ocupado foi de 28%. O Turismo na capital paulista é responsável pela arrecadação anual de R$ 110 milhões de ISS, um incremento de 10,7% em apenas um ano.

Galeria de Fotos