Room Tax Facultativo
Como Fazer do Visitante um Parceiro do Destino
Folders, panfletos, cartazes, vídeos, bancos de imagens, CDs e displays. Campanhas publicitárias. Estandes em eventos. Dossiês de captação de eventos e viagens para captá-los. Treinamento de taxistas, policiais, recepcionistas no Programa Bem Receber. Essas são algumas das ações desenvolvidas pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau ? SPCVB para promover e divulgar a cidade como destino potencial, capaz de receber cada vez mais visitantes. Com isso, agrega valor ao setor de turismo de São Paulo, contribuindo para o aperfeiçoamento de sua infra-estrutura turística.
Mas qual o respaldo financeiro com que a entidade conta para desenvolver e manter essas atividades e serviços?
Mantida pela iniciativa privada, sem fins lucrativos, criada em 1983, o SPCVB tem como missão aumentar o fluxo de visitantes em São Paulo, buscando estratégias para elevar o tempo médio de sua estada na capital. Um dos meios para atingir seus objetivos é promover a integração dos setores da sociedade, através de parcerias público-privadas e com associados mantenedores, como hoteleiros, organizadores de eventos, agências de viagens, companhias aéreas, locadoras de veículos, shopping centers, etc.
Além das mensalidades provenientes de seus associados, o SPCVB conta com os recursos do Room Tax Facultativo ? RTF, que, como o próprio nome diz, nada mais é do que uma contribuição facultativa dos hóspedes dos hotéis, revertida para a entidade, após pagamento dos devidos impostos. O valor arrecadado é destinado exclusivamente para as ações da Fundação, que presta contas anualmente à Procuradoria das Fundações do Estado.
Embora seja uma prática comum em muitos países, tornando-se a principal fonte de receita dos Conventions Bureaux, no Brasil essa prática é pouco exercida na hotelaria brasileira, em conseqüência, na maioria dos casos, da noção equivocada que os hóspedes têm dessa contribuição. ?Na verdade, muitas pessoas desconhecem o real significado e sentido dessa contribuição facultativa?, reconhece o presidente da Fundação, Orlando de Souza.
A fim de conscientizar os colaboradores dos hotéis da capital e dos destinos parceiros da entidade sobre a finalidade e importância do Room Tax Facultativo ? RTF, o SPCVB vem desenvolvendo treinamento para a categoria profissional da hotelaria, composta pelos colaboradores da recepção, concierges, reservas, departamento comercial, eventos e financeiro.