Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: Smirnoff Carnaval Experience 2008

SMIRNOFF CARNIVAL EXPERIENCE 2008

Candidato: B2 Experience Makers
Cliente: DIAGEO
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Incentivo
Estado: BA

Troféu Meliá Angra Marina & Convention Resort
Evento de Incentivo

Salvador, conhecida por suas belas praias, história, cultura e povo, é uma das cidades turísticas mais visitadas do Brasil. A cidade atrai pessoas do mundo todo, principalmente durante o Carnaval, que atrai mais de 4 milhões de pessoas todos os anos.
Os 6 dias de carnaval acontecem nas ruas do centro histórico e na orla da cidade, onde 100 blocos de foliões garantem o divertimento da multidão. O mundo todo reconhece o Carnaval da Bahia como sendo a maior e mais alegre comemoração popular do planeta e é considerado pelo livro do recordes, como o maior carnaval de rua do mundo.
É uma experiência única e memorável. O Carnaval está aliado ao verão, ao sol, à energia típica da Bahia, às lendas dos Orixás e também a alegria do povo brasileiro que contagia a cidade.
O Carnaval tem todos os requisitos para se tornar o prêmio inesquecível de uma campanha de incentivo, principalmente para os estrangeiros que, além de conhecer a encantadora Bahia, têm a oportunidade de curtir a maior e melhor festa popular do mundo nos melhores camarotes.
Em 2007, a Diageo Brasil/Smirnoff investiu mais de 1 milhão de reais em uma campanha de incentivo intitulada ?Smirnoff Carnival Experience 2007?, onde a empresa recebeu um prêmio interno de melhor campanha de incentivo feita em 2007 entre todas Diageos ao redor do mundo. Em 2008 a Diageo Brasil repetiu a campanha, porém atualizando o nome, ?SMIRNOFF CARNIVAL EXPERIENCE 2008?. A criação e operacionalização desta ação ficaram novamente a cargo da agência B2 EXPERIENCE MAKERS.
O nome intitulado ?Smirnoff Carnival Experience 2008? deu seqüência a campanha feita em 2007. O conceito foi novamente aplicado pelas filiais da Diageo em vários países do mundo, que por sua vez realizaram suas próprias campanhas regionais, de acordo com os objetivos e necessidades dos seus respectivos departamentos de Marketing.

Galeria de Fotos

A campanha brasileira em 2008 foi idêntica ao ano anterior, mas premiou, ao invés de 8 pessoas como em 2007, os 12 maiores destaques da força de vendas de distribuidores da empresa no país, com direito a acompanhante. Também foram sorteados 2 pacotes com acompanhante para o Carnaval de Salvador entre todos os funcionários da empresa no Brasil.
Em 2007 a Diageo Brasil ficou responsável por divulgar a campanha as outras filias Diageo pelo mundo e incentivá-las a montarem suas próprias campanhas, cujo prêmio seria o mesmo para todos, a viagem à Salvador durante o carnaval. Este ano, ao contrário do ano passado, ficou a cargo da B2 criar um novo conceito e estimular essas filias de cada país a montarem uma nova campanha de incentivo, cujo prêmio seria novamente, devido ao grande sucesso, a viagem para Salvador durante o Carnaval de 2008.
Ao todo vieram ao Brasil 47 clientes e consumidores estrangeiros vindos de mais 10 países diferentes. Foram premiados com a viagem 25 pessoas da África do Sul, quatro dos Estados Unidos, duas de Londres, quatro pessoas de El Salvador, um da Nigéria, um de Gana e mais 10 pessoas da Promoção Smirnoff Ten, vindas de 10 países diferentes como Rússia, Tailândia e Canadá.
Os objetivos da campanha foram os mesmos de 2007, mas foram usadas estratégias diferentes para atingir esses objetivos.

Objetivos:
? Fazer a marca Smirnoff ser percebida como ?patrocinadora oficial? do Carnaval símbolo do Brasil;
? Aumentar a base de consumidores e diversificar as ocasiões e forma de consumo;
? Aumentar ainda mais a parcela de pessoas que procuram por Smirnoff, tanto vodca quanto Ice;
? Fortalecer a parceria Smirnoff - Flora Gil (esposa de Gilberto Gil e responsável pelo Camarote Expresso 2222), sendo ela a ?embaixadora? da marca na festa;
? Ressaltar sua internacionalidade, consolidando sua presença no calendário Global Diageo.

Estratégias:

1. Associação aos maiores e mais importantes Camarotes de Salvador:
? Expresso 2222 ? ?10 anos de Expresso 2222?
? Nana Banana
? Ondina Tower
? Camarote da Central

2. Presença no trio de maior penetração no público alvo:
? Nana Banana
? Camaleão
? Voa Voa

3. Criar um buzz internacional a clientes e consumidores, cujo prêmio seria uma experiência memorável no Carnaval de Salvador.

A promoção atingiu públicos distintos desde consumidores finais até clientes, gerentes e diretores da empresa.
A viagem, com 47 estrangeiros, 28 clientes e consumidores brasileiros e 32 associados à Diageo Brasil, ocorreu no período 01 a 06 de Fevereiro de 2008, em Salvador com direito a um passeio à Praia do Forte.

Foram realizadas campanhas distintas, dentre elas:
- Campanha Nacional
- Campanha Internacional de cada país

A campanha nacional ?Smirnoff Carnival Experience 2008? contemplou dois públicos distintos:
? Premiação dos melhores Vendedores e Supervisores de Vendas de Distribuidores

A divulgação da promoção para os vendedores e supervisores foi realizada no período de Outubro de 2007 a Janeiro de 2008, dividida entre 4 regionais:
? Região Nordeste
? São Paulo Capital
? Interior de São Paulo e Região Sul
? Regiões Centro- Oeste e Leste

Cada regional premiou 3 vendedores ou supervisores de vendas do distribuidor com acompanhante de acordo com metas de aumento de vendas pré-estabelecidas.
Os melhores vendedores ou supervisores das regionais, que atingiram as metas no começo do ano, ganharam uma viagem com acompanhante para o carnaval da Bahia.

As campanhas internacionais de cada país contemplaram diversos públicos e envolveram diversas ferramentas promocionais. A maior e conhecida mundialmente foi à Promoção Smirnoff Ten, na qual premiou 10 pessoas de diferentes países para passar 10 meses viajando com a Smirnoff para as melhores baladas do mundo e viver a maior experiência de suas vidas com a marca.
A viagem dos premiados começou em setembro de 2007 e finalizou em julho deste ano. Os convidados viajaram para China, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, entre outros, para conhecerem as melhores e mais conhecidas festas de cada país e nesse roteiro incluía o Brasil no carnaval de Salvador. Eles permaneceram no Brasil por 16 dias indo a São Paulo, Morro de São Paulo e Salvador e durante o carnaval acompanharam o grupo de convidados da Smirnoff na viagem que a B2 Experience Makers organizou.

Roteiro de Viagem

Em 2008 a operacionalização da viagem foi muito mais complexa, pois havia dois pacotes de viagem diferentes. O pacote Standard incluía cinco dias de viagem, indo na sexta e voltando na terça, um passeio a Praia do Forte, um dia de bloco, almoço em restaurante local e três camarotes diferentes. Já o pacote Premium incluía, além das mesmas coisas que o pacote Standard, mais um dia de viagem (voltavam na quarta), um dia a mais de camarote, passeio ao Mercado Modelo e outro brinde.
Em 2007, os convidados iam todas as noites em apenas um camarote, o Expresso 2222. Identificamos, para 2008, a necessidade dos convidados visitarem mais de um camarote durante o carnaval, por isso foi decidido que eles iriam a três camarotes diferentes, revezando a cada dia. Para que essa logística desse certo, o grupo foi dividido em três cores diferentes, onde andavam juntos nos passeios durante o dia e a noite se dividiam em cada um dos camarotes.
A viagem, com 107 premiados e associados, teve a duração de 5/6 dias e incluía todas as noites os melhores camarotes de Salvador. O Camarote Expresso 2222 de Flora e Gilberto Gil, um dos mais tradicionais do Carnaval de Salvador comemorando 10 anos de existência, o Ondina Tower e o Camarote do Nana. Todos estavam localizados em lugares privilegiados do circuito Barra/Ondina.
O roteiro foi elaborado meses antes com todo cuidado para que tudo saísse perfeito. Estavam inclusas todas as refeições no hotel ou em restaurantes locais selecionados, city tour exclusivo com guias locais bilíngües na cidade de Salvador e passeio à Praia do Forte e Mercado Modelo, além dos camarotes com bebida e comida à vontade.
A B2 EXPERIENCE MAKERS criou uma enorme quantidade de materiais de comunicação, como teasers, newsletters, banners, crachás, coolers, guarda-sóis, cardápios, adesivos aplicados nos ônibus e vans, entre outros. Também foram criados em português e inglês, site exclusivo Smirnoff, cartas de boas-vindas e de agradecimento, manual de viagem, fichas de inscrição e carta do kit. A B2 criou um Kit Boas-Vindas, contendo um sacola/mochila, camiseta, boné e havaianas e o Kit Boa-Sorte entregue no final da viagem, contendo patuás tipicamente baianos para dar sorte como, por exemplo, fitas do Senhor do Bonfim e imagem de Yemanjá e uma latinha de Smirnoff Ice personalizada do Carnaval. Após a viagem, a B2 enviou a todos os estrangeiros e brasileiros um Pen Drive personalizado Smirnoff contendo todas as fotos da viagem e também disponibilizou as fotos para download dentro de um hotsite exclusivo para os convidados.
A B2 criou também um questionário de avaliação que foi distribuído para todos os passageiros ao final da viagem. As notas variavam de 0 a 10 e o resultado da pesquisa após a tabulação foi melhor que a excelente média que tivemos em 2007 quando foi de 9,2; em 2008 obtivemos uma nota média de 9,57.

Galeria de Fotos

A viagem da Smirnoff teve início em 01 de Fevereiro (sexta) e terminou no dia 06 de Fevereiro (quarta de carnaval) de 2008.

Ano passado todos se encontraram em São Paulo e de lá seguiram para Salvador. Este ano, já que para muitos convidados, tanto estrangeiros quanto brasileiros, era mais prático ir direto à Salvador, ficou decidido que cada filial Diageo ficaria responsável pelo transporte aéreo até o destino final, Salvador da Bahia. Por conta disso, foi decidido que o encontro com os convidados seria direto no Aeroporto Internacional de Salvador e de lá seguiriam a viagem sob total responsabilidade da B2.

Recebemos dos gerentes regionais o vôo de cada convidado e após organizar toda logística, cada um foi recebido no aeroporto no horário de chegada por coordenadores de transporte B2 e encaminhado de van direto ao hotel Blue Tree Salvador, considerado uns dos melhores da cidade.

Na chegada ao hotel, o grupo foi recebido com um ótimo coquetel de boas vindas exclusivo para a Smirnoff e no mesmo local foi feito o check-in e chaves foram distribuídas para todo o grupo. Após o check-in no hotel, o grupo caminhava até uma sala ao lado, onde recebeu o Kit de Boas Vindas, juntamente com os abadás para cada dia dos camarotes que iriam cada grupo (dividido em três cores). Na saída da sala, eles subiram direto para o almoço no oitavo andar do hotel com uma vista espetacular de toda Salvador e as malas foram direto para os apartamentos (carregadores de bagagem e coordenadores de bagagem B2 para que todas as malas fossem para os quartos rápida e corretamente).

Alguns associados Diageo foram convidados para o almoço de abertura oficial de carnaval na casa do governador da Bahia, Jacques Vagner, onde apenas convidados super VIPs e celebridades podiam entrar. A Diageo patrocinou o bar do almoço e a B2 organizou toda logística das bebidas. Os outros convidados Smirnoff tiveram tempo livre após almoço.

A partir das 18h00, horário de abertura dos camarotes, oito vans estavam à disposição dos convidados para levá-los aos camarotes e trazê-los de volta ao hotel. Essas vans foram divididas também em cores e cada uma fazia o percurso do seu respectivo camarote. Em cada van tinha um segurança e na porta de cada camarote, havia mais dois. O grupo também era acompanhado por seguranças em todos os passeios que realizavam durante o dia.

No camarote Expresso 2222, foi construída a Boate Smirnoff Black e dois bares Smirnoff Red. Todas as áreas foram ambientadas, produzidas e coordenadas pela B2 Experience Makers. Também realizamos uma ação de entrega de Smirnoff Ice com promotores uniformizados para todos convidados do camarote. Na boate tocaram diversos DJs famosos e tinha uma área VIP exclusiva para celebridades e associados Diageo. Nos dois bares Smirnoff, eram servidos drinks exclusivos da marca. Os convidados do camarote, incluindo o grupo, podiam se divertir na boate e camarote, comer e beber a vontade até as cinco da manhã. Nos outros camarotes Ondina Tower e Nana a B2 ficou responsável apenas pelos ingressos e logística dos convidados.

Na manhã de sábado, dia 02 de fevereiro (dia de Yemanjá), após o café da manhã, o grupo saiu de ônibus com guia do grupo e um guia local bilíngüe para fazer o city tour de Salvador. Foram três horas de city tour, sendo uma hora dentro do ônibus, passando por diversos pontos turísticos e duas horas andando no centro histórico de Salvador, o famoso Pelourinho. De lá puderam assistir a festa de Yemanjá que acontece junto do carnaval de 70 em 70 anos.

Depois do city tour o grupo voltou ao hotel para uma feijoada no deck da piscina com show ao vivo. Após o almoço, disponibilizamos oito vans para levar o grupo todo ao farol da Barra, onde saíram no Bloco Nana Banana. Para garantir a segurança dos 107 convidados, além dos guias, foram contratados 12 seguranças para acompanhá-los durante o bloco. Os guias acompanhavam o grupo dentro do bloco, já os seguranças seguiam pela lateral e esperavam o grupo na entrada de cada camarote, ajudando-os na passagem do bloco para o camarote.

No dia seguinte, o grupo seguiu de ônibus para um passeio na Praia do Forte, localizada a duas horas de Salvador. Chegando lá, todos foram levados até o Bar do Souza, bar mais requisitado na época de carnaval localizado dentro da área do projeto Tamar. Com isso o grupo teve duas horas livre para conhecer o projeto de preservação das tartarugas marinhas e saborear os deliciosos e conhecidos petiscos do Bar do Souza em uma área fechada e exclusiva para os convidados Smirnoff. Toda área fechada foi ambientada com guarda-sóis e banners Smirnoff. O grupo seguiu a pé para o restaurante Terreiro Bahia, onde também estava todo ambientado com guarda-sóis Smirnoff e após o almoço tiveram mais um tempo livre para depois voltarem ao hotel e novamente irem ao camarote.

Na segunda feira, dia 04 de fevereiro, os convidados tiveram a manhã livre e foram recebidos para um almoço na churrascaria Boi Preto, localizada em Salvador. Depois o grupo voltou ao hotel e a partir das 18h00 as vans estavam disponíveis para quem quisesse ir aos camarotes.

Na manhã seguinte o grupo Standard fez check-out e foram levados ao aeroporto, onde cada um voltou para seu país de origem, sempre sendo ajudados no embarque e desembarque pelos coordenadores B2. Já os 07 convidados do pacote Premium fizeram um passeio pelo Mercado Modelo e tiveram tempo livre para compras. À noite tinham disponível duas van para os traslados ao Camarote Expresso 2222 e hotel.

No dia 06 de fevereiro, os convidados do pacote Premium fizeram check-out e também foram levados ao aeroporto, onde cada um voltou para seu país de origem, ajudados no embarque e desembarque pelos coordenadores B2.

Durante toda a viagem, todos os guias e coordenadores, oito no total, receberam uniformes personalizados e exclusivos Smirnoff, flâmulas de identificação do grupo, rádios HT para comunicação e telefones celulares de crédito para se comunicarem a longa distância, já que na Bahia não funciona Nextel.

Galeria de Fotos

A Smirnoff, investindo mais de um milhão de reais para a campanha de carnaval 2008, viu-se muito satisfeita com o resultado, a maior abrangência da marca no carnaval, o sucesso do aumento de vendas de seus produtos e da viagem em geral.
Seguem abaixo alguns verbatins dos convidados satisfeitos com a experiência que Smirnoff e B2 proporcionaram, número do aumento de consumo de bebidas Smirnoff no camarote Expresso 2222 e o resultado da pesquisa de satisfação.

VERBATINS:

?Parabéns a Toda Equipe de apoio, staff e todos os organizadores?
Ricardo Lopes Vieira - Brasil

?We had a great time 2 would come back, does Smirnoff have any jobs? Brazil was a pleasant surprise, I might start to drink Smirnoff now, Thank you very much!! ?
Ryan Grice - Londres

?Brazil rocks, thanks b2 for giving a life time experience.?
Robert Ndaba ? África do Sul

?An absolutely wonderful trip. Was treated so well and amazing service. Thank you!?
Juanita Haighs ? África do Sul

?I´ve learned so many things about this country. Everything this trip was excellent.?
Mpho Susan ? África do Sul

?A Smirnoff + toda a sua equipe estão de parabéns.?
Edson Souza - Brasil

?Everything really was excellent. Really I must say a huge thank you to our guides and body guards. They were the best ever and made feel live a real princess and so safe. Thank you - obrigado - love, peace and happiness?
Suzanne Stokes ? África do Sul

?An experience I cold never get bored off telling people about! Brasil Salvador a pleasant surprise!! Thank you! Obrigado! Muchas gracias! Merci!!?
Lucy Grice - Londres

CONSUMO DE SMIRNOFF NO CAMAROTE

CAMAROTE EXPRESSO 2222 - 1.500 pessoas por dia em 2008

? Smirnoff Ice* = 15.600 latas
? Smirnoff 21 = 720 garrafas
? Smirnoff Black = 216 garrafas
? Outras Smirnoffs = 108 garrafas
? Cerveja** = 8.900 latas

*20% a mais que no ano de 2007, onde teve um aumento de 196% com relação a 2006.
**16% a menos que no ano de 2007, onde teve uma redução de 40% com relação a 2006.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2008

1. Como você avalia o pré-atendimento de sua viagem?
Ruim Regular Bom Excelente
0% 3% 23% 74%

2. Qual sua opinião sobre o conteúdo do site Smirnoff Carnival Experience?
Ruim Regular Bom Excelente
0% 3% 32% 65%


3. Como foi o receptivo no aeroporto?
Ruim Regular Bom Excelente
6% 0% 33% 61%

4. Qual sua opinião sobre o Blue Tree Premium Salvador?
Ruim Regular Bom Excelente
0% 3% 30% 67%

5. Qual sua opinião sobre os passeios programados:
Pelourinho
Ruim Regular Bom Excelente
0% 7% 30% 63%

Praia do Forte
Ruim Regular Bom Excelente
0% 3% 14% 83%

6. Qual sua opinião sobre as refeições:
Hotel
Ruim Regular Bom Excelente
0% 12% 33% 55%
Bar do Souza
Ruim Regular Bom Excelente
0% 3% 31% 66%

Restaurante Terreiro Bahia
Ruim Regular Bom Excelente
0% 7% 29% 64%

Churrascaria Boi Preto
Ruim Regular Bom Excelente
0% 0% 15% 85%

7. Sua avaliação sobre o transporte terrestre:
Ruim Regular Bom Excelente
0% 13% 19% 69%

8. O que você achou dos camarotes:
Ondina Tower
Ruim Regular Bom Excelente
3% 23% 33% 40%

Nana Banana
Ruim Regular Bom Excelente
0% 0% 23% 77%

Expresso 2222
Ruim Regular Bom Excelente
0% 3% 29% 68%

9. O que você achou do Bloco Nana Banana?
Ruim Regular Bom Excelente
0% 0% 23% 77%

10. Como você avalia o suporte dos guias?
Ruim Regular Bom Excelente
0% 0% 15% 85%

11. Que nota (0 ? 10) você daria para a viagem?
0 - 4 5 - 7 8 - 9 9,5 ? 10
0% 3% 24% 73%

Nota média = 9,57