Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: Creamfields 2007

Conceito - Liberte-se

Candidato: 360º BTL
Cliente: 360º Comunicação Ltda
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Artístico de Âmbito Internacional
Estado: RJ

Troféu Royal Palm Plaza Resort Campinas
Evento Artístico de Âmbito Internacional

Título: Creamfields Brasil
Tema: Festival de Música Eletrônica
Local: Rio De Janeiro e Belo Horizonte
Data: BH - 30/11 ? sexta-feira - Local: Mega Space
RJ- 01/12 ? sábado - Local: Rio Centro
Número de participantes: 30.000 pessoas
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional
Atividades paralelas e Entidades co-promotoras:
Creamfields International, 360º Below The Line
Apoiadores - NRG Music & Management e Rio 100% Entretenimentos, House of Fun, N&S Eventos, Trancemovement.
Considerado, mundialmente, o maior evento de música eletrônica, o Creamfields nasceu na Inglaterra, em 1998, e foi ganhando fama, atravessando fronteiras,até conquistar uma gigantesca galera de fãs pelo planeta Terra. Desde então o festival cresceu e absorveu várias outras tendências musicais, tornando-se um evento cultural para todas as idades. Por dois anos consecutivos - 2000 e 2001 - o Creamfields foi votado como ?Event of The Year? pelo Muzik Awards.
Com a presença dos mais badalados DJs ganhou visibilidade internacional e, em 2002, o festival começou a rodar o mundo, passando por países como Estados Unidos, Espanha, Japão, Grécia, República Tcheca, Polônia e Portugal, Irlanda, Turquia, México, Argentina e Chile.
O evento chegou ao Brasil em 2004, em Curitiba, graças à visão de empresários como Wagner Zaratin e Luiz Eurico Klotz que desde o ano 2000, após criarem o Skol Beats, procuravam por uma marca relevante e de real importância para o mercado cultural e de entretenimento no Brasil. Após várias viagens pelo mundo e a visitação aos grandes festivais internacionais, Klotz e Zaratin, viram nele o grande diferencial da marca e fizeram contato com James Barton, o idealizador do projeto, que enxergou no mercado brasileiro um grande negócio.
Em 2005, ainda em Curitiba, o festival ganhou proporções maiores, levando 13 mil pessoas ao autódromo internacional da cidade. Ainda em 2005 o Creamfields Reino Unido foi votado como o ?Best Dance Festival? pelo segundo ano consecutivo e também recebeu o prêmio ?Festival Event of The Year? pela edição realizada na Argentina, tornando-se o maior festival da América Latina.O caminho natural, portanto, era o investimento no crescimento e por isso alçou vôos em 2006 transformou?se em itinerante.
Procurou-se então praças que onde não aconteciam nenhum tipo de Festival de Música Eletrônica, onde o público fosse receptível e onde houvesse interesse de órgãos municipais em apoiar a mega operação que um evento deste porte exige.

Galeria de Fotos

Após pesquisa de mercado comportamental chegamos a duas praças: Belo Horizonte e Rio de Janeiro. As atrações de 2006 esquentaram ainda mais o ânimo dos amantes da música eletrônica, afinal, foi a primeira vez que a banda Underworld pisou em solo brasileiro.

Em 2007, o Creamfilds movimentou um público de 52 mil pessoas em Buenos Aires, com atrações como The Chemical Brothers, Carl Cox e Herman Cattaneo antes de chegar novamente a Belo Horizonte e ao Rio, onde atraiu mais de 35.000 pessoas.

O público brasileiro viu de perto nomes de peso das mais diversas vertentes - eletro, tecno, progressive, house, trance e minimal -, como o brasileiro Gui Boratto, a dupla israelense Infected Mushroom, o DJ Benny Bennassi, a dupla alemã Cosmic Gate (que se apresentoupela primeira vez no Brasil), o inglês Mark Knight (que estréiou no circuito carioca), e o iraniano Sharam, do duo Deep Dish, entre outros. Houve também uma tenda com 13 DJs brasileiros que se revezaram nas picapes.

Ao todo, foram 22 atrações internacionais e 23 nacionais divididas em três palcos com shows simultâneos, a partir das 20h30.

Os nomes mais aguardados se apresentaram no Cream Main Stage. Além de Benny Benassi, Sharam, Mark Knight, Tiga e Cosmic Gate, o palco recebeu o Infected Mushroom, dupla formada pelos israelenses Erez Aizen e Amit Duvdevani que agitou a virada do ano nas areias de Ipanema. Com público cativo no país, eles criaram um set com arranjos de guitarras e bateria ao vivo, formando uma verdadeira banda eletrônica.

Doze grandes atrações nacionais e internacionais subiram ao palco da Arena Euphoria, entre elas o DJ Tsuyoshi Suzuki, do Japão, um dos mais famosos na cena trance daquele país; o live do Liquid Soul, da Suíça, que surgiu recentemente como a grande revelação do trance progressivo; e o trio alemão Sun Project, que juntou guitarras e bateria com música eletrônica.

Na Welcome Area, os brasileiros dominaram os toca-discos.

O Vip Village foi praticamente um evento à parte dentro do Creamfields já que trouxe um atendimento diferenciado e exclusivo ao público. O complexo contou com entrada, bar, banheiros e lounge exclusivos.
Com decoração sofisticada, o Village contou ainda com a possiblidade de acesso privilegiado e visualização frontal dos principais artistas do Cream Main Stage e das Arenas, oferecendo maior conforto ao público que optou pela comodidade que somente o Vip village ofereceu.

Galeria de Fotos

O maior desafio do Creamfilds Brasil sempre é o alinhamento internacional que a marca exige.

Todas as modificações, estruturas, comunicação, plano de marketing, conteúdos, artistas nacionais precisam ser aprovados pela organização inglesa.

Um outro desafio é montar a estrutura e coordenar toda a operação nas duas praças, já que os eventos acontecem praticamente com horas de diferença.

Coordenar transporte dos artistas e da equipe principal, que é a mesma para os dois eventos, é feito para quem sabe o que faz.

Outro ponto fundamental é a segurança do público, que neste ano foi impecável e lutou contra a mídia negativa gerada, principalmente no Rio, com acontecimentos ruins ocorridos em eventos similares.

O compromisso com a qualidade artística e com a impecável realização é o principal diferencial do Creamfields, que além de contar com uma enorme infra-estrutura de palco, som e luz, apresenta sempre uma cenografia temática personalizada.

Como evento internacional, a venda de ingressos e divulgação tiveram foco na internet. As vendas dos ingressos foram feitas antecipadamente pela internet e em diversos pontos de venda pelo Brasil.

Como estratégia de divulgação nacional o Creamfields contou com uma badalada festa de lançamento, marcada para o dia 11 de Outubro, na The Week International no Rio, apresentando como atração principal CHRIS LAKE, autor do hit ?Changes? e atração inédita no rio. O line-up reúne ainda o inglês James Monro e duas atrações nacionais que também estavam escalados para o festival: Roger Lyra e Marcelinho CIC.

Em seguida, o mês de Novembro realizamos uma série de Warm-Ups espalhados pelos 4 cantos do país, aquecendo o público brasileiro e que aportaou nos principais club´s do Rio, Minas Gerais, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba. O destaque ficou para o Warm-Up final na quinta-feira 29 de Novembro na Nuth Lounge do Rio, onde o badaladíssimo STEVE ANGELLO foi a atração principal acelerando os BPM´s nas vésperas do evento mais esperado do ano.

Plano de Mídia

- 40 inserções de 15" na TV Globo;
- Blitz Promocional;
- Cartazetes;
- Outdoors;
- Banners em sites de balada, a partir de 1 mês antes do evento;
- 240 chamadas de rádio na Jovem Pan do Rio de Janeiro;
- Assessoria de Imprensa;
- Hotsite (único para as 2 praças).
- Disparo de newsletter para mailing selecionado;
- Flyers.

CREAMFIELDS 2007 EM NÚMEROS POR PRAÇA

Área total do evento: 40.000 m2
Cream Main Stage: Palco com 12 m de boca x 8 m de profundidade e 8 m de altura
Cream Arena: 1200 m2
Arena Euphoria: 1500 m2
Vip Village: 1200 m2
Alimentação: 1 praça com 6 áreas e 1 Vip Village com 3
Bares: 14
Banheiros Químicos: 250
Número de watts de som: 650.000 watts
Número de watts de luz: 1 milhão de watts
Número de watts de energia: 6 milhões e 500 mil watts
Quantidade em toneladas em equipamentos de luz: 50 toneladas
Quantidade em toneladas em equipamentos de som: 35 toneladas
Quantidade em atrações: 42
Apresentações ao vivo: 9 Live Acts
Quantidade de DJs: 32
Quantidade de Artistas Nacionais: 26
Quantidade de Artistas Internacionais: 16
Público: aproximadamente 20.000 pessoas
O evento envolveu mais de 500 profissionais e gerou mais de 300 empregos temporários.

MOTIVOS PARA CREAMFIELDS SER ACLAMADO COMO UM GRANDE CASE:
- Hoje a música eletrônica é um dos maiores canais de comunicação e expressão de comportamento jovem e molda hábitos de consumo e lazer.
- A tradição mundialmente consagrada do Festival.
- O alinhamento com uma marca forte, símbolo mundial de vanguarda ? Cream.
- É onde o melhor da e-music nacional e internacional acontece-.
- O Festival tem formato inédito no Brasil pois diferente de todos os Festivais realizados no território nacional, acontece em praças diferentes, atingindo um público diverso de mais de 40.000 pessoas.
- Incentiva a cultura e agrega divertimento.

PRÊMIOS DO CREAMFILDS BRASIL
O Cream Brasil 2004 e 2005 foi premiado no FESTIVAL BRASILEIRO DE PROMOÇÃO, EMBALAGEM E DESIGN ? realizado pela ABOUT ? em reconhecimento à sua importante contribuição para o mercado.
O festival também foi premiado com um OURO no PRÊMIO CAIO 2005 em reconhecimento à sua importante contribuição para o mercado, na categoria de: Evento Artístico-Cultural Internacional.

O FUTURO DO CREAMFILDS BRASIL

A edição 2008, a décima da história do megaevento, será realizada em 12 países, além do Brasil, incluindo Espanha, Polônia, República Tcheca, México, Malta, Argentina, Chile, Romênia e Peru.

VENDA DE INGRESSOS

1º Lote ? R$ 50,00*
2º Lote ? R$ 60,00*
3º Lote ? R$ 70,00*
Na Porta ? R$ 80,00

VIP VILLAGE:
Masculino: R$ 140,00
Feminino: R$ 110,00