Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: CONVENÇÃO DE VENDAS 2008 MARS

Logomarca Evento

Candidato: Plano 1 Comunicação
Cliente: Mars do Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Incentivo
Estado: SP

Troféu Meliá Angra Marina & Convention Resort
Evento de Incentivo

A Mars Incorporated é uma empresa pertencente à família Mars e uma das maiores corporações privativas dos Estados Unidos, com US$ 18 bilhões em vendas anuais (dados de 2005).
No Brasil, a Mars atua no segmento de chocolates (SNACK), alimentos (FOOD) e produtos para animais de estimação (PET), que são símbolos de excelência e alta qualidade. A empresa é proprietária de algumas das marcas globais mais populares do mundo, como M&M?s®, TWIX®, SNICKERS®, UNCLE BEN?S®, PEDIGREE® e WHISKAS®.
A empresa tem vivenciado uma consistente onda de crescimento impulsionada principalmente pelo negócio de pet food e o sucesso de seus lançamentos. O segmento de chocolates, no entanto, foi fortemente impactado no ano de 2007 pela falta de abastecimento do produto e o segmento de FOOD atingiu um modelo sustentável, com o desafio de crescer e aproveitar as diversas oportunidades. Dentro deste cenário, a empresa também passou por uma reestruturação interna de sua equipe com novos gerentes e diretores.
Para comemorar os resultados de 2007, lançar, e apresentar as estratégias e atividades para 2008, incentivando e motivando a equipe de vendas com a promoção da união e da integração, foi realizada a Convenção de Vendas 2008.

DATA

De 28 de fevereiro a 02 de março de 2008


LOCAL

Casa Grande Hotel & Resort
Guarujá ? SP


PÚBLICO PARTICIPANTE

258 participantes, entre associados Mars e distribuidores de todo o Brasil.


CONCEITO

?Prepare-se. Nosso show está só começando?.

O conceito incentivava a equipe a se preparar para crescer ainda mais em 2008. A assinatura ?Nosso show está só começando? fez um paralelo entre o momento que a MARS vivenciava e os valores apresentados através de 7 portas no livro ?Cirque Du Soleil ? A Reinvenção do Espetáculo?, de Lyn Heward.

Com cenografia, pocket shows de números circenses e peças criadas com base na temática do Cirque Du Soleil, o evento conseguiu transmitir a importância da disciplina e da dedicação na realização de novos projetos.


PRÉ-EVENTO

Convite Teaser

Todos os participantes receberam um convite teaser, que não revelava o tema da Convenção.

Depois, foi enviado um convite online com informações sobre data, local, além do início da introdução do tema.

Os participantes recebiam também um Guia de Viagem com informações sobre o local e dicas de segurança e organização.


EVENTO

No dia 28 de março, a equipe Mars foi recepcionada no aeroporto com placas sinalizadoras da Convenção e depois levada para o Casa Grande Hotel Resort & Spa no Guarujá. Um local que oferece uma estrutura 5 estrelas e belas paisagens naturais.


CHECK-IN

No check-in, todos recebiam as chaves de seus quartos e um crachá sem o logo da Convenção. Depois de se instalarem, eram levados ao jantar.

Enquanto isso, nos quartos, table tents eram colocados em cima dos frigobares avisando que água, refrigerantes e chocolates eram uma cortesia da Mars. Também foram deixadas cartas de boas-vindas com a agenda da Convenção.

No hotel, cartazetes com a agenda do evento também eram afixados.

No dia seguinte, gôndolas com exposição dos produtos foram montadas no principal acesso à plenária. Ao chegarem ao local das apresentações, os participantes se deparavam com as 7 portas com os valores a serem trabalhados durante o evento. Sobre as mesas foram colocadas chaves que possuíam um tag com um dos valores.

Aconteceu então um blackout, e o VT de abertura foi apresentado revelando o tema da Convenção. Os participantes receberam camiseta, bloco de notas e caneta personalizados. O grande show foi conduzido por Marcos Bichara, Gerente Nacional de Trade Marketing da empresa.

Cada porta no palco representava um valor, uma mensagem, que quando aberta dava início a um show circense.

Valor: Expectativa
Apresentação: Monociclo

Valor: Intuição
Apresentação: Palhaço

Valor: Estímulo
Apresentação: Cubo

Valor: Risco Calculado
Apresentação: Acrobalance

Valor: Evolução
Apresentação: POI

Valor: Desafio
Apresentação: Perna de Pau

Valor: Superação
Apresentação: Pirâmide

Depois de serem envolvidos pelo clima de magia e alegria, os convidados participaram de um Coffee Break, onde recebiam cupons para PERGUNTAS e RESPOSTAS.

Após o intervalo, ocorreram mais apresentações de gerentes da empresa.

Encerrando o primeiro bloco de apresentações, os participantes receberam bandanas coloridas na saída da plenária.

Depois do almoço, um circuito de atividades circenses embalou e divertiu os convidados:

Estação Acrobacia: rolamento, estrela e mini trampolim

Estação Malabares: trio de bolinhas e POI

Estação Perna de Pau e Pirâmide

Antecedendo o jantar, uma palestra motivacional para envolver a todos.
O palestrante da vez foi o renomado e respeitado Daniel Godri.

Após a atração noturna, foi servido o jantar e, em seguida, as camisetas e cartas do segundo dia foram distribuídas aos participantes no hall de entrada do hotel.

O dia 29 de fevereiro foi repleto de surpresas, lançamentos e informações, com apresentações de gerentes e diretores das diversas áreas da empresa.

Durante a apresentação de SNACK, o evento foi invadido por um carro adesivado da marca M&M?s® e o próprio garoto-propaganda apareceu para animar a festa.

Após o coffee break, ocorreu o momento ?PERGUNTAS & RESPOSTAS?, onde todas as perguntas feitas pelos distribuidores e associados no dia anterior, foram respondidas por um dos gerentes da companhia.

À tarde, aconteceu o TOP DE VENDAS que premiou os destaques de 2007.

Após mais um Coffee Break, em um momento de muita emoção, um funcionário que estava se aposentando recebeu uma grande homenagem pelos anos de parceria com a MARS.

No encerramento da Convenção de Vendas Mars Brasil 2008, foi exibido um vídeo, seguido de uma festa com jantar e a música de uma banda contratada.


RESULTADOS

Uma semana após o evento, todos os participantes foram convidados a responder uma pesquisa de avaliação do evento. Do total de 258 participantes, 88 responderam o questionário.

Segundo as análises, 85% achou excelente o tema/ conceito da Convenção.
81% achou excelente as apresentações das Categorias no segundo dia do evento.
As atividades circenses somaram 89% das avaliações ?excelente? e ?bom?.


PROGRAMAÇÃO


Dia 28 de fevereiro

Chegada e check-in


Dia 29 de fevereiro

9h Abertura da Sala
9h20 Início da Abertura (Blackout) e VT de abertura
9h25 Entrega dos kits (camisetas, blocos e canetas)
9h40 Apresentação ? Marcos Bichara
10h Abertura das 7 portas com pocketshow (circo)
10h40 Coffee Break
11h Apresentação ? Gerson
11h30 Apresentação ? Filipe
12h Almoço
14h Circuito de Atividades Circenses
15h30 Coffee Break
17h30 Encerramento Circuito de Atividades Circenses
19h30 Palestra Daniel Godri
21h Jantar


Dia 1º de março

8h Apresentações PET
10h10 Coffee Break
10h30 Apresentações FOOD e SNACK
12h30 Almoço
14h Perguntas & Respostas
15h30 Apresentação TOP DE VENDAS
15h50 Homenagem aos distribuidores
16h10 Coffee Break
16h30 Homenagem a Luis Machado
16h50 VT/ Encerramento
17h Atividades recreativas livres
17h Reuniões regionais (opcional)
20h Jantar
21h30 Show de Encerramento com a banda FREESOM


Dia 2 de março

Saída e check-out

TEMA

A temática circense foi adotada, uma vez que os valores do circo se aproximavam dos valores que a Mars desejava passar aos seus funcionários: disciplina, organização, foco nos resultados, esforço e superação de limites. Tanto as apresentações da abertura, como as atividades de lazer envolviam a movimentação corporal, com caráter lúdico. A escolha do ?Cirque Du Soleil? como base para o desenvolvimento do tema, conferia glamour ao circo, já que a companhia não é apenas mais uma, mas uma das que mais conquistam e cativam o público.


ABERTURA

A abertura do evento contou com um VT exibido aos participantes, lançando oficialmente o tema, que até então, mantinha-se como segredo em peças teaser. O vídeo emocionou os participantes e os motivou a ter dias de mais integração, conhecimento e informação.

INTERVENÇÕES

Para envolver ainda mais os participantes, o evento contou com a exposição de produtos da Mars em gôndolas e displays.

Durante a apresentação do segmento de SNACKS, um carro adesivado com a marca M&Ms invadiu o palco, acompanhado dos gerentes uniformizados, além do garoto-propaganda, que animou ainda mais a palestra.

EQUIPE
A seleção e o treinamento da equipe de trabalho, receptivo e profissionais de apoio foi realizada pela Plano1.

COMÉRCIO LOCAL

Os 258 participantes preencheram boa parte da ocupação do Casa Grande Hotel Resort & Spa. Além de promoverem maior movimentação de bares e restaurantes da região, ainda aqueceram o comércio local da cidade do Guarujá, já que tinham fácil acesso aos pontos de venda devido à excelente localização do hotel.


RESULTADOS

Uma semana após o evento, todos os participantes foram convidados a responder uma pesquisa de avaliação do evento. Do total de 258 participantes, 88 responderam o questionário.

Segundo as análises, 85% achou excelente o tema/ conceito desenvolvido para a Convenção. 81% achou excelente as apresentações das Categorias no segundo dia do evento.

As atividades circenses somaram 89% das avaliações ?excelente? e ?bom?. A palestra do renomado Daniel Godri foi muito bem aceita, sendo avaliada como ?excelente? por 71% dos participantes que responderam à pesquisa.


MÍDIA ESPONTÂNEA

Depois de realizada a convenção, sites especializados divulgaram a realização do evento pela Plano1 destacando o caráter lúdico e ao mesmo tempo emotivo do encontro.