Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: CARNAVAL 2008 - MOCIDADE ALEGRE

Samba-enredo da escola de samba Mocidade Alegre em parceria com o SPCVB.

Candidato: Tropical Internet
Cliente: São Paulo Convention & Visitors Bureau
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Artístico de Âmbito Internacional
Estado: SP

Troféu Royal Palm Plaza Resort Campinas
Evento Artístico de Âmbito Internacional

Carnaval Tudo de Bom
São Paulo Desfila no Sambódromo


Graças à harmonia entre o São Paulo Convention e Visitors Bureau e a Escola de Samba Mocidade Alegre, o turismo e a hospitalidade paulistanos desfilaram no Sambódromo no Carnaval 2008. Com o samba-enredo "Bem-vindo a São Paulo. Sabe por quê? Porque São Paulo é Tudo de Bom!!!", inspirado na campanha do SPCVB, ?São Paulo é Tudo de Bom?, a escola reverenciou as credenciais que fazem da cidade um dos maiores pólos turísticos do Brasil e da América Latina. O desfile revestiu-se, também, de uma parceria inédita entre uma entidade do setor privado e uma escola de samba.

Com o objetivo de aumentar o fluxo de visitantes, criando estratégias para estimulá-los a permanecer mais tempo na capital paulista, o SPCVB é uma fundação sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. Congrega atualmente 500 associados mantenedores, que representam os mais variados segmentos do trade turístico paulistano. Presta assessoria a empresas a fim de promover eventos nacionais e internacionais, procurando fazer da metrópole sede de nova ações.

A campanha que serviu de inspiração ao samba-enredo da Escola de Samba Mocidade Alegre foi criada pela agência de publicidade McCann-Erickson do Brasil, em 2006, e ainda permanece em cartaz, veiculada em mídia impressa e eletrônica. Além de consolidar a imagem da cidade como pólo turístico de negócios e lazer, embute também o objetivo de elevar a auto-estima dos paulistanos e aumentar o fluxo de visitantes na cidade.

A Escola de Samba Mocidade Alegre desfilou na madrugada de sábado, dia 02 de fevereiro de 2008, com 3.200 componentes, divididos em 25 alas e cinco carros alegóricos. A passarela foi o Sambódromo do Anhembi, administrado pela São Paulo Turismo S.A. (SPTuris), que organiza o Carnaval paulistano desde 1990.

Conhecida como a ?Morada do Samba?, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Alegre foi fundada no dia 24 de setembro de 1967 por um grupo de amigos liderados por Juarez da Cruz. Nesses 40 anos, a agremiação do Bairro do Limão coleciona seis títulos de campeã, conquistados nos anos de 1971, 1972, 1973, 1980, 2004 e 2007.

Galeria de Fotos

A parceria entre o SPCVB e a tradicional escola de samba paulistana foi firmada em maio de 2007, quando a Mocidade Alegre procurou a entidade com o propósito de prestar homenagem à cidade no Carnaval de 2008. O teor da campanha ?São Paulo é Tudo de Bom?, enaltecendo as múltiplas características da cidade, vinha ao encontro dessa proposta. Foi criado, então, o samba-enredo Bem-vindo a São Paulo. Sabe por quê? Porque São Paulo é Tudo de Bom!!!, cantado na avenida por Clóvis Pê, intérprete oficial da escola.

Segundo a presidente da agremiação, Solange Cruz Bichara Rezende, ?é gratificante constatar que a Mocidade Alegre, ao unir forças com o SPCVB, integra uma campanha com o nobre objetivo de mostrar o que São Paulo tem de melhor. E é com muita garra e energia que assumimos tal missão, levando à passarela do samba toda a força desta nova parceria, na qual quem ganha é a cultura popular e a imagem da capital?.

A harmonia entre o SPCVB e a Mocidade Alegre continuou afinada com o city tour que a entidade ofereceu aos integrantes da Escola de Samba pelo centro histórico e os principais pontos turísticos da capital paulista, em parceria com o Circuito São Paulo e o Bar Brahma. O roteiro incluiu pontos como Catedral da Sé, Largo São Francisco, Largo São Bento e Viaduto do Chá. ?O tour é um justo agradecimento à escola que está homenageando o turismo e a hospitalidade paulistana no carnaval?, justificou o diretor superintendente do SPCVB Toni Sando. Para a gerente de Promoções e Parcerias, Sara Souza, ?É a oportunidade dos integrantes da escola conhecerem um pouco mais a cidade onde vivem e estão homenageando na avenida?.

No desfile, todas as alas da Escola refletiram fielmente a proposta de reverenciar a cidade e o enredo, baseado na campanha ?São Paulo é Tudo de Bom?, garantiu à escola três notas 10 nesse quesito. A agremiação só perdeu na classificação geral pelos critérios de desempate, por diferença de 0,25. ?A apuração confirmou o desfile impecável da escola, que soube explorar a multiplicidade de credenciais da metrópole?, ressaltou o presidente da Fundação, Orlando de Souza.

Galeria de Fotos

O samba-enredo "Bem-vindo a São Paulo. Sabe por quê? Porque São Paulo é Tudo de Bom!!!" foi cantado no Sambódromo pelos elementos que formam e estrutura do desfile da Escola de Samba Mocidade Alegre: Carros Alegóricos, Alegorias Extras, Comissão de Frente, Ala das Baianas, Bateria, Ala das Crianças, Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira e Alas de Enredo.

A preparação dessa estrutura exige da escola a contração de um grande contingente de profissionais especializados, como o Carnavalesco, Coreógrafos, Adericistas, Serralheiro, Marceneiro, Escultor, Enfestador, Fibrador, Pintor, Costureiras, Eletricistas, Mecânicos, Segurança e muitos outros.

A Mocidade Alegre desfilou com 3.200 componentes divididos em cinco setores, cada um introduzido por um carro alegórico que destacava as características peculiares da capital paulista.

O São Paulo Vanguardista ressaltava uma cidade efervescente e ousada. Um ator representava o poeta Mario de Andrade, autor da obra Paulicéia Desvairada.

O carro São Paulo das Oportunidades apresentava a metrópole que acolhe e se faz palco de grandes acontecimentos. No carro São Paulo Multicultural, cenário das Artes, Diversão e Entretenimento, o Presidente e o Diretor Superintendente do SPCVB, Orlando de Souza e Toni Sando, consolidavam na evolução do samba a parceria com escola, junto com o presidente da ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Maurício Bernardino.

A variedade de sabores e a rica gastronomia foram ressaltadas pelo carro São Paulo da Gastronomia. O desfile encerrou-se com o carro alegórico São Paulo da Diversidade, que representava a Parada Gay paulistana, mostrando ?Sampa? de todas as tribos e também homenageando os imigrantes nordestinos e gaúchos.

Entre os destaques, a festa de balões coloridos no término do desfile, além da bateria, que se dividiu em duas no recuo, formando as letras "S" e "P" (São Paulo) em sua coreografia.

O SPCVB estendeu esta grandiosa ação para os seus 500 associados, os convidando a vivenciar o desfile na avenida, com direito a lugares na arquibancada, camiseta personalizada, bandeirinhas e faixa.

O Carnaval da cidade de São Paulo é um sucesso consolidado, atraindo cerca de 140 mil pessoas para o sambódromo nos dias de desfiles das escolas do Grupo Especial, Acesso e Campeãs. Segundo pesquisa da São Paulo Turismo, organizadora do evento, em 2008 houve um incremento de 28,4% no número de turistas presentes sobre 2007, quando foi computado um público de 23,6 mil pessoas. A quantidade de estrangeiros também cresceu: 20,79% sobre os 5,5 mil que estiveram na passarela do samba paulistana em 2007.

O estudo revela, ainda, que o gasto médio desse visitante foi da ordem de R$ 1.388,37 contra os R$ 791,59 do ano anterior. Sua permanência na cidade foi de sete dias. Esses números apontam para uma movimentação de mais de R$ 40 milhões para a economia da cidade.

O Carnaval é a festa mais divulgada pela mídia de todo o País, com extensão para a imprensa estrangeira. O desfile do Grupo Especial, ao qual a Mocidade Alegre pertence, é transmitido integralmente pela Rede Globo de Televisão, a maior do País e emissora oficial do evento, além de flashes de outras redes televisivas e o comparecimento maciço da mídia impressa.

Para se ter uma idéia da atração que sua apresentação no sambódromo provocou na mídia, a Mocidade Alegre foi divulgada para outros Estados e para mais de sessenta e seis países, com a transmissão dos 65 minutos ao vivo de seu desfile, com média de 52 pontos, medidos no ?share? da Rede Globo de Televisão, segundo informação da escola.