A campanha brasileira em 2008 foi idêntica ao ano anterior, mas premiou, ao invés de 8 pessoas como em 2007, os 12 maiores destaques da força de vendas de distribuidores da empresa no país, com direito a acompanhante. Também foram sorteados 2 pacotes com acompanhante para o Carnaval de Salvador entre todos os funcionários da empresa no Brasil.
Em 2007 a Diageo Brasil ficou responsável por divulgar a campanha as outras filias Diageo pelo mundo e incentivá-las a montarem suas próprias campanhas, cujo prêmio seria o mesmo para todos, a viagem à Salvador durante o carnaval. Este ano, ao contrário do ano passado, ficou a cargo da B2 criar um novo conceito e estimular essas filias de cada país a montarem uma nova campanha de incentivo, cujo prêmio seria novamente, devido ao grande sucesso, a viagem para Salvador durante o Carnaval de 2008.
Ao todo vieram ao Brasil 47 clientes e consumidores estrangeiros vindos de mais 10 países diferentes. Foram premiados com a viagem 25 pessoas da África do Sul, quatro dos Estados Unidos, duas de Londres, quatro pessoas de El Salvador, um da Nigéria, um de Gana e mais 10 pessoas da Promoção Smirnoff Ten, vindas de 10 países diferentes como Rússia, Tailândia e Canadá.
Os objetivos da campanha foram os mesmos de 2007, mas foram usadas estratégias diferentes para atingir esses objetivos.
Objetivos:
? Fazer a marca Smirnoff ser percebida como ?patrocinadora oficial? do Carnaval símbolo do Brasil;
? Aumentar a base de consumidores e diversificar as ocasiões e forma de consumo;
? Aumentar ainda mais a parcela de pessoas que procuram por Smirnoff, tanto vodca quanto Ice;
? Fortalecer a parceria Smirnoff - Flora Gil (esposa de Gilberto Gil e responsável pelo Camarote Expresso 2222), sendo ela a ?embaixadora? da marca na festa;
? Ressaltar sua internacionalidade, consolidando sua presença no calendário Global Diageo.
Estratégias:
1. Associação aos maiores e mais importantes Camarotes de Salvador:
? Expresso 2222 ? ?10 anos de Expresso 2222?
? Nana Banana
? Ondina Tower
? Camarote da Central
2. Presença no trio de maior penetração no público alvo:
? Nana Banana
? Camaleão
? Voa Voa
3. Criar um buzz internacional a clientes e consumidores, cujo prêmio seria uma experiência memorável no Carnaval de Salvador.
A promoção atingiu públicos distintos desde consumidores finais até clientes, gerentes e diretores da empresa.
A viagem, com 47 estrangeiros, 28 clientes e consumidores brasileiros e 32 associados à Diageo Brasil, ocorreu no período 01 a 06 de Fevereiro de 2008, em Salvador com direito a um passeio à Praia do Forte.
Foram realizadas campanhas distintas, dentre elas:
- Campanha Nacional
- Campanha Internacional de cada país
A campanha nacional ?Smirnoff Carnival Experience 2008? contemplou dois públicos distintos:
? Premiação dos melhores Vendedores e Supervisores de Vendas de Distribuidores
A divulgação da promoção para os vendedores e supervisores foi realizada no período de Outubro de 2007 a Janeiro de 2008, dividida entre 4 regionais:
? Região Nordeste
? São Paulo Capital
? Interior de São Paulo e Região Sul
? Regiões Centro- Oeste e Leste
Cada regional premiou 3 vendedores ou supervisores de vendas do distribuidor com acompanhante de acordo com metas de aumento de vendas pré-estabelecidas.
Os melhores vendedores ou supervisores das regionais, que atingiram as metas no começo do ano, ganharam uma viagem com acompanhante para o carnaval da Bahia.
As campanhas internacionais de cada país contemplaram diversos públicos e envolveram diversas ferramentas promocionais. A maior e conhecida mundialmente foi à Promoção Smirnoff Ten, na qual premiou 10 pessoas de diferentes países para passar 10 meses viajando com a Smirnoff para as melhores baladas do mundo e viver a maior experiência de suas vidas com a marca.
A viagem dos premiados começou em setembro de 2007 e finalizou em julho deste ano. Os convidados viajaram para China, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, entre outros, para conhecerem as melhores e mais conhecidas festas de cada país e nesse roteiro incluía o Brasil no carnaval de Salvador. Eles permaneceram no Brasil por 16 dias indo a São Paulo, Morro de São Paulo e Salvador e durante o carnaval acompanharam o grupo de convidados da Smirnoff na viagem que a B2 Experience Makers organizou.
Roteiro de Viagem
Em 2008 a operacionalização da viagem foi muito mais complexa, pois havia dois pacotes de viagem diferentes. O pacote Standard incluía cinco dias de viagem, indo na sexta e voltando na terça, um passeio a Praia do Forte, um dia de bloco, almoço em restaurante local e três camarotes diferentes. Já o pacote Premium incluía, além das mesmas coisas que o pacote Standard, mais um dia de viagem (voltavam na quarta), um dia a mais de camarote, passeio ao Mercado Modelo e outro brinde.
Em 2007, os convidados iam todas as noites em apenas um camarote, o Expresso 2222. Identificamos, para 2008, a necessidade dos convidados visitarem mais de um camarote durante o carnaval, por isso foi decidido que eles iriam a três camarotes diferentes, revezando a cada dia. Para que essa logística desse certo, o grupo foi dividido em três cores diferentes, onde andavam juntos nos passeios durante o dia e a noite se dividiam em cada um dos camarotes.
A viagem, com 107 premiados e associados, teve a duração de 5/6 dias e incluía todas as noites os melhores camarotes de Salvador. O Camarote Expresso 2222 de Flora e Gilberto Gil, um dos mais tradicionais do Carnaval de Salvador comemorando 10 anos de existência, o Ondina Tower e o Camarote do Nana. Todos estavam localizados em lugares privilegiados do circuito Barra/Ondina.
O roteiro foi elaborado meses antes com todo cuidado para que tudo saísse perfeito. Estavam inclusas todas as refeições no hotel ou em restaurantes locais selecionados, city tour exclusivo com guias locais bilíngües na cidade de Salvador e passeio à Praia do Forte e Mercado Modelo, além dos camarotes com bebida e comida à vontade.
A B2 EXPERIENCE MAKERS criou uma enorme quantidade de materiais de comunicação, como teasers, newsletters, banners, crachás, coolers, guarda-sóis, cardápios, adesivos aplicados nos ônibus e vans, entre outros. Também foram criados em português e inglês, site exclusivo Smirnoff, cartas de boas-vindas e de agradecimento, manual de viagem, fichas de inscrição e carta do kit. A B2 criou um Kit Boas-Vindas, contendo um sacola/mochila, camiseta, boné e havaianas e o Kit Boa-Sorte entregue no final da viagem, contendo patuás tipicamente baianos para dar sorte como, por exemplo, fitas do Senhor do Bonfim e imagem de Yemanjá e uma latinha de Smirnoff Ice personalizada do Carnaval. Após a viagem, a B2 enviou a todos os estrangeiros e brasileiros um Pen Drive personalizado Smirnoff contendo todas as fotos da viagem e também disponibilizou as fotos para download dentro de um hotsite exclusivo para os convidados.
A B2 criou também um questionário de avaliação que foi distribuído para todos os passageiros ao final da viagem. As notas variavam de 0 a 10 e o resultado da pesquisa após a tabulação foi melhor que a excelente média que tivemos em 2007 quando foi de 9,2; em 2008 obtivemos uma nota média de 9,57.