Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: Santander no GP Brasil de Fórmula 1

Arquibancada Santander - Autódromo de Interlagos

Candidato: The Group Comunicação
Cliente: Santander
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Esportivo
Estado: SP

Troféu Novotel & Esporte
Evento Esportivo

Santander patrocina Grande Prêmio de Fórmula 1 Brasil

O Banco Santander está no Brasil desde os anos 80, quando iniciou suas operações atuando no Varejo. Ao longo dos últimos dez anos a Instituição incorporou uma série de outros bancos, concentrando-se principalmente nas regiões Sul e Sudeste ? mais importantes mercados financeiros nacionais. Hoje, o Santander é um dos maiores bancos privados do país e líder no Estado de São Paulo. Mais de 8 milhões de clientes integram a carteira da Instituição, que atua em todos os segmentos do mercado financeiro com uma rede de 2.121 agências e postos de atendimento e 7.558 caixas eletrônicos.
O Banco investe na visibilidade de sua marca não apenas para atrair mais clientes e se estabelecer no mercado, mas para se posicionar frente a seus investidores. No mercado financeiro especulativo é importante manter a imagem forte, íntegra e de crescimento. Um dos segmentos utilizados pelo Santander para divulgar a marca e atingir os objetivos expostos, é o esportivo. No Brasil, o Banco desenvolve algumas ações, como o Projeto Vôlei Santander que, com 25 anos de existência, forma craques que fazem e fizeram a história da Seleção Brasileira e do vôlei mundial.
O Banco também investe em sua participação na Fórmula1. Além de patrocinar a equipe McLaren Mercedes, o Santander tem cotas de patrocínio em todos os Grandes Prêmios de Fórmula 1 do circuito mundial, sendo o GP do Brasil e o GP de Silverstone os que contam com a participação mais expressiva. Ano passado, entre os dias 19 e 21 de outubro, quando aconteceu o GP Brasil, a comunicação do Banco estava espalhada pelo Autódromo de Interlagos. Além disso, a Instituição conta com convites para o Paddock Club, Platinum Club e para a Arquibancada. A agência cuida de toda a estruturação do evento para o Santander no Brasil, desde a comunicação visual à logística e recepção de convidados.

Galeria de Fotos

O pacote adquirido pelo Santander junto à organização do Grande Prêmio Brasil incluía merchandising no autódromo, envolvendo placas, ponte e guardrail, e convites para as áreas Paddock Club, Platinum Club e Arquibancada (uma área reservada apenas para o Banco).
Foram selecionadas 34 promotoras que ficaram distribuídas entre os meeting points do Banco e o Autódromo, nas áreas Paddock Club, Platinum Club e Arquibancada. Elas circularam uniformizadas, e quatro delas eram trilíngües.
Já a logística e o receptivo de convidados exigiu uma complexa estrutura. Os convites para o Paddock Club e Platinum Club para a sexta feira, dia do treino livre, foram encaminhados ao RH do Santander, que os distribuiu de acordo com a demanda de suas ações. Já para o treino classificatório e para a corrida, os ?Heads? do banco forneceram a lista dos 64 convidados Paddock e 270 convidados Platinum e entregaram os convites pessoalmente. Um kit convite foi montado: uma caixa contendo um cartão e um porta crachá com o convite, com o número de telefone para confirmação de presença. Um sistema ativo e receptivo de RSVP foi disponibilizado. Para o controle do número de confirmações pelos ?Heads? e para apoio às informações, um Hotsite foi desenvolvido. Os ?Heads? também recebiam relatórios diários com as confirmações.

Conteúdo do Hotsite:
? Hotsite com informações divididas por público (acesso através do código do convite), contendo informações sobre cada local de encontro, mapa de acesso, horários, serviços oferecidos, transfers.
? Informações do GP Brasil, sobre a organização, o que pode ou não levar para o Autódromo. Horários dos treinos e corrida.
? Informações sobre a equipe McLaren Mercedes e pilotos e pontuação.

O receptivo montado foi estruturado como meeting point ? a decoração contava com comunicação visual do Santander. Os executivos convidados para as áreas Paddock e Platinum Club tinham como ponto de encontro o Villa Noah, onde foram recebidos com café-da-manhã. Eles puderam contar com um serviço de receptivo que disponibilizava a seguinte estrutura:
? Recepcionistas Uniformizadas
? Troca de convites por kit torcedor, contendo: mochila, camiseta, boné e protetor auricular, além das credenciais.
? Transporte do local para o Autódromo (ida e volta) para os 2 dias (Sábado e Domingo) em vans executivas com identificação do banco.
? Serviços oferecidos no local:
? Valet parking com início às 7h.
? Guarda volumes e vestiário.
? Transfer para Autódromo: ida e volta.
? Café da Manhã.

A cenografia do Paddock Club e do Platinum Club é de responsabilidade da organização do GP Brasil, assim como o serviço de buffet, que a organização delega ao Buffet Fasano. Entretanto, a agência apresentou uma sugestão de ambientação com comunicação visual do Banco, que foi seguida. Todos os convidados destas áreas receberam uma Kangaroo TV (foram 334 TVs), de onde puderam acompanhar todo o trajeto da corrida.
Após o evento o convidado recebeu uma carta de agradecimento personalizada com uma mensagem do ?Head? do Santander que o convidou.

Já o mecanismo para os 1100 convidados da arquibancada foi estruturado da seguinte forma:
? Convite com número para confirmação de presença.
? Sistema ativo e receptivo de RSVP.
? No momento da confirmação de presença, o convidado informava seus dados e endereço para o envio do kit de participação (sacola, camiseta, capa de chuva, protetor auricular e boné).
? Serviço de transfer disponível em ônibus executivo com saída e retorno no Centro Empresarial São Paulo.

A cenografia da arquibancada foi planejada e executada pela agência, que também esteve responsável pelo buffet desta área. As tendas de alimentação montadas atrás da arquibancada serviam: salada de frutas, barra de cereal, sanduíche natural, cachorro quente, hambúrguer, batata Ruffles e picolé de chocolate e de frutas. Para beber: água, sucos, bebida láctea (iogurte), refrigerantes e cerveja.

Além disso, um receptivo mais elaborado foi montado para a recepção de integrantes do grupo Top Management + Vips, que vieram de diferentes países. Para tanto, um Pool de Atendimento VIP foi montado na agência, com equipe trilíngüe. A agência cuidou de tudo: traslados, hospedagem em hotel 5 estrelas, agenda de entretenimento, transporte em helicóptero e em veículos blindados para o Autódromo, eventos noturnos, kit Formula 1, além do ingresso para participação do evento e motoristas trilíngües. Os convidados ficaram hospedados no WTC Hotel (Nações Unidas) e no Hyatt, com estrutura de check-in express, e recepcionistas trilíngües (help desk) dedicadas exclusivamente ao atendimento dos Executivos Santander. O meeting point foi estruturado no WTC Hotel, de onde saíram os helicópteros e os veículos blindados (Grand Caravan, Vectra e Omega) ? foram 17 carros no total. A suíte presidencial do hotel foi reservada e usada como ?sala de espera Vip? para os executivos que aguardavam seus vôos.


Nos apartamentos os executivos encontraram um kit boas vindas: flores, garrafa de champanhe, chocolates recheados com frutas da Amazônia e cartão de boas vindas assinado pelo Santander Brasil, e mais um Guia do convidado (com contatos, informações e orientações).

Uma Central de Atendimento foi montada para os Executivos Internacionais:
? Sistema de telefonia com número exclusivo pelo período de 3 meses e meio.
? Coordenador Geral trilíngüe, responsável pela supervisão do atendimento, além de suporte.
? Dois profissionais trilíngües para atendimento telefônico e de solicitações por e-mail.
? Relatório diário na forma de input no hotsite.

Esta central funcionou em horário diferenciado, em virtude do fuso horário em outros países. Foram dois turnos de 8 horas de atendimento. A Central começou a funcionar dia 13 de julho.

O grande desafio na produção da participação do Santander no Grande Prêmio de Fórmula 1 está justamente na logística complexa para atender a públicos diferentes. Foram 127 produtores envolvidos em toda a ação. Desde o meeting point para as diferentes categorias ? no Centro Empresarial São Paulo, para convidados da Arquibancada, no Villa Noah, para Paddock e Platinum Club e no WTC Hotel, para os Executivos Internacionais + Vips ? passando pelo próprio transfer (ônibus, van executiva, carro blindado ou helicóptero), todo o processo exigia muita organização e uma equipe em sintonia. Todos os detalhes foram pensados. O kit do torcedor também foi montado por categorias e importância do convidado. Foram entregues 5.130 kits no total, sendo 1500 deles tops e 3.630 para os convidados da Arquibancada.
A agência apenas não cuidou da decoração e do Buffet do Paddock Club e do Platinum Clum (que são de responsabilidade do GP Brasil). Entretanto, o serviço de Buffet e a cenografia da arquibancada ficaram a cargo da agência.
Como inovação tecnológica, podemos destacar o uso do hotsite como ferramenta para propagação de informação. Lá, os convidados encontravam respostas para todas as suas dúvidas. A Central de Atendimento para os convidados internacionais, com equipe trilíngüe, também é um diferencial importante dentro de toda a estrutura montada para o evento. As Kangaroo TVs, entregues a todos os convidados das áreas Paddock e Platinum, também merecem ser citadas como destaque.
Além dos kits do torcedor, os Executivos Internacionais encontraram em seus quartos de hotel: flores, chocolates recheados com frutas da Amazônia, cartão de boas vindas assinado pelo Santander Brasil, Guia Resumido com informações sobre o GP e a cidade de São Paulo e uma garrafa de champanhe para o retorno do treino/corrida com mensagem do banco.
Outro ponto que merece destaque foi o Pool de Atendimento Vip montado na agência, que disponibilizava uma série de serviços aos Executivos convidados pelo Santander Brasil.

A agência hoje já está em ritmo acelerado organizando a participação do Santander no Grande Prêmio do Brasil 2008. O investimento na Fórmula 1 gera visibilidade mundial ao Banco, pois o campeonato conta com fascinados pelo esporte em todas as partes do mundo. Além disso, o evento serve como motivo para agregar pessoas importantes para o Santander Brasil, premiando-as com o privilégio de assistir a última corrida do campeonato mundial de setores especiais e com serviço diferenciado. O patrocínio à Fórmula 1 gera um ótimo retorno ao Banco, principalmente no que se refere a posicionamento e visibilidade da marca.
Mas para falar um pouco de números, só em merchandising pelo autódromo, a marca Santander ficou exposta na TV (Transmissão da Rede Globo) cerca de 6 minutos, sendo vista por milhões de pessoas. Sem contar com a audiência internacional e as outras mídias que divulgam a corrida, como sites, jornais, revistas e outras emissoras de TV. Além dos convidados do Banco, atingidos por toda a estrutura do Santander, temos ainda o público presente no Autódromo, impactado pela comunicação visual do Banco e pelas promotoras do Santander.
O GP Brasil de Fórmula 1 gera o segundo maior tráfego aéreo do mundo, atrás apenas do GP de Silverstone.
Alguns números da produção do evento: foram 320 vagas utilizadas no estacionamento do Villa Noah, 600 vagas no Centro Empresarial São Paulo, 30 ônibus executivos, 30 vans executivas, 17 veículos blindados, café da manhã servido para 480 pessoas por dia, 9900 copos d?água distribuídos no Centro Empresarial São Paulo, 5130 kits do torcedor distribuídos e uma equipe de produção de 127 pessoas.
O evento exige organização, agilidade e a atenção nos detalhes. A edição de 2007 foi um sucesso e, portanto o Santander repete o feito este ano.